Sabe aquele lanche que você come enquanto tecla no notebook? Pois é! Pouco a pouco, os farelinhos desse lanche inofensivo vão se acumulando no teclado até chegar o dia em que você se pergunta “como limpar teclado de notebook?”
Se esse dia chegou para você, fique tranquilo! O post de hoje vai te ensinar o passo a passo completo para deixar o teclado do notebook limpinho de novo. Vem ver!
Porque é importante limpar o teclado do notebook?
Não é só de farelo de comida que vive a sujeira do seu teclado de notebook. Com o tempo de uso e a exposição aos mais diversos ambientes (afinal, o note é um companheiro de todas as horas e de qualquer lugar) é natural que outras sujeiras se acumulem no teclado.
A própria oleosidade das mãos e a poeira já são suficientes para causar alguns probleminhas no seu teclado. E quais problemas seriam esses? A sujeira que se acumula no notebook pode travar as teclas e deixá-las mais duras, isso sem falar que não é nada bonito ou higiênico olhar para o teclado e ver manchas por todos os lados.
Não podemos deixar de mencionar ainda que a sujeira é fonte de microorganismos prejudiciais a saúde humana. Bactérias, fungos e até mesmo vírus podem se acumular no teclado afetando diretamente o seu bem estar.
Por isso a limpeza é tão importante. Ela conserva a vida útil do seu notebook, além de mantê-lo bonito e apresentável!
Como limpar teclado de notebook?
O modo de limpar o teclado do notebook vai depender do quão sujo ele está.
A seguir você confere alguns procedimentos para limpeza que vão desde o nível simples e fácil até a mais complexa, quando o notebook já chegou naquela situação de estar pedindo socorro. Acompanhe!
Pano úmido
O pano úmido é aquela solução express para o dia a dia e indicada para manter a limpeza, conservando-a por mais tempo.
A ideia é bem simples. Basta você umedecer um pano com álcool isopropílico, de preferência um de microfibra que não solta fiapos, e passar delicadamente sobre todas as teclas do notebook. Em seguida, passe um pano seco para concluir a limpeza. O álcool limpa, desinfeta e remove manchas de gordura e oleosidade.
No entanto, lembre-se que apenas o álcool isopropílico é indicado para limpeza de componentes eletrônicos. Outros tipos de álcool podem danificar as peças e causar manchas.
Também não é aconselhável o uso de outros tipos de produtos de limpeza, como detergente e multiusos. Esses produtos podem manchar o teclado e causar danos aos componentes internos.
Mais uma dica importante: ao realizar a limpeza do notebook sempre desligue o aparelho da tomada para evitar acidentes.
Cotonete ou pincel
Outra forma de limpar o teclado do notebook é usando cotonetes ou um pincel de cerdas macias, vale também usar uma escova de dentes. O intuito aqui é alcançar a poeira e os farelinhos que se encontram entre as teclas em locais que o pano úmido não consegue alcançar.
Esse procedimento é indicado quando o objetivo é fazer uma limpeza mais completa no teclado. Esta técnica também é recomendada quando as teclas estão duras ou travadas. Isso é um indicativo de que há sujeira entre os vãos do teclado e que, portanto, ele precisa ser limpo.
Para realizar esse método de limpeza, comece passando o pincel delicadamente sobre as teclas, como se estivesse varrendo o teclado. Caso opte pelo uso do cotonete, vale umedecer as pontas com álcool isopropílico para obter uma limpeza mais eficiente. Nesse caso, passe o cotonete ao redor de cada uma das teclas.
Feito isso, conclua a limpeza com o pano umedecido.
Ar comprimido
O ar comprimido também é um aliado para quem deseja saber como limpar teclado de notebook.
Para quem não sabe muito bem do que se trata, o ar comprimido nada mais é do que um latinha cheia de ar, parecida com aquelas de tinta spray, que ao ser pressionada libera um jato de ar direcionado.
Esse jato de ar elimina poeira e migalhas com muita facilidade, poupando seu tempo e esforço. O ar comprimido também é indicado para alcançar pequenos vãos e espaços que nem o pano úmido, nem o pincel conseguiram chegar.
Para usar o ar comprimido na limpeza do teclado de notebook basta posicionar o jato da latinha no local em que deseja limpar e apertar o botão. Vá fazendo esse procedimento em cada uma das teclas. O ar comprimido é uma opção para uma limpeza mais profunda e eficiente.
O ar comprimido pode ser encontrado para vender em lojas de material de construção e utilidades domésticas.
Remova as teclas para uma limpeza pesada
O teclado está muito sujo? Então o jeito é remover as teclas para uma limpeza profunda.
No entanto, esse tipo de limpeza exige alguns cuidados para que as peças e as teclas não sejam danificadas. Em alguns modelos, remover uma tecla pode ser o suficiente para danificar o teclado. Por isso, caso você não se sinta muito seguro para realizar essa limpeza, o ideal é levar o notebook para a assistência técnica.
Mas caso decida realizar o procedimento sozinho, não tem problema. Remova as teclas e limpe tudo com pincel. Deixe o pano úmido apenas para as partes que ficam expostas, já que a umidade pode comprometer as peças internas.
Na hora de montar tenha cuidado para não inverter a posição das teclas do teclado. Uma dica legal é tirar uma foto do teclado antes de desmontá-lo, assim você saberá exatamente como fazer a recolocação das teclas no lugar certo.
Como conservar a limpeza do teclado?
Melhor do que limpar é conservar a limpeza do teclado, não é mesmo? O lado bom dessa história é que a conservação é simples e fácil!
No dia a dia, acostume-se a passar um paninho de micro fibra seco sobre as teclas assim que acabar de usar o aparelho.
Outra dica legal é colocar um protetor entre o teclado e a tela. Esse protetor, semelhante aqueles usados para óculos, protegem tanto as teclas, quanto a tela principalmente da poeira. Caso você não tenha um desses, pode usar um pano de microfibra.
E lembre-se: após usar o notebook abaixe a tampa para evitar que a poeira e até pequenos insetos entrem no aparelho. Fazendo isso, a limpeza do teclado vai se conservar por muito mais tempo. Contudo, não significa que você não precisa mais se preocupar em limpar o teclado. A limpeza apenas ficará mais espaçada.
O ideal é manter a limpeza uma vez por mês, dependendo do quanto você utiliza o aparelho.
4 coisas que você não deve fazer com o teclado do notebook
É claro que também tem aquelas coisinhas que você jamais deveria fazer com o seu notebook. Entre elas, podemos destacar:
- Evite comer e beber enquanto utiliza o notebook. Pode parecer algo muito difícil, mas faça esse esforço. A vida útil do seu aparelho agradece imensamente;
- Faça a manutenção periódica do teclado, ou seja, limpe-o sempre que necessário;
- Não utilize produtos químicos abrasivos que possam manchar ou danificar as teclas. O álcool isopropílico é mais do que suficiente;
- Lave as mãos depois das refeições. Isso não é só por uma questão de higiene, mas para evitar que seu teclado fique sujo e engordurado;
Viu só como limpar teclado de notebook é simples e fácil? Crie esse hábito e garanta a durabilidade do seu aparelho!