Mesmo com a popularização dos utensílios de silicone para cozinhar, muita gente ainda não abre mão da antiga, mas boa colher de pau. Contudo, existem dúvidas sobre como limpar corretamente os utensílios de madeira: se eles podem ser lavados com água quente, se é importante o descarte após apresentar lascas e se água e sabão lavam verdadeiramente!
Saber como higienizar a madeira pode evitar diversos aborrecimentos, já que esse tipo de material é um verdadeiro criadouro de fungos e bactérias, podendo entrar em contato direto com a comida.
Será que vale a pena toda essa preocupação sobre higiene? Sendo assim, confira o artigo sobre como limpar utensílios de madeira abaixo:
Regras gerais que fazem a diferença
Existem algumas dicas que podem não só facilitar na hora de limpar utensílios de madeira, como também evitar fungos e bactérias na alimentação!
- Não deixe restos de alimentos: assim que terminar de preparar as suas refeições, remova todo o resto de comida dos seus utensílios. Peças feitas de madeira costumam reter mais a sujeira. Então, esforce-se na limpeza para que nenhum resíduo permaneça;
- Desinfete sempre que possível: não precisa fazer em todas as lavagens, entretanto, reserve alguns dias para desinfetar por completo seus utensílios. Você só precisar usar 2% de água sanitária para a quantidade total de água. Lembre-se de deixar submersas as peças por 20 minutos e faça o enxágue com eficiência;
- Use escovas para limpar: opte por escovas de cerdas duras e firmes sempre que for fazer a higienização;
- Guarde longe da umidade: sempre guarde seus utensílios em lugares secos e arejados. Já para a secagem, deixe a peça de madeira de pé, no sol e evite lugares úmidos. Umidade é inimiga da madeira!
Como limpar utensílios de madeira com bicarbonato de sódio?
Infelizmente, a madeira costuma reter o cheiro de alguns alimentos, como o do alho. Por isso, não basta apenas usar água e detergente na limpeza. Aprenda abaixo como higienizar com bicarbonato agirá como absorvente e neutralizará o odor. Você precisará ter em mãos:
- Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio;
- Uma colher de sopa de água morna.
Modo de limpar:
- Faça uma pastinha com os ingredientes acima;
- Esfregue a mistura no utensílio de madeira por alguns segundos;
- Em seguida, enxágue normalmente;
- Pronto: utensílios limpos e sem odor!
Como limpar utensílios de madeira com água sanitária?
Existem outras formas de limpar a madeira e ainda remover o cheiro de comida. Confira como usar a água sanitária pode ser usada para higienizar a madeira! Você precisará de:
- Uma colher de sopa de água sanitária;
- Duas xícaras de chá de água quente;
- Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio;
- Uma escova de cerdas duras;
- Detergente neutro.
Veja o passo a passo:
- Faça uma solução misturando a água sanitária, o bicarbonato e a água quente;
- Deixe o utensílio de molho por 20 minutos;
- Em seguida, você pode usar escova de cerdas duras para higienizar a peça, basta adicionar um pouco de detergente neutro;
- Para finalizar, enxágue tudo e deixe secar no sol.
Como limpar utensílios de madeira com limão?
O limão também ajudar a higienizar a sua peça de madeira. A fruta cítrica é muito poderosa para combater os odores indesejáveis que ficam na superfície desse tipo de material. Você deverá reunir os seguintes itens:
- Um limão cortado no meio;
- Uma bacia com água quente;
- Uma escova com cerdas rígidas;
- Detergente líquido neutro.
Confira os passos de como limpar utensílios de madeira com limão!
- Em primeiro lugar, pegue o limão cortado e esfregue-o no utensílio;
- Deixe a peça “marinando” por 10 a 15 minutos;
- Em seguida, coloque em uma bacia com água quente para ficar de molho por 10 minutos;
- Por fim, basta enxaguar e limpar com uma escova e detergente!
Quando é preciso descartar seu utensílio de madeira?
Há algumas situações que não há como recuperar os utensílios de madeira, não somente por questões de saúde, mas como de segurança, por isso:
- Quando a peça de madeira formar rachaduras, é necessário jogar fora por conta de acumular bactérias e fungos impossíveis de remover;
- Se os utensílios começarem a soltar farpas, eles podem machucar alguém;
- Caso você queira reaproveitar algumas das peças, use a criatividade, fazendo itens de decoração ou jardinagem, mas jamais na cozinha!
Dicas e cuidados extras
Existem alguns cuidados importantes para manter a saúde do acessório. De tempos em tempos é importante lubrificar a madeira com óleos próprios para a tarefa e apenas lavar os objetos quando usados. Alguns dos óleos a serem usados são:
- Carnaúba;
- Cera de abelha;
- Óleo de coco.
Utensílios de bambu
Você tem dúvidas sobre como higienizar peças de bambu ou remover o mofo? Aprenda a como cuidar desse material, assistindo ao vídeo a seguir:
Os diferentes tipos de tábuas
Como muita gente tem receio sobre a higienização das tábuas de madeira, elas acabam optando pelo plástico. Contudo, é importante destacar que estas também podem sofrer rachaduras com o uso exaustivo e acabando acumulando bactérias e fungos.
Existe a opção da tábua de vidro. A vantagem é que o material não apresenta ranhuras – evitando a proliferação de microrganismos – só que o vidro temperado não é reciclável. Por isso, qualquer acidente envolvendo a tábua, você terá que comprar uma nova peça.
Como você pode notar, todos os materiais têm vantagens e desvantagens no cotidiano da cozinha. O importante é limpá-los corretamente para evitar contaminações desnecessárias. Por isso, evite misturar alimentos diferentes quando estiver cozinhando, como, por exemplo, usar a mesma tábua para cortar carne crua e uma verdura.
O ideal é ter tábuas diferentes para diferentes alimentos, como uma para verduras, outra para carnes, outra para laticínios e assim em diante.
Qual é a vantagem da colher de pau?
Com certeza, quase todas as casas brasileiras têm uma colher de pau guardada na gaveta do armário. A vantagem desse material é que ele não danifica panelas antiaderentes, o cabo não esquenta – minimizando o risco de queimaduras na hora de cozinhar – e o preço é bem acessível. Basta você seguir as dicas acima para higienizar bem a sua colher!