A geladeira é um dos principais eletrodomésticos da cozinha. Afinal, é a responsável por manter os alimentos que necessitam de refrigeração em dia e prontos para consumo.
Apesar de já vir com uma pintura natural de fábrica, quem tem uma geladeira mais antiga pode notar que a cor começa a descascar. Ou talvez você queira modernizar sua cozinha e apostar em tons mais vivos que os tradicionais branco e cinza, encontrados nesse aparelho.
Para ajudar você que está pensando em pintar sua geladeira, separamos algumas dicas úteis e interessantes, além de claro de comentar vantagens e desvantagens de cada método de pintura. Confira!
Métodos para pintar sua geladeira
Existem três métodos muito comuns para a pintura de geladeira. São eles:
Pincel
É um dos mais práticos e acessíveis. Inclusive é o ideal para quem for realizar a pintura em um espaço menor já que a sujeira fica mais concentrada em volta do refrigerador. Basta alguns jornais para ajudar a proteger o chão.
Apesar de dar um acabamento mais personalizado e artesanal, a grande desvantagem está no tempo que você irá levar para pintar. Tudo vai depender da sua habilidade, tamanho do pincel e da chance de fazer uma pintura marcada. Exige também que você a faça em um único sentido.
Spray
É o método de pintura de geladeira mais comum e a grande maioria das pessoas aposta nele. No entanto, é recomendado apenas para quem tem um espaço aberto e arejado para usar a tinta spray. É rápido, prático e a cobertura fica mais homogênea, praticamente sem marcas.
A grande desvantagem é o fato de precisar proteger tudo que está a volta do refrigerador, pois a tinta não irá ser pulverizada apenas nele. Outro detalhe é o custo, você irá precisar de várias latas para pintar o refrigerador inteiro.
Rolinho de pintura
Uma terceira forma bastante prática para pintar a geladeira é usar o rolinho de pintura. A técnica segue a mesma ideia do pincel, com o plus de alcançar uma cobertura mais suave e uniforme.
Você pode também apostar em variados tamanhos de rolinho, deixando os maiores para as laterais do aparelho e os menores para as áreas de difícil acesso e pequenos detalhes.
É econômico, pois utiliza pouca tinta, mas exige mais tempo e esforço. Assim como no caso do pincel, vai depender do tamanho do rolo e aplicação da tinta. E aqui você vai precisar também da bandeja de pintura para remover o excesso da tinta e distribui-lá igualmente nas cerdas do rolinho.
Materiais necessários para pintura
Para fazer a pintura do seu refrigerador você vai precisar de:
- Tinta spray: Ideal para quem tem bastante espaço em casa e quer terminar mais rápido. Serão necessárias várias latas de tinta spray para cobrir toda a geladeira;
- Tinta epóxi: Voltada para quem deseja pintar o aparelho com pincel ou rolinho;
- Esmalte sintético: Serve também para quem deseja pintar a geladeira com a ajuda de pincel ou rolinho. Uma lata pequena geralmente é suficiente. Busque pelo esmalte à base de solvente e não de água;
- Tinta para plástico (caso a geladeira possua partes de plástico): As tintas sugeridas anteriormente são indicadas para geladeiras de metal. Se a sua é de plástico o recomendado é optar por tinta para plástico. O spray pode ser utilizado também;
- Rolinho ou pincéis de diferentes tamanhos: Ferramentas essenciais para aplicar a tinta. Caso opte pelo rolinho, não esqueça da bandeja de pintura também;
- Lixa fina ou média: Remove irregularidades, imperfeições e qualquer revestimento existente que possa prejudicar a aderência da tinta;
- Papelão, plástico, lona ou jornal: Usado para proteger o chão contra respingos de tinta;
- Fita crepe: Cubra as áreas que não vão ser pintadas, como bordas, borrachas, puxadores, parte traseira, interna;
- Óculos de proteção: As tintas utilizadas na pintura de refrigeradores são fortes e podem irritar os olhos. Portanto, os óculos de proteção são indispensáveis principalmente para quem for pintar a geladeira com tinta spray;
- Máscara: A máscara tem o mesmo intuito dos óculos de proteção. Por mais que você esteja em um ambiente arejado, é recomendado o uso da máscara para não causar irritação nas vias respiratórias e até mesmo intoxicação;
- Luvas: Proteger as mãos é fundamental não apenas para evitar alergias e irritações na pele, mas também para facilitar na hora de remover a sujeira. A maioria das tintas utilizadas para pintura de geladeiras não é a base de água, mas sim de solvente e sua remoção é mais difícil. Opte pelas de borracha ou nitrilo que são resistentes aos produtos químicos.
Preparação para a pintura
Preparar a geladeira antes de receber a pintura é essencial para garantir um resultado duradouro e de qualidade! Confira abaixo todas as etapas:
Desligue a geladeira da tomada: Você não deve manter o refrigerador ligado, pois há o risco de levar um choque.
Esvazie o refrigerador: Não deixe os alimentos dentro da geladeira enquanto estiver pintando, principalmente porque será necessário abrir e fechar a geladeira. Além de que a tinta pode acabar grudando nos alimentos.
Remova partes móveis que são serão pintadas: Se sua geladeira tem alguma peça que é removível e não será pintada, retire antes de começar a pintura.
Abra janelas e portas: Garanta a circulação de ar durante a pintura e a secagem ao manter o espaço bastante arejado.
Proteja o chão e espaço a ser pintado: Forre o chão com jornal, lona, papelão ou com um plástico velho. Se for usar tinta spray é interessante também proteger os arredores. Passe fita crepe sobre todas as áreas que não deseja pintar para proteger da tinta.
Limpe a superfície: Passe um pano com detergente e água sobre a superfície da geladeira para remover gordura e outras sujeiras que tenham se acumulado. Feito isso, deixe-a secando complemente antes de iniciar o próximo passo.
Lixe: Faça-o com movimentos leves, certificando que toda a superfície esteja uniforme, em especial às áreas mais ásperas ou enferrujadas.
Aplique o primer: Sua função é garantir a aderência da tinta e proporcionar uma base sólida e durável para a pintura. Aplique-o de acordo com as instruções do fabricante, cobrindo toda a geladeira de maneira uniforme. Espere secar complemente antes de aplicar a tinta.
Passo a passo para pintar sua geladeira
Usando pincel
Se você pretende usar pincel para pintar seu refrigerador, opte por um de qualidade, com cerdas sintéticas. Além disso, tintas adequadas para superfícies metalizadas como a tinta epóxi ou esmalte sintético também entram na sua listinha. Escolha a cor que quiser.
Comece pelas áreas maiores e mais planas, como as laterais da geladeira, e vá pintando uniformemente. Deixe os detalhes e a parte superior por último, pois será necessário subir em uma escada ou cadeira.
Faça a aplicação em camadas mais finas, sem acúmulos de tinta que possam causar escorrimentos ou imperfeições. Siga um único sentido durante a pintura, de preferência o do metal.
Espere secar e, se necessário, reaplique uma nova camada de tinta para obter uma cobertura completa. Geralmente é recomendado dar duas demãos na pintura.
Usando tinta spray
Esse método é o mais fácil. Depois de proteger as partes da geladeira (e da casa) que não devem ser pintadas, coloque a máscara, luva e os óculos de proteção.
Agite bem a lata e comece então a passar o spray sobre a lateral que deseja pintar. Tente manter uma distância adequada e cuide para seguir um mesmo sentido, sempre aplicando com movimentos suaves para evitar excesso de tinta.
Se necessário, passe uma segunda demão de spray. Deixe secar em um ambiente arejado.
Usando rolinho de pintura
Para pintar seu refrigerador com o rolinho de pintura, você deve seguir praticamente os mesmos passos de quem opta pelo pincel. No entanto, a bandeja de tinta pode ser útil nesse caso, ao invés de molhar o rolinho diretamente na lata.
Siga um único sentido enquanto estiver pintando e prefira os rolos de esponja, que não soltam pedaços durante a aplicação da tinta.
Use um rolo maior para as partes mais largas da geladeira e um menor para os detalhes. Espere secar e então aplique uma segunda demão.
Para garantir que a pintura dure por mais tempo, você pode finalizar aplicando verniz. Isso pode ser feito independentemente do método de tintura escolhido. Mas para o verniz é recomendado aplicar com pincel.
Agora você já sabe como pintar uma geladeira, viu como não é um bicho de sete cabeças?
Todas as técnicas são eficientes, mas contam com vantagens e desvantagens. Escolha aquela que pareça melhor e mais prática para você e bom trabalho!