A madeira vem sendo muito utilizada para o artesanato. Desde simples caixinhas porta coisas até plaquinhas de madeira para a decoração de ambientes. É algo que tem se tornado cada dia mais interessante e parte do dia a dia das pessoas.
O mais legal é que, além da possibilidade de comprar pronto, você pode também fazer você mesmo e pintar a madeira do jeito que quiser, dando aquele toque único e pessoal. Além disso, se você tem em casa alguma mobília vintage e queira repaginá-la, pode apostar na pintura de móveis para fazer esse extreme makeover!
Você tem interesse em aprender como pintar madeira? Confira nossas dicas que vão te ajudar nessa tarefa!
Como pintar madeira: 6 passos da preparação antes de começar
Antes de pintar uma peça de madeira é preciso preparar o móvel ou objeto para receber a nova pintura. Principalmente se envolve algo antigo que você pretende reformar.
Para a preparação da madeira você deve:
- Remover a pintura antiga: Esse passo deve ser levado em conta apenas quando envolve um móvel antigo ou objeto que já foi pintado anteriormente;
- Coloque massa para madeira em rachaduras ou outras imperfeições: Uma etapa importante para evitar que esse defeito fique aparente após a pintura;
- Lixe a madeira: Comece com uma lixa mais grossa para remover imperfeições e finalize com uma lixa mais fina para suavizar a superfície. A ideia é deixá-la lisa e garantir uma aderência adequada da tinta;
- Limpe a madeira com um pano úmido: É interessante também passar um aspirador para remover qualquer poeira – ou resto de madeira lixada – que tenha ficado por ali;
- Proteja as partes da madeira que você não quer pintar: Para tanto, você pode usar fita crepe ou fita adesiva;
- Aplique o primer: Ele vai ajudar a deixar a pintura mais fácil e também fazer com que a tinta se fixe mais rapidamente na madeira. O primer pode ser de látex e você pode aplicar com a ajuda de um pincel ou spray.
Tipos de tinta para madeira
Existem três tipos de tinta que são utilizados para a pintura de madeira: tinta látex, tinta acrílica e tinta lacas nitrocelulose. Cada uma com suas características e finalidades específicas, conforme você verá abaixo:
Tinta látex
Uma opção econômica, com secagem rápida, baixo odor e fácil manuseio, podendo ser aplicada com pincéis ou rolos. À base de água, é muito comum para pinturas feitas em casa, principalmente quando a ideia é trabalhar com artesanato. É indicada para objetos de madeira que vão ficar longe da umidade e da luz direta do sol.
Tinta acrílica
Semelhante a tinta látex, com o bônus de que é mais resistente, melhor fixação e garante impermeabilidade. Além disso, possui uma ampla variedade de tons e acabamentos, indo desde o opaco até brilhante. A pintura pode ser feita com rolo, pincel e até mesmo com pistola.
É a escolha ideal para móveis de madeira que vão ficar do lado externo ou em espaços muito úmidos, como o banheiro ou a lavanderia.
Tinta laca nitrocelulose
A nitrocelulose é a base dessa tinta que se fixa facilmente a madeira e é de secagem rápida. Oferece uma vasta gama de cores e tonalidades, podendo se apresentar como fosca ou brilhante.
Não é solúvel em água e exige o uso de equipamentos de proteção para garantir a segurança. Ainda também é recomendável que a aplicação seja feita em ambientes bem ventilados devido aos solventes voláteis presentes na sua composição.
Pós-pintura da madeira
Depois de terminar a pintura da madeira você deverá tomar alguns cuidados para garantir que a tinta se fixe bem e o resultado final seja o esperado.
Ao terminar a pintura você pode:
1. Lixar
Ao terminar a pintura você também pode lixar novamente a peça de madeira. Dessa vez, aposte em uma lixa fina e não faça muita força. A ideia é apenas tirar pequenas irregularidades e também preparar a madeira para receber o selante ou verniz.
2. Aplicar selante
A ideia aqui é garantir que a madeira exposta ao sol ou ao ar livre dure mais tempo e não perca o brilho da tinta. No entanto, é preciso perguntar a um vendedor se o selante pode ser passado por cima da tinta que você escolheu. As tintas látex, por exemplo, não costumam dar certo com alguns selantes e você pode acabar estragando sua pintura.
Vale comentar que a maioria das tintas hoje é mais resistente e já possui em sua composição produtos que garantem uma melhor fixação e duração. Então avalie se realmente é necessário aplicar o selante.
Em média são necessárias três demãos de selante para garantir uma boa fixação do produto. De qualquer forma, siga a recomendação do fabricante.
3. Aplicação de verniz
O verniz também é usado na finalização de pintura em madeira, geralmente com o objetivo de dar brilho ao objeto ou móvel. Assim como o selante, funciona também como uma proteção extra.
Antes de aplicar, veja se a tinta escolhida se dá bem com verniz e se é realmente necessária a aplicação. Caso o objetivo é dar brilho, você pode apostar em tintas com brilho e não nas foscas. Se ainda queira aplicar o verniz, mesmo após usar uma tinta com brilho, duas demãos são suficientes para deixar a madeira bonita e protegida.
10 recomendações importantes sobre a pintura de madeira
- Use trinchas macias para a pintura em madeira. Pincéis secos devem ser usados apenas para cobrir traços;
- Rolos de pintura são indicados para extensões maiores e usados apenas quando você utiliza tinta látex ou acrílica;
- Antes de aplicar a tinta escolhida em toda superfície, é recomendável fazer um teste em uma pequena área para caso queira fazer algum ajuste;
- Prefira aplicar várias camadas finas de tinta ao invés de uma grossa para evitar bolhas e manchas;
- Use máscara de proteção sempre que for mexer com alguma tinta mesmo as solúveis em água. Nesse caso é possível apostar em máscaras simples;
- Inclusive a máscara deve ser utilizada mesmo quando for raspar a madeira já pintada. A tintura anterior pode conter elementos tóxicos;
- Respeite os tempos de secagem de todas as camadas de tinta para não tem problema com aderência;
- Além da lixa você pode apostar em uma espátula rígida para fazer a raspagem de tinta velha;
- Se precisar aplicar massa para madeira prefira uma espátula mole para ajudar no processo;
- Faça retoques regulares para garantir a integridade da pintura ao longo do tempo.
Viu como pintar madeira não é um bicho de sete cabeças? Se joga no DIY e mostre ao mundo as suas habilidades artísticas!