O MDF é um material muito usado para a produção de artesanatos e é perfeito para a elaboração de peças diferenciadas para a decoração do seu lar, ou mesmo para presentear alguém muito querido.
O MDF (Medium Density Fiber), ou Fibra de Intensidade Média, é um material feito de lascas de madeira trituradas e comprimidas em chapas que ficam com aspecto muito parecido com a madeira.
Essas chapas podem ser usadas na construção civil, na produção de móveis, estantes, armários, nichos e também para a produção de peças artesanais, como já dissemos.
Você encontra peças de MDF próprias para artesanato, já cortadas em diversos formatos e modelos, em lojas de armarinhos ou especializadas em artes manuais. É possível montar quadros, painéis decorativos, caixas de joias, vasos e muitos outros itens a partir do MDF.
As peças voltadas para os artesãos são vendidas cruas, ou seja, sem nenhum tipo de pintura ou decoração. Como ele se assemelha com a madeira, é um material que permite diversas técnicas de pintura e é justamente o que vamos ensinar no artigo de hoje.
Tipos de tinta para pintura de MDF
Você vai encontrar uma infinidade de tintas para madeira, MDF, aglomerados e compensados nas lojas de tinta e de materiais de artesanato. Cada uma delas tem uma função específica, uma indicação e requerem técnicas e equipamentos diferentes.
1. Tinta PVA, Acrílica, automotiva e spray
Essas são as tintas mais utilizadas para esse tipo de material. As tintas PVA são à base d´água e podem ser encontradas numa gama imensa de cores e tamanhos em lojas específicas de itens de artesanato. Se você quer um acabamento brilhante, use a tinta acrílica, pois a PVA tem um acabamento mais fosco.
2. Verniz
O verniz a base d´água é usado para impermeabilizar a peça e costuma ser usado na finalização, por cima da tinta, depois que a última demão estiver seca. Para quem deseja manter o aspecto cru da peça, basta aplicar o verniz incolor a base d´água sem aplicação de tinta.
3. Betume
O betume é uma substância de coloração preta que é muito usada para técnicas de envelhecimento. Quando aplicado numa peça de madeira ou MDF ele dá um aspecto rústico e envelhecido, além de proteger e prolongar a vida útil do objeto. Você também vai encontrar o betume em formato de cera que pode ser aplicado por cima de tintas a base de óleo e água.
Materiais necessários para fazer a pintura
Para fazer a pintura de peças em MDF você vai precisar de:
- Pincéis chatos de cerdas duras e macias;
- Lixas para madeira;
- Papel ou jornal velho para forrar e evitar sujeiras;
- Rolinho de espuma;
- Goma laca incolor;
- Tinta branca para a base;
- Tintas e verniz de sua preferência;
- Pano macio e seco;
- Luvas de borracha;
Como pintar MDF: passo a passo definitivo
- Se você vai trabalhar com peças que nunca foram pintadas, elas precisam ser lixadas com uma lixa fina antes de receber a tinta. Use lixa para madeira número 300 ou mais fina.
- Remova toda a sujeira da peça usando um pano seco macio ou aspirador de pó.
- Peças que já vêm prontas para a pintura e que não precisam ser lixadas também devem ser limpas com um pano macio, pois elas saem da loja com acúmulo de poeira que interfere na pintura.
- Para evitar que a peça sugue muita tinta você pode aplicar uma camada de goma laca incolor com um pincel chato. Espere secar bem.
- Prepare a tinta conforme instruções do fabricante. Se for preciso diluir, procure preparar corretamente as medidas.
- Se não quiser usar a goma laca, pinte a peça de branco para criar a base e fazer com que a tinta colorida tenha maior rendimento.
- Você também pode aplicar um fundo preparador para madeira se for usar tinta a óleo ou esmalte, ou selador para madeira se for usar verniz. Lixe e limpe a peça novamente.
- Com o pincel de cerdas macias aplique a primeira mão de tinta branca. Para finalizar, passe o rolinha de espuma sobre a cama de tinta para tirar as marcas das cerdas do pincel.
- Espere pelo menos 3 horas para secar bem e então aplique a segunda demão. O número de mãos de tinta vai depender da utilização da sua peça.
- Sua peça já está pronta para receber outras colorações ou técnicas de decoração como decoupage ou forração com tecido.
- Se a peça for só pintada, aplique uma camada de verniz incolor para dar um acabamento melhor e aumentar a durabilidade do seu trabalho.
Dicas de pintura em MDF
Embora o MDF seja um produto fácil de trabalhar, nem sempre sabemos como pintá-lo da forma adequada para que a peça fique lisinha e sem falhas. Confira as dicas:
- Esse é um material mais resistente à umidade do que outros tipos de aglomerado, mas ele absorve bastante tinta na primeira demão, portanto é recomendável que você pinte primeiro com tinta branca para criar a base e depois passe a cor final da peça.
- Algumas peças de MDF já vêm prontas para a pintura e não precisam ser lixadas e tratadas. Se você prefere adquirir peças assim, basta pedir na hora da compra.
- O rolinho de espuma e pincel devem ser lavados após cada aplicação de tinta ou verniz para aumentar sua durabilidade.
- Ao comprar peças de MDF, verifique sempre se elas não possuem imperfeições ou falhas.
- Compre materiais e tintas de qualidade para que o seu trabalho artesanal tenha um resultado bom quando estiver finalizado.
- Tintas escuras exigem mais demãos de acordo com o acabamento que você deseja dar.
Esperamos que o artigo de hoje tenha tirado suas principais dúvidas de como fazer pinturas em MDF e que agora você já se sinta apto a trabalhar com esse material tão bacana nas suas criações artesanais. E como conteúdo extra, confira o vídeo do canal Dyicore com dicas adicionais: