Pintar móveis de madeira é uma maneira eficaz de renovar e personalizar a decoração da sua casa sem comprometer o orçamento. Com uma ampla cartela de cores, texturas e acabamentos disponíveis, é possível criar ambientes únicos seja revitalizando peças datadas ou customizando móveis novos. O processo de pintura proporciona uma infinidade de possibilidades criativas!
Portanto, se você tem alguma mobília de madeira que está em perfeita condição no que diz respeito à estrutura, mas que ficou um pouquinho desgastada na superfície, não jogue fora. Dê-lhe uma segunda vida e evite o descarte desnecessário!
Assim, pintar móveis de madeira não só melhora e atualiza o visual da sua casa, mas também contribui para reduzir o desperdício e promove um estilo de vida mais consciente, tornando-a uma escolha eco-friendly para a decoração e o design de interiores.
Quer saber como restaurar móveis de madeira dando uma cara nova para o ambiente sem gastar muito? Acompanhe conosco o guia passo a passo abaixo e inspire-se! Chegou a hora de repaginar o seu móvel com uma boa pintura!
Materiais necessários para pintar móveis de madeira
- Lixa para madeira 100 e 180;
- Massa para madeira para fazer possíveis reparos;
- Fundo preparador para madeira (primer);
- Esmalte sintético ou tinta acrílica ou tinta spray;
- Verniz protetor para madeira;
- Rolo de espuma;
- Pincel de cerdas macias;
- Pano macio;
- Recipiente para misturar a tinta;
- Papelão ou jornal para forrar e proteger o local da pintura;
- Luvas e máscara para proteção pessoal.
Tipos de tinta para pintar móveis de madeira
Utensílios de madeira são produzidos desde os primórdios da humanidade e eles possuem características naturais que podem ser evidenciados ou melhorados de acordo com o tipo de tinta que você escolher.
Quer fazer a melhor escolha? Siga a leitura!
Tinta esmalte sintético: Essa é a tinta mais recomendada para a pintura de madeira, geralmente é utilizada em portas, artesanatos, MDF, metal e outras superfícies. Costuma ser uma das melhores opções por conta da sua durabilidade e facilidade de aplicação. Ela tem alto brilho e dura em média 10 anos, porém a preparação da tinta precisa de diluição em solvente do tipo aguarrás.
Tinta epóxi: A tinta epóxi tem uma característica interessante que é o fato de ser impermeável e bastante resistente à umidade e abrasão. Pode ser encontrada à base de água ou solvente e adere bem em diferentes tipos de superfície.
Tinta acrílica: A tinta acrílica é solúvel em água, dá um acabamento impermeável e é indicada para móveis que fiquem do lado de fora da casa. Você vai encontrar diversas variações dessa tinta como anti-mofo, anti-bactérias, anti-fungos e o preço do galão é um pouquinho mais alto do que as demais.
Tinta látex: Essa é a tinta mais comum e econômica que existe no mercado. A cobertura é boa, solúvel em água e seca bem rápido. Não deixa cheiro forte no ambiente, mas por outro lado não é muito resistente, então deve ser aplicada em peças que não ficam próximas de ambientes úmidos.
Verniz: Verniz é aquele produto que forma uma camada protetora sobre a madeira. Se você quer manter o aspecto natural da madeira, a opção ideal é aplicar o verniz transparente que vai proteger a peça sem colorir.
Como pintar móveis de madeira: passo a passo
Preparação do móvel e local
Para que o acabamento fique uniforme e o mais bonito possível, é preciso que você tenha um cuidado especial na preparação do móvel para a reforma e pintura.
O primeiro passo é retirar os puxadores, alças, gavetas, dobradiças e qualquer outro acessório. Também vale cobrir os itens que não podem ser pintados com fita crepe. Verifique se o móvel tem defeitos, furos ou desníveis que precisem ser consertados. Para corrigir essas imperfeições é simples: use a massa para madeira e espátula.
Prepare também o local que for realizar a pintura. Proteja o chão com jornais velhos, pedaços de papelão ou plástico para que você apoie o móvel e não suje o ambiente. Abra as portas e janelas para que circule o ar ou se preferir, que tal fazer a pintura em uma área externa? Assim você fica mais a vontade e já elimina essa preocupação com pó, tinta e odores.
Lixar é fundamental
O lixamento é uma das etapas mais importantes numa reforma de um móvel de madeira. Sim, pode ser chato e cansativo, mas é necessário. Só a lixa é capaz de deixar o móvel perfeito para a pintura, especialmente se você teve que cobrir falhas e fazer ajustes com a massa de madeira.
Comece com a lixa mais grossa, depois vá para a grão médio e verifique se o desgaste está ficando uniforme. Em seguida, continue com a lixa mais fina para dar um acabamento mais refinado. Finalize o processo com um pano macio umedecido com água para remover poeira e resíduos acumulados. O intuito aqui é deixar a peça completamente lisa para que o novo acabamento possa aderir à superfície mais facilmente!
Ah, e não esqueça de usar os equipamentos de proteção individual como luvas, máscara e óculos protetores para evitar acidentes e problemas respiratórios.
Aplique um primer
Muita gente pula essa etapa, mas é de suma importância a aplicação do primer preparador para a pintura antes da tinta. Isso porque o mesmo aumentará ainda mais a adesão e a durabilidade da tinta na peça.
O mais indicado é que este seja branco para não interferir na cor da tinta que você vai aplicar por cima. Só uma demão já é o suficiente e sempre respeite o tempo de secagem conforme descrito na embalagem.
Para facilitar essa etapa você pode usar um primer em spray já que existem algumas marcas disponíveis nas lojas de materiais de construção.
É hora de pintar!
Depois de cumpridas as etapas anteriores, chegou a hora de finalmente pintar o seu móvel de madeira e dar uma cara nova a ele.
Para isso, prepare a tinta conforme instruções do fabricante. Caso tenha optado pela tinta spray, o trabalho é mais rápido e exige menos habilidade. Já se preferiu a tinta comum, use o rolo de espuma para áreas maiores e retas e o pincel para cobrir áreas trabalhadas e com detalhes entalhados na madeira.
Dê um intervalo de secagem de pelo menos 6 horas e aplique a segunda demão de tinta. Lembrando que a madeira absorve muito pigmento, portanto se achar necessário aplique outra para melhor uniformidade da pintura.
Como pintar sem ter que lixar o móvel?
Como já citado anteriormente, a parte mais trabalhosa de renovar um móvel é lixar toda a peça antes de aplicar o primer e a tinta. Caso queira pular essa etapa sem comprometer o resultado final da reforma, você precisa conhecer o Batida de Pedra!
Utilizado na pintura externa de automóveis para proteger da maresia ou de pequenos impactos, o produto cria uma camada emborrachada e bem resistente com sua textura bem grossa. A sua base é de agua e praticamente não tem cheiro, mas tem cor: é preto. Porém, não se preocupe pois a tinta cobre super bem.
Aplique o Batida de Pedra com um rolinho de espuma sobre o móvel até cobrir toda a superfície. Se achar o produto muito concentrado, dilua com no máximo 10% de água.
Passado isso, espere secar por pelo menos 4 horas e verifique se precisa de mais uma demão. Se não achar necessário, aplique a tinta escolhida e é aí que a mágica acontece em um piscar de olhos: a tinta cobre perfeitamente o produto mesmo ele sendo preto.
Dica importante: o produto pode ser aplicado sobre peças envernizadas, mas nunca diretamente na madeira. É preciso que exista uma camada de tinta ou primer por baixo, ok?
Você encontrará o Batida de Pedra em lojas de tintas automotivas e o custo é bem acessível.
E aí, ficou empolgado para começar a renovar os móveis que você tem em casa? Pronto pra começar os trabalhos?