A babosa é uma planta tão utilizada no mundo moderno que chega a ser surpreende alguém nunca ter ouvido falar dela. Também conhecida pelo nome Aloe Vera, esse vegetal tem inúmeras propriedades que servem ao universo estético e medicinal.
Além dessas utilidades, a babosa também tem uma bela aparência, encaixando perfeitamente na decoração de casas e apartamentos. Para mais, ela ainda é muito fácil de cultivar e não dá muito trabalho para ser mantida viva.
Pensando nesses fatores, resolvemos preparar algumas dicas para você aprender como plantar babosa, além de entender algumas de suas características.
Quais são as características da babosa?
Parte da família das Liliaceae, a babosa tem uma estrutura folicular muito semelhante à dos cactos. As folhas são firmes, fáceis de quebrar e carnosas, já que o interior delas possui um líquido viscoso e macio. Em sua fase adulta, ela consegue produzir de 15 a 30 folhas por ano.
Babosa gosta de sol ou sombra?
De 8 a 10 horas por dia, a babosa precisa receber bastante luz solar, embora possa ser cultiva sob meia-sombra. Assim, se você pretende ter esse planta dentro de casa, o recomendado é que você coloque ela em uma janela voltada para o norte ou para o leste.
Se você mora em um lugar frio, lembre-se de retirar o vaso da janela durante o período noturno, pois, áreas frias podem matar a babosa.
Quanto tempo demora para a babosa crescer?
O crescimento da babosa pode levar até duas semanas, depois do seu plantio. Contudo, esse tempo pode variar dependendo das condições em que a planta se encontrar.
Uma maneira de garantir que ela cresça com rapidez, é escolhendo o tipo certo de solo, que pode ser arenoso ou argiloso.
Adubo para babosa
Outro fator determinante para o bom crescimento da planta é garantir que o solo seja bem drenado e adubado.
O adubo para a babosa pode ser feito apenas misturando 50% de terra orgânica, já adubada, e 50% de areia. Se a ideia for cultivar em vasos ou jardineira, é possível acrescentar argila ao solo, pois, ela ajuda na drenagem da água, o que evita o apodrecimento da raiz.
Benefícios da babosa
No início do texto, ressaltamos que a babosa é uma planta com diversas propriedades que servem como solução estética e medicinal. Pois, saiba que é possível utilizar essas características da planta sem precisar comprar nada, apenas cortando a folha.
Confira alguns dos benefícios que a babosa oferece:
- Alivia problemas na pele, como acne e queimaduras;
- É analgésica e anti-inflamatória;
- É bactericida;
- Tem ação cicatrizante;
- Ajuda na hidratação da pele e cabelos.
Como plantar babosa através da folha
Agora que você já sabe um pouco mais das peculiaridades dessa planta, é o momento de aprender como plantar babosa.
A babosa pode ser cultivada de diversas maneiras, sendo uma delas, através do plantio direto da folha. Para seguir esse método, siga o passo a passo abaixo:
- Primeiramente, você precisará encontrar uma planta que já esteja grande o suficiente, medindo no mínimo 8 cm de comprimento.
- Com uma tesoura ou estilete, corte a folha em várias partes.
- Deixe um vaso com furo de drenagem separado e, com o auxílio de uma pá, preencha-o com terra e areia.
- Faça alguns buracos pequenos na terra para realizar o plantio das folhas de babosa.
- Não é preciso enterrar essas folhas, pois, a babosa para enraizar só precisa ser afundada.
- Para finalizar, aperte com delicadeza o substrato ao redor das folhas e regue-as.
Como plantar babosa em vaso
Caso você não conheça ninguém ou algum local em que há a possibilidade de cortar plantas, a outra opção é plantar o broto de babosa. Para isso, faça como passo a passo a seguir:
- Escolha um broto que está em volta da babosa-mãe e corte, com muito cuidado, o broto com a raiz junto.
- Prepare um vaso grande, com furos de drenagem no fundo, e faça a mistura de terra adubada com areia que irá preenchê-lo.
- Utilize uma pá para preencher o vaso, até a metade, com essa mistura.
- Então, faça um buraco na terra e posicione sua muda de babosa nele.
- Acrescente um pouco mais da mistura e, com delicadeza, aperte o substrato ao redor do broto.
- Ao final, regue a muda e coloque-a num ambiente com meia-sombra.
Como plantar babosa no chão do jardim
A babosa também pode ficar muito bonita no jardim, onde provavelmente ela poderá crescer com muito mais eficiência e rapidez, já que terá mais espaço. Para realizar esse plantio nesse local, faça o seguinte:
- Prepare o solo do jardim, verificando se o substrato já conta com terra adubada e areia, caso a resposta seja negativa, tome as providências necessárias para que o local fique o mais adequado possível para a babosa.
- Então, faça um buraco no substrato, ele não precisa ser muito grande nem muito pequeno, apenas abrigar a muda de maneira apropriada.
- Coloque a muda da babosa no buraco e preencha-o com terra.
- Para finalizar, regue a muda plantada no jardim.
Como plantar babosa na água
Assim como as suculentas, a babosa é um tipo de suculenta da família das Liláceas, sendo assim, ela pode desenvolver suas raízes na água. Esse tipo de plantio pode ser feito tanto com folhas quanto com o caule.
Nessa dica de como plantar babosa na água, vamos ensinar como fazer isso utilizando a folha da planta. Para isso, você vai precisar de um vaso de vidro transparente e de tamanho compatível, onde a raiz possa se desenvolver, mas a planta não fique bamba. Ele deve ser devidamente lavado com sabão.
Depois que o vaso estiver pronto, faça como as instruções abaixo:
- Escolha uma única folha que esteja saudável o suficiente para propagar.
- O vaso, ou o recipiente, deve ser de vidro transparente pelo fato de permitir a penetração da luz solar através dele.
- No recipiente devidamente lavado, despeje com água potável e, se possível, mineral. A quantidade varia em função ao tamanho da folha.
- Então, passe um plástico filme por cima do vaso e faça um furo grande o suficiente para a folha ser encaixada.
- Encaixe somente a ponta através do buraco, pois, apenas ela deve ficar submersa em água. Não adiantar afogar ou apenas tocar a superfície.
- Se a folha for mais pesada, o plástico filme tende a romper em poucos dias e você terá que refazer o processo. Contudo, deixar a planta ficar afogando pode matá-la.
- Alguns jeitos de equilibrar a planta são: utilizar palitos de dente, sorvete, elásticos de cabelo ou de prender dinheiro. Qualquer coisa que garanta estabilidade sem ferir sua planta, servirá.
O modo de como plantar babosa na água é muito simples, embora exija um cuidado maior. A raiz não ultrapassará os limites do vaso e, mas se você quiser , poderá colocar ela na terra.
Como plantar babosa na banana
Um método um tanto inusitado, mas que garante vários nutrientes para a planta, é utilizar banana como base para o plantio.
Para aplicar a técnica de como plantar babosa na banana, faça o seguinte:
- Faça um furo em uma das laterais da banana.
- Insira a muda de babosa nesse espaço.
- Cave um buraco na terra com espaço suficiente para caber a fruta.
- Por fim, coloque a banana, deitada, nesse buraco e cubra com terra.
Gostou das dicas de como plantar babosa?
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre os métodos, aqui está um vídeo de como plantar babosa que vale a pena conferir:
Além dele, você também pode pesquisar outras opções de vídeo de como plantar babosa no YouTube. O importante é que a planta possa ter seu espaço ao sol e sua terra adubada para crescer bem e você poder usufruir de todos os seus benefícios.
Gostou das dicas de como plantar babosa? Tem alguma sugestão ou crítica? Escreva sua resposta nos comentários!