Infelizmente, com o estilo de vida que levamos, sem tempo para nada, fica difícil nos dedicar à alimentação saudável. Por conta disso, acabamos consumindo produtos industrializados. Mas há uma maneira de mudar esse péssimo hábito: plantando o seu próprio alimento, como o chuchu.
Para começarmos a plantar vegetais em casa, o importante é escolher aqueles que apresentam menos dificuldades em um clima como o brasileiro. Conhecido também como machucho, o chuchu é um legume com baixas calorias e rico em vitaminas e sais minerais.
O chuchu, ainda conhecido como caiota ou pimpinela, tem uma grande variedade de tamanhos, formas e cores. As mais conhecidas no Brasil têm a forma de pera, cor verde clara e tem de 10 a 20 cm.
Para saber mais como plantar chuchu e outras informações relativas ao assunto, confira o artigo abaixo!
Saiba mais sobre o chuchu
Origem
O nome científico do chuchu é Sechium edule. Ele é classificado como uma hortaliça-fruto, ou seja, um vegetal do grupo dos frutos. O país com maiores quantidades de plantações de chuchu é a Ilha da Madeira. Normalmente, estas ficam próximas a corredeiras de água.
Condições favoráveis
É importante saber que o melhor clima para plantar chuchu é quente e úmido. Já a temperatura ideal para cultivo é de 18°C a 27°C e para plantio, a mínima deve ser de 13°C, pois o chuchu não aguenta baixas temperaturas.
Outro ponto a favor é que o chuchu pode ser cultivado em locais ensolarados e com uma ótima luminosidade. Então, por aceitar temperaturas variadas, o chuchu conseguiu se espalhar facilmente pelo planeta.
Épocas de colheita
A época ideal de colheita do chuchu costuma ser variável, normalmente ela está condicionada à variedade da planta e às condições climáticas do local. Assim sendo, a colheita do chuchu pode ser iniciada após 90 dias ou, ainda, se estender até 120 após o início do cultivo.
É importante observar, também, alguns indicadores no momento da colheita: um dos principais é a partir da abertura das flores. Assim que elas começarem a abrir, você deverá aguardar duas semanas para começar, exatamente o tempo certo para que os chuchus estejam tenros e ótimos para serem consumidos.
Solo ideal
Antes de qualquer coisa, é importante enfatizar que o solo ideal para o chuchuzeiro é aquele que tem boa drenagem, ou seja, que água escorra facilmente. Além disso, o solo deve ser fértil e ter uma rica e diversificada matéria orgânica para que o chuchu possa dar muitos frutos.
Já o pH do solo para o chuchuzeiro não deve ser ácido. É melhor sempre priorizar solos com o pH entre 6 e 8, facilitando em muito na manutenção da saúde da planta.
Como plantar chuchu: manutenção
Para ter sucesso na manutenção do chuchu, você deverá regar constantemente, mas tenha cuidado para não encharcar a planta. Aliás, esse é um dos principais aspectos para o sucesso do cultivo, já que o solo deve estar úmido, ajudando o chuchuzeiro a se desenvolver. Por isso, tenha cuidado com lugares secos e áridos.
Por outro lado, ainda nos primeiros meses da planta, o excesso de umidade pode atrapalhar o florescimento do chuchu. Isso pode ser negativo para os brotos, provocando o seu apodrecimento. Em resumo: irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. O chuchuzeiro é muito sensível tanto ao excesso quanto com a falta de água.
Como plantar chuchu em vaso?
O legal desse método de plantio é que o espaço não é um empecilho para ter um pé de chuchu em casa. Você precisará de:
- Um chuchu em ótimo estado;
- Terra de boa qualidade;
- Um vaso de tamanho razoável (que comporte o pé de chuchu ou melhor, a trepadeira);
- Equipamento próprio de jardinagem.
Antes de plantar, é importante ressaltar que o vaso deve ficar em um local que receba luz direta do sol. Não se esqueça de ter uma estrutura, também, que dê condições a planta trepadeira de se apoiar!
Vamos ao passo de passo como plantar chuchu em vaso:
- Primeiro, corte o chuchu ao meio, mas não separe as duas partes;
- Em seguida, adicione a terra no vaso escolhido;
- Afofe a terra usando equipamento próprio de jardinagem;
- Volte ao chuchu cortado e procure algumas sementes;
- Coloque as sementes de chuchu em contato com a terra, procurando deixar a metade do fruto para fora da terra;
- Umedeça a terra, mas não a deixe encharcada;
- A partir desse momento, você deverá aguardar duas ou três semanas, até que raminhos da trepadeira comecem a aparecer;
- Por fim, entre 80 e 110 dias começarão a nascer os chuchus e você poderá fazer a primeira colheita.
Como plantar chuchu na água?
Plantar chuchu na água é muito fácil e não dá muito trabalho. Você também não precisará de um grande espaço para ter o seu pé. Para fazer esse processo, precisará ter em mãos:
- Um recipiente para fazer o “plantio” do chuchu;
- Água limpa e filtrada;
- Palitos de dentes;
- Um chuchu em ótimo estado;
- Um vaso grande;
- Terra própria para plantar.
Confira o passo a passo de como plantar chuchu na água:
- Em primeiro lugar, acrescente água limpa e filtrada no recipiente escolhido;
- Espete os palitos de dente nas laterais do chuchu e coloque-o dentro do pote (os palitos servirão como apoio para não deixar o fruto mergulhar na água);
- Com cuidado, coloque a parte por onde o chuchu fica preso no talo em contato com a água;
- A partir de alguns dias, a outra parte do chuchu irá se abrir, facilitando o nascimento de novos galhos;
- Agora você deverá fazer a mudança do chuchuzeiro para o vaso definitivo (que deverá ter terra própria para plantar);
- Para terminar, não se esqueça de apoiar os ramos do chuchu com uma base, já que eles necessitam dessa força para crescerem fortes e saudáveis.
Como plantar chuchu no muro?
Aprenda através desse tutorial do Youtube a como plantar chuchu no muro, utilizando o jardim ou o quintal da sua casa. Para saber mais, assista ao vídeo em:
Gostou das três formas de como plantar chuchu apresentadas no texto?