Ele costuma ser polêmico na culinária, já que enquanto uns amam, outros, detestam. O quiabo é usado em pratos tradicionais de boa parte do Brasil, como em frango, carnes, costelinha de porco, refogados e saladas.
Uma das vantagens do quiabo é poder ser produzido no verão inteiro, afinal ele pode ser colhido em lugar e crescer em outro. Além disso, o quiabo é uma planta extremamente simples de cultivar. Ela não costuma ser exigente quanto ao sol ou à irrigação, podendo ser uma excelente alternativa para os jardineiros iniciantes.
Quer compreender mais sobre os benefícios desse vegetal e, ainda, aprender a como plantar quiabo? Confira o artigo abaixo com diversas dicas:
Saiba mais sobre o quiabo
Conhecido também como gombô, o quiabo tem uma origem discutida, podendo ser da Ásia, Etiópia ou África Ocidental. Contudo, a tese mais defendida é sobre o surgimento do quiabo na África, sendo cultivado na região da Etiópia. Já a chegada ao Brasil tem relação com a época do tráfico negreiro.
Da mesma forma do tomate, o quiabo é confundido com um legume. A verdade é que ele também é fruto do quiabeiro (uma planta de caule semilenhoso). Os frutos são considerados “imaturos”, com cápsulas que tem grandes sementes redondas. Já o quiabeiro tem folhas verdes, flores amarelas e atinge, no máximo, três metros de altura.
Vantagens econômicas e ecológicas
O quiabo tem uma cultura extremamente versátil, afinal todas as partes da planta podem ser aproveitadas. As sementes possuem alto teor de óleo excelente para o consumo, já a casca do caule é possível extrair fibras que adicionadas às de outras plantas, formam tecidos de boa qualidade. Não obstante, por último, as folhas podem ser usadas para alimentação do gado.
Fertilização
Para que seu quiabo cresça com saúde e dê muitos frutos, ele deverá ter muitos nutrientes. Para isso, você deverá fornecer compostos ou fertilizantes naturais assim que as primeiras vagens começarem a nascer. Passando esse período, você deverá colocar o fertilizante uma vez durante o verão.
Pragas
Os quiabeiros não costumam manifestar muitas pragas ou doenças. Um dos seus maiores problemas está relacionado às quedas de temperaturas e geadas. Você deve ter atenção, no entanto, ao surgimento de percevejos que podem ocasionar quiabos deformados. Não é difícil matá-los, é possível retirá-los manualmente, já que é possível observá-los a olho nu.
Clima
O quiabo funciona melhor em regiões tropicais, já que se desenvolve melhor em temperaturas acima de 20° C. Já em regiões com temperaturas mais baixas, o quiabo pode ser cultivado em estufas agrícolas.
Melhor estação
Qual é o melhor mês para plantar quiabo? Tudo dependerá do local em que você vive. Em regiões com temperaturas mais baixas, o melhor é entre os meses de setembro e janeiro. Contudo, se a região em que você vive é mais quente, a melhor época será entre agosto a março. No caso de ser extremamente quente, você poderá plantar o quiabo em qualquer mês.
Irrigação
Uma das grandes vantagens do quiabo é sobreviver a grandes períodos sem água. Todavia, não deixe de regá-lo! Portanto, quando as sementes estiverem germinando, a rega deve ser constante, ao menos uma vez na semana.
Solo
O solo para cultivar o quiabo deve ser leve, solto e fértil. O pH deve estar entre 6,5 e 7,6. É importante drenar a água, para as raízes não apodrecerem. Outro ponto importante é preferir os solos de envasamento, especialmente se o quiabo for plantado em vaso.
Como plantar quiabo em vaso?
Caso você more em apartamento ou sua casa seja pequena, cultivar quiabo em vaso pode ser uma excelente opção. Para isso, tenha em mãos os seguintes itens:
- Um vaso na cor preta com orifícios para drenagem;
- Terra para fazer o plantio;
- Sementes de quiabo;
- Adubo;
- Utensílios para jardinagem;
- Um recipiente com água.
Confira o passo a passo de como plantar quiabo no vaso:
- Primeiro, pegue o vaso e coloque a terra;
- Acrescente o adubo, para tornar o solo mais fértil;
- Enquanto isso, pegue um recipiente com água e deixe as sementes por um dia para apressar a germinação (normalmente a germinação ocorrerá em uma semana);
- Agora, transfira as sementes geminadas com cuidado para a terra;
- Procure regar com pouca água a planta do quiabo;
- Os frutos devem começar a nascer entre 60 a 80 dias após o plantio.
Como plantar quiabo em horta?
Se você tem um quintal grande ou está disposto a começar a ter a sua própria horta orgânica, saiba que é fácil plantar quiabo em casa. Antes de começar a plantar o quiabo, você precisará ter:
- Sementes de quiabo;
- Uma vasilha com água;
- Pequenos vasos ou copos de plástico;
- Terra própria para plantar;
- Adubo.
Modo de plantar:
- Antes de qualquer coisa, coloque as sementes de quiabo na vasilha ou em vasilhas com água para acelerar a germinação;
- Aguarde por volta de uma semana para as sementes começarem a germinar;
- Prepare os copos ou vasos com terra e adubo para receber as sementes;
- Retire com cuidado as sementes da água;
- Coloque as sementes germinadas nos vasos;
- Quando as plantas atingirem de 10 a 15 cm, você deverá transportá-las para a horta;
- O quiabo estará pronto para ser colhido, aproximadamente, após 60 a 80 dias depois do plantio.
Como plantar quiabo em muda?
Se você ganhou uma muda de quiabo, mas está com dúvida de como deverá plantá-la, veja o tutorial do Youtube no link a seguir:
Como plantar quiabo em garrafa PET?
Não há nada melhor do que reaproveitar um item que é facilmente é descartado: a garrafa PET. Aprenda agora mesmo, passo a passo, a como plantar quiabo na garrafa PET. Assista ao vídeo no link a seguir para saber mais: