Plantas sempre são imprescindíveis para quem quer que o ambiente fique confortável. Em apartamentos, no meio das grandes cidades onde não há tanta área verde, as plantas trazem harmonia para a casa, além de aconchego e vida. Por isso, saber como plantar zamioculca pode fazer a diferença na sua casa. Para aprender como fazer isso, fique por aqui e leia até o final para não perder nenhuma dica.
O que é zamioculca?
Antes de aprender como plantar zamioculca, entender que planta é essa pode ajudar e muito. Algumas características como tempo de sol, quantidade de água e local apropriado são informações importantíssimas que garantem que a zamioculca e qualquer outra planta sobreviva ao seu apartamento.
Diretamente da Tanzânia, na África, a zamioculca é uma planta de pequeno a médio porte, podendo chegar a um metro de altura. Apesar do ambiente quente da Savana, essa planta não é fã de sol. Tanto que você só a encontra debaixo de árvores que forneçam boas sombras durante todo o dia. Com essa informação, já é possível deduzir que ela é perfeita para um ambiente com baixa luminosidade natural como um apartamento.
Como cuidar da zamioculca?
O cuidado com essa planta é muito simples. Uma super vantagem da zamioculca, além de ser ideal ao ambiente sem muito sol direto, é que ela não tem tanta sede. Isso é bom para quem tem um dia a dia corrido. Contanto que você consiga manter a terra sempre úmida, você não terá nenhum problema quanto aos cuidados dessa planta. Em média, uma a duas vezes de rega por semana já são o suficiente.
Apesar de ser uma planta que não curte muito o sol direto, a zamioculca também não é fã de frio. Ela vem de um ambiente quente e gosta de um ar mais quente. Mas se a temperatura baixar muito, ela vai sofrer. Portanto, em dias frios, abaixo de 18° celsius, tente deixar sua zamioculca no local mais quente possível.
Como plantar zamioculca?
Uma das coisas que devem ser pensadas antes da hora de se plantar qualquer planta é o tamanho do vaso. Normalmente, o tamanho do vaso vai variar de acordo com o tamanho da planta e a quantidade de mudas que você for plantar juntas. Saber escolher o vaso certo ao aprender como plantar zamioculca é muito importante. Se essa planta, por exemplo, não tiver espaço o suficiente para desenvolver sua raiz, ela poderá não crescer de forma saudável como deveria.
Com isso, a dica de qual tamanho de vaso escolher para saber como plantar zamioculca é: compre um que tenha, ao menos, o quadrado do tamanho da raiz plantada. Ou seja, se a planta chegar a ter ao menos um metro de raiz, certifique-se de que a área de terra para a planta seja de no mínimo um metro quadrado.
Não é só botar terra também. Existem outras dicas de como plantar zamioculca do jeito certo para que ela se desenvolva. Veja esse passo a passo de como plantar zamioculca antes de apenas pôr terra e molhar com água.
- Antes de comprar seu vaso, certifique-se de que há vazão embaixo para excesso de água. Se tiver, coloque uma bacia de tamanho adequado embaixo para evitar que molhe o chão de sua casa sempre que regar. Se não tiver, você não precisa se preocupar. De nada mudará o jeito de como plantar zamioculca.
- Antes de pensar em colocar a planta e a terra, coloque bolinhas de argila para dar espaço para o crescimento da raiz. Não coloque muita coisa, apenas o suficiente para cobrir o fundo do vaso.
- Coloque terra para cobrir as bolinhas de argila e umedeça um pouco.
- Agora, coloque a muda de zamioculca no vaso.
- Depois, coloque mais uma camada fina de bolinhas de argila e preencha com terra.
- Umedeça bem a terra e coloque num ambiente em que a zamioculca não receba tanta luz natural de forma direta.
Você já aprendeu como plantar zamioculca no vaso. A técnica usada com bolinhas de argila garante espaço para o desenvolvimento da raiz. Também ajuda na irrigação da terra e na oxigenação da planta.
Zamioculca no baixo astral, como dar um up?
Sem sempre aprender como plantar zamioculca ou qualquer outra planta se define apenas em colocar no vaso e regar. Existem muitos outros cuidados que você deve tomar quanto ao plantio de qualquer planta.
Um dos cuidados mais significativos para se aplicar ao aprender como plantar zamioculca é a adubagem. Adubo até parecer algo simples e generalizado, mas não é. Nem sempre a composição de um adubo serve para outro. Logo, como plantar zamioculca é o foco aqui, veja como preparar um adubo incrível para que essa planta cresça lindamente em sua casa.
- Separe três ingredientes de adubagem que farão a diferença na vida de sua zamioculca: cinzas de madeira ou carvão; torta de mamona; e esterco de galinha.
- Num vaso com aproximadamente meio quilo de terra, coloque uma colher de sopa de esterco de galinha. Duas colheres de sopa de cinzas e duas colheres de torta de mamona. Essa adição de ingrediente deve ocorrer na superfície do vaso. Você não precisará misturar muito com a terra.
- Feito a mistura, abra um espaço superficial no vaso onde sua zamioculca já está plantada e adicione ao redor de sua planta um pouco desse adubo.
- Repita esse processo no mínimo duas vezes ao mês.
- Essa adubagem é recomendável para plantas que geram flor.
Agora sim, depois dessas dicas, você já está pode se considerar alguém que sabe como plantar zamioculca. A partir do momento em que você já sabe como plantar, quantas vezes regar, adubar e a quantidade de sol que ela deve tomar, não há mais nada que seja extremamente necessário para se aprender sobre como plantar zamioculca.
Cuidados extras
É preciso ressaltar que a zamioculca é uma planta de características incríveis para a harmonia do ambiente, mas ela traz um risco também: a zamioculca é uma planta tóxica. Portanto, mantenha-a fora do alcance de crianças que possam tocá-las e levar as mãos à boca ou aos olhos. Evite também deixar ao alcance de seus pets.
Uma opção muito boa para solucionar possíveis acidentes ao cultivar zamioculca é sinalizar no vaso que a planta pode causar algum tipo de problema à saúde de quem tocá-la e mantê-la no alto, pendurada, fora do alcance de todos.
Mais verde, por favor!
Como plantar zamioculca não é mais algo desconhecido. Mas não fique apenas com essa plantinha. Aposte no verde, traga mais paz e harmonia ao seu lar. Uma das características da Zamioculca, pelo menos para quem acredita, é a energia que ela gera a favor da prosperidade e harmonia. Deixar uma planta na entrada de sua casa, de seu escritório ou de sua sala no trabalho pode trazer boas energias quanto aos negócios. Prosperidade na vida, na família e na empresa.
Aposte no verde. Não deixe sua casa sem plantas. É comprovado cientificamente que olhar para o verde, para plantas, gramas e árvores, traz paz à mente e alivia o estresse e a ansiedade. Portanto, fica essa dica para melhorar sua saúde mental.
E você? Tem alguma dica de planta para ambientes fechados que ajudem a trazer paz e harmonia ao ambiente? E quanto aos cuidados da Zamioculca, tem alguma dica que gostaria de compartilhar? Deixe nos comentários a sua opinião.