Quem consegue dormir em um quarto quente e abafado? Difícil, né? Além do calor, um quarto quente ainda traz outros inconvenientes como a secura do ar.
Mas ainda bem que para tudo na vida sempre tem uma solução e, nesse caso, a dica é aprender como refrescar o quarto e garantir noites tranquilas de sono novamente! Nós te contamos tudo, acompanhe!
Como refrescar o quarto?
Cores claras
Pode parecer uma coisa boba, mas acredite: as cores claras impactam na sensação térmica de um ambiente. Isso porque quanto mais escura a cor, mais calor ela retém. O resultado, nesse caso, é um quarto ainda mais quente.
Se ao contrário, você apostar nessas tonalidades tanto nas paredes, quanto nos móveis, a tendência é que o calor se dissipe mais rapidamente.
Repense o uso do tapete
Todo mundo ama um tapete macio para pisar, ainda mais no quarto. No entanto, se a intenção é refrescar o espaço, então, lamentamos informar, mas o tapete peludo vai ter que sair.
E o quarto vai ficar sem tapete? Calma! Não precisa se desesperar, o quarto não vai ficar sem tapete, a não ser que você queira.
A dica é apostar em um tapete de fibra natural ao invés daqueles fabricados com fios sintéticos. Uma boa pedida são os tapetes de algodão ou de sisal. Eles não retêm tanto calor e ainda sim são super confortáveis e agradáveis ao toque.
Use cortinas
Impossível falar em como refrescar o quarto sem mencionar a necessidade de uso das cortinas. Elas são essenciais em quartos que recebem uma grande quantidade de luz solar direta.
Sendo assim, aposte em modelos de tecidos leves e tons claros, mas que consigam reter e bloquear a entrada da luz e do calor. Mas, para que elas funcionem você vai precisar se lembrar de deixá-las fechadas durante o dia. Assim boa parte dos raios solares fica de fora sem conseguir entrar.
Tecidos leves
Optar por tecidos leves é outro truque que ajuda a refrescar o quarto no verão. Dispense tecidos encorpados para a roupa de cama e aposte no bom e velho algodão, por exemplo.
Para poltronas, puffs e sofás que possam estar no quarto a dica é a mesma: substitua o tecido da forração. Evite veludo, camurça e outros que concentram calor e esquentam facilmente.
Travesseiros refrescantes
Ao contrário dos tradicionais, esses travesseiros são projetados com materiais respiráveis, como espuma de memória gel-infundida, que ajudam a manter a temperatura corporal baixa durante o sono.
Com uma variedade de opções disponíveis, esta pode ser uma solução simples e eficaz para tornar o seu quarto um oásis de frescor durante as noites mais quentes do ano!
Elementos decorativos
Alguns elementos decorativos podem te auxiliar a refrescar o quarto, especialmente aqueles que tem água. Como assim?
A água presente nesses objetos evapora e naturalmente umidifica o ambiente. É o caso de aquários, fontes de água e o bebedouro dos pets.
Plantas
As plantas são ótimas aliadas quando o assunto é refrescar ambientes. Elas criam um microclima capaz de absorver o calor e o excesso de luminosidade, além de devolver a umidade para o ar.
Para conseguir esse efeito não adianta ter apenas um vasinho. O ideal é criar uma mini urban jungle, de preferência, perto da janela. Só tenha cuidado com a escolha certa das plantas. Se a janela recebe sol direto, use plantas que gostam de sol, senão você mata as verdinhas.
Evite equipamentos eletrônicos
Dispositivos como computadores, televisores e carregadores geram calor, contribuindo para o aumento da temperatura ambiente. Ao desligá-los ou minimizar seu uso, você pode diminuir significativamente a quantidade, especialmente durante as horas mais quentes do dia.
Lâmpadas frias
Nada pior em um quarto quente do que lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. Elas esquentam ainda mais o espaço.
A solução é trocar essas lâmpadas por modelos em LED que, além de serem consideradas lâmpadas frias, já que não esquentam, ainda são mais econômicas e duram por mais tempo.
Ventilação cruzada
Um quarto fresco precisa de ventilação natural, você já deve imaginar isso. Mas o que você talvez não saiba é que o melhor tipo de ventilação para refrescar ambientes é a cruzada, ou seja, aquela que entra pela janela e sai pela porta ou vice-versa.
Portanto, não tenha medo da corrente de ar e deixe tudo aberto para que aconteça a troca entre o ar frio e o ar quente.
Abra as janelas de noite
Outra boa dica para criar um ambiente mais agradável é abrir as janelas durante a noite, se, é claro se a disposição da sua casa permitir essa intervenção sem comprometer a segurança.
As janelas abertas durante a noite permitem que o ar mais frio entre e refresque todo o ambiente. Assim quando o dia amanhecer o quarto estará bem fresquinho e permanecerá assim por muito mais tempo.
E os mosquitos? Os mosquitos são realmente um problema, especialmente no verão. Para ficar livre deles, aposte em uma tela protetora nas janelas ou conte com a ajuda dos inseticidas de tomada.
Umidificador de ambientes
Além de refrescar o quarto também é importante assegurar um bom nível de umidade no ar. A melhor maneira de fazer isso é usando um umidificador de ambientes.
Existem diversos modelos para comprar na internet, alguns, inclusive, possuem mais do que uma função, podendo ser usados também como ventilador e circulador de ar.
Ar condicionado
E caso você já tenha tentado de tudo até aqui e seu quarto ainda parece uma fornalha, então talvez seja o momento de considerar a possibilidade de investir em um aparelho de ar condicionado.
Há uma infinidade de tipos de ar condicionado, como os portáteis, por exemplo, que sequer precisam ser embutidos na parede. Sem contar que você ainda tem a comodidade de levá-lo para outros espaços da casa. Você também pode optar por um modelo tradicional, opções não faltam.
Mude seu quarto de lugar
Uma opção bem radical é simplesmente mudando o cômodo de lugar. Isso mesmo! Se o seu quarto está em uma área da casa com insolação direta veja a possibilidade de transferir esse ambiente para outro da casa.
A troca pode ser uma forma eficiente de garantir um quarto mais fresco sem precisar recorrer a reformas, por exemplo.
Como refrescar o quarto com ventilador?
É claro que não poderíamos deixar de falar do ventilador! Ele é um dos melhores amigos de verão de todo brasileiro e nos acompanha para todos os lados.
Mas no quarto é importante saber como usá-lo corretamente (e estrategicamente) para conseguir o efeito refrescante tão esperado. A melhor opção é instalar um ventilador no teto para distribuir o ar de forma mais uniforme e também posicionar um ventilador no chão ou sobre uma mesinha.
Além disso, configure o ventilador para girar no sentido anti-horário durante os meses mais quentes. Isso ajuda o ar circular mais amplamente ao redor do quarto, com maior qualidade.
Você pode também deixar um balde com gelo na frente do ventilador, de modo que o vapor gelado se dissipe pelo ambiente junto com o ar. Outra técnica que costuma funcionar é deixar o ventilador virado para janela, assim o aparelho puxa o ar quente de dentro, jogando-o para fora, e traz o ar mais fresco para dentro.
E então pronto para colocar todas essas dicas em prática e garantir hoje mesmo um quarto fresquinho?