Sabe aquele dia que você precisa muito de uma peça de roupa e percebe que está molhada no varal? A solução, nesse caso, é buscar dicas de como secá-la rápido.
E adivinha só? Esse post é um manual completo para te ajudar nessa missão. Portanto, continue aqui com a gente e descubra técnicas infalíveis, faça chuva ou faça sol. Acompanhe!
Como secar roupa rápido: dicas para não ficar na mão
Use um secador
Se você precisa muito de uma roupa e ela ainda continua um pouco úmida, a recomendação é apostar no uso do secador de cabelo. Sim, esse aparelho também pode ser um aliado e tanto em dias de sufoco para secá-la rápido.
Para tanto, basta direcionar o jato de ar quente diretamente sobre a área a que está molhada. Mas lembre-se de deixar uma distância de aproximadamente 30 centímetros entre a peça e o secador. Em poucos minutos sua roupa estará sequinha e prontinha para uso!
Contudo, vale ressaltar que essa técnica é indicada somente para quando a peça está levemente umedecida.
Toalha macia e seca
Outra ótima saída é recorrendo ao truque da toalha. Essa dica é especialmente interessante para roupas finas e delicadas que não podem ser centrifugadas ou secadas na máquina de lavar.
Para começar, separe uma toalha felpuda, macia e seca. Em seguida, coloque a peça que deseja secar sobre a toalha e faça uma trouxinha, de modo que “abrace” toda a peça.
Aperte-a suavemente para que absorva o máximo possível da umidade. Dependendo do tecido, a roupa sairá quase seca. Mas, se o tecido for mais grosso, como lã e jacquard, por exemplo, você deve apenas finalizar a secagem estendendo a peça no varal ou em um local bem ventilado.
Coloque a peça no congelador
Pode parecer meio absurdo esse método, mas funciona. A ideia aqui é fazer com que a umidade presente na roupa congele, literalmente. Depois você precisa apenas quebrar e remover a placa de gelo.
Mas antes de colocar a peça lá dentro, certifique-se de que está bem embalada em um saco plástico limpo. Se necessário, regule a temperatura do freezer para que o processo ocorra mais rapidamente.
Feito isso, a roupa sairá um pouco fria, mas sequinha de dentro do congelador.
Secadora em último caso
A secadora é uma das primeiras coisas que passa pela cabeça quando o assunto é secar roupa rápido. Porém, apesar de ter sido feita para tal, considere utilizá-la apenas em último caso.
Primeiro porque você vai gastar energia de forma desnecessária para secar apenas um item. O ideal, nesse caso, é usar o eletrodoméstico para uma quantidade maior.
Outro problema, além do econômico e ambiental, é que alguns tipos de peça simplesmente não podem ir para a máquina, sob o risco de encolherem e desbotarem. Então, prefira os outros procedimentos sugeridos acima e se não conseguir o resultado esperado, aí sim considere eleger essa, combinado?
Como secar roupa rápido em dias de chuva e frio?
Mais uma situação muito comum é precisar secar roupa rápido em dias de chuva e frio.
Quanto mais rápido as roupas secam, menos expostas a manchas e odores ruins ficam, incluindo o mofo. Sendo assim, já tome nota dos próximos truques:
Tenha um cronograma de lavagens
Uma das ações mais importantes que você pode fazer é ter um cronograma de lavagem para evitar o acúmulo de peças no cesto da lavanderia.
Separe, por exemplo, um dia apenas para lavar roupas brancas, outro para as escuras e ainda um terceiro para itens de cama e banho. Dessa maneira, o seu varal não fica abarrotado, atrapalhando o processo de secagem.
Use a centrífuga da máquina de lavar
Os aparelhos atuais possuem um sistema eficiente de centrifugação, eliminando boa parte da água e umidade dos tecidos. Esse processo facilita muito o momento da secagem.
No entanto, sempre observe se as roupas que estão na máquina podem ser centrifugadas. Na dúvida, observe a etiqueta da peça.
Estenda as roupas do jeito certo
Apesar de ser uma tarefa comum e cotidiana, o ato de estender as roupas no varal faz toda a diferença para quem deseja secar roupa rápido em dias chuvosos e friorentos. Isso porque quanto maior o número de itens, mais difícil fica para o ar circular entre eles e promover a secagem.
O melhor dos mundos é que você lave uma quantidade menor de peças e consiga estendê-las com um certo espaçamento. Evite a todo custo deixá-las amontoadas no varal, nem uma sobre a outra. O mau odor vem e impregna!
Use cabides
A técnica de usar cabides é outra solução eficaz! Pois é!
Os suportes não servem apenas para impedir que as peças amassem, mas também para facilitar a secagem, fazendo com que o ar circule livremente e, com isso, sequem mais rápido.
Intercale as peças no varal
Essa sugestão é muito boa e você deve colocá-la em prática se deseja secar roupa rápido em dias de chuva e frio.
O intuito é estender as peças no varal intercalando as de secagem rápida, como aquelas de trama mais leve, incluindo viscose, poliéster e lycra, com outras de tecido mais encorpado e grosso, como é o caso do jeans e do moletom.
Ao fazer esse revezamento, o ar circula melhor entre as roupas facilitando (ainda mais) a secagem.
Aproveite o horário da manhã
Sempre que possível escolha o horário da manhã para lavar e estender as roupas no varal. Mesmo que as temperaturas estejam baixas e chovendo, o ar do dia é mais quente do que da noite e da madrugada, o que favorece a secagem.
Tenha um varal móvel
O varal móvel quebra um galho na hora de secar roupa rápido. Tudo porque você pode movimentá-lo ao longo do dia, levando as peças para o local de melhor ventilação e iluminação solar.
Aposte em um ventilador
Quer dar uma mãozinha extra para suas roupas no varal? Então posicione um ventilador perto das peças e deixe que o vento do aparelho ajude na secagem.
Cuidados na hora de secar roupa rápido
Não use forno micro-ondas
Não caia na roubada de que o forno micro-ondas pode ser usado para secar roupa rápido. Além de ser um mito, é algo perigoso.
Ao colocar uma peça dentro do eletrodoméstico, você corre o risco de vê-la manchada, desbotada e até mesmo queimada. Sem contar que essa prática pode acabar provocando um incêndio dentro de casa. Todo cuidado é pouco!
Grade de geladeira: nem pensar
O segundo hábito que você deve evitar é secar roupas atrás da geladeira. Além de fazer com que o aparelho consuma mais energia do que o necessário, pode danificar os componentes aos poucos te levando a ter um grande prejuízo no futuro.
Ferro de passar é outro vilão
Nem pense em também usar o ferro de passar para secar roupa rápido. A temperatura é muito alta e em contato com a umidade pode causar queimaduras e manchas no tecido. Fuja dessa furada!
Viu só como secar roupa rápido mesmo em dias de chuva e frio não é algo impossível? Coloque essas dicas em prática agora mesmo e tenha suas peças favoritas sempre à mão!