Secar roupa em apartamento é uma missão daquelas. Leva a roupa de um lado, traz pro outro, pendura, estende, estica. E lá se vão dias até a secagem completa de todas as peças.
Vamos dar um fim nessa história? Pois é! Com as dicas simples que trouxemos aqui você aprende de uma vez por todas como secar roupa em apartamento pequeno ou grande. Vem ver.
Como secar roupa em apartamento?
Lave as peças em dias alternados
Uma das maiores dificuldades em secar roupas em apartamento é mantê-las abertas e bem ventiladas, uma vez que a grande maioria dos apês não conta com área externa ou uma área de serviço grande que propicie a ventilação.
Mas nem tudo está perdido. Uma solução eficiente nesse caso para não abarrotar o varal é lavar uma quantidade menor de roupas por vez, especialmente se o tempo não está lá aquelas coisas.
No verão, as roupas tendem a secar mais rápido e o tecido das peças costuma ser leve e fluído. Ao contrário do inverno, quando as roupas demoram mais para secar por conta do frio e também porque nessa época usamos roupas mais grossas e pesadas.
Portanto, avalie a época do ano e lave uma quantidade de roupas suficiente para que elas fiquem abertas no varal, sem amontoar. Lembre-se que roupas aglomeradas e que não secam corretamente ficam com mau cheiro e ainda podem criar manchas de mofo e bolor.
Uma dica que funciona bem é montar um cronograma na semana para lavar as roupas. Se você está acostumado a lavar apenas uma vez por semana, considere lavar duas ou até três vezes.
Em um dia você pode lavar só roupa de cama e banho, no outro roupas claras e no outro roupas escuras. Assim, além de favorecer a secagem, você ainda evita misturar peças que podem manchar entre si.
Pendure as roupas em ondas
Outra dica muito legal e que funciona é pendurar as roupas em onda, ou seja, pendurando uma das pontas em uma corda e a outra ponta na outra, criando um arco na peça, onde o ar consegue passar com mais facilidade.
Mas é claro que para essa técnica funcionar você também vai precisar se atentar para a quantidade de roupas que estão no varal. Quanto menos peças, melhor. Lembre-se da dica anterior.
Escolha dias quentes para lavar a roupa
Já falamos disso anteriormente, mas não custa nada reforçar. Lave as roupas nos dias mais ensolarados e quentes.
Claro que o verão não dura o ano inteiro, mas mesmo nos dias de outono e inverno é possível contar com dias onde as temperaturas estão mais estáveis. Para isso, conte com a ajuda da previsão do tempo e alinhe o seu cronograma de lavar roupa com ela.
Mas quando isso não for possível, procure fazer a lavagem o mais cedo possível, assim as roupas terão mais tempo para secar durante o dia, já que as temperaturas a noite costumam baixar ainda mais.
Use um varal de chão
O varal de chão é um item indispensável em qualquer apartamento. Ele é prático e muito funcional. Com o varal de chão você consegue movimentar as roupas de um lugar para o outro levando-as para os ambientes mais ventilado da casa ao decorrer do dia.
O varal de chão também acaba sendo um complemento interessante dos varais de teto, onde você pode distribuir as roupas de modo mais espaçado e ventilado.
Tenha um varal para roupas íntimas
Roupas íntimas ocupam muito espaço no varal e costumam demorar para secar porque são fabricadas com tecidos mais grossos, isso sem falar nas costuras. Por isso, contar com um varal para roupas íntimas ajuda muito a secar roupa rápido em apartamento.
Outra vantagem desse tipo de varal é que ele é portátil, ou seja, você pode movimentá-lo pela casa, mantendo-o o mais próximo possível das entradas de ar.
Existem modelos de tamanhos e números de prendedores variados, para atender exatamente as suas necessidades. A melhor parte é que eles são baratinhos e podem ser comprados em qualquer lojinha de utilidades domésticas.
Mantenha as roupas perto da janela
Quem não tem varanda, nem área externa no apartamento vai precisar recorrer a uma janela. Mas, calma! Você não precisa estender as roupas na janela da sala acabando com a decoração do seu ambiente.
Procure a janela do box do banheiro, por exemplo, que é bem ventilada e fica escondidinha.
Considere usar um ventilador
Mas se a intenção é acelerar ainda mais o processo de secagem, aposte no uso de um ventilador. O aparelho ligado com o jato de ar direcionado sobre as roupas facilita o processo de secagem. Vale a pena experimentar.
Apenas tome o cuidado de não deixar o ventilador próximo demais das roupas.
Aposte em uma secadora
Outra opção que você pode considerar especialmente se tem muita roupa para secar ou o seu apartamento não tem muitas entradas de ar é comprar uma secadora. O aparelho vai te dar uma tremenda força na hora de secar as roupas.
Hoje em dia existem modelos que não agridem as roupas, com opção de ar quente ou frio que evitam o desgaste das fibras e o encolhimento dos tecidos. Mas, lembre-se: antes de comprar a secadora avalie o espaço disponível. O equipamento possui um tamanho relativamente considerável e pode acabar atrapalhando mais do que ajudando.
Conte com o serviço de uma lavanderia
Por fim, ainda é possível usar o serviço de uma lavanderia para lavar e secar suas roupas sem sofrimento. Aqui, você dispensa o uso de máquinas e secadoras, mas terá que bancar o custo mensal do serviço.
Para equilibrar o orçamento, você pode usar o serviço de lavanderia apenas para roupas grandes e pesadas, deixando a secagem das peças menores por conta do varal.
Vale ainda procurar um apartamento com lavanderia compartilhada. Essas lavanderias atendem os condôminos e você tem o conforto de não precisar sair para rua. Isso sem contar que toda sua roupa fica lavada e seca rapidinho.
Anotou todas as dicas? Agora separe aquelas que fazem mais sentido para você e coloque-as em prática hoje mesmo.