Entrou ar na torneira? Calma que tem solução! E ela é mais simples do parece. A entrada de ar na tubulação residencial é algo muito comum e pode ter diferentes origens.
A gente te conta mais detalhes a seguir e ainda te ensinamos um passo a passo descomplicado de como tirar ar do cano da torneira. Acompanhe!
Porque entra ar na torneira?
Não é só na torneira que entra ar. O ar pode entrar por toda tubulação atingindo os chuveiros, a descarga e qualquer outra saída de ar da casa.
O principal motivo por trás disso é a falta de abastecimento na rede. Quando falta água na sua região, o ar é empurrado para dentro da tubulação, ficando preso nos canos e impedindo a passagem da água que, em alguns casos, pode impedir a passagem total da água.
Outra razão que explica a entrada de ar na torneira é a lavagem da caixa de água. O motivo é semelhante ao anterior. Ao lavar a caixa, o registro precisa ser fechado, mas o ar acaba passando e atrapalhando a saída da água.
Alias, vale citar, que todas as vezes que o registro geral for fechado, a entrada de ar pode acontecer, incluindo os casos em que o registro é fechado para a realização de reformas e reparos.
Como saber se a torneira está com ar?
Se você ainda está na dúvida se o problema da torneira é mesmo ar, aqui vão algumas dicas para identificar um encanamento com ar, confira:
- Barulhos estranhos, parecidos com engasgos, são indicativos de que a torneira pegou ar;
- Água saindo em pouca quantidade, com falhas ou com formação de bolhas também indicam a presença de ar;
- Baixa pressão ao ligar não apenas a torneira, mas outros sistemas hidráulicos da casa, como chuveiro e descarga;
- Bloqueio total da saída de água seguido por barulhos estranhos;
- Dependendo da quantidade de ar, é possível até mesmo senti-lo sair pela torneira ao posicionar a mão embaixo dela;
- Caso o registro de água esteja fechado e, ainda assim, ele continua girando pode ser tenha entrando ar na tubulação. Se você descartou a possibilidade de vazamentos, vale a pena instalar uma válvula bloqueadora de ar.
Como tirar ar da torneira?
Agora vem a pergunta que não quer calar, afinal, como tirar ar da torneira? Confira o passo a passo a seguir. São apenas três etapas simples.
Feche o registro
O primeiro passo é fechar o registro da casa. O registro geral é aquele que fica localizado próximo ao hidrômetro na área externa.
Ao fechar o registro você impede que o ar continue entrando e evita o desperdício de água. No entanto, é preciso sentir que o registro está bem fechado. Se notar que ele ainda está frouxo, utilize uma chave inglesa para apertá-lo completamente.
Abra a torneira
O próximo passo é abrir a torneira. Nesse momento você vai perceber que junto com a água sairá também bolhas e pequenos jatos de água de forma desordenada.
Mantenha a torneira aberta para que o ar possa ir saindo aos poucos. Sons e ruídos estranhos no encanamento também são comuns nessa etapa, já que esse é o barulho do ar percorrendo a tubulação. Esse som também indica que o procedimento está dando certo e o ar está se deslocando para fora dos canos.
Mantenha a torneira aberta até perceber que os barulhos acabaram e a água parou de sair. Passe para a próxima etapa.
Volte a abrir o registro aos poucos
Vá até o registro e comece a abri-lo aos poucos para que a água volte a correr no encanamento. Após abrir o registro por completo ainda mantenha a torneira aberta até perceber um fluxo constante de água saindo.
A pressão e o jato de água devem estar normalizados para garantir que todo excesso de ar foi eliminado. Ao perceber essa estabilização é sinal de que todo o ar saiu do encanamento e a torneira já pode voltar a ser usada novamente.
Caso outros locais da casa também tenham apresentado ar na tubulação, repita o processo, abrindo as demais torneiras, acionando a descarga e ligando o chuveiro.
Como tirar ar da torneira com uma mangueira?
Existe outro truque bem popular para tirar ar do cano da torneira que consiste apenas no uso de uma mangueira. A técnica da mangueira funciona muito bem quando a saída de água está totalmente bloqueada.
Para esse método, você vai precisar conectar uma mangueira na saída de água que vem diretamente da rua. A outra ponta da mangueira deve ser encaixada na torneira que está com ar.
As demais torneiras da casa (conectadas pelo mesmo ramal) devem ficar abertas. Feito isso, ligue a mangueira. A água vai entrar no encanamento expulsando o ar e liberando a passagem novamente.
Ao notar que o ar foi completamente removido, feche a mangueira e pronto. Você já pode voltar a usar a torneira como de costume.
Como evitar ar na torneira?
Para evitar que a torneira volte a ficar com ar, você pode adotar algumas medidas simples, mas muito eficientes, dá só uma olhada:
- Se na sua região o corte no abastecimento de água é frequente, fique de olho e sempre que notar ausência na água da rua, feche o registro geral para impedir a entrada de ar na tubulação. Só não se esqueça de religá-lo assim que a água voltar, ok?;
- Outra solução para quem sofre com o corte no abastecimento é instalar uma válvula bloqueadora de ar ou bomba de água no encanamento principal que abastece a casa. Além de impedir a entrada do ar, a válvula ainda ajudar a reduzir o valor na conta, já que o relógio marcará apenas a água passando, não o ar, como pode acabar acontecendo;
- Para aprender como tirar ar da torneira da cozinha, basta seguir o mesmo passo a passo. A técnica é a mesma;
- Sempre que for realizar um reparo ou pequena reforma e precisar fechar o registro, oriente as pessoas da casa para que não abram as torneiras, nem o chuveiro ou dêem descarga. Isso também ajuda a evitar a entrada de ar na tubulação.
Aprendeu como tirar ar do cano da torneira? Então agora é com você! Mãos a obra