Um belo dia você liga o chuveiro para tomar banho e nada de água. Um dos maiores motivos por trás desse problema é o ar que entra pela tubulação.
Mas, então, como tirar o ar do chuveiro e voltar a tomar aquele banho generoso e quentinho? É isso que nós vamos te contar a seguir, acompanhe!
O que provoca a entrada de ar no chuveiro?
A entrada de ar nas tubulações de uma casa é algo que acontece com certa frequência, especialmente se a região em que você mora sofre com interrupções constantes no abastecimento de água.
A falta de água na rede empurra o ar para dentro do encanamento doméstico, gerando bolhas em todo o sistema hidráulico da casa e impedindo que o fluxo de água corra livre e normalmente. Pode acontecer das torneiras, chuveiros e descarga ficarem completamente sem água ou, ainda, com baixa pressão.
Em outros casos, o problema da entrada de ar no encanamento pode ser o resultado de um reparo feito na rede interna. Você precisou fechar o registro de água recentemente para fazer algum conserto? Em caso positivo, provavelmente foi isso que acabou gerando o problema.
Algo muito comum de acontecer também é a entrada de ar após a limpeza da caixa de água. Mesmo seguindo todas as recomendações, o ar pode acabar indo parar na tubulação e fazendo com que você sofra com o problema da falta de água.
Felizmente, em todos os casos a resolução costuma ser simples, rápida e não costuma exigir mão de obra especializada, o que significa que você mesmo consegue resolver o problema.
Como saber se o chuveiro está com ar?
Mas como saber se o problema do chuveiro realmente é o ar? Para isso, você deve se atentar para alguns sinais.
O primeiro deles é o barulho. Quando a rede de água está com ar, os canos fazem um barulho forte e bem peculiar, além disso é possível notar uma vibração no encanamento.
Fora o chuveiro, observe também as demais saídas de água da casa. Em alguns pontos pode ser que a água esteja saindo normalmente, em outras, no entanto, a água pode estar saindo fraca e sem pressão.
Também é possível notar que a água sai em bolhas e dando solavancos na torneira. A vazão da descarga dos banheiros é outro lugar da casa que fica prejudicado com a entrada de ar na rede.
Caso note um ou todos esses sinais na sua casa, então com toda certeza a tubulação está com ar!
Quais os riscos de uma tubulação com ar?
Apesar de ser um problema corriqueiro e simples de resolver, a entrada de ar no encanamento não deve ser ignorada.
Se a situação não for resolvida, o encanamento pode vir a sofrer com trincas e rachaduras causadas pela vibração do ar correndo pelos canos. E aí o que era algo simples passa a ser um problemão.
Nesses casos, o encanamento deverá ser reparado ou substituído e isso envolve quebrar paredes e revestimentos. Triste né?
Por isso, sempre que notar o problema procure resolvê-lo o quanto antes para evitar dores de cabeça no futuro!
Como tirar ar do chuveiro?
Você já sabe que entrou ar nos canos da casa. Mas, e agora? Dá para tirar? Sim! Abaixo você confere um passo a passo bem simples, acompanhe:
- Em primeiro lugar, feche o registro de água que fica junto ao hidrômetro da casa. Aquele que controla a entrada de água que vem direto da rua;
- Na sequência, abra todas as torneiras da casa, não apenas do banheiro. Faça isso na cozinha, na área de serviço e no quintal. Os chuveiros da casa também devem ser ligados, mas antes coloque-os na posição desligado para que não queimem;
- Acione as descargas dos banheiros. A intenção aqui é forçar a saída de água e, juntamente com ela, todo o ar que estiver nos encanamentos;
- Deixe tudo aberto até que perceba que a água está com fluxo constante novamente. Nesse momento, você já pode fechar as torneiras e chuveiros e reabrir o registro de água.
Dica: coloque baldes e bacias debaixo das torneiras e chuveiros para não desperdiçar toda essa água que está sendo jogada para fora dos canos.
Como tirar ar do cano do chuveiro?
Se você realizou o procedimento acima e mesmo assim o chuveiro continua com ar, então teste essa outra técnica.
Para isso, será necessário remover o registro do chuveiro. Prepare-se nesse caso para um pouco mais de bagunça e molhadeira. Isso porque ao retirar o registro, a água que está no encanamento será lançada para fora.
Caso o registro esteja na área de fora do box, providencie um balde para colher todo o excesso de água que escorrer.
Espere até que o fluxo de água fique forte e constante novamente. Nesse momento, você já pode colocar o registro de volta no lugar. Abra as torneiras do banheiro e o chuveiro e verifique se o ar foi completamente removido desta vez.
Como evitar a entrada de ar nas tubulações?
É possível evitar a entrada de ar no encanamento doméstico adotando algumas medidas simples, como essas que apresentamos a seguir, acompanhe:
Sempre que o abastecimento de água na sua região for interrompido, feche o registro geral para evitar que o ar volte a entrar na tubulação.
Caso a empresa responsável pelo abastecimento não informe sobre os cortes, repare no fluxo de água que está saindo da torneira. Se ele diminuiu é sinal de que a água da rua não está subindo para caixa. Para confirmar, vá até o hidrômetro e verifique se ele está girando. Caso esteja parado é porque a água não está passando.
O registro de água também deve ser fechado ao realizar algum reparo na rede interna.
Outra dica importante é criar o hábito de fechar o registro quando for viajar ou ficar fora alguns dias fora. Isso evita que o imóvel sofra com interrupções no abastecimento de água.
Lembrando que o registro só deve ser reaberto novamente após 20 minutos do reabastecimento de água, assim você evita que o ar seja empurrado pela baixa pressão da água.
E, então, pronto para colocar essas dicas em prática e eliminar de uma vez por todas o ar do chuveiro?