Verdadeiro ou falso: dá para tirar arranhões das lentes dos óculos? Se você acha que sim, lamentamos informar, mas está se iludindo. Depois que uma lente risca não tem mais jeito, infelizmente.
O que acontece é que circulam informações falsas pela internet levando muita gente (inclusive você) a acreditar que alguns truques caseiros serão suficientes para fazer os riscos desaparecerem mágica e milagrosamente. Mas, não se engane!
Pasta de dente, bicarbonato de sódio, álcool ou qualquer outro produto químico não vão remover os riscos dos seus óculos. O máximo que você vai conseguir é mascarar o problema. Isso porque esses produtos vão criar uma espécie de película sobre a lente dando a falsa impressão de que o risco foi removido, só que não.
Essa enganosa sensação de recuperação da lente é ainda maior no caso de riscos menores e menos aparentes. Já em riscos maiores e mais profundos, pode acabar é causando problemas na sua visão, uma vez que a lente vai refletir e absorver a luz de maneira diferente.
Outro problema relacionado ao uso é que frequentemente podem acabar removendo total ou parcialmente os tratamentos especiais dados na lente, como a proteção UV e a proteção antirreflexo.
Mas é risco mesmo?
Antes de condenar a sua lente e diagnosticá-la como arranhada ou riscada, faça uma boa limpeza nos seus óculos. Talvez, o que você pode estar achando que é um risco é, na verdade, apenas marca de sujeira. Sendo assim, uma limpeza caprichada com água e detergente neutro é suficiente para deixar seus óculos como novos.
Mas, se estiverem significativamente arranhadas, a única saída é trocá-las. Manter as lentes dessa forma podem prejudicar a visão e aumentar o risco de acidentes. Todo cuidado é pouco!
O que fazer então? A prevenção é o melhor remédio!
Já que não é possível recuperar uma lente riscada, você precisa aprender como cuidar dos seus óculos direitinho, evitando que assim venham a riscar novamente no futuro. Anote tudinho:
- Nunca, em hipótese alguma, deixe seus óculos com as lentes viradas para baixo. Essa é a maneira mais eficaz de riscá-las;
- Procure guardar seus óculos dentro de um estojo apropriado e resistente quando não estiverem em uso. Modelos macios não oferecem proteção suficiente contra impactos;
- Faça a substituição do estojo regularmente para evitar o acúmulo de sujeira e microorganismos. Além de garantir a durabilidade das lentes, você também assegura a vida útil da armação;
- Manuseie seus óculos pelas hastes, nunca encostando nas lentes;
- Evite colocá-los na cabeça ou pendurados na roupa. Considere usar cordões de segurança para não ter nenhum risco dos óculos caírem;
- Fuja da exposição direta do sol e altas temperaturas, como colocando-os em um painel do carro, por exemplo, pois o calor pode danificar as lentes;
- Certifique-se de que a armação esteja bem ajustada no rosto. Qualquer desalinho pode aumentar as chances de arranhões ao colocar e retirar os óculos;
- Quanto melhor a qualidade das lentes, mais naturalmente protegida contra riscos ela será. Lembre-se disso na hora da compra, levando em consideração que o mais barato nem sempre é o melhor negócio;
- Outra boa dica é investir em lentes com proteção especial anti-riscos. Sim, elas existem e são especialmente indicadas para aquele tipo de pessoa atrapalhada ou que costuma esquecer os óculos em qualquer lugar. Conhece alguém assim? Nesse caso, basta pedir esse tratamento especial para a ótica!
Como limpar os óculos corretamente?
Além de prevenir o aparecimento de riscos e arranhões também é importante que você saiba limpar seus óculos corretamente.
Você sabia que grande parte dos danos significativos às lentes é causada pela limpeza inadequada? E um dos principais erros nesse sentido é querer limpar os óculos usando a ponta da camiseta. Entenda uma coisa: o tecido da sua roupa não foi feito para isso.
Os tecidos possuem fibras que ao entrarem em contato com as lentes podem provocar arranhões. O mesmo vale para o papel higiênico, o guardanapo e o lencinho de papel. Todos eles também possuem fibras capazes de arranhar a superfície das lentes.
E o que usar então?
Use um paninho de microfibra, aquele que geralmente costuma acompanhar os óculos dentro do estojo. Esse sim é o material recomendado, pois é macio, não solta fiapos e projetado para não danificar o revestimento das lentes. Inclusive, mantenha sempre um desses perto de você: na mesa de trabalho, na bolsa, no carro e dentro de casa.
No decorrer do dia, caso precise fazer uma limpeza rápida, borrife um pouco de spray específico para essa finalidade (vendido em óticas) direto no pano e esfregue-o suavemente na lente até higienizá-la completamente.
Já para uma limpeza mais profunda e certeira, recomenda-se lavar os óculos com água corrente. Primeiro, deixe a água cair sobre as lentes, sem fazer qualquer tipo de movimento. Isso é importante para remover poeiras e pequenas partículas e evitar arranhões durante o procedimento.
Em seguida, pingue uma gota de detergente líquido neutro diretamente nas lentes e esfregue sem muita pressão, com a ponta dos dedos fazendo movimentos circulares. As bordas não devem esquecidas já que um local que também acumula sujeira e oleosidade.
Enxágue abundantemente para não deixar nenhum resíduo que possa manchá-las quando secas. E deixe, se possível, secar naturalmente. Caso esteja com pressa, utilize um outro pano de microfibra limpo para fazer a secagem, mas nunca coloque seus óculos para secar no sol. Lembrando que os raios solares podem danificar a lente e a armação.
Também é importante evitar o uso de água quente para fazer a lavagem dos óculos. Prefira água em temperatura ambiente. E não custa nada recordar novamente: mantenha distância de álcool ou limpadores de vidro. Esses produtos podem manchar permanentemente as lentes.
Com os cuidados certos e uma boa limpeza, as suas lentes ficarão em boas condições por mais tempo e os seus óculos sempre com cara de novos!