Elas são chatinhas, muito desagradáveis e podem aparecer a qualquer momento tanto em peças novas, quanto naquelas mais velhinhas. Sim, estamos falando delas, as terríveis bolinhas de roupa!
O fato é que elas têm potencial para destruir qualquer look, concorda? Por sorte, é possível se livrar delas bem rapidinho e com alguns truques bem simples.
Vem com a gente descobrir como tirar bolinha de roupa e deixe de sofrer com essas pequenas inconvenientes. Confira!
Como e porque surgem as bolinhas de roupa?
Entender como e porque as bolinhas surgem é o primeiro passo para se safar delas. E um dos principais motivos é o tipo de tecido usado na fabricação da roupa.
Os tecidos fabricados a partir de fibras sintéticas, como acrílico e poliéster, são os que mais formam bolinhas. Isso acontece devido ao cumprimento dos fios, que tendem a ser mais curtos e irregulares, fazendo com que se rompam mais facilmente e, dando origem as bolinhas ou pilling, como também são conhecidas.
Outra razão por trás do aparecimento é o atrito sofrido pela peça, seja na lavagem ou durante o uso. O atrito constante colabora para o rompimento da fibra do tecido, transformando-a em bolinhas.
Como tirar bolinha de roupa: 5 dicas certeiras
Lâmina de barbear
Muita gente tem medo dessa técnica de tirar bolinha de roupa, achando que a lâmina de barbear pode rasgar a peça. De fato, se você não utilizar o aparelho corretamente, isso pode acabar acontecendo.
Os truques, no entanto, são dois: usar uma lâmina nova para facilitar o trabalho e esticar bem o tecido antes. Comece estendendo a roupa em uma superfície plana. Em seguida, passe a lâmina firme, mas com delicadeza em todos os pontos onde é possível notar as bolinhas.
Esse método é um dos melhores para quem deseja eliminar bolinha de roupas de lã.
Pedra pomes
Sabia que você pode usar a pedra pomes para tirar bolinha de roupa? Pois é! A sua superfície áspera é perfeita para isso!
Em primeiro lugar, estique a peça e com a pedra pomes vá fazendo movimentos circulares e uniformes na região onde estão as bolinhas. Só evite esfregar demais e com muita força para não danificar o tecido, ok?
Após algumas passadas, as bolinhas começarão a se desprender e você poderá removê-las com as mãos. Essa técnica também é muito boa porque não elimina só as bolinhas, mas também pelos e fiapos que ficam grudados na roupa.
Lixa de unha
A lixa de unha é outro material simples e acessível que você pode usar para se livrar das bolinhas.
A ideia é bem parecida com a anterior, ou seja, o atrito entre a parte áspera da lixa faz com que as bolinhas se desprendam. Apenas tome cuidado para que a lixa não estrague o tecido. Procure passar delicadamente, sem friccionar demais.
Evite esse procedimento para tirar bolinhas de roupa de lã, uma vez que o atrito pode ser ainda mais prejudicial nesse tipo de trama.
Fita ou rolo adesivo
Essa técnica já é bem conhecida e funciona muito bem. Tanto o rolo, quanto a fita adesiva cumprem o mesmo papel. A cola usada na superfície desses materiais adere às bolinhas fazendo com que se desprendam facilmente do tecido.
Mas, lembrando que conforme o uso é necessário trocar a fita já que a cola não oferecerá a mesma qualidade de fixação e contato.
Papa bolinhas
Por fim, mas não menos importante está o papa bolinhas. Um aparelho desenvolvido especialmente para removê-las das roupas.
Hoje em dia é muito fácil achar um para vender, tanto em lojas físicas, quanto em lojas online. O preço também é atrativo. Um papa bolinhas custa entre R$ 35 e R$ 90, dependendo da marca. O investimento vale a pena!
De modo geral, todos funcionam da mesma maneira: uma lâmina circular gira quando o aparelho é ligado e, ao entrar em contato com as bolinhas, fazem com que se soltem do tecido indo parar no compartimento interno.
Como evitar bolinha de roupa?
Muito melhor que tirar bolinha de roupa é evitar que elas apareçam. Por isso, trouxemos a seguir algumas recomendações valiosas que vão te ajudar a ficar bem longe dessas intrusas. Anote!
Fibras naturais
Os tecidos de fibras naturais como lã, algodão, linho e seda, são os que menos apresentam problemas com bolinhas. As fibras mais longas e a trama fechada impede o rompimento dos fios e, consequentemente, o surgimento delas. Ao contrário do que acontece com as fibras sintéticas.
Portanto, ao comprar uma peça de roupa nova, tente examinar a etiqueta. Quanto maior a composição de fibras naturais, melhor.
Teste a roupa ainda na loja
Pode parecer estranha essa dica, mas é possível saber se a roupa formará bolinhas testando-a na loja. E como fazer isso? Simples! Basta esfregar o tecido entre as mãos. Se a peça tiver facilidade em romper os fios, as bolinhas se formarão na mesma hora.
Ao unir esse conselho com o anterior, muito provavelmente você evitará a compra de peças problemáticas no futuro.
Lave a mão sempre que possível
A lavagem manual é uma das mais indicadas para evitar a formação de bolinhas, especialmente em roupas mais delicadas. Para tanto, deixe a peça de molho no sabão e lave-a delicadamente usando apenas as mãos. Enxágue bem e estenda no varal.
Quando não puder fazer a lavagem a mão, ao menos utilize um saquinho para evitar o atrito da peça dentro da máquina, ok?
Lavagem do avesso
Lavar as roupas do avesso também é uma ótica dica, tanto para evitar as bolinhas, quanto para preservar as fibras e a coloração da roupa. Assim, antes de colocar as peças na máquina, vire-as do avesso e, caso seja necessário, coloque-as dentro de saquinhos próprios para lavagem.
Use sabão líquido
O sabão líquido é a melhor pedida para lavagem de roupas e para escapar da formação de bolinhas. Isso se deve ao fato de que o líquido é menos agressivo do que o em pó, fazendo com as que as fibras do tecido se preservem por (muito) mais tempo.
Não use a secadora
A secadora é outra vilã no que diz respeito à formação de bolinhas. E sabe o que é grande responsável? O atrito entre as peças durante a secagem. Sem contar que o aparelho também é ótimo para misturar fiapos e pelos entre as roupas.
Evite atrito durante o uso
Outra dica de ouro para quem quer se ver livre, leve e solto das bolinhas é evitando ao máximo o atrito da peça durante o uso.
A melhor maneira de fazer isso é prestando atenção ao modo como você utiliza a roupa. O uso de mochilas e bolsas, por exemplo, acaba raspando e é muito prejudicial para as fibras do tecido.
Outro hábito ruim é fazer sobreposições com peças que tem uma certa propensão a formar bolinhas em contato direto com outra. É o caso de usar uma camiseta de fibra sintética por baixo de uma jaqueta jeans.
Bom, com todas essas recomendações, agora é só seguir em frente e ficar livre das bolinhas de uma vez por todas!