Ao menos uma vez na vida você já sentiu aquele “gosto de geladeira” em algum alimento e isso, convenhamos, não é nada bom.
E esse “gosto” vem, na verdade, do cheiro que normalmente afeta a geladeira e acaba impregnando em alguns alimentos, apesar de não contaminá-los.
Mas não se preocupe! Existe solução para isso e vamos te contar como nesse post. Acompanhe!
Porque a geladeira fica com cheiro?
O cheiro desagradável da geladeira tem explicação: ele está ali graças ao processo de decomposição dos alimentos, ou seja, comida vencida ou mal conservada apodrece e libera gases não muito cheirosos, contaminando assim o seu aparelho doméstico.
Mas não só de comida fora do prazo de validade que o mau cheiro se alimenta. Nada disso! Alguns produtos tem cheiro forte por natureza, como é o caso de queijos, alho, cebola, peixes e frutos do mar, além de alguns alimentos cozidos e conservados de modo inadequado, como brócolis, couve-flor, repolho e ovos.
Quer dizer então que não pode ter esses alimentos na geladeira? Claro que pode, aliás deve, uma vez que sem refrigeração eles facilmente apodreceriam.
Acontece que é preciso saber conservá-los de maneira correta e isso inclui escolher potes com fechamento hermético que impedem a troca de ar entre o ambiente interno e o externo.
O freezer do refrigerador também pode acumular maus odores sabia? Afinal, não é porque a comida está congelada que ela não estraga ou não libera gases fedorentos, ok?
Como tirar o cheiro da geladeira, então?
Agora que você já sabe de onde o futum da sua geladeira vem, chegou a hora de arregaçar as mangas e partir para o processo de limpeza!
Desligue a geladeira
Em primeiro lugar desligue a sua geladeira da tomada. Isso evita acidentes e choques elétricos, além de poupar energia.
Alguns modelos mais modernos de geladeiras contam com botão de desligamento e não exigem que sejam desligadas da tomada. Verifique qual o modelo da sua geladeira e tome essa precaução.
Esvazie
Em seguida, tire tudo, tudo mesmo de dentro da geladeira, incluindo o freezer. Isso faz com que você tenha uma noção exata do que está sendo armazenado.
Jogue fora produtos abertos há muito tempo e que estejam fora da data de vencimento. Alimentos cozidos e que estão mantidos na geladeira há mais de três dias também devem ser descartados, salvos aqueles que estão no refrigerador.
Esvazie também a gaveta de legumes e verifique se não há acúmulo de água e sujeira embaixo dela, o mau cheiro pode estar vindo dali. Os legumes murchos e com princípio de bolor devem ser descartados.
Retire grades e gavetas
Comece o processo de limpeza retirando as grades, prateleiras, gavetas e suportes que acompanham a geladeira. Lave tudo com água e sabão neutro, tomando o cuidado de não usar água morna ou quente em prateleiras de vidro, uma vez que elas podem trincar.
Retire manchas, gordura e outras sujeiras impregnadas nas peças. Feito isso parta para a segunda parte do processo de limpeza: bicarbonato ou vinagre para retirar o mau cheiro da geladeira.
Em uma bacia dilua água e bicarbonato ou água e vinagre em uma proporção de 3 para 1, ou seja, para cada três partes de água use uma parte de bicarbonato ou vinagre.
Com o auxílio de uma esponja macia passe essa mistura em todas as peças da geladeira. Deixe essa mistura agir por alguns minutos e, em seguida, enxágue bem em água corrente. Depois é só secar com um pano limpo.
Limpe a geladeira por dentro com vinagre ou bicarbonato
Com a geladeira vazia e as partes internas já limpas e higienizadas, comece o processo de limpeza da geladeira em si. Lembrando mais uma vez que a geladeira deve estar desligada.
Da mesma maneira que você limpou as grades e prateleiras, limpe o interior também. Passe uma esponja embebida em água e sabão neutro, removendo manchas e gorduras.
Em seguida, retire o sabão com um pano úmido e passe aquela misturinha de água e vinagre ou água e bicarbonato. Depois um pano limpo e seco cai bem.
Carvão ativado para acabar com o mau cheiro
Se mesmo depois de toda limpeza o cheiro ruim persistir, use carvão ativado. Isso mesmo, mas não confunda com o carvão de fazer churrasco, ok? São produtos bem diferentes.
O carvão ativado pode ser encontrado em farmácias, lojas de produtos naturais e em diversos sites pela internet. A eficácia do carvão ativado para retirar odores é comprovada cientificamente. A lógica é simples: a porosidade natural do carvão permite que as partículas de odor passem, mas não consigam sair, ficando presas nessas minúsculas estruturas.
Caso a geladeira esteja com odor muito forte talvez seja necessário deixar o carvão agindo por mais tempo e após cerca de três dias trocar aquele carvão por um novo até que o cheiro saia por completo.
Nesse período é interessante abrir o mínimo possível a geladeira, aliás, o melhor mesmo é você puder contar com outra geladeira durante esse tempo, se possível.
Bicarbonato e café na luta contra o fedor
Se por algum caso for difícil encontrar o carvão ativado, você pode ainda tentar resolver o problema do mau cheiro da geladeira usando bicarbonato ou café.
A lógica é quase a mesma: as partículas de odor ficam retidas nas moléculas do bicarbonato e do café, livrando a geladeira daquele cheiro de morte.
Só que nesses dois casos é importante que a geladeira não seja utilizada durante o tempo que o café ou o bicarbonato estiverem em ação. Por isso, tenha em mãos uma caixa térmica, um isopor ou uma geladeira de reserva para conservar os alimentos. Vale até pedir a geladeira da mãe ou da sogra emprestada nesse tempo.
E como fazer para que esse cheiro não volte mais?
Finalmente você conseguiu tirar o cheiro indesejado da sua geladeira. A pergunta que fica agora é: “como fazer para que esse cheiro não volte mais?”. Para isso, é só seguir as dicas abaixo:
Armazene corretamente
O primeiro passo para nunca mais ter que aguentar cheiro ruim na geladeira é tratando de armazenar corretamente os alimentos. E isso inclui: utilizar potes com fechamento hermético e embalagens transparentes que facilitem a visualização do que está sendo armazenado.
Outra dica é manter os alimentos perecíveis sempre a frente, de modo que eles sejam consumidos mais rapidamente e evitem estragar no fundo da geladeira.
Alimentos que naturalmente tenham odor forte, como queijos, cebola e alho, devem armazenados em potes com fechamento hermético e que, preferencialmente, não sejam guardados em conjunto com outros alimentos.
Limpeza sempre
O hábito de limpar a geladeira deve ser frequente a partir de agora. Ao menos uma vez por mês esvazie o aparelho e lave grades, prateleiras e suportes. Se notar algum cheirinho, já trate de colocar o carvão ativado.
Uma dica aqui é optar por fazer essa limpeza antes de realizar a compra do mês, assim além de manter a geladeira em ordem você evita comprar alimentos que já tem em casa.
Na hora de armazenar os alimentos que acabou de trazer do supermercado ou da feira tenha o cuidado de lavar e secar, evitando uma possível contaminação e a presença de novos odores na geladeira.
Temperatura certa
Lembre-se de sempre checar a temperatura da sua geladeira, bem como a do freezer, ainda mais nas trocas de estação.
No verão é quando a geladeira está cheia, o ideal é que a temperatura seja regulada para o máximo. Nos dias mais frios, abaixo de 25º, é quando a geladeira está mais vazia, o ideal é manter o aparelho no grau de resfriamento mínimo. Já o resfriamento médio deve ser utilizado quando a temperatura ambiente estiver entre 25º e 30º e a geladeira não estiver nem tão cheia, nem tão vazia.
Garantindo a temperatura ideal a conservação dos alimentos é mais efetiva e, com isso, você evita que eles estraguem.
Bicarbonato e carvão por precaução
Para prevenir que o mau cheiro volte tenha sempre dentro da sua geladeira um recipiente com água e bicarbonato ou, então, saquinhos de tecido cheios de carvão ativado.
Eles ficarão sempre ali para o caso de algum cheirinho desagradável aparecer. Mas, lembre-se, é importante trocá-los periodicamente.
Etiquete e rotule
Por fim, crie o hábito de rotular os alimentos que serão armazenados depois de cozidos, especialmente aqueles que serão congelados. Para isso, basta colocar o nome daquilo que está sendo guardado e a data do preparo, por exemplo, “Feijão (10/10/2019)”.
Seguindo todas essas dicas à risca sua geladeira ficará sempre limpinha, organizada e cheirosa.