Pior do que o próprio cigarro é o cheiro que ele deixa por onde passa. Gruda nas mãos, nos cabelos, na roupa, no sofá, nos lençóis e até dentro do carro. Um cheiro tão desagradável que incomoda fumantes e (especialmente) os não fumantes.
E aí, a única solução (até que o vício seja eliminado) é aprender formas de como tirar o cheiro de cigarro. Quer descobrir esses truques mágicos? Então acompanhe a gente nesse post, são várias dicas comprovadas para você testar.
O cheiro do cigarro pode impregnar e permanecer em diferentes superfícies e objetos, por isso, vamos por partes, ok?
Como tirar cheiro de cigarro do corpo?
Não precisamos nem dizer que o cigarro é altamente prejudicial à saúde, tanto de quem é fumante ativo, quanto de quem é fumante passivo, ou seja, daqueles que apenas compartilham o mesmo ambiente com um fumante.
Mas é sempre bom reforçar que quem fuma coloca em risco a própria saúde e a saúde daqueles com quem convive. Você sabia, por exemplo, que filhos de fumantes podem ter o mesmo nível de nicotina dos pais circulando pelo organismo? Foi o que revelou um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Otago Christchurch, na Nova Zelândia.
Mas enquanto você não se livra desse vício, confira abaixo algumas orientações que podem te ajudar a reduzir (ao menos um pouco) o efeito desagradável que o cigarro provoca. Vem ver!
Escovação
Uma das maneiras mais simples e eficazes de tirar o cheiro do cigarro da boca é fazendo uma boa escovação. Escove os dentes, a língua e toda a parte interna da boca. Em seguida, você pode optar também por usar um enxaguante bucal. O cheiro vai embora rapidinho!
Balas e chicletes
Caso você esteja em algum lugar onde não é possível fazer a escovação, um bom truque é mascar balas ou chicletes de sabor mentolado. Você pode, inclusive, mascar o chiclete enquanto fuma.
Beba água
Quanto mais água você beber, menos cheiro de cigarro terá na boca e no corpo como um todo. A água ajuda a te manter hidratado, reduzindo o odor da nicotina.
Evite alguns alimentos
Café, alho, refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos muito doces ajudam a intensificar o cheiro de cigarro na boca. Portanto, por mais irresistível que seja tomar aquele cafezinho antes de fumar, evite-o, a não ser que você queira sair por aí com hálito de dragão.
Prenda os cabelos
Se você tem cabelos compridos, prenda-os antes de fumar e após terminar o cigarro, solte os fios para que eles “respirem”. Também é interessante escovar os cabelos para ajudar a liberar o odor do cigarro.
Lave bem as mãos
Para tirar o cheiro de cigarro das mãos, não tem outra solução a não ser lavá-las bem em água corrente. Use de preferência um sabonete líquido de cheiro forte e esfregue bem as pontas dos dedos da mão que você utiliza para fumar. Lave as unhas e a parte interna dos dedos também.
Se o cheiro persistir, experimente lavar as mãos com uma mistura de água e vinagre branco em partes iguais. O vinagre é um ótimo neutralizador de odores e ajuda a espantar qualquer cheiro.
Assim como o vinagre, as frutas cítricas são excelentes aliadas no combate ao mau cheiro deixado pelo cigarro. Portanto, vale a pena também esfregar um pouco de limão ou laranja nas mãos. Mas lembre-se de enxaguar bem depois, já que esse tipo de fruta é fotossensível e pode causar manchas na pele quando exposta ao sol.
Ao final, passe um hidratante de cheiro agradável para ter certeza que não sobrou nenhum cheiro ruim.
Lave o rosto
Depois de lavar as mãos, lave também o seu rosto, incluindo principalmente a parte do queixo e a parte superior dos lábios. Se você tiver barba ou bigode, reforce a lavagem nessa área.
Use desodorante ou perfume
Para concluir todo esse processo, passe um pouco (bem pouco) de algum perfume ou desodorante próximo ao rosto (pode ser no pescoço ou atrás da orelha) para encobrir ainda mais o odor do cigarro.
Como tirar cheiro de cigarro das roupas?
O cheiro de cigarro das roupas é um mal que atinge fumantes e não fumantes. Sendo assim, confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar a afastar o cheiro de cigarro das roupas.
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é um velho conhecido das tarefas domésticas, inclusive na hora de lavar roupa. Mas você sabia que ele pode ser usado para remover cheiro de cigarro das roupas? Isso mesmo!
A receita é simples: coloque uma parte de bicarbornato para cada três partes de sabão dentro do compartimento da máquina. Depois é só aguardar a máquina encher e realizar o procedimento de lavagem normalmente.
Vinagre
Não tem bicarbonato em casa? Sem problemas! Use vinagre. Coloque uma xícara de vinagre branco na máquina de lavar e pronto. Depois é só realizar a lavagem como de costume. O vinagre também vai garantir que o cheiro do cigarro vá embora.
E se notar que o cheiro é muito forte, adicione um pouco de bicarbonato de sódio junto ao vinagre. É tiro e queda!
Borrifador
Para quem está com pressa e não tem como lavar a roupa para remover o cheiro do cigarro pode optar por essa dica. A ideia aqui é espantar o cheiro do cigarro usando um borrifador com água, amaciante e vinagre, numa proporção de um para um.
Feito isso, basta borrifar a mistura sobre a roupa e pronto. As partículas que carregam o cheiro do cigarro vão para bem longe.
Ar livre
Outro truque de ouro para te ajudar a deixar as roupas livres do mau cheiro do cigarro é deixando-as tomar o máximo de ar fresco possível. Mantenha também seu guarda roupa sempre bem arejado e se, possível, recebendo luz natural.
Quando chegar em casa, deixe sua roupa ventilar antes de colocá-la no cesto de roupas sujas ou no cabideiro.
Como tirar cheiro de cigarro da casa?
Abra as janelas
Comece abrindo janelas e cortinas. Deixe a luz e o ar entrar. Só isso já é uma grande ajuda na hora de tirar o cheiro de cigarro da casa.
Quanto mais circulação de ar e luz, melhor para todo mundo! Ah, evite fumar dentro de casa. Além de impregnar tudo com o cheiro do cigarro, você estará fazendo um mal danado para sua família.
Lavagem
Outra coisa que ajuda bastante a tirar o cheiro de cigarro da casa é a lavagem de sofás, tapetes, cortinas e até mesmo de portas, janelas e paredes.
Tapetes e cortinas, dependendo do tamanho, podem ser lavadas em casa mesmo. Já persianas, sofás, poltronas e cadeiras estofadas pedem a atenção de um profissional, capaz de realizar lavagens à seco que danificam menos a estrutura dos móveis.
Caso o cheiro persista, higienize também as portas, as janelas e as paredes, tomando sempre o cuidado de não usar produtos abrasivos ou que possam danificar a pintura dessas superfícies.
Vinagre e bicarbonato
Olha a dupla imbatível aqui mais uma vez! Só que agora elas aparecem para te ajudar a remover o cheiro de cigarro dos ambientes.
Uma das maneiras mais simples e práticas é umedecer um pano ou esponja com uma misturinha de vinagre e bicarbonato e passar sobre os móveis, portas e estofados.
Para prevenir que o cheiro retorne, distribua potes pela casa com vinagre e/ou bicarbonato dentro. Deixe por uns três dias, recolha e, se achar necessário, repita o procedimento.
Carvão ativado
Já ouviu falar em carvão ativado? Ele possui inúmeras propriedades benéficas para o corpo e para os ambientes, podendo, inclusive, ser utilizado para remover o cheiro de cigarro da casa.
Para isso, distribua pela casa alguns potes com pedaços de carvão ativado dentro. Em pouco tempo ele absorve todos os odores do ambiente, não só do cigarro.
Mas atenção: carvão ativado não é aquele usado para fazer churrasco, ok? Esse tipo de carvão pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais.
Purificadores de ar
Os purificadores são ótimos para remover o cheiro de cigarro da casa, além, é claro, de contribuírem com a qualidade do ar, uma vez que eles possuem a capacidade de filtrar as substâncias nocivas suspensas no ambiente.
Incensos, aromatizadores e perfumes
Incensos, aromatizadores, perfumes e velas aromáticas ajudam a camuflar o cheiro do cigarro, mas não eliminam. Esse recurso é muito útil para quando você já fez a eliminação dos odores e deseja apenas garantir um cheirinho agradável nos ambientes.
A recomendação também é valida para quando você não tem muito tempo para as técnicas anteriores e precisa de uma solução rápida e prática.
Como tirar cheiro de cigarro do carro?
Você sabia que seu carro pode ser desvalorizado em uma negociação caso você ou outras pessoas fumem dentro dele?
A fumaça do cigarro provoca manchas amareladas no forro e no estofamento, além de correr o risco de ter marcas de queimadura nos bancos e nos demais acessórios internos. Sem contar o cheiro de cinzeiro que fica lá dentro. Por isso, confira a seguir algumas recomendações para tirar cheiro de cigarro do carro:
Frutas cítricas: As frutas cítricas ajudam a amenizar o odor. Basta deixar algumas cascas no interior do veículo e removê-las assim que secarem.
Vinagre: O vinagre voltou para mais uma dica, dessa vez, para retirar o cheiro de cigarro do carro. Para tanto, umedeça uma esponja com vinagre ou coloque um pote com vinagre dentro e deixe-o dentro do carro por uma noite. Lembre-se de fechar portas e janelas. No outro dia, pela manhã, o carro já estará livre de odores.
Carvão ativado: Coloque um pedaço de carvão ativado dentro do veículo. O carvão vai absorver todo o cheiro de cigarro que estiver no ar. Após uma semana, substitua o carvão por um novo.
Café: Que tal agora apostar no café para tirar o cheiro do cigarro? Basta espalhar potinhos com café moído pelo interior do carro e em pouco tempo o cheiro desagradável vai embora.
Filtro de ar: Há quanto tempo você não troca o filtro de ar do seu carro? Pois se você fuma ou o antigo proprietário fumava lá dentro, muito provavelmente o filtro estará sujo e cheirando fumaça de cigarro. Portanto, faça a substituição para respirar um ar mais puro e cheiroso.
Limpeza: Por fim, lembre-se sempre de manter seu carro limpo. Isso ajuda a eliminar os cheiros ruins, inclusive o do cigarro.
Agora é só escolher um dos truques acima e acabar com todo o cheiro de cigarro que você encontrar pela frente. Diga adeus aos odores indesejáveis!