Se você começou a notar um cheiro ruim vindo do box do ralo do banheiro é porque, provavelmente, algo está errado dentro da sua casa. Esse mau odor pode ser causado por diversos motivos que em grande parte das vezes é possível de ser resolvido facilmente.
Antes de qualquer coisa, uma das razões para o cheiro de esgoto é por conta de gases presentes nas tubulações, tornando o ambiente desagradável. Outros fatores como problemas com os ralos ou o vaso sanitário também podem influenciar nesse odor nada agradável.
Para te ajudar a combater de vez esse tipo de problema, listamos soluções práticas e eficazes de como tirar mau cheiro do ralo do banheiro. Acompanhe!
Principais causas do cheiro ruim
O mau cheiro proveniente do ralo do banheiro ou do esgoto, além de ser muito desagradável para a dona de casa, com o passar do tempo pode piorar consideravelmente.
A recomendação em alguns casos, é contratar um especialista para identificar a raiz do problema. Porém, antes de tudo, entenda um pouco mais sobre as estruturas que ficam no banheiro (e que podem ter relação com o problema):
Defeito no anel de vedação do vaso sanitário: Quando há uma vedação inadequada no vaso sanitário ou, ainda, o anel sofre desgaste natural na borracha, o cheiro do esgoto pode aparecer no banheiro.
Ralo: É extremamente relevante conferir se o ralo está funcionando como deveria. Este deve sempre conter um pouco de água para vedar a passagem de odores e evitar o mal cheiro do ralo presente dentro do box.
Caixa sifonada: Por esse dispositivo receber todo o esgoto do vaso sanitário e dos ralos dos banheiros, é muito comum que acumule sujeiras que ocasionam o mau odor.
Sifão esticado: Esse tipo de sifão tem um cano cheio de anéis que fica embaixo da pia e, em muitos casos, como pode ser esticado, acaba impedindo o acúmulo de água que impede a liberação do cheiro de esgoto para dentro do banheiro;
Problemas na instalação do esgoto: Por último, mas não menos relevante.
É importante ressaltar que quase todos os problemas que causam o cheiro de esgoto no banheiro são fáceis de serem sanados. A não ser que seja por algum defeito de instalação ou manutenção, ok?
Outros problemas no ralo de banheiro
Existem outros problemas que podem afetar e ocasionar o mau cheiro no ralo do seu banheiro. Veremos pouco a pouco cada um desses e quais são as melhores práticas de resolução. Confira!
Ralo entupido
Se seu ralo estiver entupido, antes de qualquer coisa, é preciso livrar-se dos elementos obstrutivos, que normalmente, encontram-se enroscados na tampa. Para fazer isso, você deverá:
- Primeiro, procure fazer a limpeza frequente do ralo, certificando-se de que todos as sujeiras foram removidas e, assim, liberando a passagem de água;
- Caso você note que o entupimento está além do que você consegue enxergar, ou seja, encontrando-se na parte interna do ralo, você deverá fazer uma limpeza mais pesada e eficiente.
Desentupir o ralo de um banheiro nem sempre é uma tarefa fácil, já que requer tempo e cuidado para não romper nenhum dos encanamentos.
Caso você sinta insegurança ou medo, o ideal é contar com o serviço de uma desentupidora idônea, para averiguar as verdadeiras causas do entupimento e, assim, resolver o problema do mau cheiro.
Ralo seco
Às vezes, o problema do mau cheiro do rolo pode ter a ver com o ralo seco. Ou seja, o mau cheiro pode ser resolvido com o abastecimento da água que estava ausente.
Porém, não é uma causa normal a evasão total da água no ralo do banheiro. Normalmente, rachaduras ou problemas de vazamento podem ocasionar esse tipo de problema.
Então, no caso de ralo seco, a melhor alternativa para resolução do problema é consultar um encanador e substituir a tubulação danificada.
Ralo instalado inadequadamente
Se o problema do cheiro ruim tiver relação com a instalação de um ralo inapropriado ao ambiente, a única opção é a troca da peça por completo. O odor indesejável pode persistir por um longo período de tempo, se não houver essa adequação.
Técnicas de como se livrar do mau cheiro
Limpeza constante
A principal dica para garantir de como tirar mau cheiro do ralo do banheiro é manter uma rotina de limpeza frequente. Procure fazer uma faxina caprichada pelo menos uma vez por semana.
Você deverá limpar os azulejos e o box, lavar bem o vaso sanitário, a pia e os ralos – que contribuem muito para o cheiro de esgoto. Remova fios de cabelos, sujeiras (como manchas de lodo) e escolha desinfetantes da sua confiança para evitar a proliferação de fungos e bactérias.
Desentupindo com produtos caseiros
Às vezes, o motivo do odor ruim do ralo tem relação com entupimento. Sabia que em alguns casos é bem simples tirar mau cheiro do ralo do banheiro? Basta você desentupir usando o prático sal de cozinha. Veja o passo a passo no tutorial retirado do youtube e tire suas dúvidas:
Vinagre e bicarbonato
Fazer a limpeza periódica do ralo não só é importante para evitar problemas de entupimentos como ajudam a manter o ambiente limpinho e saudável. Existem uma série de soluções que podem nos ajudar a como tirar mau cheiro do ralo do banheiro e, ainda, protegido e higienizado.
Veja abaixo a lista de produtos que você precisará para fazer essa limpeza:
- Meia xícara de chá de bicarbonato de sódio;
- Três litros e meio de água morna;
- Uma xícara de chá de vinagre branco.
Vamos agora ao passo a passo?
- Misture todos os ingredientes acima em um recipiente;
- Depois despeje a misturinha no ralo;
- Para finalizar, espere cerca de 30 minutos para poder agir;
- Para você saber mais: a combinação acima é ótima para eliminar bactérias e fungos. Além de ser perfeita para remover cheiros fortes.
É de suma importância ressaltar que essa limpeza é emergencial e não substitui se houver outros tipos de problemas que envolvam profissionais da área, como encanadores ou pedreiros.
Portanto, sempre verifique quais são os motivos do mau cheiro do ralo de seu banheiro e procure buscar as resoluções supracitadas, garantindo, assim que o mau cheiro seja resolvido por completo.
Higienização da parte de fora
Se você usou a solução de vinagre com bicarbonato de sódio para eliminar o cheiro ruim, você pode, agora, fazer a limpeza externa do ralo com um desinfetante com aroma de sua escolha (eucalipto, lavanda, pinho ou outra fragrância).
Dessa maneira, além de saber como tirar mau cheiro do ralo do banheiro, o cômodo ficará ainda mais agradável. Existe a opção de você diluir o produto com um pouco de água, usando um pano ou uma esponja para limpar o ralo.
Ventilação do cômodo
Não basta apenas desentupir e fazer uma limpeza mais caprichada nos ralos do banheiro. Outro fator importante de como tirar o mau cheiro do ralo do banheiro é deixando a janela aberta, além de manter a tampa do vaso sempre abaixada.
O odor de esgoto pode vir dos ralos como também do vaso sanitário e infestar o cômodo inteiro. Então, lembre-se de como é fundamental ter ventilação correndo no seu banheiro.
Dica profissional: caso seja necessário, você pode usar a mesma solução de água quente, vinagre e bicarbonato para desinfetar a parte interna do vaso.
Você percebeu que em alguns casos um encanador pode ser necessário, mas que existem ações significativas que ajudam o banheiro a estar sempre bem limpo e cheiroso, certo?
Que tal colocar todo o conhecimento adquirido em prática agorinha mesmo? Seu banheiro agradece!