Sujou a roupa com esmalte? Então tenha calma e resista a tentação de usar removedores, especialmente aqueles a base de acetona. Apesar dessa parecer a solução mais óbvia para tirar esmalte da roupa, acredite, não é a melhor.
Isso porque os removedores de esmalte podem manchar e danificar as fibras do tecido, além de piorar a situação da mancha. E o que usar então? A gente te conta nesse post. Vem ver.
Antes de qualquer coisa é importante que você remova o excesso de esmalte do tecido. Para isso, use um papel absorvente e faça uma leve pressão sobre a mancha, mas sem esfregar para não aumentar a área suja.
Caso a mancha de esmalte já esteja seca então pule essa etapa e veja quais das dicas a seguir melhor se encaixa no seu problema.
Ah, vale lembrar que para cada tipo de tecido existe uma forma mais eficaz e segura de remover as manchas, na dúvida sempre consulte a etiqueta da peça.
Spray de cabelo
Pode apostar: usar spray de cabelo é uma das formas mais práticas e fáceis de tirar mancha de esmalte da roupa.
Comece removendo o excesso de esmalte com um papel absorvente e depois deixe a mancha secar. É mais fácil remover o esmalte seco.
Em seguida, aplique uma pequena quantidade de spray de cabelo sobre a área manchada. Depois você tem duas opções: remover a mancha imediatamente após aplicar o spray ou, então, aguardar a secagem do produto.
No primeiro caso, remova a mancha do esmalte com a ajuda de um cotonete ou escova de dentes, esfregando delicadamente a área afetada.
Já se preferir a segunda opção, espere o spray secar até notar que a tinta do esmalte começou a craquelar, ou seja, ficar trincadinha.
Quando notar essa aparência do esmalte, raspe a mancha com a ajuda de um cabo de colher ou um palito. Evite usar facas ou tesouras para não danificar o tecido.
Após a remoção do esmalte, lave a roupa como de costume. Se ainda notar restos de esmalte na roupa, repita o processo.
Gelo
A técnica do gelo é bem conhecida para tirar chiclete da roupa, mas ela também serve para tirar esmalte, sabia?
A ideia é a mesma: coloque uma pedra de gelo sobre a mancha de esmalte e espere alguns minutos. A tinta deve craquelar e daí basta você puxar o esmalte com a ajuda de uma espátula ou mesmo uma pinça.
Essa dica é super válida para tirar mancha de esmalte de roupas finas e delicadas, uma vez que ela não prejudica as fibras do tecido.
Óleo de coco
O óleo de coco também pode ajudar na remoção de manchas de esmaltes, especialmente no caso de roupas delicadas.
Pingue algumas gotas do óleo sobre a mancha e espere secar. Em seguida esfregue delicadamente a área com a ajuda de uma escovinha.
Depois é só lavar como de costume.
Removedor de esmalte
Em último caso você pode usar o removedor de esmalte para triar a mancha. Mas, atenção: prefira aqueles sem acetona que são menos agressivos as fibras do tecido.
Outra recomendação importante: sempre faça um teste em uma área escondida da roupa, assim você terá certeza que o produto não vai manchar sua peça.
Também é importante frisar que roupas coloridas ou escuras podem se desbotar facilmente com o uso de removedores, por isso, a dica é optar sempre pelos métodos anteriores que não são agressivos.
O removedor de esmalte deve ser usado apenas quando todas as outras tentativas falharam.
Para remover a mancha com removedor dilua uma pequena quantidade do liquido sobre um pedaço de algodão e pressione sobre a mancha pelo lado avesso da roupa.
Faça movimentos suaves e leves fricções para ajudar na remoção da mancha. Lave a roupa assim que concluir a retirada da mancha.
Cuidados na hora de tirar o esmalte da roupa
A gente já falou, mas não custa repetir: antes de tentar tirar qualquer mancha, inclusive a de esmalte, consulte a etiqueta da roupa. O fabricante sempre disponibiliza os produtos que podem e os que não podem ser utilizados naquela peça.
Veja a seguir mais alguns cuidados importantes que você deve ter na hora de tirar o esmalte da roupa:
- O uso de removedor de esmalte é mais indicado para peças fabricadas em jeans, algodão, nylon e poliéster.
- Caso a mancha de esmalte esteja em peças de roupas feitas em tecidos delicados, como sedã, lã, linho e renda, por exemplo, prefira usar outros métodos para remover a tinta.
- Para manchas de esmalte em toalhas de banho a dica é usar óleo de banana, aquele mesmo usado para amolecer o esmalte, sabe?
- Já se notou uma mancha de esmalte no tapete ou no carpete, use removedor de esmaltes apenas em tecidos de cor clara. Se o seu tapete for escuro, prefira a técnica do spray de cabelos.
- E se a mancha de esmalte estiver no sofá? O procedimento deve ser o mesmo da roupa. Primeiro é importante saber o tipo de tecido usado no seu estofado. Em seguida, aplique a técnica mais indicada.
- Tecidos de couro e derivados, como camurça e veludo, por exemplo, não devem ser limpos com removedores. O produto causa manchas. Utilize outra técnica.
Por fim, lembre-se: a prevenção é sempre o melhor remédio. Quando for pintar as unhas tenha cuidado para não deixar o vidrinho de esmalte em superfícies escorregadias ou irregulares. E após concluir a pintura das unhas mantenha as mãos quietinhas por alguns minutos. Além de garantir que suas unhas ficarão bonitas, você ainda evita as temíveis manchas de esmalte pela roupa e pela casa.