Apesar de mais resistente, o aço inox pode apresentar manchas de ferrugem com o passar do tempo.
E vamos combinar uma coisa? Ninguém quer ver a geladeira, o fogão ou o micro-ondas de inox atacado pelo óxido.
O que fazer então? Como tirar ferrugem de inox? A gente te conta tudo nesse post, vem ver!
O que causa ferrugem no inox?
O inox é um tipo de aço misturado ao ferro, cromo e outros minérios que, ao final do processo de produção, recebe uma película que o protege da oxidação. Contudo, essa película pode apresentar pequenas falhas por onde a ferrugem pode penetrar e causar as temidas manchas laranjas amarronzadas.
Além dessa característica natural do inox, existem outros fatores que contribuem como a temperatura do local onde você mora, especialmente nas regiões litorâneas, onde a combinação entre altas temperaturas, a umidade e a salinidade fornecem as condições ideais para o aparecimento dessas marcas.
Também é importante observar os tipos de produtos químicos utilizados na limpeza do inox. Alguns deles (vamos falar melhor sobre o assunto a seguir) são proibidos e devem ser evitados a todo custo, uma vez que podem acelerar o processo de oxidação.
A falta de limpeza é outra causa que potencializa o surgimento da ferrugem no inox. Quanto mais tempo sem realizá-la, maior a probabilidade das manchas tornarem-se visíveis.
Como tirar ferrugem de inox?
Agora que você já sabe como as manchas de ferrugem surgem no inox, aprenda como removê-las adequadamente de modo seguro e prático. Confira!
Bicarbonato de sódio
É claro que o bicarbonato de sódio não poderia faltar nessa lista. O produto é um coringa na limpeza doméstica e pode ser usado tranquilamente para remoção de manchas de ferrugem em inox.
Para tanto, acrescente água ao bicarbonato e forme uma pastinha. Espalhe-a com a ajuda de uma escova de cerdas macias ou esponja e deixe a mistura de molho por algumas horas (se for persistente). Depois desse tempo, retire o excesso com um pano umedecido.
Agora, se a mancha for recente, basta fazer a mesma aplicação mas removê-la em seguida. Você vai ver, a ferrugem sairá como num passe de mágica!
Vinagre
Tá aí um ingrediente que não pode faltar nos lares brasileiros! Muito mais do que apenas temperar a salada, o vinagre é um grande aliado na remoção de manchas, incluindo as de ferrugem em inox. Isso tudo graças à acidez do produto que reage com o óxido e elimina as marcas com muita facilidade.
Bom, você só precisa fazer o seguinte: umedeça a área manchada com um pouco de vinagre branco e água. Em seguida, esfregue delicadamente por todo local afetado com o auxílio de uma esponja macia ou um pano. Se a mancha for de difícil remoção, deixe a superfície de molho por algumas horas e repita o processo.
Batata crua
Por essa você não esperava! A batata crua possui poder de remoção de ferrugem, acredite se quiser. O acido oxálico presente no legume é um ótimo agente de limpeza!
O truque é simples: corte uma batata ao meio e esfregue sobre a mancha. Para tornar o processo ainda mais eficaz, adicione um pouco de bicarbonato de sódio ou umas gotas de limão. Prontinho!
Limão
O limão, assim como o vinagre, é um removedor de manchas de ferrugem natural graças à sua acidez.
Por isso, o raciocínio é o mesmo: esprema o suco de limão diretamente sobre as marquinhas e logo depois esfregue com uma escova ou pano macio. Lembrando que caso a mancha persista, deixe-a de molho por algumas horas e repita o processo.
Removedor de ferrugem
As manchas estão resistentes e difíceis de sairem? A solução é recorrer aos removedores de ferrugem comprados em supermercados e lojas de material de construção.
Uma embalagem com 500ml custa em média entre R$ 25 e R$ 30, mas dura muito. Vale a pena o investimento. Esses produtos possuem uma fórmula mais forte que acaba eliminando a área afetada por completo.
Porém, atenção, preste muita atenção ao manusear já que as substâncias contidas nele são tóxicas. Siga as recomendações de uso do fabricante e não deixe de usar luvas, ok?
Cuidados na limpeza do inox
Além de usar os produtos e as técnicas corretas também é importante tomar alguns cuidados extras na hora de limpar as peças de inox, assim você garante a durabilidade do material e a sua conservação por muito mais tempo.
Veja abaixo algumas recomendações dos especialistas da área:
- Use sempre água fria, no máximo morna, para fazer a limpeza do aço inox. A água quente ou fervente é prejudicial para o material, portanto, evite-a.
- Nunca utilize materiais ásperos, como esponjas de aço, por exemplo. Além de riscar o inox, esses materiais podem criar fissuras na película protetora do aço e acabar facilitando o aparecimento de novas manchas de ferrugem.
- Não use o lado áspero da esponja de lavar louças sobre o aço inox. Utilize a parte mais macia para não riscar ou arranhar a superfície do eletrodoméstico.
- Também não é recomendado o uso de produtos químicos como água sanitária, alvejantes e sapólios, uma vez que eles contribuem para a remoção da película protetora do inox e, consequentemente, aumentam as chances do material apresentar ferrugem. Na dúvida, use apenas detergente neutro, evitando até mesmo os produtos do tipo multiuso.
- Depois de utilizar os métodos indicados anteriormente para a remoção de ferrugem em inox, finalize a limpeza com detergente neutro e água. Aplique com uma esponja macia e seque com um pano macio e que não solte fiapos.
Como evitar manchas de ferrugem no inox?
Depois de todo o trabalho para limpar e remover as manchas de ferrugem dos seus aparelhos de inox, você não vai querer que elas voltem não é mesmo?
Por isso, anote as dicas para evitar novas manchas:
- Evite o contato do inox com o sal. O produto contribui com o aparecimento de manchas na superfície do aço.
- Também é importante evitar o contato de peças de inox com aço comum, como o de palhas de aço, principalmente em associação com a umidade. Essa ligação pode ocasionar pontos de ferrugem na superfície do inox.
- Faça limpezas constantes nos seus eletrodomésticos e peças de inox, especialmente aqueles que você mais utiliza no dia a dia, como o fogão. Ao finalizar o preparo dos alimentos, passe um pano com detergente e depois seque tudo.
- Não deixe os seus equipamentos de inox úmidos ou molhados por muito tempo. A umidade é perfeita para gerar manchas de ferrugem, portanto, atenção.
- O pó que se acumula na superfície dos aparelhos de inox também podem causar manchas de ferrugem. Faça a limpeza constante para que não haja acúmulo de poeira.
- Em regiões litorâneas é recomendado utilizar capas de proteção sobre os aparelhos de inox para protegê-los da umidade do ar e da salinidade.
- Vale ainda recorrer a aplicação de produtos e pinturas capazes de proteger contra a corrosão pela ferrugem, salvando o seu eletro dos danos da oxidação.
Dicas dadas e anotadas, agora é só partir para a limpeza e acabar de uma vez por todas com as manchas de ferrugem dos seus aparelhos de inox.