O mofo é um problema que aparece sempre que deixamos algo em um ambiente úmido, mal ventilado e escuro.
No caso das roupas pode ser resultado de um guarda-roupa pouco arejado, mania de guardar roupas ainda molhadas ou de deixá-las largadas em algum lugar antes de levar para a máquina.
Felizmente, existem várias formas eficazes para removê-lo definitivamente sejam elas brancas ou coloridas e restaurar a aparência de suas roupas. Segue a leitura conosco que te contamos tudo! Vamos lá?
Como evitar o aparecimento do mofo nas roupas?
Evitar o aparecimento de mofo em roupas é fundamental para preservar a qualidade e prolongar sua vida útil. Com algumas práticas simples, é possível minimizar esse risco e manter suas peças livres de manchas desagradáveis.
- Posicione o guarda-roupa em um local que bata sol;
- Abra as portas do guarda-roupa ao menos uma vez por dia para deixá-lo arejado;
- Considere o uso de desumidificador, sachê ou carvão ativado para controlar a umidade em armários;
- Evite encostar móveis onde você guarda suas roupas diretamente na parede, o ideal é ter um espaço de ao menos 2cm entre ambos;
- Organize e limpe o seu guarda-roupa regularmente, ao menos uma vez por mês;
- Guarde suas peças somente se estiverem completamente secas;
- Não deixe roupas úmidas ou molhadas em cestos por longos períodos;
- Coloque as peças da estação anterior – e também aquelas que você não usa muito – dentro de sacos à vácuo;
- Use cabides para pendurar as roupas sempre que possível para que o ar circule livremente entre elas;
Dicas de como tirar o mofo das roupas
O primeiro passo para remoção é avaliar o grau do mofo na roupa. Se você ver apenas manchas esbranquiçadas ou esverdeadas, respire aliviado, pois trata-se de um caso leve. Em situações mais complicadas, você sentirá um odor característico já impregnado nas fibras do tecido.
Em seguida, separe-a de outras peças para evitar a propagação do mofo e eleja um local bem ventilado, de preferência ao ar livre. Além disso, é recomendável o uso de luvas e máscara de proteção durante o manuseio para evitar irritações na pele e olhos.
Antes de aplicar os métodos abaixo, tente escovar suavemente a área afetada com uma escova macia ou pano limpo para remover o excesso do mofo. Feito isso, siga estas dicas básicas para começar a remover o mofo e o bolor das roupas em casa:
Água sanitária
A forma mais fácil e prática de tirar manchas de bolor de suas peças – e também impedir que o fungo continue crescendo na peça – é usando água sanitária. No entanto, tenha em vista que esse produto só pode ser aplicado em roupas brancas já que também serve para tirar a cor.
O ideal é colocar 1 xícara de açúcar em 1 litro de água sanitária e deixar a peça mofada de molho na mistura por meia hora ou 100ml de água sanitária para 5 litros de água, com a peça de molho por até 15 minutos.
Após esse tempo, lave a peça imediatamente e certifique-se de eliminar qualquer resíduo do produto, pois o contato prolongado pode danificar o tecido e causar descoloração.
Vinagre
O vinagre é uma alternativa natural para aqueles que preferem abordagens menos agressivas. Além disso, é útil no caso de roupas delicadas, escuras ou que correm o risco de desbotar se forem colocadas de molho com água sanitária.
Para isso, aplique um pouco de vinagre em um pano e esfregue a mancha de bolor até que ela saia. Se persistir, você pode então deixar a peça de molho em um balde em uma proporção de uma parte de vinagre para uma parte de água.
Não passe dos 20 minutos, em seguida enxágue e lave a roupa normalmente.
Leite fervido
Apesar de pouco convencional, o leite fervido pode ser uma ótima alternativa para tecidos mais sensíveis aos produtos químicos. Basta esquentar um pouco do leite e então colocar sobre a região afetada. Deixe agir por alguns minutos até que a peça clareie e lave a roupa normalmente depois.
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio possui propriedades antifúngicas e neutralizantes de odores, o que torna uma opção ideal para manchas mais difíceis de remover ou aquelas que estão há muito tempo em suas roupas.
Misture uma quantidade suficiente de bicarbonato com água quente a ponto de formar uma pasta espessa e aplique diretamente sobre a área do mofo. Esfregue suavemente com uma escova ou esponja macia para que o produto penetre nas fibras do tecido e deixe agindo por pelo menos uma hora.
Se preferir – e se as roupas danificadas pelo mofo permitirem – você pode colocar uma xícara de bicarbonato diretamente na máquina de lavar, logo após adicionar o sabão e os produtos que usaria normalmente na lavagem.
Suco de limão
O suco de limão pode ser usado em qualquer peça e age como um alvejante natural. Tudo que você precisa fazer é jogar um pouco de suco sobre a mancha de mofo e então deixar a peça exposta ao sol. Depois é só lavar para retirar o mesmo.
Vodka
A vodka, com sua alta concentração de álcool, ajuda a neutralizar odores e retirar as manchas causadas pelo mofo. Para a mágica acontecer, despeje um pouco do produto diretamente sobre a área e espere secar.
Certifique-se apenas de que a vodka tenha um teor alcoólico alto, de preferência acima de 40%.
Alvejante
O alvejante é conhecido por sua ação desinfetante e branqueadora, capaz de eliminar manchas mais persistentes. Para evitar danos ao tecido e descoloração, use com cuidado e aposte naqueles que não possuem cloro em sua composição.
Inicie com um pouco de alvejante sobre a mancha e deixe a peça de molho. Em seguida lave normalmente. Se for uma mancha pequena ou recente, você pode adicionar um pouco de alvejante a própria lavagem na máquina.
Técnicas para remover manchas de mofo
A seco
Indicada para peças que não podem ser levadas à máquina. Para isso, use um borrifador com uma mistura de água com bicarbonato de sódio, vinagre, água e até mesmo vodka.
Antes de borrifar, faça um teste em uma pequena área para garantir que não ocorra danos. Em seguida, pendure a roupa para secar ao sol.
Coloque as roupas no sol
O sol é um grande aliado para acabar com o mofo das roupas. Isso porque os fungos gostam de ambientes escuros e úmidos.
Sempre que puder, coloque suas roupas ao sol, ou caso não possam ser expostas diretamente, deixe que tomem um vento à sombra.
Essa dica é interessante para manchas pequenas, que podem ser removidas com a ajuda de uma escova de roupas e sabão. Logo depois, lave a peça normalmente e deixe que ela seque exposta ao sol ou ao vento.
Na máquina
Se a roupa mofada pode ser lavada na máquina, experimente usar água quente para fazer isso. Assim é mais fácil remover a mancha e também eliminar os fungos causadores do problema.
Caso a peça possa ser lavada apenas em água fria, pode ser preciso mais de uma lavagem para tirar a mancha. Ainda assim, experimente usar alguma das dicas acima para potencializar o efeito de tira manchas.
O que achou dessas dicas para remover mofo das roupas? Coloque-as em prática e restaure suas peças favoritas agora mesmo!
Referências e leitura complementar
- Como remover cheiro de mofo das roupas – Wikihow;
- Como tirar manchas de bolor e mofo das roupas – Cleanipedia
- How to remove mold and mildew from anything and everything – Today
- How to remove mould from fabric – Persil