Tomate é bom e todo mundo gosta!
O que não é muito legal, especialmente em algumas receitas, é a pele do tomate. Isso porque quando ela não é retirada, a textura e o paladar do prato podem sofrer sérias consequências.
Pensando nisso e para te ajudar a se livrar desse pequeno perrengue culinário, reunimos nesse post dicas e truques fáceis de como tirar a pele de tomate. Acompanhe!
Porque tirar a pele do tomate?
Afinal de contas para que você precisa tirar a pele do tomate? Já parou para se perguntar isso? Existem três respostas possíveis para essa pergunta.
A primeira delas tem a ver com a receita que será preparada. Alguns pratos a base de tomate, como molhos e sopas, simplesmente não combinam com a textura fibrosa da pele do fruto, sem contar que ela dificulta o processo de cozimento, já que não desmancha. O resultado é uma receita nada homogênea que perde em sabor e qualidade.
O segundo motivo pelo qual você deve remover a pele do tomate é por conta dos agrotóxicos. Todo mundo sabe que esse é um dos alimentos mais bombardeados por veneno na agricultura comercial.
De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o tomate está entre os três alimentos com maior índice de contaminação por agrotóxicos, ao lado dos morangos e da alface nossa de cada dia.
Inclusive, vale citar, que análises da Anvisa comprovam o uso de substâncias tóxicas nos tomates que já foram proibidas no Brasil. Alias, só para lembrar, o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo.
E sabe onde o agrotóxico fica, em sua maior parte? Impregnado na casca e na pele dos alimentos. Por isso é tão importante lavar e até mesmo remover toda a casca do tomate, dessa forma você elimina o consumo excessivo de agrotóxicos na sua alimentação.
Por último, mas não menos importante, está o terceiro motivo do porque tirar a pele do tomate. A pele fina que encobre o fruto pode causar azia e má digestão, principalmente em pessoas que sofrem com problemas de gastrite.
Bora então aprender como tirar a pele do tomate?
Como tirar a pele do tomate cru: truques e dicas
Como tirar a pele do tomate no fogão?
Uma maneira bem prática e rápida de tirar a pele do tomate é diretamente na boca do fogão. O processo aqui é bem simples. Basta você espetar o tomate com um garfo na parte onde fica o cabo do fruto.
Em seguida, coloque o tomate sobre o fogo da boca do fogão, girando-o lentamente por cerca de 30 segundos. Não encoste demais o tomate no fogo para não cozinhá-lo.
Ao perceber que a casca está se enrolando ou partindo, retire o tomate do fogo e aguarde alguns segundos até que você possa tocá-lo sem se queimar. Daí é só puxar a pele e pronto. O tomate já está descascado!
Apesar de simples, essa técnica não é recomendada para quando você precisa descascar muitos tomates de uma vez. Nesse caso, prefira as dicas listadas a seguir.
Como tirar a pele do tomate na água quente?
Essa segunda técnica, conhecida também como branqueamento, é uma das mais eficientes, práticas e rápidas, especialmente quando se tem muitos tomates para retirar a pele.
O processo se baseia em duas etapas: a primeira é aquecer o tomate em água quente e a segunda é resfriá-lo em água gelada.
Comece levando uma panela com água para ferver. Enquanto isso faça pequenos cortes no tomate em forma de X, na parte oposta ao cabo.
Em seguida, coloque-os dentro da panela com a água já fervendo. Aguarde cerca de um minuto ou até notar que a pele está começando a enrolar e se soltar. Retire-os da água, mergulhando-os imediatamente em uma bacia com água bem gelada. Deixe os tomates repousando no banho de gelo pelo mesmo tempo em que ficarão no cozimento.
Depois é só retirá-los com a ajuda de uma escumadeira. Coloque-os sobre uma tábua e remova as peles que, a essa altura, devem sair bem facilmente.
Dica: não deixe os tomates por muito tempo na água fervendo, assim você evita que eles cozinhem.
Como tirar a pele do tomate com a faca?
Você pode optar também por retirar a pele do tomate com o auxílio de uma faca ou de um descascador próprio para tomates. Lembrando que os descascadores comuns de legumes não servem para descascar tomate, uma vez que a polpa mole e macia do fruto não se ajusta a lâmina desses descascadores.
Outro detalhe importante: para tirar a pele do tomate com a faca é importante contar com uma faca bem afiada, caso contrário a tarefa vai ser muito mais difícil do que parece.
Com a faca ou o descascador em mãos, remova a pele do tomate. Faça isso de modo semelhante ao descascar uma maçã, por exemplo.
Tome cuidado para não se cortar e também tenha uma atenção para não retirar a polpa em excesso e desperdiçar tomate.
Como tirar a pele do tomate no microondas?
A pele do tomate também pode ser facilmente removida no microondas. Aqui, o processo é bem parecido com o do fogão, a diferença é que você irá levá-los ao microondas.
Comece fazendo cortes em formato de cruz no “bumbum” dos tomates. Em seguida, coloque-os dentro de um refratário ou prato (não precisa de água). Ligue o microondas em potência alta por 30 segundos.
Observe se a pele começou a se soltar e enrolar, caso ainda não, volte mais alguns segundos para o aparelho.
Quando a pele estiver enroladinha ou começando a se erguer, coloque os tomates em uma tábua e remova a pele. Cuidado apenas para não se queimar.
Como tirar a pele do tomate no forno?
Se o microondas pode ser usado para tirar a pele do tomate, o forno também pode. O processo é o mesmo, só que mais demorado.
Faça cortes em X nos tomates e ajeite-os sobre uma assadeira. Aqueça o forno e coloque os tomates por cerca de 15 minutos em temperatura média.
Retire-os de lá quando notar que a pele está começando a enrugar. Transfira-os para uma tábua e puxe a pele.
Como usar o tomate sem pele?
Agora que você já sabe tirar a pele do tomate vem a pergunta: onde usar o tomate pelado? (sim, esse é o modo como o tomate sem pele é conhecido).
O tomate pelado é super indicado para o preparo de molhos encorpados utilizados, em geral, no acompanhamento de massas, como macarrão, lasanha, nhoque e ravióli.
Inclusive, você pode aproveitar o momento de safra para comprar uma boa quantidade de tomates e fazer molho para congelar. Assim, você tem molho natural e prontinho para ser usado sempre que precisar, livrando-se de uma vez daquelas massas de tomate industrializadas e cheias de aditivos.
Os tomates pelados também podem ser usados para incrementar ensopados e cozidos de peixe, carne e frango. Outra boa forma de usar os tomates sem pele é na preparação de sopas e caldos quentes, perfeitos para dias de inverno.
E para fechar com chave de ouro experimente usar os tomates pelados para cobertura de pizzas caseiras. Você vai ver a diferença no sabor!
E, então, pronto para tirar a pele dos tomates aí da sua casa e fazer receitas incríveis?
Quer aprender outras técnicas e virar um chef na cozinha? Vem aprender aqui: como plantar tomate, como cuidar de manjericão, como conservar alho, como cozinhar cenoura, como tirar sal da comida.