O vidro é um tipo de material utilizado na confecção de vários tipos de produtos, indo desde portas e telhados até móveis e objetos que mais utilizamos no nosso cotidiano, como mesa de jantar, aparador, cuba, celulares e outros.
Por isso, é muito comum nos depararmos com situações em que é preciso saber como tirar risco de vidro. Afinal, essas superfícies tão delicadas estão mais suscetíveis a sofrer arranhões que podem comprometer sua estética e funcionalidade.
Mas, não se preocupe! Existem maneiras muito simples, acessíveis e rápidas de lidar com essa tarefa desafiadora. Com as técnicas corretas e produtos adequados é possível minimizar ou até mesmo eliminar essas marcas indesejadas. Você não vai nem precisar sair de casa para encontrar produtos que vão te ajudar nesse processo.
Tem algum objeto em casa a ser restaurado e não sabe por onde começar? Acompanhe a leitura e siga as dicas a seguir. Seus problemas acabaram!
Por onde começar a tirar risco de vidro?
O primeiro passo é identificar a profundidade e extensão do dano para determinar a abordagem mais adequada. Feito isso, limpe cuidadosamente a área afetada com água e sabão neutro e seque-a completamente antes de prosseguir. Qualquer resíduo ainda presente pode vir a interferir no processo comprometendo o resultado final.
Independente do tipo de vidro com o qual você esteja lidando é preciso tomar uma série de cuidados para que esse material não seja danificado permanentemente. Em vista disso, essas são algumas precauções que você deve ter:
- Não utilize produtos abrasivos na superfície. Estes podem causar mais danos ao vidro e afetar sua durabilidade;
- Pressionar com muita força ou fazer movimentos bruscos podem danificar ainda mais o risco ou até mesmo quebrar o vidro;:
- Sempre utilize equipamentos de segurança ao manusear o vidro como luvas, máscara e óculos de proteção. Dessa maneira, você evita contato com substâncias químicas perigosas.
Agora que você está ciente quanto ao zelo que deve tomar, confira abaixo alguns métodos de como tirar riscos de vidro utilizando produtos que você, provavelmente, tem em casa. Vamos lá?
6 formas de como tirar risco de vidro
Existem diversas técnicas de como tirar risco de vidro em casa bem como vários produtos que podem te ajudar.
Como tirar risco de vidro usando pasta de dente?
Uma das técnicas mais populares para remoção de riscos leves e superficiais em vidro é utilizando pasta de dente. Explicaremos como realizar esse processo, passo a passo, a seguir:
- Umedeça um pano em água morna. Caso a água quente incomode a sua mão, utilize luvas de proteção;
- Em seguida, esprema sobre o pano um pouco de pasta de dente branca (preferencialmente sem gel ou grânulos) na mesma quantidade que você geralmente usa para escovar os dentes;
- O bicarbonato de sódio presente na pasta pode ajudar a polir o vidro e reduzir a visibilidade do risco;
- Então, aplique a pasta de dente na área riscada e faça movimentos leves e circulares por 30 segundos, ininterruptamente;
- Se os riscos não tiverem sido eliminados por completo, reaplique a pasta de dente e refaça o procedimento até que pareçam menos visíveis;
- Remova todo material com um pano úmido e limpo;
- Por fim, seque bem o vidro com um pano seco e lustre-o depois.
Como tirar risco de vidro usando sabão?
Em alguns casos, os arranhões que aparecem no vidro são causados por acúmulo de resíduos. Assim, a maneira mais apropriada de eliminar essa inconveniência é utilizando apenas um pano ou esponja com água e detergente neutro.
O sabão age como um agente de lubrificação, ajudando a reduzir o atrito durante o processo de polimento e permitindo que a sujeira seja removida de forma eficaz.
Como tirar risco de vidro usando bicarbonato de sódio?
A técnica com bicarbonato de sódio é muita parecida com a da pasta de dente. Esse produto é um potente para realizar a limpeza e cuidado de vários tipos de superfícies. Acompanhe o tutorial abaixo e aprenda como eliminar o risco de forma prática:
- Primeiramente, o bicarbonato deve virar uma pasta. Para isso, misture uma colher de sopa de bicarbonato para cada uma colher de sopa de água. Escolha a quantidade de acordo com o tamanho e número de riscos;
- A consistência deve ser suficientemente espessa para aderir ao vidro, mas não tão líquida a ponto de escorrer;
- Utilize um pano de microfibra limpo umedecido em água morna e o envolva ao redor do seu dedo indicador. É importante que você esteja usando a luva!;
- Passe o pano envolvido em seu dedo na pasta de bicarbonato;
- Em seguida, realize a aplicação da pasta sobre a superfície riscada do vidro fazendo movimentos circulares por 30 segundos;
- Se o risco não tiver saído por completo, repita o procedimento acima;
- Finalize com enxágue da área com água limpa e seque-a com um pano macio.
Como tirar risco de vidro usando produto polidor de metais?
Outra maneira eficaz de tirar risco de vidro é com o polidor de metais. O material com óxido de cério pode ser comprado em qualquer loja de produtos para a casa, depósitos de ferramentas ou supermercados.
Confira todas as etapas que devem ser seguidas ao utilizar esse produto:
- Utilize o polidor de metais para umedecer, levemente, uma bola de algodão. Note que deve-se utilizar uma quantidade pequena desse líquido para não causar danos permanentes ao vidro;
- Então, com um pano limpo e macio espalhe-o uniformemente com movimentos circulares por 30 segundos;
- O polidor de metais ajudará a nivelar a superfície do vidro e a reduzir a visibilidade do risco, polindo-o suavemente;
- Ao final, o risco deverá ter saído. Contudo, se o risco permanecer, use pasta de dente ou bicarbonato para total remoção;
- Remova qualquer excesso do produto e seque-o com um pano macio para evitar marcas d’água ou manchas.
Como tirar risco de vidro com esmalte de unha?
Em casos em que os arranhões estejam mais isolados no vidro, uma ótima maneira de eliminá-lo é com esmalte de unha. Dê preferência ao incolor que seja semelhante à cor do vidro, dessa forma as chances de manchar a superfície permanentemente são nulas.
Assim que tiver separado o esmalte de unha, siga o passo a passo abaixo:
- Aplique uma camada fina e uniforme do esmalte sobre o risco. Evite espalhá-lo além dos danos;
- Certifique-se de não deixar bolhas ou excessos para não comprometer o resultado;
- Deixe-o secando por algumas horas. O esmalte preencherá o risco e ajudará a nivelar a superfície do vidro;
- Se necessário, repita o processo aplicando mais camadas até que o risco esteja menos visível;
- Logo depois, separe um pano limpo e o umedeça com o removedor de esmalte;
- Retire todo o esmalte da região do arranhão. Não faça muita fricção pois isso pode prejudicar o trabalho do esmalte;
- Ao final, passe um pano limpo sobre a superfície do vidro.
Como tirar risco de vidro com rouge de joalheiro?
O rouge de joalheiro é uma substância polidora composta por óxido de ferro ou alumínio, que é comumente utilizada para restaurar o brilho de joias e pedras, mas também é excelente para a remoção de riscos finos em vidros.
Ao contrário das demais soluções acima, o rouge de joalheiro não é tão barato assim. Ele é vendido em pó, barra ou bastão e, em qualquer uma dessas versões, o passo a passo de como tirar risco de vidro é o seguinte:
- Aplique um pouco de rouge de joalheiro sobre os arranhões com a ajuda de um pano que foi umedecido em água morna;
- Em seguida, utilizando esse mesmo pano, realize o polimento da superfície fazendo movimentos suaves por alguns minutos;
- Passe outro pano limpo e umedecido em água morna sobre o vidro até que o rouge esteja removido por completo;
- Por último, use um pano seco para polir o vidro.
Dicas importantes ao realizar uma técnica de como tirar risco de vidro
É importante apontar que, embora os óculos sejam feitos de vidro, você não deve aplicar nenhuma desses métodos caso encontre um risco neles, pois isso pode danificá-los permanentemente. Se precisar remover um arranhão nas suas lentes, leve-as à uma ótica.
Também vale dizer que a prevenção é a melhor saída para evitar riscos em vidros. Use tapetes, toalhas ou lonas de plástico para proteger as áreas onde há maior probabilidade de arranhões, como em mesas de vidro, por exemplo,
Lembrando que os métodos citados podem não ser eficazes em alguns casos, especialmente aqueles mais profundos. Portanto, se o risco persistir considere procurar ajuda de um profissional especializado na área. Eles possuem ferramentas, técnicas avançadas e know how para lidar com arranhões difíceis, garantindo que o vidro seja restaurado com segurança e eficiência!
Bom, como você observou, os truques de como tirar risco de vidro são bem práticos e fáceis de fazer. Que tal começar agora mesmo?