Errou a mão na hora de colocar sal na comida? Não tem problema!
Esse post aqui está cheio de dicas para te ajudar a tirar o sal da comida e evitar que você precise jogar tudo fora.
Dá só uma olhada:
Porque tirar o excesso de sal da comida
Apesar de ser um dos ingredientes mais importantes da culinária, realçando e valorizando o sabor natural dos alimentos, o sal em excesso é prejudicial por inúmeros motivos. Por isso, evitar o excesso é a melhor coisa que você pode fazer. Veja a seguir algumas boas razões para controlar o sal na comida:
Melhora o paladar
Não tem receita que suporte o excesso de sal. Por mais saborosa e bem feita, o sal em excesso vai prejudicar o sabor final da refeição, mesmo que você tenha usado os melhores ingredientes na preparação.
Portanto, para não correr o risco de ter que jogar tudo fora, é bom se atentar para a quantidade de sal que está colocando na panela.
Faz bem para o coração
Retirar o excesso de sal da comida também faz bem para o seu coração e o coração de toda sua família.
Todo mundo sabe que consumir sal em excesso aumenta a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que seja ingerido por dia apenas 5 gramas de sal por individuo, o equivalente a um sachê daqueles colocados na mesa dos restaurantes ou uma colher de chá rasa.
Para as crianças, a quantidade deve ser ainda menor, o equivalente a 3 gramas por dia.
Ajuda a manter a silhueta
O excesso de sal provoca a retenção de líquidos, o que, consequentemente, leva também a um aparente ganho de peso. Mas, na verdade, a pessoa está apenas inchada.
Ao eliminar o excesso de sal da comida você ganha uma silhueta mais fina e alongada.
Cuida da saúde dos ossos e dos rins
O excesso de sal ainda é prejudicial para a saúde dos ossos, uma vez que as chances de desenvolvimento de osteoporose aumenta consideravelmente, já que o sal retira o cálcio dos ossos e o elimina pela urina.
Isso sem falar nos rins. O sal em excesso compromete a função do órgão, levando, inclusive, a formação de pedras e outras doenças renais mais sérias.
Protege o cérebro
Se você sofre frequentemente com dores de cabeça, saiba que isso pode ser sintoma do excesso de sal na comida.
Isso porque o sal reduz o fluxo sanguíneo para o cérebro, deixando-o mais exposto a dores e ao desenvolvimento de síndromes mais graves, como AVC e até mesmo demência.
Como tirar o excesso de sal da comida
Dobre a receita
Se tiver tempo e os ingredientes necessários, dobre a receita. Isso fará com que o sal se dilua proporcionalmente em meio aos demais ingredientes adicionados, equilibrando o sabor.
Aumente, por exemplo, a quantidade de legumes ou carnes na preparação, misturando tudo muito bem.
Adicione mais líquidos
Essa dica funciona muito bem para o caso de caldos, sopas e ensopados. A ideia aqui é adicionar mais líquidos, pode ser tanto um pouco mais de caldo (sem sal) ou até mesmo água, pura e simplesmente.
Mas vale se atentar para um truque importante para que a receita não fique “aguada” demais. Retire um pouco do liquido com excesso de sal que já está na panela e jogue fora, somente depois adicione o liquido sem sal para corrigir o sabor.
Um toque de cremosidade
Alimentos cremosos, como abacate, creme de leite, leite de coco, manteiga ou ricota absorvem o excesso de sal e ajudam na harmonização do paladar.
Alimentos com alta absorção
Outra boa dica de como tirar o excesso de sal da comida é optando por utilizar alimentos com alta capacidade de absorção, como é o caso do arroz e das massas, por exemplo.
Se você não deseja inclui-los na receita, adicione-os na preparação dentro de um pedaço de tecido fino, como voil, por exemplo.
Acidez na medida
Ingredientes ácidos, como limão, vinho e vinagre, são outra boa alternativa para tirar o excesso de sal da comida.
Na verdade, eles não retiram o excesso, apenas conseguem disfarçar bem o sabor salgado marcante.
Adoce a receita
Essa dica aqui é mais inusitada, mas pode funcionar, especialmente se você aprecia um toque agridoce nas preparações culinárias.
Ingredientes doces, como mel, melaço e açúcar (branco ou mascavo) neutralizam o excesso de sal, favorecendo o paladar.
Lave e escorra
Legumes e carnes salgadas em excesso podem ser corrigidos com uma rápida lavagem em água corrente. No entanto, para essa técnica funcionar é importante que o erro tenha sido notado rapidamente.
Isso porque se o alimento já estiver em contato com o sal há mais tempo, as chances do sal ter sido absorvido por completo e maior e, nesse caso, a lavagem não vai adiantar nada.
E a batata?
Existe uma lenda em torno do uso da batata para eliminar o excesso de sal da comida. Mas será que isso realmente funciona?
Sem querer frustrar a crença popular, a batata não tem esse poder. Acontece que o legume absorve tanto o liquido, quanto o sal. Portanto, ela não consegue absorver uma quantidade significativa de sal, a ponto de equilibrar um prato salgado demais.
O que funciona, nesse caso, é usar as batatas como forma de aumentar a receita e, assim, distribuir melhor o sal entre os ingredientes, fazendo com que o prato se equilibre. Seu feijão ficou muito salgado? Veja como tirar o sal do feijãozinho.
Como evitar o excesso de sal na comida
Melhor do que remediar é sempre prevenir, na é mesmo? E com o sal isso não poderia ser mais verdadeiro. Por isso, preste atenção nas dicas a seguir e veja como garantir a quantidade adequada de sal nas suas receitas:
Cuidado com ingredientes salgados
Atenção na hora de colocar sal em receitas que pedem ingredientes naturalmente salgados, como manteiga, queijos e azeitonas, por exemplo. A dica, nesse caso, é calcular a quantidade de sal levando em consideração o sal já existente nesses ingredientes.
Adicione sal aos poucos
Coloque um pouco de sal em cada etapa da receita. Isso garante uma melhor absorção do ingrediente, valorizando ainda mais o sabor e evitando o excesso ao salgar tudo de uma só vez.
Prove um pouco em cada etapa da preparação
Tenha o hábito de provar um pouquinho da receita a cada vez que adicionar sal e vá ajustando a quantidade necessária na medida em que achar adequado.
Atenção para receitas com redução
Algumas receitas que reduzem ao final da preparação, como caldos e cremes, exigem um cuidado maior na hora de adicionar o sal.
Isso porque com a redução dos líquidos, a tendência é que a receita incorpore mais o sal.
Use uma colher ou as pontas dos dedos como medida
Jamais despeje o sal diretamente do pote ou do saleiro na panela. É muito fácil perder a noção de quanto sal foi usado.
Tenha com você uma colher medidora para dosar a quantidade ideal ou use como base a ponta dos dedos na hora de salgar.
Tipos de sal
Existem muitos tipos de sal no mercado. O refinado, por exemplo, dilui e se incorpora mais rapidamente nos ingredientes, enquanto o sal grosso vai liberando sabor aos poucos.
Outro tipo de sal muito usado é o kosher, de sabor mais acentuado, porém concentrado em seus pequenos grânulos. A dica, nesse caso, é usar uma quantidade menor do que a recomendada.
E, então, pronto para salvar aquela receita salgada?