O slime faz o maior sucesso entre as crianças. Quem não curte muito a ideia são os pais.
E por quê? Simplesmente porque o slime gruda em tudo! No piso, no tapete, no sofá, no cachorro e, é claro, nas roupas.
E aí fica a pergunta: como tirar mancha de slime da roupa? A gente te conta todos os truques, vem ver!
Do que é feito o slime?
Para saber como lidar com o inimigo é preciso conhecê-lo de perto. E isso inclui descobrir do que o slime é feito.
Essa massinha grudenta e colorida pode ser fabricada tanto industrialmente, quanto em casa. As crianças sabem disso e muitas delas acabam fazendo o próprio slime. As versões caseiras costumam levar cola branca, espuma de barbear, água boricada e bicarbonato de sódio, além de corantes e outros aditivos que podem variar de acordo com cada receita.
Tais ingredientes são os responsáveis por conferir a textura melequenta e maleável do slime. E são justamente eles também que fazem com que o slime grude por todos os cantos da casa.
Por isso, tendo em vista essa composição, basicamente, tudo o que você vai precisar para tirar mancha de slime da roupa é:
- Água quente;
- Detergente líquido;
- Vinagre;
- Bicarbonato de sódio;
- Gelo.
Não necessariamente nessa ordem, nem mesmo todos esses itens, ok? Você vai entender melhor a seguir!
Qual a situação da mancha de slime?
Antes de partir para a tarefa de remover a mancha de slime é importante que você avalie o tipo de mancha, já que os métodos de remoção variam de caso para caso. Uma mancha de slime novo, ainda bem gosmenta e úmida, exige um cuidado diferente de uma mancha que já está seca.
A mancha úmida não deve ser esfregada, senão você corre o risco de espalhar ainda mais o slime pela roupa. No entanto, também não é aconselhável aguardar muitas horas ou dias para retirá-lo, uma vez que ela pode manchar a roupa de vez.
Outra dica importante: remova o máximo de slime que conseguir usando as mãos, uma colher ou espátula.
Como tirar mancha de slime da roupa: 3 técnicas para testar
Use gelo
Sabe o truque para tirar chiclete da roupa? A mesma ideia se aplica para tirar mancha de slime. Afinal, os dois são grudentos, não é mesmo?
A dica é endurecer a meleca para ela sair com mais facilidade e se desprender totalmente do tecido. Para tanto, basta esfregar uma pedra de gelo sobre a mancha até que ela fique bem gelada.
Você vai perceber o ponto quando o slime parecer que está quebrando. Nessa hora pegue uma espátula ou colher e erga a pontinha do slime e vá puxando até ele se desprender da roupa.
Outra possibilidade, caso a peça seja pequena, é colocá-la dentro do freezer. Sim, você vai congelar a roupa com o mesmo objetivo: endurecer o slime. Se mesmo após usar essa técnica, o tecido continuar com mancha ou partes coladas de slime, vá para a próxima etapa.
Água quente e sabão líquido
A água com sabão líquido é mais uma forma muito eficiente de tirar mancha de slime da roupa, especialmente quando a ideia anterior ainda deixou resíduos na peça.
Para isso, aplique um pouco de sabão líquido diretamente sobre a mancha de slime, espalhando delicadamente com a ponta dos dedos. Deixe agir por alguns minutos e, na sequência, despeje água quente sobre a mancha com sabão.
O slime deve sair por completo. Depois é só proceder com a lavagem normalmente como você já está acostumado.
Vinagre e bicarbonato
Outra técnica que costuma funcionar muito bem na hora de remover mancha de slime da roupa é a do vinagre com bicarbonato.
Essa duplinha já é uma velha conhecida das tarefas domésticas, sobretudo, na lavagem de roupa. E você pode empregá-la para retirar mancha de slime de peças mais delicadas ou roupas brancas, especialmente se a peça não puder ser lavada com água quente.
Nesse caso, faça o seguinte: adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em uma tigelinha e acrescente cerca de três colheres de sopa de vinagre branco. A ideia é formar uma pastinha com os ingredientes. Portanto, vá dosando as quantidades até formar uma mistura cremosa e homogênea na quantidade necessária para remover a mancha da roupa.
Com a pastinha pronta, espalhe-a sobre a roupa e aguarde alguns minutos. Passado algum tempo, esfregue delicadamente a mancha com a ajuda de uma escovinha de roupa ou dentes. A mancha deve sair com facilidade. Continue a lavagem como de costume.
Mancha de slime em outras superfícies
As manchas de slime estão em outros lugares da casa? Então você pode aplicar as mesmas dicas citadas anteriormente para limpar outras superfícies, como tapete, estofados e cortinas.
Evite novas manchas de slime
Você não precisa proibir as crianças de brincar com slime. Mas, é fundamental tomar algumas precauções para evitar que a casa vire uma bagunça e as roupas fiquem sem condições de uso.
Então, anote as dicas a seguir:
- Estabeleça um local da casa para as crianças brincarem com o slime. Pode ser sobre uma bancada improvisada só para isso ou mesmo sobre a mesa de jantar. Forre a mesa com um plástico filme para não fazer sujeira;
- Explique para as crianças que é importante elas colaborarem com a limpeza e organização da casa. Se preciso, peça para elas acompanharem todo o processo de limpeza das manchas, assim elas entenderão que não é tão simples assim manter tudo limpo e em ordem;
- Certifique-se da procedência e da qualidade do slime. Muitos deles são vendidos sem fiscalização alguma, o que é perigoso para a saúde dos pequenos e para a vida útil de roupas e móveis da casa;
- Peça para as crianças guardarem o slime em um potinho próprio quando a brincadeira acabar. Dessa forma é possível evitar que o slime caia sem querer sobre algum objeto e meleque tudo;
- Use roupas mais velhinhas para os pequenos brincarem de slime, assim mesmo que a roupa suje, o dano não será tão grande assim;
- Outra opção é fazer um avental para as crianças vestirem. Dá para improvisar um aventalzinho até com sacola plástica.
Anotou todos os conselhos? Agora é só deixar as crianças se divertirem e serem felizes!