Casa cheirosa e perfumada é tudo de bom, né? E você sabia que pode contar com a ajuda de um difusor de aromas para isso?
Com um difusor (que pode ser elétrico) em mãos, basta adicionar a essência da sua preferência e pronto.
Mas, fora isso, existem alguns macetes que facilitam o uso do difusor e garantem um perfume prolongado por mais tempo. Confira as dicas e aprenda como usar difusor de aromas do jeito certo:
O que é um difusor de ambientes?
O difusor de ambientes nada mais é do que um dispositivo utilizado com o objetivo de dispersar fragrâncias no ar de forma contínua, criando um ambiente perfumado e relaxante. Os difusores podem ser usados para dispersar o aroma de essências artificiais ou de óleos essenciais.
E qual a diferença entre essência e óleos essenciais?
É muito importante saber a diferença entre essência e óleos essenciais. A principal delas é que as essências são sintéticas, fabricadas industrialmente com aromas parecidos ou idênticos aos naturais. Geralmente são mais baratas e encontradas em variedades que não existem na natureza, como tuti fruti, champagne ou chantilly.
As essências também se caracterizam por não possuírem propriedades terapêuticas. Em alguns casos, elas podem até mesmo desencadear alergias respiratórias, por conta dos compostos químicos sintéticos presentes em sua formulação.
Por outro lado, os óleos essenciais são puros e extraídos de plantas, em sua maioria, flores, cascas e folhas.
Eles são mais caros e é fácil entender o por que. A concentração pura dos óleos exige uma grande quantidade de matéria prima para fabricação. Só para você ter uma ideia, para fabricar cerca de 500 ml de óleo essencial de lavanda, um dos mais populares, é necessário utilizar cerca de 80 kg da planta ou 200 pés.
Outra característica dos óleos essenciais é a sua função terapêutica. Eles podem ser utilizados para perfumar a casa, mas enquanto isso estão agindo na saúde física e mental dos moradores. Portanto, tenha atenção na hora de escolher o que usar no seu difusor para garantir o resultado e o efeito necessário.
Tipos de difusores de ambiente
Existem diferentes tipos de difusores de ambientes, cada um com seu próprio método de difusão. Confira os mais populares:
Difusor ultrassônico
Esse é um dos mais populares de difusores. Ele utiliza vibrações ultrassônicas para quebrar a solução de água e óleo essencial em uma névoa fina que é finalmente liberada no ar. Além de aromatizar o ambiente, também pode funcionar como um umidificador, ajudando a melhorar a umidade do ar em locais secos.
Difusor por varetas
Nesse tipo de difusor, um líquido contendo o aroma desejado é colocado em um recipiente aberto, permitindo que o líquido evapore e espalhe o perfume no ar. Conhecido também como difusor por evaporação, esses modelos utilizam palitos de madeira ou varetas porosas que absorvem o líquido e liberam o aroma gradualmente.
Difusor elétrico
O difusor elétrico utiliza eletricidade para aquecer uma solução líquida contendo óleos essenciais ou fragrâncias. O calor faz com que o líquido evapore, liberando o aroma no ambiente. Geralmente, esses difusores possuem configurações de intensidade que permitem controlar a quantidade de fragrância liberada e o tempo de uso do aparelho.
Como usar difusor de aromas?
Que tal agora um passo a passo explicadinho de como usar difusor de aromas?
Escolha o difusor
Comece, é claro, pela escolha do difusor. Existe atualmente uma enorme variedade de estilos e tamanhos. Escolha um que combine com a sua decoração, que atenda ao tamanho do ambiente e as suas necessidades.
Escolha o aroma
Procure por um óleo essencial ou uma fragrância que você goste para utilizar no difusor. É possível optar por uma grande variedade de aromas, como lavanda, eucalipto, baunilha, rosas, entre outros.
Prepare o difusor
O próximo passo é colocar o óleo essencial ou a fragrância escolhida no frasco do difusor, enchendo-o até cerca de 3/4. Se o difusor vier com uma tampa, feche-o. Caso contrário, deixe-o aberto.
Hora das varetas
Em seguida, coloque as varetas no frasco, mergulhando-as completamente nessa solução aromática. As varetas devem ficar saturadas com o líquido.
Vire as varetas
De tempos em tempos, você deve inverter as varetas, colocando a ponta que estava mergulhada no líquido para cima. Isso ajuda a aumentar a dispersão do aroma.
Ajuste a intensidade
Se você preferir um aroma mais suave, utilize menos varetas. Para um aroma mais intenso, adicione mais varetas ao frasco. Você pode experimentar com diferentes quantidades de varetas para encontrar o grau da fragrância desejado.
Cuidado com o difusor
Certifique-se de posicionar o difusor em uma área estável e segura, longe de crianças e animais de estimação. Evite colocá-lo em superfícies que possam ser danificadas pelo contato com o líquido do difusor, como móveis de madeira. Não deixe o difusor, por exemplo, sobre a cama, o tapete ou o sofá.
Reabasteça o difusor
Você vai notar que com o tempo o líquido presente no frasco vai reduzindo. Nesse momento, reabasteça o difusor adicionando mais essência ou óleo essencial.
Como usar difusor de aromas elétrico?
Para usar o difusor de aromas elétrico é bem fácil e o passo a passo é praticamente o mesmo do anterior.
Ou seja, você começa escolhendo o modelo de acordo com o ambiente e as suas necessidades, em seguida, escolhe a essência ou óleo essencial.
O que muda é a montagem do difusor elétrico que, inclusive, pode variar bastante de acordo com cada modelo. O ideal é sempre ler as instruções contidas no manual do fabricante.
Mas, de modo geral, o uso envolve remover a tampa do recipiente ou o reservatório. Na sequência, você deve preenchê-lo com água até a marca indicada.
O próximo passo é adicionar algumas gotas do óleo essencial ou da fragrância da sua preferência. Certifique-se de não ultrapassar a quantidade recomendada pelo fabricante.
Em seguida, conecte o difusor elétrico a uma tomada. Alguns modelos possuem botões ou controles para ajustar a intensidade da fragrância ou definir um temporizador. Assim que terminar as configurações e ligar o difusor, ele começará a aquecer e liberar o aroma no ambiente.
E uma dica importante: cuide da limpeza do seu difusor, seja ele elétrico ou de varetas. A limpeza regular garante o funcionamento adequado do aparelho, prolonga a vida útil e ainda impede que partículas de poeira e sujeira alterem o aroma e a composição do aromatizador.
Quanto tempo dura o líquido no difusor?
O tempo pode variar bastante, já que o líquido sofre influência da temperatura, da quantidade de varetas e do quanto você as rotaciona.
Mas, em média, um frasco de difusor com cerca de 100 ml pode durar até 30 dias. Já os difusores elétricos permitem um controle maior da duração do líquido, já que é você que liga e desliga o aparelho.
Onde usar o difusor de aromas?
Por fim, lembre-se que o difusor de ambientes pode ser usado em qualquer cômodo da casa. Mas é legal combinar o tipo de aroma para cada um desses espaços, assim você obtém o máximo de aproveitamento desse aparelhinho.
Para quartos, por exemplo, é sempre legal usar aromas relaxantes, como lavanda, camomila, e capim santo.
Em salas, ambientes mais sociais da casa, procure por aromas estimulantes e descontraídos, como laranja, limão e baunilha.
Para banheiros, é sempre legal usar aromas que refresquem e tragam a sensação de limpeza, como melaleuca, eucalipto e pinho.
Em escritórios e locais de estudo busque por aromas estimulantes, que melhoram a concentração, como alecrim e hortelã-pimenta.
E na cozinha os aromas que remetem ao próprio aroma natural dos alimentos é sempre uma boa pedida. Canela, cravo e gengibre, por exemplo, são ótimas opções. E, então, qual desses aromas você vai testar primeiro?
Aproveite também para ver sobre velas aromáticas, umidificador de ar e como usar umidificador de ar.