Fazer o arroz do dia a dia parece uma tarefa bem simples, certo? Nem sempre. Um simples erro na proporção entre água e arroz pode colocar tudo a perder.
Se você deixar a panela mais tempo no fogo do que deveria, o arroz queima, a água transborda e o que era para ser simples, pode se transformar em um verdadeiro caos.
E, convenhamos, em tempos modernos, o que mais a gente quer nessa vida é um arroz soltinho, macio e que não dá trabalho nenhum para ser feito!
Para isso, felizmente, podemos contar com a ajuda da panela de arroz elétrica. Mas você sabe como usar esse equipamento? E isso que vamos te contar a seguir, continue acompanhando!
Qual a história da panela de arroz elétrica?
Como toda invenção humana, a panela de arroz elétrica também foi criada para simplificar, agilizar e melhorar a vida moderna.
A história começa no século XX lá no Japão em meados da década de 1950 quando o engenheiro Yoshitada Minami, que trabalhava para a empresa Matsushita Electric Industrial Co., agora conhecida como Panasonic, criou o primeiro modelo.
A primeira versão da panela era chamada de “Automatic Rice Cooker“.
Não demorou muito para que a panela de arroz elétrica se populariza-se no Japão, graças, é claro, a conveniência e a qualidade do arroz que produzia.
Nas décadas seguintes, a popularidade das panelas de arroz elétricas se espalhou pelo mundo impulsionadas por marcas japonesas famosas como Zojirushi, Tiger e Toshiba.
Ano a ano, a tecnologia dessas panelas só avança. O que antes se limitava apenas a recursos como temporizadores programáveis e termostatos automáticos, com o tempo, as panelas de arroz elétricas evoluíram para incluir ainda mais recursos.
Hoje em dia eles possuem a capacidade de cozinhar outros tipos de grãos, como quinoa, aveia e cevada, além de funções de cozimento a vapor para legumes e outros alimentos.
Por que você deveria ter uma panela de arroz elétrica?
Facilidade de uso: As panelas de arroz elétricas são extremamente fáceis de usar, mesmo para iniciantes na cozinha. Basta adicionar o arroz e a água, selecionar as configurações apropriadas e deixar a panela fazer o trabalho. Não é necessário supervisionar o processo de cozimento.
Cozimento uniforme: Com a panela elétrica de arroz o cozimento dos grãos é sempre uniforme, o que nem sempre acontece no processo tradicional no fogão. Isso porque elas monitoram a temperatura e o tempo automaticamente, resultando em um arroz perfeitamente cozido, sem riscos de queimar.
Economia de tempo: Outra grande vantagem das panelas elétricas é a economia de tempo. Elas fazem todo o processo sozinhas e você pode usar o tempo que ficaria monitorando o arroz para realizar outras tarefas.
Conservação do sabor e textura:O cozimento controlado e a tampa vedada das panelas de arroz elétricas ajudam a manter o sabor, a textura e a umidade do arroz, garantindo que ele fique delicioso por mais tempo.
Diversidade de tipos de arroz: Muitas panelas elétricas oferecem configurações para diferentes tipos de arroz, como arroz branco, integral, jasmim, basmati, entre outros. Isso permite que você cozinhe uma variedade de pratos com diferentes tipos de grãos usando a mesma panela e sem se preocupar com o resultado.
Funções adicionais:Além de cozinhar arroz, as panelas elétricas também oferecem funções adicionais, como a capacidade de cozinhar a vapor, preparar mingau de aveia, cozinhar quinoa, entre outras opções, tornando o equipamento ainda mais versátil no preparo de diferentes receitas.
Manutenção fácil: A limpeza de uma panela de arroz elétrica é simples, isso porque ela conta com componentes removíveis, como a tigela interna e a tampa, que podem ser lavados tanto à mão, quanto na máquina de lavar louça.
Manutenção da temperatura: Outro benefício das panelas de arroz é a função de “manter aquecido” que conserva o arroz a uma temperatura ideal após o cozimento, permitindo que você o sirva quente a qualquer momento.
Como usar panela de arroz elétrica?
Fazer arroz na panela elétrica é mais simples do que você imagina, acompanhe o passo a passo a seguir:
Prepare o arroz
Comece medindo a quantidade de arroz que deseja cozinhar. Para ter uma ideia da quantidade, recomenda-se cerca de ½ xícara de arroz cru por pessoa.
Lave o arroz sob água corrente até que a água saia clara. Isso ajuda a remover o excesso de amido e a melhorar o sabor do arroz.
Faça um refogado
Assim como no preparo do arroz no fogão, você também pode fazer um refogadinho de alho e cebola para o arroz ficar mais saboroso.
Para isso, basta pingar um fio de óleo na tigela interna da panela e adicionar a quantidade desejada de alho e cebola bem picadinhos.
Ligue a panela na tomada
Na maioria das panelas de arroz elétricas, você encontrará configurações de cozimento, como “arroz branco”, “arroz integral”, “arroz rápido”, entre outras. Selecione o modo de cozimento desejado.
Após selecionar a configuração apropriada, pressione o botão de início (geralmente chamado de “cozinhar” ou similar). A panela começará a aquecer. Deixe o refogado dourar, em seguida adicione o arroz lavado dentro da tigela interna e mexa.
Coloque a água
Adicione a quantidade adequada de água de acordo com o tipo de arroz que está cozinhando. Em geral, para o arroz branco utiliza-se duas xícaras de água para cada xícara de arroz.
Aguarde o cozimento
Acerte o sal, tampe a panela e a partir daí o aparelho monitorará a temperatura e o tempo de cozimento automaticamente. O arroz será cozido no ponto desejado e a panela passará para o modo “manter aquecido” assim que o cozimento estiver concluído.
Hora do repouso
Deixe o arroz repousar na panela por alguns minutos antes de servir para terminar de absorver o vapor e ficar mais soltinho.
Limpeza
Depois da refeição, você deve limpar a panela de arroz. Mas essa é uma tarefa bem simples. Basta desligar o aparelho da tomada e esperar que esfrie.
Em seguida, remova a tigela interna com cuidado e lave-a, juntamente com a tampa, na mão ou na máquina de lavar louça, usando apenas detergente e uma bucha macia.
Viu só como usar panela de arroz elétrica é bem fácil e simples? Agora é só manter essa aliada sempre do seu lado aí na cozinha.
Quer se aventurar no mundo culinário e aprender todos os seus segredinhos? Espia aqui: como cozinhar quinoa, como tirar óleo do feijão, como tirar baba do quiabo, como conservar alimentos, como derreter chocolate.