Você sabe como usar papel manteiga? Esse e outros itens culinários muitas vezes são mal utilizados ou mal aproveitados.
Com eles é possível fazer coisas que vão muito além de cozinhar.
Por isso, trouxemos nesse post dicas e informações úteis para você usar o papel manteiga com a máxima funcionalidade. Bora conferir?
Como usar papel manteiga para assar bolo?
A forma mais comum de usar papel manteiga é para assar bolo. E não é para menos, afinal, o papel, que possui uma fina camada encerada, impede que o bolo grude, tornando o processo de desenformar mais fácil e prático.
Mas existe um jeito certo de como usar papel manteiga para assar bolo? Sim, mas não se preocupe porque é bem simples.
Você precisa apenas medir o formato da assadeira e cortar o papel em uma medida um pouco maior de modo que ele cubra as laterais da forma.
Feito isso, aperte o papel junto as laterais da assadeira para que ele crie o formato e se ajuste.
Depois é só despejar a massa e levar ao forno. Ao usar o papel manteiga não há necessidade de untar a forma.
Uma das grandes vantagens do uso do papel manteiga para assar bolo é que ele conserva a umidade do doce, deixando-o mais fofinho.
O papel manteiga também ajuda a controlar a temperatura do forno, já que muitas formas, principalmente as de alumínio, aquecem muito rápido podendo queimar a massa, antes mesmo dela assar. Nesses casos, o papel manteiga forma uma proteção e permite que a massa asse mais lentamente.
Usar papel manteiga em forma retangular e quadrado está ok, você já entendeu. Mas é como usar papel manteiga para assar bolo em forma redonda? O vídeo a seguir te dá todos os macetes, confira:
17 usos do papel manteiga no dia a dia
Que tal agora aprender como usar papel manteiga de maneiras variadas e inusitadas? Veja as dicas:
Aumentar a altura da forma
Fez muito massa e a forma é pequena ou, então, você quer deixar o bolo mais alto de propósito? A dica aqui é usar uma folha de papel manteiga para “aumentar” a altura da forma. Assim, a massa não transborda e o bolo fica lindão.
Fazer um funil
Nem sempre a gente tem tudo o que precisa em mãos, certo? Exemplo disso é o funil. Mas, por sorte, papel manteiga é algo que quase sempre tem sobrando. Por isso, use-o para substituir o funil.
Basta fazer um cone e pronto. O funil de papel manteiga pode ser usado para alimentos líquidos e sólidos.
Forrar grelha
Sabe aquelas grelhas elétricas que evitam o contato da carne e outros elementos com a gordura? Elas são ótimas para manter a saúde em dia, mas dão um trabalhão para limpar porque a sujeira fica acumulada no fundo.
Quer uma solução para esse impasse? Forre o fundo da grelha com papel manteiga.
Cobrir alimentos no micro-ondas
Outra situação comum na cozinha é precisar levar um alimento ao micro-ondas e descobrir que o pote está sem tampa. Sem desespero nessa hora.
O problema pode facilmente ser resolvido com papel manteiga. Ele está liberado para uso no aparelho e ainda evita todos aqueles respingos de comida.
Fechar garrafa de vinho
Perdeu a rolha da garrafa de vinho? A bebida não precisa ficar aberta por causa disso.
Conserva-a improvisando uma “rolha” de papel manteiga. Depois que encontrar a rolha original é só fazer a troca.
Polir metais
Torneiras, suportes e outros materiais feitos de metal tendem a criar manchas com o tempo de uso. Mas você pode dar um jeito nisso usando papel manteiga.
Isso mesmo! A cera presente no papel manteiga lustra, dá brilho e remove manchas. Por essa você não esperava, não é mesmo?
Secar chocolate
Para quem gosta de fazer doces e outras sobremesas com calda de chocolate já deve ter experimentado a sensação de não saber onde colocar o doce para “secar” sem fazer uma lambança geral na cozinha.
A dica nesse caso é forrar a bancada com papel manteiga e colocar os biscoitos, pães ou frutas para secar ali. O chocolate não cola no papel, se desprendendo facilmente após a secagem.
Criar decorações de confeitaria
Outro uso muito legal do papel manteiga para quem ama confeitaria é usá-lo como auxiliar de decorações.
O papel manteiga pode ser usado como apoio para suspiros, fios de chocolate e decorações variadas feitas com glace, por exemplo.
Enrolar massa
Precisando fazer um rocambole ou enrolar uma massa? Conte com o papel manteiga para isso. Ele torna o processo muito mais simples e eficiente com a vantagem de não grudar em nada.
Faça um stencil
Saindo da cozinha agora para o mundo da decoração. Você sabia que o papel manteiga rende um ótimo stencil? Sim, isso mesmo! Aquele molde vazado feito para pintura.
Você precisa apenas passar o desenho para o papel e recortar. Depois é só ir aplicando-o onde desejar.
Tirando cópias
Quem nunca precisou de ajuda para fazer a cópia de um desenho? Quem tem criança em casa sabe muito bem disso.
E para tornar o processo mais simples você pode usar o papel manteiga para fazer essa transferência. Perto da luz, o papel é transparente o que facilita enxergar o que tem embaixo.
Desemperrar objetos
Um zíper emperrado ou uma cortina que não corre direito no trilho pode estar com os dias contados depois dessa dica. Isso porque você pode friccionar o papel manteiga contra essas superfícies metálicas.
O papel vai encerar o local que está travado, fazendo com que o zíper ou o trilho da cortina voltem a correr facilmente.
A dica funciona para outros objetos que também estão emperrados, como o trilho da janela, por exemplo.
Forrar gavetas
O papel manteiga também é ótimo para forrar gavetas, tanto dos armários da cozinha, quanto dos armários dos quartos e até dos banheiros. Isso porque o papel facilita a limpeza e ainda ajuda a proteger os utensílios armazenados.
Proteger tecidos finos
Seda, veludo e outros tecidos que exigem cuidado na hora de armazenar podem ser embalados em papel manteiga.
O papel protege os tecidos da poeira e de insetos como traças, sem que eles percam a capacidade de “respirar”, como aconteceria com um saco plástico, por exemplo.
Embalar alimentos
Precisa embalar um alimento e está sem nenhum pote em casa? Use o papel manteiga para isso. Ele conserva e protege o alimento, sem fazer sujeira na geladeira. Vale, inclusive, utilizá-lo para embalar frutas.
Embrulhar presentes
Essa dica é muito legal, apesar de também ser bem inusitada. O papel manteiga rende um embrulho de presente bem bonito e quebra aquele galho quando você não tem nenhuma embalagem em casa. Para garantir o sucesso do embrulho, finalize o pacote com um laço de fita bem bonita.
Conservar pincéis
Os pincéis quando não são conservados corretamente ficam duros e secos, quase impossível de reutilizar. Quer evitar esse problema? Então depois que acabar de usar os pincéis, lave-os, deixe-os secar e, em seguida, embrulhe no papel manteiga. A cera do papel vai “hidratar” suavemente as cerdas e os pinceis não ficarão ressacados.
E, então, gostou das dicas? Agora você já sabe como usar papel manteiga de diferentes maneiras aí na sua casa. Divirta-se!