Quem sofre com problemas respiratórios com certeza já ouviu falar no umidificador de ar.
Mas será que o aparelho é tudo isso mesmo? Vale a pena o investimento? Essas e outras dúvidas a gente esclarece para você aqui nesse post. Vem ver.
O que é umidificador de ar?
Umidificador de ar é um aparelho para uso doméstico e interno fabricado com o objetivo de aumentar a umidade relativa do ar.
Por isso mesmo ele é muito utilizado nas épocas mais secas do ano que, por aqui no Brasil, corresponde as estações de outono e inverno.
Os modelos de umidificadores mais modernos transformam a água de dentro do recipiente em vapor.
Esse vapor carregado de micropartículas de água é o responsável por garantir a sensação de bem estar que o umidificador proporciona.
Qual a diferença entre umidificador e vaporizador?
Muita gente confunde “umidificador de ar” com “vaporizador de ar”. Realmente eles são bem parecidos e possuem o mesmo objetivo: umedecer os ambientes.
No entanto, o modo de funcionamento entre eles é diferente. O vaporizador de ar transforma a água em vapor por meio do processo de aquecimento e ebulição. A água então evapora e umedece o ambiente.
Contudo, o vaporizador tem a desvantagem de aquecer demais, podendo causar queimaduras graves.
Já o umidificador transforma a água em vapor por meio de um processo diferente, que não envolve o aquecimento. Ao usar alta frequência, o umidificador transforma a água em micropartículas, ou seja, vapor, só que de uma forma muito mais segura.
Para que serve umidificador de ar?
Você já sabe que o principal objetivo do umidificador de ar é umedecer os ambientes, certos?
Mas quais as vantagens disso? Em primeiro lugar, o aparelho elimina os desconfortos trazidos pelo clima seco, o que inclui nariz coçando, garganta raspando e olhos secos.
Isso sem falar na pele e no cabelo que quase gritam por socorro quando o tempo está seco demais.
Outra vantagem do umidificador é que ele também contribui com a preservação de móveis fabricados em madeira natural, já que a baixa umidade do ar causa o ressecamento e a perda de brilho do material.
Ah, e se você tem plantas em casa saiba que elas também vão agradecer a presença do umidificador. Isso porque o clima seco prejudica a saúde das verdinhas, deixando as folhas murchas e ressecadas.
Quem tem alergia também sofre muito com o tempo seco. Nessa época do ano é comum que crises respiratórias, incluindo asma, rinite, sinusite e bronquite, aumentem consideravelmente.
Por isso, o umidificador de ar é indicado para tratar os sintomas que costumam acompanhar essas doenças, como:
- Pele seca;
- Congestão sinusal;
- Garganta seca;
- Irritação do nariz;
- Narizes que sangram;
- Cordas vocais irritadas;
- Tosse seca;
- Lábios rachados;
Os umidificadores ainda ajudam a dormir melhor, reduzindo quadros de apneia do sono e até mesmo o ronco.
Falta e de ar e dificuldade para respirar, principalmente a noite, também podem ser combatidos com a ajuda de um umidificador de ar.
Isso tudo gastando bem pouca energia, sabia? Essa é outra vantagem do aparelho, ao contrário do ar condicionado, um vilão da conta de energia.
Ou seja, a sua conta de luz não vai subir por causa do umidificador. Pode usar sem medo.
Pode usar umidificador de ar em todos os ambientes?
Sim, você pode usar umidificador de ar em todos os ambientes da casa, principalmente aqueles de maior permanência, como a sala e os quartos.
Inclusive, o umidificador pode ser usado sem receios em quartos infantis e de bebê. No entanto, o umidificador apenas não é indicado para ambientes externos, como varandas e jardins.
Existe alguma restrição no uso do umidificador? Quais cuidados tomar?
O umidificador de ar, mesmo sendo muito recomendado, não deve ser usado em excesso.
Quando a umidade do ar está muito alta, os ambientes podem sofrer com mofo e proliferação de bactérias, o que acaba sendo muito prejudicial para quem tem problemas respiratórios.
Também é importante usar água destilada no umidificador. A água da torneira geralmente contem minerais pesados que são prejudiciais para a saúde humana. O uso da água destilada garante uma umidificação 100% livre de impurezas.
Outro cuidado importante é manter a limpeza do umidificador em dia. Um aparelho sujo libera no ambiente bactérias e diversos outros micro-organismos.
Como usar umidificador de ar?
Veja a seguir um passo a passo simples para aprender como usar umidificador de ar sem erros.
Leia o manual
Comece pelo óbvio: leia o manual. Pode parecer bobeira, mas muita gente deixa de fazer isso e perde coisas importantes.
A primeira delas é correr o risco de danificar o aparelho por mau uso. Outro problema é que muitas funções e configurações deixam de ser usadas porque você simplesmente desconhece a existência delas.
Portanto, faça essa leitura sem pressa e aprenda a mexer corretamente no umidificador a partir das instruções de quem tem propriedade para falar sobre o assunto, ou seja, o próprio fabricante.
Escolha uma superfície plana
Leu o manual? Agora é hora de ajeitar o aparelho em um local seguro. Isso significa utilizar uma superfície plana, de modo que o umidificador não caia ou tombe.
Uma mesa, um rack ou bancada, por exemplo, são boas opções para usar o aparelho. Mesmo assim, evite mantê-lo muito perto das bordas para que um esbarrão não jogue o aparelho no chão.
Ao mesmo tempo, evite colocar o umidificador sobre a cama, o sofá ou o tapete. Essas superfícies macias não garantem estabilidade para o aparelho. Além dele cair, as funções podem ser prejudicadas.
Configure o aparelho
Hora de configurar o aparelho de acordo com as suas necessidades. Isso vai variar muito de modelo para modelo, por isso, mais uma vez, a dica é ler o manual para conferir todas as possibilidades que o seu umidificador oferece.
Mas uma coisa é certeza: você vai precisar regular o nível de umidade que espera do aparelho. O recomendado é que a umidade do ar fique em torno de 30% a 50%.
Portanto, ao ajustar o umidificador leve em consideração a umidade que já está presente no ambiente naturalmente.
Vale citar também que alguns modelos possuem opção de uso de óleos essenciais. Verifique isso no manual antes de usar o produto. O uso de qualquer outro elemento não indicado pelo fabricante pode causar danos ao umidificador.
Afaste de móveis e objetos
Outra dica importante: procure usar o umidificador de ar afastado de móveis, paredes e objetos de um modo geral.
Isso porque a umidade que sai do aparelho pode se concentrar nessas estruturas trazendo problemas como mofo.
O melhor a fazer é deixar o umidificador afastado, no mínimo, 50 centímetros de qualquer objeto.
Evite o uso prolongado
Mesmo que o dia esteja bem seco você não precisa manter o umidificador ligado durante o tempo todo.
A umidade do ar pode subir demais o que também não é saudável. O recomendado é manter o umidificador ligado por cerca de três a quatro horas.
Em alguns modelos é possível programar o tempo de funcionamento do aparelho, o que é bem útil para que você não se esqueça dele ligado, inclusive ao sair de casa.
Como usar o umidificador de ar no quarto?
Se a sua intenção é usar o umidificador no quarto, então veja as dicas que trouxemos a seguir:
Ligue algumas horas antes de dormir
Lembra que não se deve usar o aparelho por tempo prolongado? Pois é! No quarto, pior ainda, já que a umidade do ar costuma aumentar naturalmente na madrugada.
Manter o aparelho ligado durante toda a noite vai deixar o quarto úmido demais, podendo gerar mofo no ambiente.
Por isso, a dica é ligar o umidificador apenas algumas horas antes de você ir dormir.
Posicione o aparelho longe do rosto
Nada de dormir com o umidificador colado com o rosto. Lembre-se: umidificador não é inalador.
Coloque o aparelho a uma distância de, no mínimo, 60 centímetros. Ele também não precisa estar posicionado perto da sua cabeça. Você pode deixá-lo na base da cama, mais próximo dos pés.
A umidade vai circular por todo o ambiente, não se preocupe.
Limpe o umidificador após o uso
Ao finalizar o uso do umidificador limpe-o, sempre. Não deixe água de um uso para o outro.
Do lado de fora você pode fazer a limpeza usando apenas um pano macio e seco ou, se preferir, levemente umedecido com um pouco de vinagre branco.
Por dentro, a limpeza consiste no reservatório de água. Periodicamente, remova-a para lavar com água morna e detergente neutro.
Seque bem e recoloque no aparelho.
Como escolher umidificador de ar?
Existem inúmeros modelos de umidificadores de ar no mercado. A escolha depende do seu orçamento, já que os valores variam bastante, mas também da sua necessidade.
Os modelos mais potentes são indicados para ambientes grandes, isso porque eles possuem uma capacidade maior de umidificar o espaço por completo.
Já os de menor potência são suficientes para ambientes pequenos, uma vez que usar umidificadores muito potentes em espaços apertados pode gerar umidade em excesso.
Agora que você já sabe como usar umidificador de ar é só procurar pelo modelo que mais atende suas necessidades.