A cômoda para quarto de bebê é um dos móveis mais úteis que existe e não pode ficar de fora do planejamento desse espaço tão especial. Mas antes de comprar a cômoda é preciso se atentar para alguns detalhes que são muito importantes e que interferem tanto na parte estética, quanto na questão funcional do quarto. Quer saber quais são? Então continue acompanhando o post para descobrir:
Dicas para acertar na escolha da cômoda para quarto do bebê
Tamanho da cômoda
A cômoda do bebê deve ser proporcional ao tamanho do quarto, portanto, a primeira dica é tirar as medidas da parede onde pretende colocar o móvel e escolher um modelo que se encaixe adequadamente ao lugar. Ainda é preciso levar em consideração se outros móveis ficaram próximos e se um não irá atrapalhar o outro.
Para quem tem pouco espaço disponível uma dica é optar por um berço com cômoda, modelo mais compacto e que consegue dar conta do recado.
Também lembre-se de considerar que bebês crescem muito rápido e, na grande maioria das vezes, é preferível optar por um modelo de cômoda maior que consiga acompanhar esse crescimento, caso contrário, a cada nova fase da criança você vai precisar readequar todo o quarto.
Cômoda ou guarda roupa para o quarto do bebê?
Muitos papais se perguntam se é melhor comprar uma cômoda ou investir logo de cara em um guarda roupa para o bebê. Se o quarto for grande é possível optar pelos dois. Mas se o quarto for pequeno, a cômoda talvez seja a opção mais indicada. Isso porque como o móvel é menor e mais baixo naturalmente ele contribui para ampliar o ambiente, ao contrário do guarda roupa que tende a ocupar um espaço maior.
Uma cômoda de tamanho médio pode servir para o seu bebê até uns três ou quatro anos de idade, depois você pode optar por um guarda roupa.
Outra vantagem da cômoda na primeira infância do bebê é que ela também serve como trocador (falaremos disso no próximo tópico).
Cômoda multiuso
Além de guardar e organizar as roupinhas, sapatinhos e produtos de cuidado pessoal, a cômoda para bebê também é um ótimo trocador, ou seja, em um mesmo móvel você tem duas funções, o que é ideal para quartinhos pequenos.
No mercado existem cômodas para bebê que já vem com trocador incluso, mas você pode facilmente criar um a partir de um acolchoado baixo. Se a parte superior da cômoda ainda tiver espaço, não hesite em usá-lo para acomodar uma bandeja com os itens para a higiene do bebê como lenços umedecidos, fraldas, algodão, pomada e álcool.
Segurança é essencial
Em se tratando de quarto infantil, segurança nunca é demais. E no que diz respeito a cômoda não seria diferente. Escolha um modelo com bordas arredondadas e providencie travas de segurança nas gavetas e portas. Outra dica é evitar puxadores que possam servir como apoio para possíveis escaladas.
Estilo também conta
Conforto, funcionalidade e segurança são indispensáveis no quarto do bebê. Mas é claro que os papais também querem deixar o quartinho lindo, não é mesmo? Por isso, não se esqueça de combinar a cômoda com os demais elementos da decoração e, caso tenha escolhido um estilo próprio para seguir – como o provençal ou escandinavo – leve essas referências para a cômoda também.
As cômodas para quarto de bebê brancas são as mais populares, justamente por serem fáceis de encaixar na decoração, mas nada impede que você adicione elementos a esse móvel para deixá-lo mais encantador, como puxadores coloridos ou adesivos, por exemplo.
Onde comprar a cômoda para o quarto do bebê?
Lojas que vendem cômoda para quarto de bebê é o que não falta, sejam elas físicas ou onlines. Pela internet você encontra os melhores preços e lojas como Americanas, Magazine Luiza e Casas Bahia oferecem modelos bem diversificados.
Outra opção é garimpar em um brechó uma cômoda para bebê usada. Como esse tipo de móvel perde a função rapidamente, muitos papais acabam doando ou vendendo a cômoda em ótimo estado de conservação. Pela internet é possível encontrar cômodas usadas para bebê em sites como Enjoei, OLX e Mercado Livre.
Veja agora uma seleção linda e apaixonante de fotos de cômodas para quarto de bebê. Inspire-se antes de escolher o modelo perfeito para o seu baby:
Confira 60 lindos modelos de coômoda para quarto de bebê
Imagem 1 – Cômoda para quarto de bebê em madeira: modelo moderno e diferenciado.
Imagem 2 – O quartinho branco trouxe uma cômoda cor de rosa suave com puxadores em concha no estilo retrô.
Imagem 3 – O quartinho branco trouxe uma cômoda cor de rosa suave com puxadores em concha no estilo retrô.
Imagem 4 – A cômoda para o quarto do bebê nem sempre precisa ter aquele jeito infantil; essa aqui, por exemplo, surpreende pelo design marcante.
Imagem 5 – Cômoda para o quarto do bebê cinza: os puxadores dourados são pequenos diferenciais.
Imagem 6 – Uma dica: se tiver uma cômoda sem uso em casa revista-a com adesivo e o quarto do bebê ganha um móvel novinho.
Imagem 7 – Cômoda de madeira rústica com puxadores embutidos: modelo moderno e minimalista; o que não cabe na cômoda fica no closet aberto.
Imagem 8 – Cômoda de madeira rústica com puxadores embutidos: modelo moderno e minimalista; o que não cabe na cômoda fica no closet aberto.
Imagem 9 – A cômoda para bebê levemente desgastada traz um visual rústico e delicado para o quartinho.
Imagem 10 – Que charme essa cômoda verde com nichos abertos; além da cor diferente, o modelo também surpreende.
Imagem 11 – Inspiração de cômoda para quartinho de bebê estilo escandinavo.
Imagem 12 – Nicho aberto no lugar da cômoda; ideal para quartinhos de bebê maiores.
Imagem 13 – Cômoda grande para bebê com espaço para cesto de roupas sujas.
Imagem 14 – Cômoda branca para bebê: modelo atemporal e que sempre vai bem.
Imagem 15 – O destaque dessa cômoda vai para os puxadores modernos e nada infantis; repare que o trocador foi produzido separadamente.
Imagem 16 – Uma cômoda do tamanho das necessidades do bebê.
Imagem 17 – Cômoda amarela para quarto de bebê; moderna e que pode tranquilamente acompanhar a criança em seu desenvolvimento.
Imagem 18 – Puxadores como o dessa cômoda são os mais indicados para quartos de bebê.
Imagem 19 – O quartinho de bebê estiloso pede por uma cômoda à altura.
Imagem 20 – Cômoda para quarto de bebê em madeira: rusticidade e aconchego .
Imagem 21 – Cômoda para quarto de bebê branca com nichos na parte de trás; o closet aberto completa o visual do ambiente.
Imagem 22 – Compre uma cômoda simples e adicione detalhes que façam a diferença, como os puxadores e os pés.
Imagem 23 – Não aprece, mas é um quartinho de bebê: aqui, os clichês foram deixados de lado, inclusive no modelo da cômoda.
Imagem 24 – Cômoda para bebê com espaço para trocador e kit higiene.
Imagem 25 – Cômoda e berço combinando: uma opção muito comum de decoração infantil.
Imagem 26 – Nesse quarto de bebê menina, a cômoda segue um delicado degradê de tons de rosa.
Imagem 27 – Cômoda de madeira maciça para o quarto de bebê: um móvel para durar a vida toda.
Imagem 28 – Cômoda e decoração completamente integradas nesse quartinho.
Imagem 29 – Lúdica e descontraída, essa cômoda de bebê traz puxadores em formatos de números.
Imagem 30 – A cômoda branca desse quartinho de bebê ganhou puxadores diferenciados para combinar com o papel de parede.
Imagem 31 – Cômoda grande para quarto de bebê com cestos modulados e móveis: mais praticidade no dia a dia.
Imagem 32 – E no quartinho dos gêmeos, a cômoda demarca o cantinho de cada um.
Imagem 33 – Cômoda com trocador e berço em conjunto.
Imagem 34 – As cômodas brancas também são uma opção mais econômica, já que a grande maioria pode ser comprada por um preço menor.
Imagem 35 – Cômoda branca para quarto de bebê e puxadores em tira de couro para combinar com a proposta moderna de decoração.
Imagem 36 – Cômoda branca para quarto de bebê e puxadores em tira de couro para combinar com a proposta moderna de decoração.
Imagem 37 – Já esse outro modelo de cômoda apostou em puxadores de tira de couro rosa para quebrar um pouco a estética clássica do móvel.
Imagem 38 – Detalhes em dourado para diferenciar a cômoda no quarto do bebê.
Imagem 39 – Detalhes em dourado para diferenciar a cômoda no quarto do bebê.
Imagem 40 – Nessa cômoda, o trocador recebeu a companhia de um abajur muito fofo.
Imagem 41 – Se der sorte, pode ser que encontre uma cômoda vintage como essa para o quarto do bebê.
Imagem 42 – E que tal uma cômoda branca de bebê para formar uma decor romântica e delicada, como desse quartinho?
Imagem 43 – Cômoda em MDF amadeirado: a beleza da madeira com a versatilidade e o preço acessível do MDF.
Imagem 44 – Para esse quarto de bebê cheio de personalidade, a opção foi por uma cômoda de madeira em estilo retrô.
Imagem 45 – Cômoda e cama integradas: melhor aproveitamento dos espaços do quarto.
Imagem 46 – Com uma cômoda igual a essa da imagem abaixo fica impossível negar a beleza e a importância do móvel.
Imagem 47 – Quartinho de bebê com móveis cinza.
Imagem 48 – Azul, branco e dourado: três cores para valorizar a pequena cômoda do bebê.
Imagem 49 – Toda aberta e feita de plástico: esse modelo diferenciado de cômoda acomoda os itens de higiene dentro dos cestos artesanais de tecido.
Imagem 50 – Puxadores em concha são funcionais e garantem mais segurança no quarto infantil, já que dificulta a escalada do móvel e a abertura das gavetas.
Imagem 51 – Puxadores bolinhas em amarelo para combinar com o trocador.
Imagem 52 – Cômoda para quarto de bebê com rodinhas: prático, mas é preciso tomar cuidado para manter as rodinhas sempre travadas após o uso.
Imagem 53 – Que charme essa cômoda com puxadores de bichinhos de pelúcia.
Imagem 54 – Para os papais que pretendem investir em uma cômoda que a criança possa usar por muito tempo, esse modelo da imagem é ideal.
Imagem 55 – O verde delicado da cômoda traz calma para o quartinho do bebê.
Imagem 56 – Cômoda branca para quarto do bebê com gavetas em tamanhos variados.
Imagem 57 – E por falar em tamanhos variados, veja como essa cômoda se divide em gavetas de alturas e larguras diferentes; perfeita para acomodar roupas e demais objetos do bebê.
Imagem 58 – Cômoda cinza com trocador para quarto do bebê; os cestos aramados completam a decor e deixam tudo que os papais precisam bem na mão.
Imagem 59 – Berço com cômoda integrada: solução para quartos pequenos.
Imagem 60 – Cômoda de madeira para o quarto do bebê em um tom mais claro que o berço.