Quem, nessa vida, nunca se viu diante de um conjunto de quadros e não ter a menor ideia do que fazer com eles?
Se isto está acontecendo com você, não se preocupe, isso é mais comum do que parece.
Mas você pode virar esse jogo e se aventurar na composição de quadros sem medo de errar, sabia? Para isso, basta continuar aqui nesse post e conferir as dicas e informações preciosas que reunimos sobre composição de quadros. Vem ver.
Como fazer composição de quadros
Tamanho e proporção
Uma das primeiras coisas para ter em mente na hora de montar uma composição de quadros é o tamanho do quadro e o nível de proporção dele em relação ao ambiente.
E, acredite se quiser, não existe uma regra especifica para isso. Nem sempre a relação tamanho da parede x tamanho do quadro precisa ser seguida a risca.
Tudo vai depender do resultado que se deseja alcançar.
Para decorações minimalistas de ambientes pequenos, por exemplo, mais vale um quadro grande do que vários quadros pequenos. Já uma decoração despojada e moderna, uma composição com quadros de tamanhos variados é uma boa pedida.
Cor da parede
A cor da parede também interfere no resultado da composição de quadros. Uma parede escura, chegando no preto, por exemplo, fica linda com quadros em tons de preto e branco.
Já em paredes claras, como branco, cinza claro ou tons de off White, as telas coloridas ou em preto e branco são ótimas opções.
E no caso de paredes coloridas, em tons vibrantes, a composição de quadros ganha mais destaque com imagens em cores claras.
Tema e personalidade
A composição de quadros precisa seguir um tema predominante, como paisagem, abstrato ou geométrico. Outra dica importante é expressar a personalidade dos moradores através dos quadros.
Para isso, priorize temas que estejam de acordo com os hábitos, gostos e valores da família. Uma casa em que os moradores amam viajar pode trazer uma composição de quadros com paisagens, mapas ou postais.
Moldura dos quadros
A moldura dos quadros é parte fundamental da composição. A dica aqui é fazer uma combinação harmônica de cores, formatos e espessura entre as molduras.
As molduras finas e de cores neutras, como o branco e o preto, ficam perfeitas em decorações modernas, de influência minimalista, industrial e escandinava.
Por outro lado, as molduras de madeira em tons naturais são indicadas para decorações clássicas, sóbrias e sofisticadas. Apesar das decorações em estilo boho também se harmonizarem muito bem com as molduras de madeira, principalmente as de tonalidades claras.
Já as molduras coloridas combinam com decorações contemporâneas e joviais, assim como aquelas de estilo retrô.
Altura e posicionamento
A altura dos quadros é muito importante. De modo geral, recomenda-se que eles sejam fixados na parede a uma altura de 1,60 metros do chão, de modo que o olhar de quem está em pé fique alinhado com o centro do quadro.
Caso o quadro esteja sobre algum móvel, como um sofá ou um aparador, posicione o quadro a uma distância mínima de 25 centímetros do móvel.
Os quadros podem ou não estar centralizados em relação ao ambiente. Mas se você desejar um efeito mais moderno, considere deslocar a composição para um dos lados.
Essa dica é ainda mais importante para o caso da instalação de apenas um quadro pequeno. Para que ele não pareça perdido na parede, ao invés de centralizá-lo, desloque-o para a esquerda ou direita, alinhando a moldura com o móvel que o acompanha.
Tipos de composição de quadros
Alinhamento eixo inferior
Esse é o tipo de alinhamento mais popular e tradicional que existe. Aqui, os quadros são alinhados pela margem inferior, podendo ou não ter a mesma altura, formato ou tamanho.
O alinhamento pelo eixo inferior permite também que os quadros sejam posicionados sobre algum móvel ou prateleira.
Alinhamento eixo superior
Ao contrário do eixo inferior, esse tipo de alinhamento se baseia pela margem superior criando um efeito mais moderno do que o alinhamento inferior.
Alinhamento central
No alinhamento central, os quadros são alinhados por uma linha imaginária no centro da parede. Essa linha pode estar tanto na vertical, quanto na horizontal. A partir desta linha os quadros se espalham pelos dois lados.
Alinhamento em grade
O alinhamento em grade é clássico e harmonioso, mas só funciona com quadros do mesmo tamanho. Esse tipo de alinhamento faz jus ao nome, uma vez que ele realmente forma uma grade, tanto quadrada, quanto retangular.
Alinhamento focal
O alinhamento focal é moderno e se caracteriza pelo destaque de um dos quadros da composição. Na maioria das vezes esse tipo de alinhamento traz um quadro grande rodeado por quadros menores. O alinhamento pode trazer o quadro de destaque em um dos cantos ou no centro dos demais quadros.
Alinhamento 90º ou diagonal
O alinhamento em 90º ou diagonal não é muito comum e por isso mesmo vale a pena testar. A ideia aqui é criar uma linha imaginária formando duas linhas retas angulares. Essas linhas podem estar tanto na parte de cima, quanto embaixo da parede.
Em seguida, basta distribuir os quadros a partir desse traçado imaginário.
Tire a prova
Depois de decidir qual o tipo de alinhamento usar, você pode testar essa composição antes de furar a parede.
Para isso, você tem duas opções: montar a composição no chão e tirar uma foto, simulando a parede ou, então, recortar pedaços de papelão no tamanho dos quadros e colá-los na parede.
Composição de quadros e os ambientes
Composição de quadros para sala de estar
Os quadros para sala de estar e jantar devem seguir o estilo decorativo do ambiente. Em salas clássicas, opte por composições simétricas e tradicionais, como o alinhamento pelo eixo inferior ou em grade.
Já em salas modernas, a composição deve ser igualmente moderna. Portanto, uma boa opção é o alinhamento focal, diagonal ou eixo superior.
E qual a melhor parede para montar a composição? Prefira aquela de maior destaque, geralmente a que fica atrás do sofá ou a frente da mesa de jantar, por exemplo. Mas lembre-se de levar em consideração a proporção entre a composição dos quadros e o tamanho da parede e do ambiente.
Composição de quadros para quarto
Os quartos pedem por composições harmônicas que valorizem as imagens, geralmente mais pessoais e intimistas. A melhor parede para uma composição no quarto é a da cabeceira da cama.
Inclusive, vale apostar no modelo de alinhamento onde os quadros ficam apenas encostados sobre um móvel ou prateleira.
Composição de quadros para corredor
O corredor é um dos ambientes da casa que mais se valorizam na presença de quadros, especialmente porque o espaço costuma ser pequeno e estreito não permitindo outros tipos de decoração.
A primeira dica para decorar o corredor com quadros é montar uma espécie de galeria. As pessoas passam pelo local e podem ir visualizando as imagens conforme caminham. Inclusive, você pode até mesmo contar uma “história”.
Pense em uma composição harmoniosa de cores, molduras e tamanhos. Por se tratar de um espaço geralmente amplo, o corredor acaba recebendo uma quantidade maior de quadros e caso eles sejam muito diferentes entre si o resultado é confuso e visualmente “poluído”.
Confira a seguir 40 ideias de composição de quadros para se inspirar e fazer também:
Imagem 1 – Composição de quadros na sala de estar. Destaque para a simetria entre os lados e o uso de cores claras neutras combinando com a decoração.
Imagem 2 – Composição de quadros moderna e minimalista para sala de jantar.
Imagem 3 – Apesar da composição irregular, os quadros dessa sala se assemelham no uso do fundo branco.
Imagem 4 – Simetria perfeita nessa sala de jantar.
Imagem 5 – Molduras pretas e imagens pequenas centralizadas.
Imagem 6 – Composição de quadros abstratos na sala de jantar.
Imagem 7 – Geométricos iguais ao tapete.
Imagem 8 – Composição de quadros em volta da TV.
Imagem 9 – Cores que se repetem entre os quadros. Fica a dica.
Imagem 10 – Traga cor para sala de estar!
Imagem 11 – Composição de quadros tumblr na sala de estar destacando o sofá.
Imagem 12 – A parede cinza ficou perfeita para receber a galeria de quadros.
Imagem 13 – Em preto e branco com efeito espelhado.
Imagem 14 – Composição de quadros temáticos combinando com a decoração.
Imagem 15 – Composição de quadros para o quarto com temas que inspiram tranquilidade.
Imagem 16 – E no banheiro? Também tem composição de quadros!
Imagem 17 – Composição de quadros em grade. Alinhamento tradicional, mas com tema moderno.
Imagem 18 – Artistas famosos e cores alegres chamam a atenção nessa composição de quadros.
Imagem 19 – Ao invés de pendurar na parede, apoie os quadros no móvel.
Imagem 20 – Geometria em rosa e branco.
Imagem 21 – A clássica composição de quadros sobre o aparador.
Imagem 22 – Experimente apenas apoiar os quadros na cabeceira da cama.
Imagem 23 – Aqui, o painel de madeira destaca a composição de três quadros
Imagem 24 – Alinhamento focal em preto e branco.
Imagem 25 – Composição de quadros simples para o banheiro.
Imagem 26 – Juntos, eles formam o mar.
Imagem 27 – O casal gosta de viajar? Então crie uma composição de quadros de paisagens.
Imagem 28 – Ilustrações para a composição de quadros infantil.
Imagem 29 – Composição de dois quadros para a parede principal da sala.
Imagem 30 – Já para o home office, uma composição de quadros de mapas
Imagem 31 – A cor que está na decoração se repete nos quadros.
Imagem 32 – Composição de quadros para cozinha: harmonia de cores.
Imagem 33 – Que tal quadros redondos na composição?
Imagem 34 – Ou se preferir, aposte em uma composição de quadros vazados.
Imagem 35 – Composição de três quadros modernos para sala.
Imagem 36 – A prateleira para quadros é uma das tendências do momento.
Imagem 37 – Composição de quadros de paisagens para relaxar.
Imagem 38 – Aqui, o rack virou o ponto de apoio perfeito para a composição de quadros.
Imagem 39 – Parte da decoração!
Imagem 40 – A parede azul petróleo recebeu muito bem a composição de quadros coloridos e contemporâneos.