Casa, apartamento ou condomínio clube? Se você ainda não conhece essa terceira opção de moradia, pare um pouquinho para ler esse post.
Ao que tudo indica esse é um novo jeito de morar e que tem conquistado a atenção de muita gente por aí.
Mas você sabe o que é condomínio clube? Será que vale mesmo a pena morar em um? É isso que vamos te contar nesse post, continue acompanhando:
O que é condomínio clube?
Condomínio clube é um tipo de condomínio, só que com muitos mais atrativos para oferecer.
Esse modelo de condomínio concentra diversas opções de lazer, entretenimento e serviços, fazendo com que o morador não precise sequer sair do condomínio para realizar as atividades básicas do cotidiano, como ir ao mercado ou levar os filhos para escola, já que todas essas coisas são oferecidas dentro do empreendimento.
O condomínio clube oferece lazer completo, geralmente com piscina, playground, quadras poliesportivas, pistas de corrida, ciclismo e até cinema.
Os moradores ainda podem contar com academia, sauna e praças para caminhadas ao ar livre.
Outro diferencial do condomínio clube é a estrutura de serviços que quase sempre inclui pequenos supermercados, drogarias, loja de utilidades e até escolas.
Quem trabalha em home office, por exemplo, ainda pode ter o conforto de um coworking, um espaço de trabalho coletivo, onde o profissional pode receber clientes e parceiros.
Todas essas comodidades aliadas a ideia de que o condomínio clube é um espaço mais seguro e prático de se viver, aumenta ainda mais a procura e o interesse por imóveis localizados dentro de estruturas como essa.
Tanto é verdade que a estimativa é que o número de condomínios clube aumente cerca de 114% nos próximos anos, considerando apenas a Capital e a Região Metropolitana do estado de São Paulo.
Quais as vantagens de um condomínio clube?
Listamos a seguir seis principais vantagens de morar em um condomínio clube, confira:
Conforto e praticidade
Uma das maiores vantagens de morar em um condomínio clube são as praticidades que esse tipo de empreendimento proporciona, o que gera, é claro, mais conforto no dia a dia.
O mercadinho, a padaria, a escola e a academia a poucos metros de casa é algo maravilhoso de se pensar. Nada de sair na rua, pegar trânsito ou correr o risco de ser assaltado.
Liberdade para as crianças
Quem tem filhos sabe o quanto é importante poder contar com um espaço onde as crianças possam brincar com maior liberdade e usufruir de toda uma infraestrutura pensada exclusivamente para elas.
E o condomínio clube se destaca muito nesse sentido. Por isso, ele acaba sendo uma ótima opção para famílias.
Bem estar e qualidade de vida
O condomínio clube também é capaz de oferecer maior qualidade de vida e bem estar aos seus moradores.
Primeiro, porque quem mora em um empreendimento desse tipo tem a disposição equipamentos como academia, quadras e pistas de corrida que incentivam e motivam a prática de exercícios físicos.
Isso sem falar no contato maior com a natureza, uma vez que os condomínios clube são sempre muito arborizados.
Mais segurança
Muito provavelmente uma das características de um condomínio clube mais valorizadas é a segurança.
Com a vida se tornando cada vez mais violenta do lado de fora dos muros, a sensação de poder viver livremente, sem se preocupar com assaltos, tráfico de drogas e outras violências é indescritível.
Menos taxas
Com toda a infraestrutura oferecida pelo condomínio clube, a impressão que fica é que esse tipo de empreendimento possui as taxas de condomínio e manutenção mais caras do mercado imobiliário. Só que não.
Alguns condomínios podem chegar a ter mais de 600 unidades, o que contribui significativamente na redução dos custos, já que todo o valor gasto com manutenção, conservação e reformas é dividido igualmente entre os moradores.
A boa vizinhança
Outro bom motivo para ir morar em um condomínio clube é a vizinhança. Fica muito mais fácil em empreendimentos como esse fazer amizades e estabelecer vínculos com as pessoas que moram no mesmo espaço que você.
Seja na academia, no parquinho ou na quadra, você vai sempre encontrar um vizinho para conversar e criar novas amizades.
O que é algo muito importante também para as crianças que precisam da companhia uma das outras para se desenvolverem bem.
Valorização do imóvel
A tendência de crescimento dos condomínios clubes faz com que os imóveis localizados dentro desses empreendimentos valorizem a cada dia.
Isso significa que a valorização do imóvel cresce na mesma proporção, fazendo com que você tenha um ótimo investimento a longo prazo.
Quais as desvantagens de um condomínio clube?
Olhando assim, em um primeiro momento, o condomínio clube parece ser um mar de vantagens. Mas não é bem por aí. Existem alguns fatores que pesam negativamente na decisão de morar em um condomínio clube. Dá só uma olhada:
Muita gente
Um condomínio clube vai te obrigar a viver com um número muito maior de pessoas cotidianamente.
É quase uma cidade dentro dos limites do empreendimento. Por isso, acostume-se com mais gente no elevador, uma fila vez ou outra na portaria e até um congestionamento na garagem.
Má administração
A má administração de um condomínio clube pode colocar todo o seu sonho de viver em um lugar seguro, confortável e bem cuidado a perder.
Um condomínio mal administrado sofre com falta de manutenção, equipamentos quebrados e ausência de regras e regulamentos, podendo facilmente levar o local a um caos completo.
Por isso, antes de se mudar para um condomínio clube avalie quem é a empresa responsável pela administração e busque referências em outros empreendimentos.
Praça pública
Dependendo de como o condomínio clube for administrado, você pode ter a sensação de viver em um espaço público, ao invés de um empreendimento privativo.
Isso geralmente acontece quando não existem normas e regras que determinam o número de visitantes por unidade.
Aí pode acontecer de você e sua família irem ate a piscina em um domingo de manhã e encontrarem o espaço cheio porque um vizinho resolveu dar uma festa no lugar.
Redução do espaço privativo
Preste atenção no tamanho da área privativa do imóvel do condomínio clube. Muitos empreendimentos acabam por reduzir o tamanho das unidades com a ideia de que a infraestrutura oferecida no local seria uma extensão da própria casa do morador.
Mas na prática não é bem isso que acontece. O espaço privativo da unidade é importante para você ter seu próprio conforto e privacidade. Não troque as comodidades do condomínio para viver dentro de um apartamento minúsculo, apenas se ele fizer sentido para você, sua família e seu estilo de vida.
Cuidado com a bolha
Morar em um condomínio clube pode facilmente te levar a ficar dentro de uma bolha, completamente isolado do mundo exterior.
E não é para menos, afinal, tudo o que você precisa está ali, a poucos metros de distância.
Contudo, essa aparente comodidade pode te colocar a mercê de uma falsa ideia da realidade externa. O que pode se tornar algo ainda mais prejudicial para crianças e adolescentes que irão crescer sem saber o que acontece do lado de fora dos muros.
Portanto, a ideia de viver em um condomínio clube deve ser analisada sobre diversos aspectos.
Considere todos os prós e os contras, mas, acima de tudo, veja o que é importante para você e sua família.
Pode ser que toda a infraestrutura oferecida pelo empreendimento não tenha nada a ver com o seu estilo de vida. Nesse caso, repense e não feche negócio por impulso ou no calor do momento.
Assim, você consegue realmente desfrutar de um lar e um ambiente agradável e que realmente satisfaz suas necessidades.