Você sabe o que é um condomínio horizontal? Se ainda não, vai descobrir nesse post.
Compreender o conceito que diferencia um condomínio horizontal de um condomínio vertical ajuda a entender qual o melhor tipo de imóvel para você e sua família.
Curioso para saber mais? Então continue acompanhando o post com a gente.
O que é condomínio?
Antes de mais nada, vamos compreender melhor o significado da palavra condomínio?
Pois bem, condomínio nada mais do que um conjunto de casas, unidades imobiliárias ou habitações que pertencem a uma mesma área comum, demarcada por muros que restringem o acesso de terceiros, ao contrário de uma rua onde o acesso é liberado para qualquer pessoa.
Nesse tipo de empreendimento imobiliário, o proprietário possui uma área totalmente privativa, ou seja, de uso exclusivo e pessoal, que pode ser tanto uma casa ou apartamento.
Contudo, ainda existe uma área comum e compartilhada por todos os moradores que habitam essa mesma área.
Esse espaço compartilhado pode ser o elevador, a garagem, a portaria ou até mesmo a piscina, playground, área fitness, salão de jogos, entre outros, dependendo de cada condomínio.
Outra característica comum dos condomínios é que as despesas oriundas desses espaços compartilhados são divididas igualmente entre os moradores.
Entram nessa lista, além da manutenção das áreas comuns, os salários de funcionários (zelador, porteiro, jardineiro, etc) e benfeitorias de modo geral, mas que dizem respeito apenas a área comum.
Esses condomínios podem ter dois formatos diferentes, o horizontal e o vertical. Cada um deles possui vantagens, desvantagens e características próprias como você verá a seguir. Continue acompanhando.
Qual a diferença entre condomínio horizontal e vertical?
O que você imagina quando pensa em condomínio horizontal e vertical?
A grande maioria das pessoas visualiza um condomínio vertical como sendo aquele de prédios com apartamentos, enquanto um condomínio horizontal seria aquele composto por casas lado a lado. Certo?
Errado! A realidade é exatamente o contrário. Um condomínio vertical é composto por casas, já o condomínio horizontal é constituído por apartamentos. Deu um nó na cabeça, né? Mas vamos simplificar.
Essa diferenciação está no fato de que as unidades habitacionais são caracterizadas pelo modo em que estão separadas umas das outras, ao invés de como elas se situam no espaço.
Ao observar a definição dessa maneira fica mais fácil compreender o conceito de condomínio horizontal e vertical.
Isso porque você só precisa visualizar o modo como essas unidades estão divididas entre si. No condomínio vertical (de casas) elas se separam por um elemento vertical, geralmente um muro ou cerca.
Já no condomínio horizontal (de apartamentos) essa separação se dá pelo piso ou teto da unidade imediatamente abaixo ou acima. Ou seja, a divisão entre as unidades acontece horizontalmente.
Mas é preciso se atentar também para um outro conceito muito utilizado no mercado imobiliário que é o da construção vertical.
Essa sim diz respeito a torres e edifícios, mas não tem nada a ver com o conceito de condomínio. A construção vertical diz respeito apenas ao plano da construção e não a separação entre as unidades.
Quais as vantagens de um condomínio horizontal
Segurança
Sem dúvida, uma das principais vantagens de morar em um condomínio horizontal é a segurança.
Esse tipo de empreendimento é sempre muito bem vigiado e monitorado, impedindo a entrada de pessoas sem autorização ou que não morem no condomínio.
Essa segurança é proporcionada por meio de câmeras de segurança, portão automático, acesso com biometria, identificação digital dos moradores, entre outros recursos.
Quem passa muito tempo fora de casa ou tem crianças e adolescentes, esse reforço na segurança é fundamental nos dias de hoje.
Comodidade
Morar em um condomínio horizontal também representa maior comodidade e conforto.
Nesse tipo de condomínio quase sempre é possível contar com prestadores de serviços no próprio local, além de pequenos mercadinhos, onde é possível abastecer a casa bem rapidinho sem precisar sequer sair de dentro do condomínio.
Outra grande vantagem é que esses empreendimentos também costumam ser muito bem aparelhados com academia, praça, playground, salão de jogos, salão de festas, espaço pet, entre outros.
Dessa forma, você pode ter acesso a diversos serviços e recursos no conforto da própria casa (ou bem pertinho dela).
Essa comodidade reflete na qualidade de vida, uma vez que quanto mais próximo você estiver de tudo o que precisa, menos estresse você passa do lado de fora.
No entanto, vale ressaltar que nem todos os condomínios horizontais possuem a mesma estrutura de serviços. Por isso, antes de fechar negócio com a compra ou locação de um imóvel procure saber com antecedência tudo o que o condomínio oferece.
Lembrando que quanto mais serviços, maior tende a ser a taxa mensal de condomínio. Então, esteja atento para não pagar por aquilo que não precisa ou não irá utilizar.
Localização
Outra grande vantagem dos condomínios horizontais que, inclusive, se difere bastante dos condomínios verticais é a localização.
Enquanto os condomínios verticais costumam estar localizados em áreas mais afastadas dos grandes centros, com os condomínios horizontais acontece exatamente o contrário.
Os condomínios horizontais são geralmente muito bem localizados em áreas centrais, próximos de tudo (ou quase tudo).
Metrô, shopping center, centros comerciais e empresariais, colégios, universidades, hospitais estão sempre no mapa próximo ao condomínio.
Essa facilidade no acesso é fundamental para quem estuda e trabalha fora ou precisa levar os filhos ao colégio.
Por isso, solteiros, recém – casados e famílias pequenas são o principal público alvo desse tipo de empreendimento.
Menos preocupações
Pode parecer bobagem em um primeiro momento, mas morar em um condomínio horizontal causa menos preocupações com coisinhas simples do dia a dia. Quer um exemplo?
Você não tem quintal para lavar, nem telhado para se preocupar. A limpeza da casa é mais simples e eficiente, já que o espaço também é menor.
Para quem vive na correria do dia a dia sabe o quanto isso é importante. Menos tarefas, mais tempo livre para se dedicar aquilo que você realmente gosta.
Quais as desvantagens de um condomínio horizontal
Regras de uso
Um condomínio horizontal não vive só de vantagens. Alguns detalhes podem pesar na sua decisão de comprar ou alugar um imóvel nesse tipo de empreendimento.
E uma das coisas que mais podem atrapalhar os seus planos são as regras e restrições que os moradores (todos) precisam seguir.
Essas regras são, na maioria das vezes, discutidas em Assembleia com os próprios moradores ou definidas pela administradora do condomínio.
As normas existem para garantir a tranquilidade e a segurança de todos os condôminos. Por isso, é comum que existam restrições quanto a entrada de pessoas não autorizadas e, principalmente, em relação ao barulho dentro de certos horários estabelecidos.
Som alto, reuniões com muitas pessoas, cachorro latindo e mesmo uma conversa mais acalorada pode gerar problemas com os moradores vizinhos e com o síndico.
Em razão disso, muita gente acaba evitando morar em um condomínio horizontal para não abrir mão de sua privacidade e liberdade.
Custo
Além dos custos com a compra do imóvel ou mesmo com a locação do bem, o morador ainda precisa se preocupar com o pagamento de taxas mensais para o condomínio, destinadas a manutenção e preservação das áreas comuns.
Qualquer tipo de benfeitoria no local também é dividida entre os moradores, gerando outro custo para o morador.
Quem mora em casa de vila, por exemplo, não precisa se preocupar com essas despensas mensais. No entanto, todo gasto com manutenção, reforma e benfeitoria de uma residência é bancado apenas pelo proprietário, o que também não é muito lucrativo.
Portanto, esse é um custo que precisa ser bem avaliado sob os dois pontos de vista.
Espaço limitado
Por fim, mas ainda super importante é a questão do espaço. Um condomínio horizontal possui unidades habitacionais de tamanho muito menor do que uma casa de condomínio vertical ou de vila.
O morador conta apenas com o espaço interno privativo, enquanto uma casa possui quintal, jardim, área gourmet e garagem particular.
Contudo, novamente, o que vale aqui é analisar as necessidades e desejo da família.
Agora que você já sabe o que é um condomínio horizontal fica mais fácil decidir para onde direcionar suas buscas na hora de encontrar um imóvel.