Para você, qual a definição de um condomínio vertical? Se você acha que se trata de um condomínio de prédios com diversos apartamentos, errou!
Essa é a concepção mais popular que existe em torno da ideia de um condomínio vertical. Mas vamos entender melhor esse conceito? Assim você consegue definir qual modelo de condomínio é mais interessante para você.
Acompanhe:
O que é um condomínio?
Antes de entender o que é um condomínio vertical é importante deixar bem claro a definição de condomínio.
Um condomínio é um conjunto de habitações ou unidades imobiliárias onde os moradores possuem uma área privativa (referente a própria casa ou apartamento) e uma área comum, compartilhada com todos os que vivem no condomínio.
Essas áreas comuns incluem elevador, garagem, portaria, piscina, playground, academia, entre outros espaços oferecidos pelo empreendimento imobiliário.
Os condomínios podem possuir dois formatos (horizontal e vertical) e dois públicos distintos (habitações residenciais ou comerciais).
Independente do tipo, os condomínios ainda se caracterizam pela divisão de despesas comuns, como salários de funcionários, manutenção e melhorias em geral.
O que não acontece quando, por exemplo, você mora em uma casa de vila, onde todos os custos são de responsabilidade do proprietário.
Ou seja, se você deseja instalar um sistema de segurança ou automatizar a entrada da casa terá que bancar tudo isso sozinho.
Qual a diferença entre um condômino vertical e um condomínio horizontal
Você já sabe o que é um condomínio, mas como identificar que se trata de um condomínio vertical ou horizontal?
Essa é uma dúvida muito comum e que gera uma tremenda confusão até mesmo em quem está diretamente envolvido com o mercado imobiliário.
Corretores, construtoras e imobiliárias ainda divergem sobre o assunto e vira e mexe fazem definições equivocadas, levando o cliente ao erro.
Mas para você não ficar mais em dúvida vamos esclarecer o que é um condomínio vertical.
O que diferencia um condomínio vertical de um condomínio horizontal é a forma como as unidades habitacionais estão divididas e não do modo como elas estão organizadas no terreno.
E é aqui que mora toda a confusão.
Isso porque o condomínio vertical, ao contrário do que muita gente imagina, diz respeito a um condomínio de casas. Sim, isso mesmo.
Aquele condomínio de casas lado a lado é que deve ser chamado de condomínio vertical. E por que? Simples!
Porque elas estão divididas por um elemento vertical, em geral, um muro ou paredes, no caso de casas geminadas.
Ao contrário do que acontece em um condomínio de prédios, onde as unidades habitacionais são divididas horizontalmente.
Ou seja, ao invés de paredes, os apartamentos são separados uns dos outros por teto e piso, onde o teto do vizinho de baixo corresponde ao piso do apartamento de cima.
Parece um pouco confuso, de fato, já que é mais fácil visualizar um condomínio vertical pela organização das unidades habitacionais.
Mas o esclarecimento dessa informação evita que você seja surpreendido negativamente no futuro por adquirir um projeto ainda na planta.
Resumindo: um condomínio vertical é um condomínio de casas divididas entre si por muros ou paredes, enquanto um condomínio de apartamentos é dividido horizontalmente, de modo que as unidades se diferem uma da outra pelo piso ou teto.
Vantagens do condomínio vertical
Segurança
Sem dúvida, uma das maiores vantagens de morar em um condomínio vertical é a segurança.
Esses empreendimentos contam com um sistema de segurança completo e moderno que, entre outras coisas, costuma incluir monitoramento por câmeras, alarme de segurança, portaria fechada, garagem automatizada, controle de acesso a visitantes, vigias circulando pelas ruas do condomínio, entre outras soluções.
Todas essas medidas preventivas garantem um dia a dia mais tranquilo, seja no deslocamento diário do trabalho para casa ou até mesmo para criar os filhos com maior liberdade, sem a sensação de ser um prisioneiro no próprio lar.
Conforto de uma casa, dentro de um condomínio
Outra grande vantagem do condomínio vertical é que ele propicia a oportunidade de morar em uma casa, mas com todas as comodidades e o conforto de um condomínio fechado.
Isso sem falar que uma casa em condomínio representa muito mais liberdade e privacidade. Algumas coisas que são impensáveis de fazer em um apartamento, como receber visitas e ouvir música a noite, são totalmente possíveis de dentro de uma casa de condomínio, já que as habitações são espaçadas entre si.
Mais espaço
As unidades habitacionais de um condomínio vertical ainda tem a vantagem de serem mais espaçosas, especialmente quando comparadas aos apartamentos convencionais nas grandes cidades.
Além do espaço maior, uma casa de condomínio também oferece garagem privativa e espaço para quintal, horta e jardim.
Uma ótima notícia especialmente para quem deseja viver em um condomínio fechado com a família. Esse espaço extra é sinônimo de maior qualidade de vida e bem estar.
Vida ao ar livre
O condomínio vertical oferece aos moradores muitas opções de contato com a vida ao ar livre. Além do próprio espaço privativo, esses empreendimentos ainda oferecem pracinhas, playgrounds, pistas de caminhada e outros ambientes que favorecem o contato com a natureza e a vida ao ar livre.
Um grande incentivo, inclusive, para a prática de esportes e atividades físicas de diferentes modalidades.
Calma e tranquilidade
Quer mais uma vantagem dos condomínios verticais? Eles são uma ótima opção para quem deseja sair daquele ritmo enlouquecido das grandes cidades.
Isso porque a maioria desses empreendimentos está fora dos grandes centros, geralmente em cidades vizinhas às metrópoles.
Esse distanciamento é a resposta para quem procura maior qualidade de vida, paz e tranquilidade.
E quais as desvantagens de um condomínio vertical?
Olhando assim pode não parecer que existem desvantagens em morar em um condomínio vertical. Mas alguns pontos podem ser um verdadeiro empecilho para muitas pessoas. Vejas quais são eles:
Custo
Mesmo com a popularização desse tipo de empreendimento, as casas em condomínios verticais ainda são mais caras do que apartamentos de condomínios horizontais.
Existem inúmeros fatores por trás desse custo, mas, em geral, o tamanho das unidades habitacionais, a área privativa maior e as comodidades oferecidas pelo condomínio é o que acaba encarecendo esse tipo de moradia.
Localização
Outro ponto que pode pesar na sua tomada de decisão é a localização dos condomínios verticais. Enquanto a maioria dos condomínios horizontais está localizado nos grandes certos, pertinho de escolas, centros universitários e complexos empresariais, os condomínios verticais seguem o caminho contrário.
Como dissemos anteriormente, esse tipo de condomínio oferece uma vivencia diferenciada aos moradores, com uma proposta de vida mais tranquila e sossegada. Por isso mesmo, eles acabam sendo construídos em bairro mais distantes ou cidades próximas.
Padronização
Nem todo condomínio vertical é assim, mas muitos exigem que as construções sejam padronizadas. Elas não precisam ser idênticas, mas precisam seguir o mesmo estilo arquitetônico, por exemplo.
Contudo, essa regra não é absoluta. Alguns condomínios vendem casas prontas para morar, o que te livra dessa pressão de seguir um padrão pré-estabelecido.
Agora que você já sabe o que é um condomínio vertical fica mais fácil acertar na escolha do imóvel para você e sua família.