Contemplar o por do sol na varanda e acordar pela manhã com a luz sol entrando devagarzinho no quarto. Bom, né? E você sabia que esses são apenas dois dos elementos planejados dentro de um condomínio wellness?
Para quem ainda não ouviu falar, condomínio wellness é um novo conceito de empreendimento imobiliário, muito mais voltado ao bem estar em todos os níveis (físico, mental e espiritual) do que apenas um modelo de empreendimento fitness, como os condomínios clube, por exemplo.
A tendência tem se revelado tão forte que muita gente já está aderindo a essa ideia. Quer saber mais também sobre o condomínio wellness? Então vem com a gente descobrir!
O que é um condomínio wellness?
Um condomínio wellness é projetado para proporcionar bem estar e qualidade de vida para os moradores, tanto dentro, quanto fora da residência.
Esse conceito, relativamente novo no mercado, foi fortemente impactado pela pandemia de COVID-19, uma vez que a preocupação mundial com um estilo de vida mais saudável, leve e prazeroso ganhou força e uma relevância muito maior.
De acordo com dados levantados pela U.S. Green Building Council, uma organização sem fins lucrativos voltada ao desenvolvimento de projetos sustentáveis, o conceito de condomínio wellness movimentou 134 milhões de dólares em todo o mundo apenas no ano de 2020.
Isso demonstra a necessidade urgente de projetos que priorizem uma integração maior e equilibrada entre o homem e a natureza.
Características de um condomínio wellness
Iluminação natural
Uma das principais características de um condomínio wellness é a iluminação natural. Ambientes bem iluminados são extremamente importantes para a saúde física e mental!
A simples presença da luz solar estimula a produção de vitamina D, uma das mais importantes para a manutenção da saúde e da melhora significativa do sistema cardíaco e circulatório. Sem contar que é também é responsável por regular o ciclo biológico, fazendo com que as noites de sono tenham mais qualidade e, consequentemente, tornem o dia mais produtivo!
E de que forma o condomínio wellness oferece essa condição aos moradores? A iluminação natural é obtida pelo posicionamento da residência em relação ao sol, além de contar com janelas e vãos amplos.
Quem tem boas fontes de luz natural também conta com uma ótima ventilação. Uma casa bem ventilada também é fundamental para a saúde e bem estar dos moradores!
Ar livre
Os apartamentos ou casas de um condomínio wellness também são privilegiados pelo ar livre. Os espaços são planejados para proporcionar esse contato com o lado externo.
Dentro das casas, os ambientes ao ar livre geralmente são varandas e sacadas integradas com o quarto ou a sala, além de jardins e quintais.
Já na área comum do condomínio, as áreas abertas contemplam pracinhas arborizadas, pistas de caminhada e ciclismo e áreas contemplativas para quem deseja praticar meditação ou exercícios físicos de baixa intensidade, como yoga, por exemplo.
Plantas integradas
As plantas das casas ou apartamentos de um condomínio wellness são totalmente integradas, seguindo o estilo moderno de arquitetura. E isso não é por acaso.
As casas integradas favorecem a socialização, são mais receptivas e permitem uma área interna mais ampla, onde é possível até mesmo realizar atividades físicas no conforto do próprio lar.
Sustentabilidade
A preocupação com a sustentabilidade é uma realidade urgente e necessária dos projetos atuais. Nesse sentido, o condomínio wellness também se destaca.
A começar pela própria planta das casas que por serem naturalmente iluminadas e ventiladas reduzem o consumo de energia elétrica com lâmpadas e aparelhos como ar condicionado.
Esses condomínios também realizam coleta seletiva destinando o lixo reciclável para o destino correto, além de estimular os moradores com práticas sustentáveis, como hortas orgânicas, por exemplo.
Conforto
Um condomínio wellness traz conforto e comodidade aos moradores. Dentro do espaço comum, os moradores podem contratar serviços de terceiros, como manicure e cabelereiro, em áreas destinadas a esse tipo de serviço, sem a necessidade de expor a privacidade da residência.
O acesso a piscina, sauna, academia e outros espaços comuns ajudam a deixar a vida ainda mais fácil, já que o morador não precisa sair dos limites do condomínio para ter acesso a tudo isso.
Materiais naturais
Outra característica comum dos condomínios wellness é o uso de materiais naturais na construção das casas e dos espaços comuns.
Madeira, bambu, cerâmica, palha, entre outros materiais são largamente utilizados, desde o piso até os móveis. Tudo para deixar os ambientes mais receptivos, aconchegantes e confortáveis!
3 bons motivos para viver em um condomínio wellness
Mais saúde
O primeiro motivo para te fazer considerar viver em um condomínio wellness é a possibilidade de desfrutar de um estilo de vida mais saudável e consciente.
Todos os recursos oferecidos, tanto dentro da casa, quanto nas áreas comuns, trabalham a favor da saúde dos moradores. Isso pode ser sentido na melhora da disposição, da produtividade, do sono e da alimentação.
Inclusive, existem empreendimentos de conceito wellness que fornecem até mesmo um chef de cozinha para preparar as refeições de acordo com as necessidades nutricionais dos moradores.
Mais qualidade de vida
Qualidade de vida é outro motivo para te fazer amar a ideia de morar em um condomínio wellness. E o que seria essa qualidade de vida?
Você pode começar pensando na possibilidade de ter toda a estrutura necessária para a prática de atividades físicas dentro e fora de casa. As residências wellness também são um convite para práticas de bem estar e meditação. Você pode estender uma rede na varanda, contemplar o dia, ler um livro, relaxar e meditar.
A luz natural abundante dentro do imóvel também te convida a acordar mais cedo, começando o dia com mais ânimo e disposição. Fora que respirar um ar mais puro graças a arborização planejada dentro do condomínio é outro recurso para proporcionar maior qualidade de vida aos moradores.
Mais tempo
Sabe aquela sensação do tempo passar mais devagar? Dentro de um condomínio wellness essa sensação existe.
Os espaços repletos de natureza proporcionam relaxamento, te desligam dos problemas e reduzem o estresse. Assim, a impressão que fica é que o tempo passa mais devagar e que a vida pode ser desfrutada com mais tranquilidade e leveza.
Quais as desvantagens de um condomínio wellness?
Alto custo
Os condomínios wellness ainda são considerados de alto padrão, ou seja, o custo para viver dentro de um empreendimento desses não é nada barato.
Outro fator que pesa contra é que por ser um conceito ainda novo no mercado existem poucas ofertas disponíveis, o que acaba contribuindo com os preços altos. Contudo, com a tendência se popularizando, a expectativa é que o custo de um condomínio wellness reduza bastante.
Localização
Nem sempre você vai conseguir um imóvel dentro de um condomínio wellness localizado exatamente na cidade e no bairro que melhor atende as suas necessidades.
Mais uma vez, o motivo para isso é que, esse tipo de condomínio ainda é novo no mercado, fazendo com que apenas as cidades maiores e capitais ofereçam essa possibilidade.
E, então, o que achou do condomínio wellness? Ele cabe no seu bolso e nos seus sonhos? Que tal colocá-lo já em prática?