O entusiasmo pela vida, a conexão com a natureza, a busca por uma mente sã e a possibilidade de novas descobertas são as emoções que rodeiam a cor do ano 2023 das mais diversas marcas.
Todo ano, como já é tradição, diversas marcas de tintas e empresas referências em sistemas de cores lançam suas apostas para o próximo ano.
São essas cores que irão ditar as novas tendências no design, na decoração e na moda, transmitindo ao mundo emoções e sensações necessárias para ultrapassar desafios.
E você não vai ficar perder as novidades, né? Então vem conferir quais serão as cores que farão sucesso em 2023.
Como a cor do ano é escolhida?
A cor do ano não é escolhida de modo aleatório. As empresas realizam pesquisas de tendência global lideradas, principalmente, por designers e especialistas em comportamento atentos ao longo de todo o ano em tudo o que está acontecendo no mundo.
Os tópicos abordados para definição da cor do ano mudam de empresa para empresa, mas uma coisa elas tem em comum: os acontecimentos que estão na pauta das discussões mundiais. Eles são o fio condutor para a escolha da cor.
E o motivo para isso é bem simples: as cores influenciam a psique humana, gerando emoções e sentimentos.
Nesse sentido, o principal objetivo da cor do ano é estar alinhada com as necessidades, desejos e expectativas da sociedade, proporcionando conforto e bem estar.
Uma grande prova disso aconteceu em 2020, quando a cor escolhida para 2021, refletiu um momento muito marcante e simbólico pela qual passava toda a humanidade: a pandemia de COVID-19.
Na ocasião, a Pantone elegeu duas cores (algo histórico) para serem as representantes do ano.
O Ultimate Gray (um tom de cinza sólido e neutro) e o Illuminating (um tom de amarelo vivo e vibrante) representavam, respectivamente, a necessidade de reconstrução do mundo e a energia alegre e otimista de um dia de verão capaz de acender a esperança novamente.
Viu só como a cor do ano é mais do que uma simples cor de tinta?
Cor do ano 2023: aposta das principais marcas
Cor do ano 2023 Pantone
A Pantone Color Institute é a principal referência de sistemas de cores que existe no mundo. A marca é responsável por padronizar sistemas de cores e analisar tendências de consumo para o mercado.
A cor do ano da Pantone 2023 é a Viva Magenta. Só pelo nome já dá para saber o que vem por aí. Uma cor vibrante, cheia de energia e vigor.
O Viva Magenta é uma cor que traz o vermelho carmim aplicado sobre um fundo rosa. O código da cor é o 18-1750.
Contudo, mesmo sendo uma cor marcante, a Viva Magenta consegue trazer conforto e aconchego porque está ligada a tons presentes na natureza, conforme explica a diretora executiva da Pantone, Leatrice Eiseman.
“Nesta era repleta de tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos tintos e foi criado inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo. Enraizado no que é primordial, PANTONE 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, PANTONE 18-1750 Viva Magenta galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior”, descreve a executiva da marca.
Ainda de acordo com a própria Pantone, o Viva Magenta é “um novo vermelho animado que se revela em pura alegria, encorajando a experimentação e a autoexpressão sem restrições, um tom eletrizante e sem limites que se manifesta como uma declaração de destaque”.
A Viva Magenta pode e deve ser usada em diferentes texturas, especialmente nos têxtis, de modo que a cor interaja ainda mais com as pessoas ao redor.
No design de interiores a cor é perfeita para trazer vivacidade, seja em pequenos elementos, seja em superfícies maiores, como paredes e móveis.
WGSN
A WGSN (Worth Global Style Network) é outra empresa mundialmente reconhecida pela previsão de tendências e dados analíticos.
Mas, ao contrário da Pantone, a WGSN não é uma empresa focada exclusivamente em cores, o principal objetivo da marca é fornecer um trabalho de consultoria para previsão de tendências de consumo em todas as áreas, incluindo o design, a arquitetura e a moda.
Com isso, a WGSN acabou também se tornando uma referência na escolha da cor do ano, baseada nos dados coletados mundialmente.
Para 2023, a WGSN escolheu a cor Digital Lavander, um tom de roxo calmo, suave e reconfortante capaz de fazer uma ponte entre o mundo real e o mundo virtual.
Segundo a WGSN, a cor expressa estabilidade e serenidade diante de tempos desafiadores.
A cor Digital Lavander reflete a preocupação moderna com o bem estar e o auto cuidado, além de oferecer um “detox” mental. Outra característica da cor é que ela favorece a inclusão de gênero, um dos assuntos mais pautados da atualidade.
Apesar da cor Digital Lavander ser a escolhida da WGSN para o ano de 2023, a marca ainda trouxe outras opções de cores que, juntas, formam uma paleta cheia de simbolismos e significados para o ano que está prestes a iniciar.
As cores Astro Dust, Galactic Cobalt, Apricot Crush, Sage Leaf refletem a tendência da humanidade na procura por um novo estilo de vida.
A Astro Dust, por exemplo, é um tom de vermelho médio vívido e cativante que faz alusão aos tempos de novas descobertas espaciais. A cor inspira viagens e novos caminhos.
Já o tom Galactic Cobalt é um azul brilhante e intenso que traduz o momento ultra tecnológico e as novas possibilidades trazidas, por exemplo, pelo multiverso.
Por outro lado, a cor Apricot Crush é um tom de laranja médio cheio de energia que poderá ser visto especialmente em produtos e ambientes voltados à saúde e bem estar.
Por fim, a WGSN apostou na cor Sage Leaf, um tom de verde tranquilo e calmante que favorece a contemplação, o descanso e a serenidade. A cor é uma oportunidade para pausas do mundo tecnológico, conectando as pessoas a hobbies manuais, algo que ressurgiu com força no período da pandemia de COVID – 19.
Coral
Quem não conhece a marca de tintas Coral? A empresa holandesa do grupo AkzoNobel também divulga anualmente as cores que farão parte do seu catalogo de tintas e, entre elas, aquela que considera como a principal, ou seja, a cor do ano.
Contudo, ao contrário das empresas anteriores, a Coral influencia apenas a área do design de interiores e arquitetura, dado seu ramo de atuação no mercado.
A cor do ano 2023 da Coral é a Silêncio de Inverno, um tom suave e aconchegante da paleta dos beges, mas com um pouco da quentura do amarelo.
A cor Silêncio de Inverno, segundo a própria Coral a cor foi escolhida para representar as diferentes formas que a natureza nos inspira e nos sustenta.
“O ‘Silêncio’ para evocar a plenitude da natureza e ‘Inverno’ para transmitir a magia presente em suas transformações. É uma cor positiva e natural que, ao nos conectar com a natureza, torna a nossa casa mais aconchegante”, informa a Coral por meio de texto informativo.
O grande foco da marca é trazer, por meio da cor do ano 2023, o foco na saúde mental, do pensamento coletivo, da bioinspiração e dos ciclos de vida.
Sherwin-willians
Outra marca de tinta que movimenta o mercado de tendências na arquitetura e designer de interiores é a Sherwin-willians.
A cor do ano 2023 eleita pela marca é a Meu Caminho SW 9081, um tom neutro quente e rosado que promete inspirar novos horizontes e descobertas.
“Meu Caminho foi inspirado pela ideia de encontrar a beleza além de nós mesmos. É um tom contemplativo que convida à compaixão e à conexão em qualquer espaço”, comenta Patrícia Fecci, gerente de Marketing para Serviços de Cor&Design das tintas Sherwin- Williams.
“A cor é uma escolha natural para quem procura um neutro, quente e acolhedor em interiores e exteriores”, complementa a gerente da marca.
A cor Meu Caminho é uma possibilidade de criar novas conexões com a natureza e as pessoas ao redor. A cor também transmite simplicidade e empatia oferecendo uma atmosfera aconchegante que faz com que qualquer um se sinta em casa.
A marca recomenda harmonizar o tom Meu Caminho com outras tonalidades terrosas como o bronze, castanho, bordô e bege.
Suvinil
A cor do ano 2023 Suvinil está entre as mais aguardadas pelos designers e arquitetos. Ela tem grande influencia na estética dos ambientes e por isso mesmo acaba sendo vista com entusiasmo nos projetos decorativos.
Para 2023, a Suvinil elegeu a cor Calcita Alaranjada, uma cor que, pela primeira vez, é feita com 100% de pigmentos minerais, dispensando o uso de pigmentos sintéticos.
A cor é um laranja terroso que, segundo a própria marca é “ideal para momentos de transição como o que estamos vivendo, traz a energia da inovação, como os laranjas dos anos 1970 e nos remete aos tons escavados do solo por nossos primeiros ancestrais. E uma cor que nos ajuda a caminhar firme pelo presente. Em 2023, vamos nos cercar de segurança ancestral, inspiração do agora e esperança para seguir em frente”.
E, então, qual dessas cores será a sua cor do ano 2023?