Delicada e cheia de sofisticação, a cor rosé gold entrou com tudo no designer de interiores.
A cor, até então muito presente no mundo da moda, aparece hoje em dia glamorizando objetos utilitários que vão desde a mobília até o conjunto de talheres.
E se você também deseja leva essa cor chique e refinada para sua casa, continue acompanhando esse post que temos muitas dicas e ideias lindas para te mostrar.
Significado da cor rosé
A cor rosé pertence a paleta dos tons de rosa e, portanto, assume características dessa cor base.
No entanto, o rosé se diferencia por ser uma cor mais fechada e de pouca saturação, o que a faz imprimir elegância, sofisticação e modernidade aos ambientes.
O rosa, dentro da psicologia das cores, está associado com o feminino, com aquilo que é delicado, romântico e amoroso. O rosa, assim como o rosé, também sugere tranquilidade, conforto e acolhimento.
No entanto, o uso excessivo dessa cor pode provocar um efeito negativo, relacionado a imaturidade e ingenuidade, além de facilmente acabar se tornando cansativa e enjoativa.
Por isso, a cor rosé é usada dentro do design de interiores de modo pontual e bem definido.
Paleta de cor rosé
A cor rosé, ao contrário do que muita gente pode imaginar, não se trata de uma única cor, mas de uma paleta formada por cores similares.
Dentro da paleta de cor rosé podemos destacar quatro cores principais: o rosé gold, o rosé quartzo, o rosé nude e o rosé wildrose.
A cor rosé gold é uma das mais conhecidas no universo decorativo. Ela se caracteriza pelo tom metalizado, passando próximo do cobre e do dourado, mas facilmente reconhecida pelo fundo rosa.
Essa coloração tem sido muito utilizada em elementos metálicos, como luminárias, abajures, talheres, panelas e peças decorativas em geral.
Já o tom conhecido como rosé quartzo, inspirado na pedra de quartzo rosa, é delicado e bem sutil, sendo uma das cores preferidas para revestimentos de sofás, cadeiras e poltronas.
O rosé nude é o mais neutro de todos, assemelhando-se aos tons de bege, mas com um leve fundo cor de rosa. Esse tom de rosé é ideal para quem deseja apostar na delicadeza do rosa, mas de um modo mais sutil e discreto.
Por fim, você pode optar pelo tom de rosé wildrose, popularmente conhecido também como rosa chá.
Esse tom de rosé é um pouco mais forte e fechado, funcionando muito bem em ambientes contemporâneos, especialmente em mobílias e estofados.
Qual cor combina com rosé
A cor rosé combina muito bem com diversas outras cores, graças ao seu tom que inspira neutralidade. Veja a seguir as principais combinações de cores para o rosé, independente da tonalidade escolhida.
Rosé e branco
A cor rosé fica perfeita quando combinada ao branco. As duas cores transmitem calma e tranquilidade de uma forma elegante e refinada.
O ideal aqui é usar o branco na base e completar o ambiente com peças em rosé.
Para evitar o risco de deixar o ambiente caricato e infantil demais, aposte em uma terceira cor, mais moderna, capaz de romper com a calmaria provocada pelo branco e o rosé.
Uma boa dica, nesse caso, é investir em detalhes cinza ou preto. Inclusive, essa é uma das principais paletas de cores do estilo escandinavo, tão popular nos últimos tempos.
Rosé e cinza
A combinação entre cor rosé e cinza é a melhor pedida para ambientes modernos e para quem deseja fugir do branco clássico.
O cinza claro pode ser aplicado na base da decoração, enquanto o rosé fica responsável por trazer pinceladas de cores no ambiente.
Para um ambiente sofisticado e unissex, vale apostar em tonalidades amadeiradas para complementar o décor, fugindo completamente do óbvio.
Rosé e preto
Nada mais elegante e sofisticado do que a combinação entre cor rosé e preto. Essa dupla é cheia de personalidade e estilo.
Cuidado apenas com o excesso para não deixar o ambiente pesado e cansativo. Utilize, para isso, um tom claro e neutro para quebrar o excesso visual.
Rosé e azul
Uma das combinações mais interessantes que você pode fazer é entre o rosé e o azul.
Juntas, elas transmitem sofisticação e elegância, especialmente quando são utilizados tons de azul escuro, fechado ou acinzentado.
Essas tonalidades realçam a delicadeza e romantismo do rosé, mas sem deixá-lo cair em clichês.
Rosé e verde
Dentro do circulo cromático, o verde é considerado como a cor complementar ao rosa, uma vez que eles se encontram do lado oposto um do outro.
Isso faz com que ambas as cores se completem e formem um casamento perfeito.
Inclusive, a combinação entre rosa e verde tem sido uma das mais populares dos últimos tempos. O Instagram e o Pinterest estão aí para provar.
Essa composição inspira ambientes tropicais, aconchegantes e acolhedores.
Uma boa opção para quem deseja seguir por esse caminho é apostar na cor rosé em companhia de plantas. Ou seja, esse é o momento de investir naquela urban jungle que você sempre sonhou.
Rosé em degrade de tons
Se você faz o tipo que ama a paleta de tons rosé, então vale a pena apostar em uma decoração com degrade de tons.
No entanto, tome cuidado para não sobrecarregar o ambiente com excessos. Para quebrar um pouco os diferentes tons de rosé usados na decoração, experimente adicionar uma cor moderna, como o cinza, o azul ou até mesmo o verde.
Como usar a cor rosé na decoração
A cor rosé é muito democrática e versátil. Você já viu como ela pode ser combinada com diferentes opções de cores, mas se ainda está na dúvida de onde e como usá-la, veja mais essas dicas:
Menos é mais
O rosé é uma cor que inspira calma e acolhimento, mas que também pode facilmente cansar e enjoar a visão de quem a vê.
Por isso, segure a ansiedade de querer comprar tudo na mesma cor.
Ao contrário, explore a cor em pequenas doses na decoração e, assim, você verá ela se revelando de modo ainda mais bonito e sofisticado.
Defina um estilo
A cor rosé pode ser usada em diferentes propostas decorativas, indo do clássico ao contemporâneo.
Mas para não ter erro, defina o estilo da sua decoração. Dessa forma, fica mais fácil decidir o design dos objetos que pretende levar para casa e, também, quais cores usar junto ao rosé.
Em uma decoração clássica e sofisticada, por exemplo, vale a pena investir na cor rosé ao lado de outras cores claras e neutras. O uso de materiais nobres, como o mármore, por exemplo, realçam ainda mais a presença da cor.
Já para uma decoração moderna, o tom de rosé gold é uma ótima pedida, especialmente quando combinada a cores como o azul e o preto.
Mas se você deseja investir em uma decoração romântica e bucólica, use o rosé combinado a móveis brancos e de estilo retrô.
Cor rosé x ambientes
Cor rosé na cozinha
A cor rosé pode ser explorada de muitas formas na cozinha. Para quem pretende algo permanente, pode investir, por exemplo, em armários. Hoje em dia é possível até usar vidros no tom rosé.
Outra possibilidade é o uso de revestimentos na cor, incluindo a versão metálica do rosé. Para isso, aplique, por exemplo, pastilhas rosé no backsplash, conhecido também como frontão da pia.
Mas se a ideia é fazer um investimento menor e mais rápido, uma boa opção são as luminárias e pendentes. Vale ainda investir no uso de acessórios de cozinha em tom rosé ou, simplesmente, mudar os puxadores do armário para a cor.
Cor rosé na sala
A sala é outro ambiente da casa que fica incrível com toques de cor rosé. Voce pode pensar em um sofá rosé, no caso de uma mudança mais radical, ou apenas detalhes na cor, como almofadas, luminárias ou objetos decorativos.
Cor rosé no banheiro
O banheiro é mais um ambiente que tem se destacado no uso da cor rosé. O tom pode ser visto principalmente na versão rosé gold, em metais como torneiras, registros e chuveiros.
Quer mais? Coloque a cor também nos revestimentos. Quer menos? Use o rosé apenas na roupa de banho, como toalhas ou, ainda, no tapetinho.
Cor rosé no quarto
O rosé no quarto inspira romantismo e, por isso mesmo, é muito bem vindo em quartos de casal.
Nesse ambiente, a cor pode ser explorada na parede, nas luminárias, roupa de cama, objetos decorativos ou na cabeceira da cama.
Confira a seguir mais 50 ideias de como usar a cor rosé na decoração e inspire-se para transformar a sua casa:
Imagem 1 – Um ambiente conceitual e contemporâneo decorado com paredes, móveis e até plantas rosé. O tapete preto garante o descanso para o olhar
Imagem 2 – Cor rosé para parede da cozinha. Os puxadores dourados completam o visual charmoso do ambiente.
Imagem 3 – Cor rosé queimado para o sofá combinando com as poltronas amarelas.
Imagem 4 – Já aqui, a cor rosé claro se mistura aos tons de azul e verde.
Imagem 5 – Cor rosé claro e suave para a parede do quarto.
Imagem 6 – Que tal levar a cor rosé para o banheiro?
Imagem 7 – Decoração de sala de estar com paleta de cor rosé.
Imagem 8 – Cor rosé gold nas luminárias e rosé claro nos armários.
Imagem 9 – Revestimento rosé para o banheiro. O preto garante modernidade.
Imagem 10 – Um quarto com a cara do estilo escandinavo decorado com cabeceira rosé
Imagem 11 – Cozinha com armários rose, frontão de mármore e detalhes em dourado
Imagem 12 – Na dúvida de qual cor combina com rosé? Aposte no verde!
Imagem 13 – Quarto infantil decorado com parede rosé e armário azul.
Imagem 14 – Cozinha moderna em tons de rosé e preto: romântica sem clichês.
Imagem 15 – Cor rosé queimado para um banheiro sofisticado.
Imagem 16 – Cor rosé para parede. O detalhe em boiserie destacou ainda mais a cor.
Imagem 17 – Invista na cor rosé para um quarto infantil moderno.
Imagem 18 – Aqui, o destaque vai para a combinação entre a parede cor rosé e o teto com listras em branco e azul.
Imagem 19 – Uma inspiração perfeita para quem ama os múltiplos tons de rosa.
Imagem 20 – Paleta rosé para decoração combinada a tons de dourado e preto.
Imagem 21 – Quer uma atmosfera mais descontraída? Então combine o rosé com estampa de oncinha.
Imagem 22 – Toque de cor rosé na decoração do escritório.
Imagem 23 – Para um quarto romântico, aposte em cortinas cor rosé.
Imagem 24 – Revestimento rosé para o banheiro. As luminárias douradas completam o décor.
Imagem 25 – Cor rosé queimado para uma decoração chiquérrima!
Imagem 26 – Dois tons rosé na mesma sala: nude e queimado.
Imagem 27 – O que acha de um home office rosé?
Imagem 28 – Rosé claro para a parede da sala. Junto com ela, o cinza trazendo modernidade.
Imagem 29 – Pura sofisticação essa composição entre rosé e verde escuro.
Imagem 30 – Já pensou em restaurar um móvel com a cor rosé? Fica a dica.
Imagem 31 – Sofá rosé e paredes de tijolinho branco: delicado e rústico ao mesmo tempo.
Imagem 32 – Um pouco de preto para quebrar a atmosfera ingênua do rosé.
Imagem 33 – O piso rosé desse quarto é uma obra de arte!
Imagem 34 – E como se não bastasse o piso, o armário por dentro também é rosé.
Imagem 35 – Cor rosé para parede do banheiro. Dourado e madeira finalizam a proposta.
Imagem 36 – A composição entre a cor rosé e o laranja é quente e aconchegante.
Imagem 37 – Sinta-se abraçado por esse banheiro de parede rosé
Imagem 38 – Uma nova cara para o móvel de madeira.
Imagem 39 – Rosé e azul: não tem como dar errado!
Imagem 40 – Paleta de tons rosé para o banheiro de base branca.
Imagem 41 – Cor rosé na parede formando o fundo das prateleiras.
Imagem 42 – Aquela peça em rosé que chama toda atenção para si.
Imagem 43 – Ambientes comerciais também combinam com a cor rosé.
Imagem 44 – Rosé, roxo e preto: já viu?
Imagem 45 – Não parece, mas a cor rosé é pra lá de contemporânea.
Imagem 46 – Mimetismo rosé.
Imagem 47 – Quarto decorado com parede rosé em boiserie. A cama com dossel completou o ar sofisticado e clássico do quarto.
Imagem 48 – Mas se a proposta é modernizar vá de rosé e branco.
Imagem 49 – Poltrona rosé queimado com luminária dourada.
Imagem 50 – Mais uma prova de que a cor rosé sabe transitar entre diferentes estilos decorativos