Na dúvida de quais cores de tinta para parede externa escolher aí para sua casa?
Nem sempre é fácil chegar a uma decisão em meio a tanta variedade. Mas para te ajudar nessa missão esse post aqui está cheio de dicas e ideias. Vem ver com a gente!
Como escolher as cores de tinta para parede externa?
Considere o estilo da sua casa
O estilo arquitetônico da sua casa pode influenciar (e muito) a escolha das cores. Por exemplo, casas tradicionais muitas vezes se beneficiam de cores mais clássicas, como tons de branco, cinza e bege, enquanto casas modernas podem ser mais ousadas nas escolhas de cores, optando por tons contrastantes e vibrantes
Avalie o ambiente
Nem todo mundo pensa nisso, mas o ambiente ao redor causa impacto na escolha das cores da casa. Por isso, é importante considerar o que te cerca, seja uma paisagem ou as cores das casas vizinhas. Esses elementos quando vistos em conjunto devem ser harmônicos e equilibrados.
Pense no clima
Outra dica legal é escolher a cor da tinta tendo como base o clima da sua região. Em áreas com climas quentes, cores claras podem ajudar a manter a casa mais fresca, enquanto em climas mais frios, cores mais escuras ajudam a absorver calor e garantir conforto térmico no interior da residência.
Além disso, em áreas com alta umidade e muita chuva, as cores claras acabam levando vantagem porque são menos propensas a mofo e desbotamento.
Escolha uma paleta de cores
Muita gente foca a atenção na escolha apenas da cor principal, aquela que será usada nas superfícies maiores, e acaba esquecendo que os detalhes podem ser compostos por cores diferentes para gerar um maior interesse visual.
Por isso, a dica é optar por uma paleta de cores que inclua uma cor principal para as paredes, uma cor de destaque para detalhes como portas e janelas, e uma cor de acento para realçar características arquitetônicas.
Teste as cores
Antes de tomar uma decisão final, compre pequenas amostras das cores que você está considerando e pinte pequenas áreas de teste nas paredes externas. Isso permitirá que você veja como as cores ficam à luz natural em diferentes momentos do dia.
Lembre-se do acabamento
O acabamento da tinta (mate, acetinado, brilhante, etc.) também afeta a aparência. Geralmente, para paredes externas, acabamentos semibrilhantes são mais resistentes e fáceis de limpar.
Tipos de tinta para parede externa
Além das cores, você também deve se atentar para o tipo de tinta e, consequentemente, a qualidade e durabilidade dela em ambientes externos. Separamos a seguir os tipos de tinta para parede externa mais indicados, confira:
Tinta acrílica à base de água
As tintas acrílicas à base de água são as mais indicadas para paredes externas. Elas são duráveis, resistentes à água e aos raios UV, e secam rapidamente. Além disso, são fáceis de limpar. Esse tipo de tinta ainda é conhecida por sua aderência sólida à maioria das superfícies, o que é importante para paredes externas.
Tinta látex
As tintas de látex também são à base de água e possuem muitas das mesmas características positivas das tintas acrílicas. Elas são flexíveis e resistentes à descamação, o que as tornam ideais para regiões onde o clima muda bruscamente entre as estações.
Tinta emborrachadas
Tintas à base de elastômero, conhecidas também como tintas emborrachadas, são altamente elásticas e projetadas para se esticar e contrair com as mudanças de temperatura. Isso as torna ideais para climas com variações climáticas intensas, pois ajudam a prevenir fissuras na superfície. Elas também oferecem excelente resistência à água e proteção contra mofo.
Tinta epóxi
Outra opção para paredes externas é a tinta epóxi. Conhecida por sua extrema durabilidade e resistência, elas são frequentemente usadas em superfícies de concreto, como garagens e áreas industriais, no entanto também são muito indicadas para superfícies externas, incluindo pisos e paredes.
Tinta epóxi à base de água
Esta é uma alternativa mais ecológica às tintas epóxi tradicionais à base de solvente. Elas são adequadas para superfícies externas e oferecem boa durabilidade e resistência.
Cores de tinta para parede externa mais usadas
Via de regra, não existem cores certas ou erradas para as paredes externas. Tudo vai depender dos fatores que já mencionamos acima, como o estilo da sua casa, o ambiente ao redor e o clima da sua região.
Mas, sempre tem aquelas cores que são coringas, não decepcionam e fazem sucesso porque são atemporais. Separamos todas elas pra você a seguir, olha só:
Branco: O branco é uma cor atemporal e versátil que pode fazer uma casa parecer limpa, clássica e elegante. A cor é muito utilizada em regiões de clima quente, pois reflete a luz do sol e ajuda a manter a casa mais fresca.
Bege: Tons de bege são neutros e discretos, adicionando uma sensação de calor e conforto à casa. Eles são uma ótima escolha para casas de arquitetura clássica ou, quando combinados a tons como marrom, podem ser usados para trazer um clima rústico para fachada.
Cinza: Já o cinza é uma cor neutra que pode variar de tons claros a tons mais escuros, combinando tanto com arquiteturas mais contemporâneas, quanto com casas modernas e tradicionais. O cinza também é uma opção para quem deseja apenas realçar detalhes arquitetônicos.
Azul: Tons suaves de azul, como azul-claro ou azul-cinza, podem dar à casa uma aparência fresca e convidativa, sendo muito comuns em regiões litorâneas. Já tons mais escuros e fechados ficam ótimos em casas modernas e sofisticadas.
Verde: Tons de verde, como verde-oliva ou verde-bandeira, são indicados para casas que desejam se misturar com a paisagem natural ao redor. Isso sem contar que o verde é uma cor relaxante e harmoniza bem com casas com jardim e quintal.
Marrom: Tons de marrom, como marrom-terra ou bege escuro, ajudam a trazer uma sensação de estabilidade e segurança à casa, além de serem comuns em casas de estilo mais rústico.
Vermelho tijolo: Esta é uma cor tradicional para casas com acabamento em tijolo aparente ou para aquelas que desejam trazer um clima terroso para fachada, sendo muito bem vinda também em contraste com plantas e vegetação.
Amarelo: Para quem deseja trazer um toque de alegria e energia à casa pode apostar nos tons de amarelo, como amarelo-mostarda ou amarelo-pálido. A cor funciona muito bem em casas dos mais variados tipos de arquitetura, mas ganha destaque mesmo em locais de estilo rústico ou cottage.
50 ideias criativas de cores de tinta para parede externa
Que tal agora se inspirar com mais 50 ideias de paleta de cores de tinta para parede externa? Vem ver.
Imagem 1 – Branco e cinza claro para a parede externa da casa moderna.
Imagem 2 – Se ficar na dúvida, escolha cores de tinta para parede externa que sejam vibrantes e alto astral.
Imagem 3 – Um vermelho pálido e terroso para combinar com o estilo rústico do jardim de inverno.
Imagem 4 – Quer sair do comum? Olha essa ideia!
Imagem 5 – Um tom de verde suave para relaxar na beira da piscina.
Imagem 6 – Branco e preto: cores atemporais para a parede externa.
Imagem 7 – Já aqui, as cores de tinta para parede externa também ganharam textura.
Imagem 8 – Quer um clima rústico? Aposte em tons terrosos.
Imagem 9 – Um laranja quente para realçar o centro do quintal.
Imagem 10 – A pintura rústica combina direitinho com a tinta terrosa.
Imagem 11 – Onde tem verde tem tranquilidade.
Imagem 12 – As cores claras são ideias para regiões de clima quente.
Imagem 13 – E o que acha de uma pintura colorida?
Imagem 14 – Se ficar difícil decidir, o branco é o melhor caminho.
Imagem 15 – Essa paleta de cores de tinta para parede externa é calma e aconchegante.
Imagem 16 – Faça detalhes na pintura com um estêncil.
Imagem 17 – Cores neutras e sóbrias valorizam arquiteturas modernas.
Imagem 18 – Aqui, a dica é usar cores de tinta para parede externa que formem uma pintura geométrica.
Imagem 19 – Parede na cor dos caquinhos do piso.
Imagem 20 – Que tal mesclar verde e rosa? Clima tropical no jardim.
Imagem 21 – A parede cinza destaca o tom de verde das plantas.
Imagem 22 – Uma boa ideia é combinar a cor do piso com a cor da parede.
Imagem 23 – Branco para refletir a luz e deixar a casa mais fresca por dentro.
Imagem 24 – E o que acha de uma casa cor de rosa? Mas essa não é nada clichê.
Imagem 25 – O jardim florido ganhou a companhia de paredes em tons delicados.
Imagem 26 – Uma pintura orgânica e colorida pode ser o que faltava para sua parede externa.
Imagem 27 – Para destacar as cores de tinta para parede externa use e abuse de plantas.
Imagem 28 – Os clássicos tons de bege que nunca decepcionam!
Imagem 29 – Cores escuras são mais modernas e despojadas.
Imagem 30 – Já o cinza é a cara da neutralidade.
Imagem 31 – Clima rústico nesse quintal com paleta de cores de tinta para parede externa.
Imagem 32 – A casa retrô ganhou ares modernos com a tinta cinza.
Imagem 33 – Que tal um azul para realçar a paisagem?
Imagem 34 – Já o rosa claro traz conforto e acolhimento.
Imagem 35 – Textura e cor moderna para essa parede externa.
Imagem 36 – Já pensou em ter uma fachada vermelha?
Imagem 37 – Ao invés de apenas um, escolha vários tons quentes e terrosos.
Imagem 38 – Um corredor pink para adicionar personalidade.
Imagem 39 – Use as cores de tinta para parede externa para realçar o estilo da casa e dos moradores.
Imagem 40 – Aquele detalhe de cor que faz toda diferença.
Imagem 41 – Outra opção é manter a cor natural dos materiais usados na fachada.
Imagem 42 – Ambientes rústicos externos combinam com cores de tinta para parede externa que sejam quentes e vibrantes, como o laranja.
Imagem 43 – Para a casa de praia, um amarelo terroso.
Imagem 44 – Vermelho para quem tem ousadia.
Imagem 45 – Apesar de simples, o branco e preto tem muito estilo.
Imagem 46 – Traga alegria com uma paleta de cores de tinta para parede externa vibrantes.
Imagem 47 – Laranja e rosa!
Imagem 48 – Tem plantas na área externa? Então o verde é sempre uma boa opção.
Imagem 49 – Rosa quente e afetivo para o quintal ficar mais aconchegante.
Imagem 50 – Garanta o destaque para as plantas usando cores neutras para a parede externa.