A alma da casa habita nas cores! Elas têm o poder de inspirar, motivar, alegrar, tranquilizar e promover uma série de outras emoções e sensações. Por isso a escolha das cores de tintas para as paredes deve ser muito bem planejada para que se obtenha o máximo de beneficio da cor escolhida, afinal é bom levar em conta que uma cor inadequada pode causar efeito contrário ao esperado.
A primeira coisa a ser analisada antes de escolher a cor da tinta é definir qual será o estilo do ambiente. Para decorações clean, neutras, modernas e de estilo escandinavo, as cores claras e neutras são as mais recomendadas.
Já para uma decoração de estilo rústico ou com uma proposta mais despojada e jovial, cores vibrantes são a melhor pedida. Os tons pastéis na parede também são bem vindas para o caso de decorações que seguem uma linha retrô ou romântica, por exemplo.
Definida a proposta de decoração, atente-se agora para o cômodo onde a tinta será aplicada. Para quartos, especialmente os infantis, a dica é usar cores claras e neutras de modo a favorecer o relaxamento e o sono. Cores como amarelo ou laranja podem ser usadas em quartos, mas prefira as nuances mais suaves.
O próximo ponto é combinar as cores das paredes com o restante da decoração. Nesse caso recomendamos que você tenha um círculo cromático em mãos para te orientar nas escolhas. De modo geral, a tendência são por três combinações: as complementares, as análogas ou as monocromáticas.
As cores complementares são aquelas que se encontram do lado oposto à cor escolhida no circulo cromático. Por exemplo, a cor complementar do azul é a amarela e seus tons mais próximos, como o laranja. Já no caso da cor vermelha, a complementar é o verde. As combinações complementares podem ser feitas na própria parede ou na mobília. Uma parede azul, por exemplo, pode ser complementada com um sofá laranja.
Já as cores análogas são as que se encontram imediatamente ao lado da cor escolhida. Por exemplo, as cores análogas do verde são o azul localizado à esquerda e o amarelo situado à direita.
E por fim estão as monocromáticas que como o próprio nome sugere são as nuances de uma mesma cor. Esse tipo de combinação também é comumente conhecido como degradê ou tom sobre tom.
Além dessas três possibilidades de combinações com as cores do espectro, há ainda as cores neutras. Essas, por sinal, são as mais utilizadas em paredes de casas. Entram na lista o branco, o preto, o cinza e os tons de bege, conhecidos também como Off White.
Cores de tintas: descubra diferentes tonalidades em ambientes selecionados
Depois de definir o estilo da decoração e o modo como as cores serão combinadas você já está mais da metade do caminho para definir a tinta certa para suas paredes. O restante que falta você confere agora, com a seleção de imagens de paredes pintadas em diferentes tons de tinta para você comparar e se inspirar. Confira:
Cores de tintas: amarelo
Vamos começar falando sobre o amarelo. Essa é a cor da alegria. A cor do sol. Ela é ótima para ser usada em ambientes de estudo ou trabalho, pois favorece a concentração e o aprendizado. Na hora de combiná-lo, use-o com azul, sua cor complementar ou com as análogas, o laranja e os tons mais vibrantes de amarelo. Confira algumas ideias de como inserir a cor – e suas nuances – no ambiente:
Imagem 1 – A cozinha toda branca ganhou um toque de vida e descontração com a parede de tijolinhos pintada de amarelo.
Imagem 2 – Um efeito pra lá de interessante: a parede com boisseries e o piso de madeira ganharam um tom de amarelo queimado que simula o contorno da luz.
Imagem 3 – Aposte no cimento queimado amarelo.
Imagem 4 – Moderno e descontraído: a parede de tom amarelo amêndoa divide espaço com a faixa de concreto aparente.
Imagem 5 – Coloque pontos coloridos em sua casa: revestimentos, portas de armário ou papel de parede.
Imagem 6 – Utilize o restinho da tinta para formar esse cantinhos charmosos!
Imagem 7 – Quarto com parede amarela.
Cores de tintas: azul
O azul é a cor da calma, da tranquilidade e da quietude. Ideal para quartos, pois é um ótimo indutor do sono. Mas cuidado, em excesso o azul pode promover estados depressivos. A cor complementar do azul é a amarela e as análogas são o violeta, os tons de rosa e o azul esverdeado. Confira alguns dos azuis mais usados na pintura de paredes:
Imagem 8 – Banheiro de parede azul com armário cinza: a aposta certeira para quem deseja um ambiente moderno e atual.
Imagem 9 – Azul ciano: claro, suave e ideal para uma decoração que puxa para os tons pastéis; na imagem, o rosa entra como análoga ao azul.
Imagem 10 – Já nessa varanda o contraste entre as complementares azul celeste e rosa escuro fica ainda mais evidente.
Imagem 11 – Quando o assunto é classe e elegância, o azul marinho é imbatível!
Imagem 12 – O azul turquesa trouxe alegria para esse ambiente de proposta rústica moderna.
Imagem 13 – Azul royal: o tom para dar um tchan no banheiro!
Imagem 14 – Azul além das paredes!
Cores de tintas: tons neutros
Os tons neutros, formados pelas cores bege, branco, cinza e preto, são a melhor opção para quem busca neutralidade, elegância e modernidade. Também são uma boa alternativa para quem tem medo de arriscar cores mais marcantes. Confira agora alguns ambientes que apostaram nos tons neutros para as paredes:
Imagem 15 – O tom amêndoa, um pouco mais escuro que um bege tradicional, foi contrastado com os tons de laranja e azul marinho.
Imagem 16 – Já o tom caqui é ideal para criar ambientes neutros, clássicos e sofisticados.
Imagem 17 – Para essa sala o tom castanho foi o escolhido para realçar a parede da TV.
Imagem 18 – E que tal mesclar tom de creme nas paredes e cores vibrantes na decoração?
Imagem 19 – Sala offwhite: elegante, moderno e atemporal.
Imagem 20 – A tinta branca nunca desaponta!
Imagem 21 – Insira um quadro colorido para dar vida a sua parede branca.
Imagem 22 – Saindo dos tons de bege ou Off White e entrando agora nos brancos; veja como a cor se encaixa perfeitamente em ambientes de estilo moderno e minimalista.
Imagem 23 – Branco nas paredes não tem erro; aqui, o marrom traz um toque de cor sem fugir da neutralidade.
Imagem 24 – Cores de tintas: se quiser dar amplitude e luminosidade ao ambiente, aposte em paredes brancas.
Imagem 25 – Um cinza nevada para sair do clássico branco.
Imagem 26 – Cor palha também faz um grande sucesso no design de interiores.
Imagem 27 – Passando do domínio do branco para o território do cinza; aqui, a cor se manifesta em puro requinte e elegância.
Imagem 28 – Mas se a proposta for seguir uma linha moderna em tons claros, vá de cinza ardósia nas paredes.
Imagem 29 – A combinação entre o cinza fosco na parede e o rosa do armário é puro charme romântico, mas sem pieguice.
Imagem 30 – Pinte a parede com a mesma cor da marcenaria.
Imagem 31 – Opte pelo bege areia se quiser uma sala aconchegante.
Imagem 32 – Ou quem sabe um bege claro para realçar as luminárias pretas.
Imagem 33 – Total black: para os mais ousados vale apostar em uma parede preta com armário cor de rosa.
Imagem 34 – O preto na parede desse banheiro foi suavizado com a presença dos elementos em madeira e da iluminação amarelada.
Imagem 35 – Nessa sala, a parede preta foi contrastada com o sofá laranja; uma combinação e tanto.
Imagem 36 – O preto é a cor da elegância e da sofisticação, use sem medo dentro dessa proposta.
Imagem 37 – Mescle cores: branco e cinza em uma mesma parede.
Imagem 38 – Cinza nunca é de mais!
Cores de tintas: laranja
De volta às cores quentes e vibrantes. Agora com a cor laranja. Essa é a cor da juventude, da vitalidade, do verão e do dinamismo. Em diversos tons, o laranja geralmente é utilizado nas paredes para criar um ambiente aconchegante e acolhedor, especialmente em seus nos tons mais fechados. Para complementá-la, use verde ou azul. Já se a ideia é seguir pelas cores análogas, então invista no vermelho ou amarelo.
Imagem 39 – Alegria e vitalidade para o quartinho infantil com a parede em laranja bronze; as complementares azul e verde entram na decoração.
Imagem 40 – A combinação do tom laranja caramelo com o preto nas paredes gerou força, vitalidade e personalidade para o escritório.
Imagem 41 – Sala pintada com diferentes tons de laranja, inclusive no teto; já a cor rosa, que pode ser considerada análoga ao laranja, foi usada em degrade no tapete e na mobília.
Imagem 42 – Vermelho alaranjado: utilize em espaço comercial.
Imagem 43 – Pinte a marcenaria existente com um laranja terracota.
Imagem 44 – As formas triangulares dessa parede foram preenchidas com tons variados de laranja, entre eles o pêssego e o ocre.
Cores de tintas: rosa
A cor rosa é a cor que mais expressa sensações de romantismo, feminino e delicadeza. Se essa for a sua intenção, aposte em cores de tinta que puxem para esse tom, desde o mais claro, como o rosa cereja, até algo mais vibrante, como o pink. Confira as sugestões de como usar tinta rosa na parede:
Imagem 45 – Também é possível dar um visual novo aos revestimentos existentes.
Imagem 46 – O rosa cereja entra na parede em conjunto com o preto: uma combinação forte e vibrante.
Imagem 47 – E o que acha da composição rosa e verde? As complementares foram usadas com discrição nessa cozinha.
Imagem 48 – O rosa fica mais romântico e delicado quando combinado ao branco.
Imagem 49 – E eis que do ambiente todo branco surge uma sala vibrante de paredes cor de rosa fúchsia.
Imagem 50 – Moderna e cheia de vida: o rosa na parede em harmonia com a análoga laranja.
Imagem 51 – O cinza em companhia do rosa também traz modernidade para os ambientes, só que com um pouco mais de neutralidade.
Cores de tintas: roxo
O roxo é uma cor cercada de misticismo e conotações religiosas. Dizem que essa é a cor da espiritualidade, dos estados alterados de consciência e da transmutação de energias. Independente das crenças, o fato é que a cor transmite uma certa sensação de paz e tranquilidade, especialmente em suas nuances mais claras. A cor complementar mais usada para o roxo é o amarelo, mas o verde também está na lista. Já os tons de azul, rosa e vermelho se incluem entre as cores análogas ao roxo. Veja algumas ideias de paredes roxas em ambientes decorados:
Imagem 52 – Combinação de cores análogas nesse ambiente: roxo, em dois tons, azul e rosa.
Imagem 53 – Toda tranquilidade que só o tom de lavanda, uma das nuances mais delicadas do roxo, pode trazer para o quarto.
Imagem 54 – Crie um efeito esfumado e degradê na parede; para isso invista em tons variados de roxo.
Imagem 55 – Lilás: o tom neutro da paleta roxa!
Imagem 56 – Roxo orquídea para coloria as paredes de casa.
Imagem 57 – Lilás lavanda para ambientes tranquilos como o quarto.
Imagem 58 – Parede roxo acizentado: o tom perfeito para cobrir a parede do quarto.
Cores de tintas: verde
Saindo do roxo para entrar no verde. A cor resultante da união entre azul e amarelo pode ser ora frio e sóbrio, ora quente e extrovertido. São diversos tons de tinta verde que você pode escolher para pintar as paredes da sua casa. Apesar da variedade de tons, o importante é que você saiba que, de modo geral, o verde é a cor que simboliza a natureza, o natural e o equilíbrio. Essa inclusive é uma das únicas cores que não possui efeito contrário, podendo ser usada livremente. Confira agora as combinações possíveis de serem feitas com ela:
Imagem 59 – Nesse banheiro de estilo moderno, o verde bandeira da parede divide espaço com o cimento queimado.
Imagem 60 – Um tom mais suave de verde na parede combinado ao azul e ao rosa da decor, ou seja, complementares e análogas juntas.
Imagem 61 – Para trazer o clima natural e o conceito de natureza para o ambiente aposte no uso da cor verde nas paredes com móveis amadeirados
Imagem 62 – Tudo verde e no mesmo tom por aqui: desde o armário até as paredes.
Imagem 63 – Verde militar: elegante e atemporal.
Imagem 64 – O verde menta agrada todos os tipos de estilo.
Imagem 65 – Parede verde militar: elegante e atemporal.
Cores de tintas: vermelho
Você já deve ter ouvido falar que o vermelho é a cor da paixão. Mas essa cor quente e vibrante vai muito além desse simbolismo. O vermelho está associado também a força, vitalidade, energia e calor. Contudo, seu uso em excesso pode se tornar cansativo e estimulante demais, podendo até levar a quadros de hipertensão. As melhores combinações para o vermelho é o verde (complementar) e o laranja e rosa (análogas). Confira nossas sugestões:
Imagem 66 – Impossível negar a influência positiva dessa parede vermelho grená em contraste com o branco.
Imagem 67 – E que tal um vermelho mais fechado na parede do quarto? Ainda mais se for realçado com um letreiro de neon.
Imagem 68 – Vermelho salmão e verde musgo em harmonia nas paredes desse pequeno banheiro.
Imagem 69 – Hall de entrada minimalista apostou em uma parede vermelha com frisos pretos.
Imagem 70 – Puro acolhimento essa parede vermelho coral.
Imagem 71 – Aposte nos contrastes e no uso das cores complementares com o vermelho também.
Veja também como usar as cores frias e cores quentes na decoração