Um toque de amarelo aqui, um pouco de cinza ali e quem sabe uma pitada de azul daquele outo lado. Pois é, escolher as cores para sala é uma arte, onde tudo deve estar em harmonia e equilíbrio. Esse ambiente tão nobre da casa, onde descansamos e recebemos pessoas queridas, precisa ser planejado com carinho e atenção para garantir o máximo de conforto, beleza e aconchego que o ambiente necessita.
E as cores para sala não se limitam apenas as que serão usadas para pintar as paredes. Mobília, tapete, cortina e objetos decorativos também estão incluídos. Por isso resolvemos dedicar esse post somente para esclarecer dúvidas e te dar muitas ideias e sugestões de como escolher e combinar as cores para a sala. Quer ver? Confira abaixo:
Dicas e sugestões para você acertar na escolha das cores para sala perfeita
1. Tamanho da sala
O tamanho da sala influencia muito na hora de decidir quais as cores que serão utilizadas, especialmente as menores. A dica para as salas pequenas é optar por uma paleta de tons neutros na base, deixando para inserir cores mais fortes e vibrantes nos detalhes.
2. Paleta de cores
Definir uma paleta de cores para sala também é importante, principalmente porque te deixa mais seguro. Escolha uma cor para servir de base e que irá predominar no ambiente. Em seguida, acrescente tons que gerem contraste e destaque, definindo em que local da decor eles serão utilizados.
Quando for escolher a paleta de cores para a sala leve em consideração o estilo que marca o ambiente, isso porque decorações de estilo moderno conversam melhor com cores como o branco, preto, cinza e azul, já uma decoração rústica, por exemplo, aceita tons terrosos e quentes com mais facilidade.
3. Combinações mais comuns
A combinação minimalista é uma das mais clássicas e a ideal para quem tem medo de arriscar. A base desse estilo são as cores neutras, como o branco, preto, cinza realçados por uma ou outra cor mais fechada e não muito vibrante.
Outra forma de combinar cores é optando pelo tom sobre tom. Nesse caso, você escolhe uma cor e explora os seus mais diversos tons, do mais escuro ao mais claro.
A combinação por contraste também é um recurso interessante e que faz muito sucesso. As cores complementares, como são chamadas, são aquelas que se encontram do lado oposto uma das outras no circulo cromático. Geralmente essa combinação de cores complementares marca uma decoração mais ousada e impactante.
Amarelo e roxo, laranja e azul, verde e vermelho são alguns exemplos de combinações complementares e contrastantes. No entanto, tenha cuidado com exageros. O ideal é que uma se sobressaia, enquanto a outra apareça apenas nos detalhes.
4. Tendências de cores para sala que nunca saem de moda
As cores tendência para sala que nunca saem de moda, ou seja, aquelas que predominam nas revistas de decoração e nos projetos de arquitetos e designers são as cores que criam uma atmosfera capaz de provocar relaxamento e que nos conectam de volta à natureza.
Dentro dessa proposta estão o amarelo dourado, o verde oliva, o laranja damasco, os tons de castanho e os tons terrosos, especialmente o terracota.
Usar cores tendência na decoração da sala é uma ótima maneira de fazer com o ambiente ganhe modernidade, contudo vale ressaltar que o seu gosto pessoal deve estar acima de qualquer tendência.
Confira agora uma seleção de imagens de salas decoradas com as cores queridinhas do momento:
5. Cores para sala: mix de cores
Ao invés de uma, várias cores. Por que não? Mas de que modo combinar tantas cores em apenas uma sala? Confira as imagens abaixo e se inspire com estas ideias selecionadas de ambientes:
Imagem 1 – Amarelo e rosa chegam primeiro à visão; fundo escuro ajuda a criar contraste.
Imagem 2 – Sala com combinação de cores clássicas e elegantes: o preto e branco se destacam na base, enquanto o rosa suave e o verde tiram o ambiente da monotonia.
Imagem 3 – Cores para sala: fundo branco dessa sala recebeu uma decoração com degradê de laranja e rosa.
Imagem 4 – Já nessa outra sala, a proposta foi usar as complementares azul e amarelo na parte de maior destaque; as outras cores tem um espaço menor nos quadros ao fundo.
Imagem 5 – Quem disse que a sua sala não pode ter uma ampla combinação de cores?
Imagem 6 – Escolha uma paleta de cores diferenciada na hora de planejar a sua sala.
Imagem 7 – Além da clássica pintura, os objetos decorativos podem ser os protagonistas que vão trazer as cores para a sua sala.
Imagem 8 – Já aqui, o quadro e o sofá são os destaques do ambiente em termos de cor.
Cores para sala: caramelo
A cor caramelo é uma nuance do marrom e pode puxar tanto para uma decoração mais sóbria e formal, quanto para uma proposta mais moderna e despojada. Confira exemplos de como essa cor pode ser inserida na decoração da sala:
Imagem 9 – A decoração neutra e moderna dessa sala apostou em um clássico sofá de couro na cor caramelo.
Imagem 10 – O toque de cor dessa sala de estilo industrial ficou por conta do sofá caramelo.
Imagem 11 – Para não ter erro aposte nos clássicos: preto, branco e um caramelo mais fechado combinado ao tapete de tons quentes.
Imagem 12 – Sala com sofá de couro, pintura rosa na parede e linda dupla de quadros.
Imagem 13 – O equilíbrio é a chave do sucesso para ter um ambiente agradável.
Imagem 14 – Tons suaves da cor rosa nos quadros em combinação com o branco e madeira.
Imagem 15 – Lustres de palha em sala com dupla de sofás de couro.
Cores para sala: tons Metalizados
Se você gosta de brilho e um pouco mais de glamour vai se encantar com a proposta de tons metalizados para sala. Confira alguns exemplos:
Imagem 16 – Cores para sala: em meio ao preto e branco da decoração, detalhes em dourado metálico chamam a atenção.
Imagem 17 – Chique, ousado e glamouroso: dourado combinado à estampa de oncinha e tons de rosa.
Imagem 18 – Já nessa sala, os tons metálicos aparecem de modo discreto nos cachepôs e nas formas espelhadas na parede.
Cores para sala: laranja
O laranja é dinâmico, alegre e vivo. Na decoração, a cor pode ser muito bem utilizada em parceria com a complementar azul. Veja dicas e sugestões de como usar o laranja na sala:
Imagem 19 – Degradê de laranja no chão e, na parede, a cor cria um ponto de destaque para a porta preta; note que o azul aparece em doses moderadas.
Imagem 20 – Cantinho da sala feminino e cheio de charme.
Imagem 21 – A cor laranja no escritório é ótima para criar entusiasmo e motivação; contudo a cor combinada ao cinza traz sobriedade ao ambiente.
Imagem 22 – Cores para sala: parede de concreto aparente foi “aquecida” pelo tom quente e vivo de laranja.
Imagem 23 – Quadros e objetos decorativos na estante que combinam perfeitamente.
Imagem 24 – Sala com decoração simples com dupla de branco e laranja, além de um sofá cheio de cores e estampas.
Imagem 25 – Cores quentes deixam esta sala bem aconchegante.
Cores para sala: rosa
A cor rosa, combinação entre branco e vermelho, está associada ao feminino, ao romantismo e a delicadeza. A cor fica ótima quando combinada com a complementar, o verde. Mas se a intenção for uma decoração de estilo provençal invista na mistura entre rosa e azul, inspiradas na paleta de tons pastéis. Ainda há a possibilidade de usar a cor com o branco para uma decoração romântica, porém se o objetivo é obter uma combinação cheia de personalidade, então aposte na dupla rosa e preto.
Imagem 26 – A combinação entre rosa e cinza é moderna sem deixar de ser delicada.
Imagem 27 – Cores para sala: uma proposta forte e ousada para a decoração da sala: tapete rosa e mobília preta.
Imagem 28 – Uma sala decorada com a cara da dona!
Imagem 29 – Cantinho do aparador vinho com esitlo artístico.
Imagem 30 – Sala feminina com sofá branco redondo e papel de parede com estampa rosa.
Imagem 31 – Mescla da pintura do quadro com a pitura da parede na sala.
Imagem 32 – Sala aconchegante de madeira com verde e pintura rosa.
Imagem 33 – Poltrona e sofá em harmonia com as cores escolhidas para o papel de parede.
Cores para sala: roxo
O roxo é uma cor cercada de simbolismo e misticismo. Forte, marcante e cheia de estilo, a cor deve ser usada com atenção e cautela para não sobrecarregar o ambiente. Para combinações mais sóbrias aposte no branco e roxo ou no cinza e roxo. Já para encarar a união entre o preto e o roxo é preciso ter muita personalidade.
O roxo é o resultado da mistura entre o azul e o vermelho, sendo assim, a cor complementar do roxo é o verde. Por isso, combinações entre a dupla também são bem vindas para marcar um ambiente mais ousado.
Imagem 34 – Branco e cinza na base da decoração, o roxo entra no sofá trazendo personalidade para a sala.
Imagem 35 – Cores para sala: tapete roxo mesclado com branco, topa?
Imagem 36 – Já pensou em combinar tantas cores assim?
Imagem 37 – Tudo bem intimista!
Imagem 38 – Lilás, cinza e amarelo na decoração desta sala.
Imagem 39 – Roxo e lilás na sala com boiserie na parede.
Imagem 40 – Aqui o sofá em ele com tecido roxo se destaca.
Cores para sala: vermelho
O vermelho traz calor, vitalidade e conforto. É também a cor da paixão e da sensualidade. Mas use com cautela, em excesso o vermelho pode se tornar cansativo e impedir o relaxamento. As melhores combinações para o vermelho são os tons terrosos, o verde e o azul – suas cores complementares – e os tons neutros, como branco, cinza e preto. Veja as melhores ideais de como usar o vermelho na decoração da sala:
Imagem 41 – Sala marcada por diferentes tons de vermelho: no teto, na parede e no chão.
Imagem 42 – Sala moderna apostou na combinação entre azul fechado e o vermelho.
Imagem 43 – Vermelho em foco na escolha das cores desta sala.
Imagem 44 – Sofá vermelho e de veludo: impossível resistir a essa sala!
Imagem 45 – Decoração de sala de estar com sofá colorido em L.
Imagem 46 – Sala com sofá cinza e pintura vermelha na parede.
Imagem 47 – Sofá vinho em ambiente com cozinha cinza e cobogós de vidro.
Cores para sala: azul
Azul da cor do mar. É nessa cor que repousa a calma e a tranquilidade. O azul é uma das cores mais usadas em decorações modernas, pois ela traz cor ao ambiente sem interferir demais na neutralidade característica do estilo.
Combine o azul com o amarelo, sua cor complementar, para criar decorações mais alegres e descontraídas.
Imagem 48 – Cores para sala: azul e amarelo nos detalhes.
Imagem 49 – Mesmo todo azul, o ambiente não fica sobrecarregado, contudo é importante tomar cuidado para que o espaço não aparente frieza em excesso.
Imagem 50 – Sala com pintura azul escura e sofá marrom.
Imagem 51 – Decoração de sala com papel de parede azul claro e cinza.
Imagem 52 – Sala com sofá em L azul marinho e cortina cinza.
Imagem 53 – Decoração de sala azul escura com tapete que combina com a cor da parede.
Imagem 54 – Foco no azul marinho na sala com mesa de centro, sofá e parede na mesma cor.
Imagem 55 – Sala feminina com foco no rosa claro e no azul bebê.
Imagem 56 – Sala de estar com foco no azul escuro na pintura da parede em combinação com tons de madeira.
Imagem 57 – Decoração de sala de estar com foco no azul indigo.
Cores para sala: amarelo
O amarelo é uma cor que transmite alegria e aconchego, por isso seu uso é muito indicado para salas de estar. A combinação do amarelo com os tons terrosos evoca uma atmosfera acolhedora para o ambiente, já a mistura da cor com tons neutros como o branco, preto e cinza são ideias para ambientes de proposta moderna. Agora, se a ideia é criar contraste, traga o azul para perto do amarelo.
Imagem 58 – Detalhes em amarelo deixam a sala mais moderna, sem perder a classe e a sofisticação.
Imagem 59 – Cores para sala: para uma decoração forte e marcante, aposte na dupla amarelo e preto.
Imagem 60 – Poltrona amarela realça a beleza das salas neutras.
Imagem 61 – Cores para sala: e quando a combinação vem na mesma peça, o resultado é como esse da imagem.
Imagem 62 – Pitadas de amarelo e azul decoram a sala de estilo neutro.
Imagem 63 – Já pensou a cor mostarda na decoração da sala?
Imagem 64 – Mais um exemplo de decoração com esta cor.
Imagem 65 – Sala com revestimentos claros e sofá com forte presença na cor amarela.
Imagem 66 – Ripas de madeira pintadas na cor amarela na decoração desta sala de estar.
Imagem 67 – Sala com prateleiras com pintura e sofá na cor amarela.
Cores para sala: verde
Esperança e equilíbrio. O verde é uma cor “neutra” dentro da escala cromática e pode ser inserida na decoração em combinação com o vermelho, sua cor complementar, e os tons neutros de branco, cinza e preto. Veja alguns exemplos de como usar o verde na decoração da sala:
Imagem 68 – Cores para sala: verde, cor da natureza, faz uma combinação perfeita com os tons amadeirados.
Imagem 69 – Verde oliva, tendência de cor 2018, foi usado nessa sala em composição com o preto e branco.
Imagem 70 – Cores para sala: verde da planta entra na decor da sala e se une aos outros tons.
Imagem 71 – Decoração de sala em tons pastéis de verde e rosa.
Imagem 72 – Sala cheia de verde com pintura seguindo a cor das plantas e sofá de couro clássico marrom.
Imagem 73 – Pintura verde em combinação com ripas de madeira e sofá marrom.
Imagem 74 – Verde água na pintura e nas portas dos armários desta sala.
Imagem 75 – Pintura de sala com parede verde escura e móveis de madeira.
Imagem 76 – Sala com decoração simples e cor verde clara.
Imagem 77 – Sala de TV verde onde até a pintura do teto seguiu a cor.
Que cor colocar na parede da sala?
Que cor pintar as paredes da sua sala? Esta pergunta parece simples, mas na verdade, é um enigma emocionante. A cor pode ser encarada como a roupa do seu ambiente, ela revela a personalidade, da vida ao ambiente e cria a atmosfera. Desta forma, o impacto das cores é grande, especialmente quando se trata deste ambiente tão importante como a sala.
As cores da sua parede devem refletir a personalidade e o estilo do morador, além de harmonizar com os itens decorativos e móveis presentes. A composição ideal de cores tornará o ambiente mais convidativo e agradável e a pergunta que fica é: como fazer isso de uma forma eficiente?
Na hora de escolher as cores para sala, a primeira coisa a se considerar são as dimensões do ambiente. A aposta em cores claras como o bege, creme e cinza claro, podem deixar uma sala pequena parecer maior, abrindo-a visualmente. Além disso, essas cores são versáteis, fáceis de criar combinações e dão um clima de elegância a sala.
Para aqueles que possuem uma sala grande que recebe muita luz natural, existe a possibilidade de ter mais liberdade para explorar cores mais ousadas. O azul petróleo, o verde musgo, ou quem sabe, um rosa queimado? Essas cores são vivas e podem ser usadas para criar um ambiente dinâmico e moderno, cheio de personalidade.
Uma sala de estar também deve ser um espaço relaxante e aconchegante. Uma parede em tom pastel e azul claro pode ser uma opção bacana. As duas cores transmitem paz e calma, ajudando a criar uma atmosfera ideal para relaxamento e descanso.
Outra opção bastante escolhida é optar por uma parede de destaque, com uma cor diferente das demais, criando um ponto focal na sala de estar. Esta parede pode ter uma pintura mais intensa e vibrante, como vinho, violeta e roxo, o que trará mais calor e vida a decoração.
Considere também a iluminação: se a sala de estar possui muita luz natural, as cores acabam ficando mais claras. Do contrário, as cores aparentam ser mais escuras. Você pode testar a cor antes de pintar todas as paredes e analisar, em diferentes horários do dia para ver como ficou.
Estas são apenas algumas dicas para inspirar a sua decisão na escolha das cores para sala ideal.