O azul marinho é aquela cor que pode ser tanto chique e elegante, quanto descontraída e informal. A diferença está nas cores que combinam com azul marinho.
Isso mesmo! As cores que entram na composição é que vão ditar as regras do décor, transformando os ambientes em espaços mais modernos ou mais clássicos, dependendo da sua preferência.
Quer descobrir como fazer essa mágica acontecer? Então não perca as dicas e inspirações lindas que trouxemos a seguir. Dá só uma olhada.
Azul marinho: que cor é essa?
Você já parou para pensar de onde vem a cor azul marinho? O tom fechado, altamente pigmentado, traz em sua composição uma grande quantidade de azul puro misturado com preto.
Dessa mistura nasce o azul marinho. A cor foi usada pela primeira vez em 1700 no uniforme da Marinha Real Britânica. Não é a toa que o tom traz a referência ao mar em seu nome.
De lá para cá, o azul marinho se popularizou em diferentes espaços, trazendo elegância e sofisticação para o mundo da moda, do designer e da arquitetura.
Por que usar a cor azul marinho na decoração?
O azul marinho é uma cor versátil que sabe transitar muito bem em diferentes estilos decorativos, do mais clássico ao mais moderno.
Mas esse não é o único motivo para você apostar na cor. O azul marinho também ganha pontos no que diz respeito à percepção sensorial dos ambientes.
E o que isso significa? Simples! A percepção sensorial é como você se sente ao entrar em um determinado espaço. As cores tem a capacidade de imprimir emoções e sensações muito variadas, alterando o humor e até mesmo o ritmo cardíaco.
O azul marinho também causa sensações e a principal delas é a de relaxamento e tranquilidade.
Por isso mesmo, o azul marinho acaba sendo uma cor muito bem vinda em ambientes como quartos (adulto ou infantil), salas de estar e jantar.
O azul marinho também estimula o foco e a concentração, o que o torna uma cor muito bem vinda também em home office e escritórios, além de áreas de estudo, como biblioteca ou uma área no quarto feita para estudar.
A cor ainda transmite segurança, lealdade e respeito, sendo ideal para espaços corporativos.
Fora isso, o azul marinho é a cor da elegância e da sobriedade, especialmente quando combinado a tons igualmente fechados.
Não é a toa que a cor acaba sendo utilizada também para valorizar ambientes que muitas vezes passam despercebidos no projeto, como o lavabo ou a cozinha.
Ou seja, o azul marinho tem tudo para fazer o maior sucesso aí na sua casa.
Como usar a cor azul marinho na decoração?
Para não ter erro na hora de planejar a decoração com a cor azul marinho, listamos a seguir algumas dicas importantes para te ajudar. Confira:
Luminosidade do ambiente
O azul marinho é uma cor escura, certo? Por isso é importante que você avalie o nível de luminosidade do ambiente para que ele não aparente ser menor do que realmente é ou, ainda, causar a sensação de um espaço apertado, claustrofóbico.
Via de regra, quanto mais luz natural melhor, assim você garante que o tom escuro não irá interferir na percepção do ambiente. Mas caso o local receba pouca luz natural, invista em uma composição de cores mais claras em relação ao azul marinho.
Outra ideia é colocar o azul marinho apenas nos detalhes, deixando as superfícies maiores para as cores claras.
Estilo decorativo
Outro detalhe importante para se atentar é o estilo decorativo do ambiente. Apesar de combinar muito bem com qualquer estilo de decoração, você deve prestar atenção nas cores que farão parte da paleta, assim é possível transmitir com mais clareza o estilo desejado.
A seguir você confere as principais cores que combinam com azul marinho.
Cores que combinam com azul marinho
Cores neutras para destacar o azul marinho
O azul marinho é uma cor fria, primária e com aspecto fechado e escuro. Essas características da cor a relacionam diretamente com tonalidades neutras, especialmente se a intenção é criar ambientes sofisticados. Veja as principais combinações a seguir:
Azul marinho e branco
O duo azul marinho e branco é clássico, atemporal e funciona muito bem em ambientes onde a luz natural precisa ser valorizada.
Essa composição também é perfeita para quartos, onde o objetivo principal é relaxar e descansar.
Azul marinho e cinza
Para quem prefere mais modernidade no décor pode apostar sem medo na composição entre azul marinho e cinza.
Inclusive, você pode experimentar tonalidades mais claras ou mais escuras de cinza, dependendo da iluminação do ambiente.
Azul marinho e preto
Quer trazer sofisticação e muito estilo para o ambiente? Então não perca a oportunidade de usar azul marinho e preto.
Esse duo clássico é chique, elegante e traz muita personalidade ao décor. No entanto, as cores escuras podem deixar o ambiente apertado e menor do que realmente é. Para evitar esse efeito, valorize as entradas de luz natural.
Azul marinho e marrom
Outro clássico na decoração de interiores é o duo azul marinho e marrom. A dupla traz um toque de masculinidade aos ambientes, promovendo uma atmosfera sóbria e sofisticada.
Vale citar inclusive que o tom amadeirado dos móveis pode fazer a vez do marrom, garantindo, além da cor, a textura aconchegante da madeira.
Azul marinho e bege
O azul marinho e bege é uma combinação que também faz muito sucesso, especialmente em decorações do estilo navy ou que remetam ao litoral.
O tom de bege (ou similares, como a palha) carregam essa aura marítima para o décor, remetendo a ambientes de praia, mas com muita elegância e estilo.
Cores complementares para trazer alegria e descontração
As cores complementares são aquelas que estão em posição oposta dentro do circulo cromático. Ou seja, elas se combinam pelo alto contraste, já que possuem matrizes cromáticas diferentes.
Por isso, é comum que essa composição seja utilizada quando a intenção é criar ambientes cheios de personalidade e irreverência.
Azul marinho e amarelo
A composição entre azul marinho e amarelo é a primeira que vem a mente quando a ideia é usar cores complementares na decoração.
Essas cores criam ambientes alegres, jovens e descontraídos, ideais, por exemplo, para quartos infantis ou salas de estar.
Azul marinho e laranja
O laranja é outra cor complementar ao azul marinho e que se ajusta muito bem a ambientes descontraídos e modernos.
A composição é viva, dinâmica e nada óbvia. Experimente, por exemplo, pintar uma parede de azul marinho e usar um móvel laranja na frente para criar contraste.
Azul marinho e rosa
Que tal agora trazer um pouco de delicadeza para a decoração, mas sem ser clichê? Então a dica é apostar no duo azul marinho e rosa.
A composição é suave, mas ainda assim elegante e sofisticada. Fica perfeita em quartos, salas e até cozinhas.
Azul marinho e vermelho
Para sair totalmente da caixinha, a dica agora é usar o azul marinho em companhia do vermelho.
O décor ganha dramaticidade e um toque de originalidade fora do comum. Ideal para quem não tem medo de ousar e quer fugir do padrão.
Cores análogas provocam os sentidos
As cores análogas, ao contrário das cores complementares, são aquelas que se combinam pela similaridade, ou seja, possuem a mesma matriz cromática.
No caso do azul marinho, a cor análoga é o verde. Para ganhar um ambiente sofisticado, invista em tonalidades de verde que sejam fechadas, como o verde esmeralda, jade ou floresta.
Mas se a intenção é trazer descontração ao ambiente, aposte nos tons abertos e mais claros de verde, como o verde menta, abacate ou água.
Composição monocromática para os minimalistas
Os fãs do estilo minimalista podem apostar sem medo na composição monocromática para o azul marinho. Isso significa usar o azul em suas diferentes variações, indo do mais claro ou mais escuro.
A composição ainda é perfeita para criar ambientes super relaxantes e tranquilos. Você ainda pode adicionar branco na paleta para reforçar a luminosidade.
Fotos de decoração com cores que combinam com azul marinho
Que tal agora se inspirar com 50 ideias de cores que combinam com azul marinho? Vem ver!
Imagem 1 – Meia parede azul marinho e branco: jeito fácil e prático de renovar o décor.
Imagem 2 – Já a combinação entre azul e marinho e caramelo traz modernidade e elegância para o ambiente.
Imagem 3 – Um toque de delicadeza com o uso do rosa na paleta.
Imagem 4 – E que tal um sofá azul marinho na sala de estar?
Imagem 5 – Azul marinho e cinza: nada mais moderno que essa dupla.
Imagem 6 – Mesmo nos detalhes, o azul marinho se destaca e chama atenção.
Imagem 7 – Nesse banheiro, a opção foi trazer o azul marinho no revestimento em contraste com a bancada laranja.
Imagem 8 – Topa uma cozinha azul marinho? Chique!
Imagem 9 – Na dúvida, combine azul marinho com madeira. Sempre dá certo.
Imagem 10 – Para quartos, o azul marinho traz relaxamento e tranquilidade.
Imagem 11 – Sala de estar decorada em azul marinho e branco.
Imagem 12 – Uma parede azul marinho para mudar o visual da sala de jantar.
Imagem 13 – Já aqui, a dica é pintar meia parede azul marinho e a outra metade de rosa, incluindo o teto.
Imagem 14 – Quarto de bebê azul marinho: a cor fica linda em propostas infantis.
Imagem 15 – Uma cozinha moderna e descontraída em tons de azul marinho, branco e amarelo.
Imagem 16 – Use cores vivas para contrastar com a parede azul marinho.
Imagem 17 – E o que acha de uma monocromia na decoração? Pega essa dica!
Imagem 18 – A rusticidade da parede de tijolinhos em contraste com a elegância da cor azul marinho.
Imagem 19 – Nessa sala, a opção foi por usar um de azul e azul marinho na pintura meio a meio da parede.
Imagem 20 – Para sair do comum, aposte no azul marinho com vermelho.
Imagem 21 – O marrom está entre as cores que combinam com azul marinho mais utilizadas.
Imagem 22 – Solução para quarto de bebê azul marinho: meia parede.
Imagem 23 – Uma cabeceira de veludo azul marinho pode ser tudo o que você precisa para o seu quarto.
Imagem 24 – Nessa sala de estar, o azul marinho vem acompanhado de cinza e amarelo.
Imagem 25 – Metade azul, metade branco: uma dupla que nunca decepciona.
Imagem 26 – A boa e velha poltrona azul marinho para sala.
Imagem 27 – Um detalhe azul marinho que fez toda diferença na sala de jantar.
Imagem 28 – Apesar de inusitado, o rosa é uma das cores que combinam com azul marinho.
Imagem 29 – Para trazer descontração ao quarto infantil, misture azul marinho com laranja.
Imagem 30 – Nada óbvio esse quarto de casal com parede verde e cama azul. Os detalhes em amarelo são um charme a parte.
Imagem 31 – Mas se é originalidade que você quer, invista em uma parede vermelha em contraste com a roupa de cama azul.
Imagem 32 – Discreto, mas presente.
Imagem 33 – Um pouco de azul marinho no final do corredor para trazer profundidade.
Imagem 34 – Quem disse que cozinha tem que ser branca? Essa aqui é azul marinho e rosa.
Imagem 35 – Sóbria e masculina, essa combinação de cores que combinam com azul marinho é sempre um sucesso.
Imagem 36 – Nem só de cores vive um ambiente. Ele também precisa de texturas.
Imagem 37 – Um toque de dourado para glamourizar a sala de estar.
Imagem 38 – Parede geométrica azul marinho, amarelo e cinza: queridinha do momento.
Imagem 39 – Dica de cor para o backsplash da pia: azul marinho.
Imagem 40 – Moderno e conceitual, esse banheiro trouxe cores fora do comum.
Imagem 41 – O estilo rústico também tem vez com o azul marinho.
Imagem 42 – Para deixar o ambiente ainda mais clássico, use boiserie na parede.
Imagem 43 – Balcão azul marinho combinando com as banquetas caramelo.
Imagem 44 – Descontração e jovialidade são a marca dessa decoração.
Imagem 45 – Contraste o azul marinho com vermelho. O branco ajuda a caracterizar o estilo navy.
Imagem 46 – E o que acha de trazer o azul marinho em uma pedra natural?
Imagem 47 – A parede branca destaca a cabeceira azul marinho do quarto de casal.
Imagem 48 – O teto de cimento queimado não tirou a sofisticação do duo azul marinho e preto.
Imagem 49 – Quer inserir o azul marinho de modo pontual? Então anota essa ideia.
Imagem 50 – Uma cozinha simples ganha cara nova com o armário aéreo azul marinho.