Ligada à natureza, a cor marrom traz conforto, segurança e sobriedade para qualquer ambiente.
Isso porque nosso cérebro associa a cor marrom diretamente com a madeira e a terra, dois elementos naturais que são símbolos de estabilidade.
Não é a toa que a cor acaba sendo amplamente utilizada em ambientes empresariais e escritórios, principalmente naqueles onde é importante transmitir segurança, como salas de advocacia, por exemplo.
No entanto, o marrom também é uma cor que pode ser muito bem incorporada na decoração da casa, justamente por ser considerada neutra. Essa característica do marrom faz com que ele se ajuste a qualquer estilo decorativo e possa ser usado nos mais variados ambientes.
Outra vantagem da cor marrom é que ela pode ser usada em diferentes tonalidades, indo do tom mais claro ao mais escuro, tornando as opções decorativas ainda mais versáteis e interessantes.
Por outro lado é importante se atentar para uma característica sensorial do marrom: a cor pode se tornar desinteressante, previsível e até mesmo conservadora demais.
O truque para não deixar isso acontecer é saber quais cores que combinam com marrom. Ao acertar na paleta, tudo fica mais fácil. Por isso, selecionamos a seguir as principais combinações de cores com marrom. Dá só uma olhada:
Tons de marrom
Marrom escuro
O marrom escuro é a cor da sobriedade, da elegância e da sofisticação. Também é uma cor muito utilizada para ambientes masculinos. O tom chega bem perto do preto, só que mais quente e acolhedor.
Ao usar o tom de marrom escuro é importante se atentar para a luminosidade do ambiente. Quanto mais claro naturalmente, melhor, uma vez que as cores escuras tendem a deixar os espaços com a impressão de serem menores do que realmente são.
Marrom claro
Na outra ponta da paleta está o marrom claro, já bem próximo do bege. Essa cor mais suave e tranquila é ideal para ambientes pequenos, onde a sensação de acolhimento e aconchego do marrom é mantida, ao mesmo tempo em que se privilegia a iluminação e a sensação de amplitude.
O marrom claro também é uma cor muito indicada para quartos infantis.
Marrom acinzentado
O marrom acinzentado, como você já deve imaginar, traz o toque aconchegante do marrom com o fundo moderno e criativo do cinza.
Uma tonalidade perfeita para quem deseja unir uma cor de base natural com outra mais contemporânea para assim criar ambientes originais.
No entanto, o marrom acinzentando também pode pesar visualmente no ambiente por se tratar de uma tonalidade mais escura.
Marrom médio
Nem tão a norte, nem tão a sul, o marrom médio está no meio da paleta dos marrons.
É aquela cor que normalmente representa a cor natural da madeira ou da terra, por isso acaba sendo a mais utilizada em ambientes de estética rústica ou boho.
Marrom avermelhado
Forte e marcante, o marrom avermelhado é uma cor para quem não tem medo de ousar.
Conhecida também como mogno (na cor natural da madeira) ou marrom bordô, essa tonalidade de marrom inspira ambientes clássicos.
Mas é preciso moderação, já que a cor é forte o suficiente para deixar o ambiente cansativo caso seja utilizada em excesso.
Paleta de cores que combinam com marrom
Marrom e branco
Marrom e branco é uma composição que nunca tem erro. Duas cores neutras que se harmonizam muito bem e fazem um belo contraponto entre claro e escuro.
Você pode usar tanto o branco, quanto o marrom como cor principal. Outra possibilidade é utilizar as duas cores na mesma proporção.
Juntas, essas cores podem representar tanto ambientes modernos, quanto clássicos. Tudo vai depender do design dos móveis e das texturas empregadas no projeto.
Marrom e preto
Para quem deseja sofisticação e modernidade acima de tudo, a composição entre marrom e preto é a pedida perfeita. As duas cores garantem ainda ambientes com toque masculino e sóbrio, por isso são muito indicados para quartos masculinos, home offices ou escritórios.
Cuidado apenas para não deixar o ambiente muito escuro. A dica, nesse caso, é optar por usar essa paleta em espaços bem iluminados, seja natural ou artificialmente.
Marrom e cinza
O marrom e cinza é tão moderno quanto a composição com o preto, mas não sobrecarrega visualmente o ambiente com o uso de cores escuras.
Por isso, esse duo pode ser uma opção interessante para aquela sala ou quarto com baixa luminosidade.
Você ainda pode optar por combinar um tom mais claro de cinza ou mais escuro, dependendo da sua proposta.
Marrom e verde
Marrom e verde é a composição de cores perfeita para quem deseja trazer o conforto da natureza para dentro de casa.
A composição fica ainda mais interessante quando as cores são aplicadas por meio de elementos naturais, como plantas e madeira.
Marrom e laranja
Que tal agora apostar em uma paleta de cores que inspira o outono? Pois é! Estamos falando do marrom e laranja.
As duas cores juntas trazem um quê outonal relaxante e inspirador, como um pôr do sol.
A composição fica linda em decorações de base terrosa com estética rústica e boho.
Marrom e azul
O marrom e azul é uma combinação mais inusitada, feita por cores complementares entre si, ou seja, que se harmonizam pelo contraste.
No entanto, ambas as cores também fazem referência a elementos naturais, uma vez que o azul lembra o céu e a água, enquanto o marrom se relaciona a madeira e a terra.
Juntas, elas criam ambientes modernos, joviais e despojados.
Marrom e rosa
Para quem está em busca de uma composição com um ar mais feminino, romântico e delicado, pode investir no duo marrom e rosa.
O marrom quebra a aparente ingenuidade do cor de rosa, enquanto isso, o rosa tira um pouco o ar sisudo e sóbrio do marrom, resultando em uma composição equilibrada e harmoniosa com um certo toque de descontração.
Marrom e bege
E o que acha de apostar em uma paleta tom sobre tom? Você pode fazer isso usando marrom e bege, duas cores que integram a mesma paleta em seus extremos, do mais claro ao mais escuro.
Marrom e bege revelam ambientes clássicos, mas quando usados em companhia de texturas naturais acabam ficando muito bem em espaços rústicos.
Como usar o marrom na decoração?
Pisos e paredes
Pisos e paredes aceitam muito bem o uso da cor marrom. Opções de materiais também não faltam nesse caso. Piso e painel de madeira, laminado e vinílico estão entre as opções para quem deseja trazer o ar aconchegante da madeira para dentro de casa.
Fora isso, você ainda pode optar por pedras naturais brutas, principalmente para a parede, como a São Tomé ou a pedra ferro. O aço corten, com o seu tom marrom alaranjado, também entra nas opções e fica incrível em decorações modernas.
Móveis
É claro que o marrom não iria ficar de fora dos móveis e estofados, justamente porque a madeira, principal matéria prima dos móveis, é marrom.
Bancadas
Você pode usar o marrom como cor de bancadas e balcões de banheiro, cozinha e áreas de serviço.
A cor pode ser obtida por meio da própria madeira ou, ainda, de pedras naturais, com destaque para o granito marrom e as opções de mármore com veios nessa tonalidade.
Cortinas e tapetes
Cortinas e tapetes também recebem a cor marrom muito bem. Nesses casos, ela entra como complemento de uma cor principal, mas sem perder destaque.
Uma cortina marrom, por exemplo, é ótima para quem deseja bloquear ao máximo a passagem da luz, enquanto o tapete marrom disfarça sujeira e facilita a limpeza.
Acessórios e detalhes decorativos
Além de todas as possibilidades descritas acima, você ainda pode trazer o marrom para os ambientes apostando em elementos menores.
É o caso, por exemplo, de luminárias, mantas, almofadas, louças e utensílios de uso geral na cozinha. No banheiro, o marrom pode entrar no kit higiene ou nas toalhas de banho.
Já no quarto, a roupa de cama marrom pode ser o destaque.
Priorize o uso da cor em elementos naturais
Sempre que possível priorize o uso da cor marrom nos elementos naturais, assim a decoração fica ainda mais aconchegante e acolhedora. As opções são muitas, indo de tecidos marrom claro, como linho e algodão, até peças em cerâmica, vime, palha e barro, além, é claro, da madeira.
Fotos e ideias de projetos com cores que combinam com a cor marrom
Confira agora 55 projetos que elegeram a cor marrom como protagonista e inspire-se:
Imagem 1 – Sala de cores quentes onde o vermelho queimado e o marrom predominam.
Imagem 2 – Traga a cor marrom usando elementos naturais, como o vime.
Imagem 3 – Pequenos pontos em marrom no ambiente em contraste com o azul e cinza.
Imagem 4 – E que tal um banheiro marrom e rosa? O cobre completa o projeto.
Imagem 5 – Quase vermelho: o marrom é uma cor com várias possibilidades.
Imagem 6 – Já aqui, o marrom se faz presente na estampa do papel de parede.
Imagem 7 – Móveis marrom: o jeito mais clássico de trazer a cor para o décor.
Imagem 8 – Do vermelho ao rosa: cores que combinam com marrom escuro.
Imagem 9 – Já nesse quarto, as cores que combinam com marrom ficam a cargo do azul e verde.
Imagem 10 – Uma paleta de cores naturais com destaque para o marrom.
Imagem 11 – Mini floresta urbana com o uso do marrom e do verde.
Imagem 12 – Que tal trazer um toque a mais de calor e aconchego para cozinha?
Imagem 13 – Já nessa cozinha de estilo retrô, o marrom entra na madeira.
Imagem 14 – Para os mais ousados, uma paleta de cores que combinam com marrom mais extravagante.
Imagem 15 – Aqui, o marrom e o verde ganharam a companhia original do cimento queimado.
Imagem 16 – Um clássico: decoração marrom e bege.
Imagem 17 – Paleta de cores que combinam com marrom: coloque um tom claro e neutro na base.
Imagem 18 – Diferentes texturas e materiais para explorar o uso da cor marrom.
Imagem 19 – Marrom e branco para um quarto aconchegante e iluminado.
Imagem 20 – Móveis de madeira maciça para a decoração que tem o marrom como base.
Imagem 21 – O marrom é perfeito para áreas externas.
Imagem 22 – Para o quarto infantil a cor marrom também está liberada.
Imagem 23 – Detalhes rústicos na cor marrom para a sala de jantar.
Imagem 24 – Olha que inspiração de banheiro moderno nada convencional.
Imagem 25 – O bom e velho móvel de madeira marrom!
Imagem 26 – Não sabe como usar o marrom no décor? Aposte na roupa de cama.
Imagem 27 – Cores que combinam com marrom: o verde é sempre uma ótima pedida.
Imagem 28 – Você pode combinar diferentes tons de marrom no mesmo projeto.
Imagem 29 – Sofisticado e elegante, esse quarto apostou no duo marrom e preto.
Imagem 30 – Cadeiras marrom na sala de jantar combinando com a mesa.
Imagem 31 – Para ambientes modernos, use o marrom com preto ou cinza.
Imagem 32 – A combinação entre marrom e elementos naturais é sempre rústica e aconchegante.
Imagem 33 – Doses harmoniosas e equilibradas de marrom por todo o quarto.
Imagem 34 – Marrom e azul para um décor jovem e alto astral.
Imagem 35 – Para quebrar o ar sisudo do marrom, invista em cores como o rosa ou o azul.
Imagem 36 – Mesmo nos pequenos detalhes, o marrom já traz conforto.
Imagem 37 – Na dúvida, use o marrom com cores claras e neutras.
Imagem 38 – Um lavabo aconchegante decorado em marrom e verde.
Imagem 39 – Nem só de tinta vive a parede. Experimente um painel.
Imagem 40 – Esse escritório inovou no modo de usar a cor marrom.
Imagem 41 – Olha o luxo dessa sala de estar em preto e marrom.
Imagem 42 – O sofá de couro marrom é outro que sempre dá certo em qualquer lugar.
Imagem 43 – E o que acha de um painel na sala marrom claro?
Imagem 44 – Saia do básico e invista em uma cozinha com mais personalidade.
Imagem 45 – Revestimento marrom: simples assim!
Imagem 46 – Que tal se inspirar nessa sala de estar marrom claro?
Imagem 47 – Paleta de cores que combinam com marrom. A dica aqui são os tons terrosos.
Imagem 48 – Quer algo mais retrô? Então olha essa ideia!
Imagem 49 – Marrom na decoração e na moda.
Imagem 50 – O que um detalhe não é capaz de fazer.
Imagem 51 – No quartinho infantil, o marrom escuro confere um clima aconchegante ao décor.
Imagem 52 – Já pensou em ter um armário de cozinha marrom? Deveria!
Imagem 53 – O mármore entra na opção de materiais naturais na cor marrom.
Imagem 54 – O sofá marrom continua firme e forte!
Imagem 55 – Vai um marrom alaranjado no teto aí da sua casa?