Nem todo mundo gosta, mas quem experimenta se apaixona! Sim, uma decoração em vermelho pode ser desafiadora, mas com a paleta de cores certa, é possível criar ambientes originais, criativos e com muita personalidade.
Afinal, o vermelho é tudo isso e mais um pouco. E se você também curte a ideia de decorar com essa cor, continue aqui com a gente para ver dicas e ideias de cores que combinam com vermelho. Olha só:
Vermelho: uma cor intensa e apaixonante
Seja como um sinal de alerta, uma demonstração de paixão ou uma expressão de força, o vermelho certamente não passa despercebido.
Sua intensidade desperta emoções e pode ter diferentes interpretações dependendo do contexto.
A cor vermelha é uma cor vibrante e intensa que possui um significado simbólico poderoso em diferentes culturas ao redor do mundo. Na China e demais países asiáticos, por exemplo, o vermelho é a cor da alegria, da felicidade, da boa sorte, da prosperidade e da vida longa. Tanto é que as noivas se vestem de vermelho no dia do casamento.
Na Índia, o vermelho está associado com espiritualidade, mas também com a sensualidade. Já em países africanos, o vermelho é a cor da morte. Enquanto no Egito, a cor é usada como amuleto para atrair boa sorte.
Uma das características mais marcantes do vermelho é sua capacidade de chamar a atenção e se destacar em meio de outras cores. Por essa razão, é frequentemente utilizado em sinais de alerta e avisos de perigo. Sua intensidade pode criar um senso de urgência e estimular a ação.
Em relação aos efeitos sensoriais e psíquicos, o vermelho é conhecido por aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial, estimulando o sistema nervoso. Essa cor pode despertar sentimentos de energia, excitação e até mesmo agressividade. Por outro lado, também pode transmitir calor, amor e sensualidade.
O vermelho também é frequentemente associado à paixão e ao amor romântico. É comum ver a cor vermelha sendo utilizada em ocasiões românticas, como o Dia dos Namorados.
Além disso, o vermelho ainda tem sido associado a características como coragem, determinação e força de vontade.
Na decoração, o vermelho pode assumir qualquer uma dessas características dependendo de como for utilizado, das tonalidades empregadas e das demais cores presentes na paleta. Por isso, é bom se atentar para as dicas a seguir:
Quais cores combinam com vermelho?
O vermelho, de modo geral, sempre vai acabar sendo a cor predominante no décor, mesmo que ele só apareça em um elemento.
As cores neutras são a melhor opção de paleta para quem não quer ousar demais ou tem medo de errar na mão na hora de compor a decoração. Mas você não precisa se prender a elas. É possível brincar com outras possibilidades, como você verá a seguir, acompanhe:
Vermelho e branco
Clássica, a combinação entre vermelho e branco, apesar de contar com uma cor neutra, possui um forte contraste. O branco entra na composição criando um contraste nítido ao vermelho, ressaltando ainda mais a intensidade da cor. O vermelho e branco juntos evocam uma sensação de energia, mas sem sobrecarregar visualmente os espaços. O duo fica ótimo quando usado em decorações de estética clássica e moderna.
Vermelho e preto
A combinação de vermelho e preto é poderosa e elegante. O preto intensifica a vibração do vermelho, criando um contraste marcante, ousado e que marca presença. As duas cores juntas ainda transmitem uma sensação de sofisticação, mistério e luxo. São ideias para ambientes sociais onde a intenção é transmitir muita personalidade.
Vermelho e cinza
Já aqui, a composição entre vermelho e cinza reflete modernidade, sofisticação e equilíbrio. O cinza suaviza a intensidade do vermelho, oferecendo um contraste mais sutil e elegante do que o preto ou o branco. A composição entre as duas cores pode ser incorporada em qualquer ambiente da casa, dos quartos à sala, passando pela cozinha e os banheiros.
Vermelho e amarelo
Para quem deseja muita alegria e energia, a dica é apostar na combinação entre vermelho e amarelo. Essas cores primárias intensas se complementam, criando uma paleta vibrante. Em conjunto, o vermelho e amarelo ainda transmitem entusiasmo, diversão e criatividade, o que as torna ideais para ambientes infanto juvenis.
Já quem pretende trazer um pouco mais de opulência e glamour ao décor pode ficar com a versão metalizada do amarelo, ou seja, o dourado. Sim, o dourado complementa o vermelho, adicionando um toque de brilho, mas cuidado com os excessos, ok? Adicione aos poucos os elementos para criar uma composição harmoniosa com a cara da riqueza.
Vermelho e verde
Fora do padrão, mas com potencial para revelar ambientes de personalidade e criativos, o duo entre vermelho e verde não é para qualquer um.
Juntos, eles criam um contraste poderoso, principalmente quando utilizados em tons mais intensos, como o verde-esmeralda. Mas cuidado com a proporção entre as cores, se exagerar pode deixar o décor caricato e com a cara do Natal.
Vermelho e azul
Por outro lado, a combinação entre vermelho e azul revela uma ousadia dramática. Quando utilizados em tons mais intensos, como o vermelho vivo e o azul royal, essa combinação transmite uma energia vibrante, fora do convencional e perfeita para criar ambientes modernos, joviais, mas ainda assim, elegantes.
Vermelho e bege
A paleta dos tons de bege também é uma ótima companhia para a cor vermelha. Ao contrário do branco, o bege oferece um contraste menos intenso com o vermelho e ainda agrega um ar mais rústico e aconchegante ao ambiente, justamente porque o bege integra a paleta dos tons terrosos.
Vermelho e marrom
O vermelho e marrom é outra opção para quem deseja algo que puxa para o natural e acrescenta aquela atmosfera relaxante, quentinha e aconchegante. O marrom pode ser adicionado por meio da coloração natural de objetos e elementos em madeira, como piso ou painéis de parede.
Vermelho e rosa
Já o vermelho e rosa formam uma composição de baixa contraste, mas quente, vivida e, é claro, ainda mais apaixonante e intensa. Isso porque tanto o rosa, quanto o vermelho são representantes do amor e da paixão. Vale a pena apostar no duo em quartos, mas também em ambientes sociais, como salas e até mesmo áreas externas.
Como usar o vermelho na decoração?
Confira agora algumas dicas de como inserir a cor vermelha na decoração:
Ponto focal
Uma das formas mais legais de garantir o protagonismo do vermelho no décor e deixando-o como o ponto focal do ambiente. Ou seja, é ele que irá captar a atenção do olhar.
Para isso, a dica é manter o ambiente em uma cor neutra e trazer o vermelho em um único, mas poderoso elemento. Pode ser o sofá, uma poltrona, uma mesa ou as cadeiras da sala de jantar.
Vermelho, vermelhou
Mas se a sua intenção é colocar o vermelho como a cor mais importante do ambiente, experimente utilizá-lo ao máximo que puder. É uma opção mais ousada? Sim, é! Mas você vai se surpreender com o resultado.
Ambientes assim costumam ser mais conceituais, vanguardistas e capazes de lançar tendência, por isso, esteja pronto para lidar com toda intensidade e representatividade que um décor como esse pode ter.
No entanto, aqui vai uma dica: busque por moveis e objetos com design mais minimalista, assim você garante um ambiente ousado como deseja, mas que não sobrecarrega visualmente o espaço.
Detalhes pelo ambiente
Prefere um projeto mais seguro? Então invista no vermelho em detalhes. Ele não precisa ser o ponto focal, como na dica anterior, apenas aparecer em “pinceladas” pelo ambiente.
Quer um exemplo? Coloque uma pitada de vermelho nas almofadas, outra no detalhe do tapete, mais um na luminária e assim por diante. Harmonize e equilibre os detalhes para parecer tudo muito natural, ok?
50 projetos sensacionais de como combinar vermelho
Confira agora 50 ideias de ambientes que apostaram no vermelho e inspire-se com diferentes ideias de paleta de cores que combinam com vermelho, vem ver!
Imagem 1 – Que tal uma paleta de tons de cinza para “segurar” a intensidade da iluminação em vermelho?
Imagem 2 – Vermelho nos detalhes. A base branca garante que a cor se destaque.
Imagem 3 – Já pensou em pintar o teto de vermelho? Escolha um tom fechado e terroso.
Imagem 4 – Olha o charme desse ambiente clean e minimalista com um lado apenas colorido de vermelho.
Imagem 5 – A sala de jantar ganha calor e aconchego com o tom de vermelho queimado. O cinza, por sua vez, traz modernidade.
Imagem 6 – Já a mistura entre vermelho e elementos naturais é perfeita para criar espaços aconchegantes.
Imagem 7 – O amor está no ar! Parede do quarto vermelha, simples assim.
Imagem 8 – E que tal brincar com as cores e propor um ambiente colorido, quente e jovem?
Imagem 9 – O banheiro branco saiu do convencional com a porta em vermelho.
Imagem 10 – Lembra do ponto focal? Essa poltrona faz exatamente isso!
Imagem 11 – Para quem não quer ousar demais a dica é uma paleta de cores que combinam com vermelho neutra e suave.
Imagem 12 – O quarto moderno garantiu o lado criativo com a parede vermelho vivo.
Imagem 13 – Para combinar com a poltrona, um tapete com listras na mesma cor.
Imagem 14 – Olha que ideia legal: parede laranja em contraste com as cadeiras vermelhas.
Imagem 15 – O cinza oferece um contraste mais sutil e moderno com o vermelho. Experimente!
Imagem 16 – O ambiente de trabalho ganha força e energia com o duo vermelho e amarelo.
Imagem 17 – Tons terrosos e modernos compartilham o mesmo projeto.
Imagem 18 – Prefere algo mais étnico? Invista no vermelho escuro com elementos naturais.
Imagem 19 – Olha quem chegou chegando: um nicho vermelhíssimo embutido na parede.
Imagem 20 – Uma porta vermelha pode fazer grandes coisas pelo seu décor
Imagem 21 – A área gourmet rústica acertou em cheio com o armário vermelho em harmonia com a parede de tijolinhos.
Imagem 22 – Nada óbvio, esse quarto trouxe o vermelho escuro combinando com o verde.
Imagem 23 – E que tal meia parede vermelha no quarto? Fica a dica!
Imagem 24 – Uma ótima ideia para áreas externas: paleta de cores que combinam com vermelho.
Imagem 25 – Já a sala de jantar moderna apostou nos quadros como ponto focal do ambiente.
Imagem 26 – Entre o vermelho e o marrom.
Imagem 27 – Precisando de uma poltrona? A vermelha é uma ótima opção.
Imagem 28 – Um tapete vermelho parece ousado demais para você?
Imagem 29 – A dica aqui é apostar na composição entre vermelho e azul: os opostos se atraem.
Imagem 30 – Aquela sala aconchegante que todo mundo ama!
Imagem 31 – Um vermelho, quase rosa
Imagem 32 – Já pensou em pintar o hall de entrada de vermelho? Nem o teto escapa!
Imagem 33 – Ambientes minimalistas ficam incríveis com cores que combinam com vermelho.
Imagem 34 – Ambientes minimalistas ficam incríveis com cores que combinam com vermelho.
Imagem 35 – Pega essa dica: cozinha preta com detalhe vermelho. Um luxo!
Imagem 36 – A sala retrô apostou no vermelho como elemento de ligação entre os objetos.
Imagem 37 – Repare na harmonia dessa sala! O quadro vermelho traz um pequeno detalhe verde que se liga aos vasos sobre o buffet.
Imagem 38 – Não quer sair da neutralidade? Então a dica é usar um tom de vermelho queimado.
Imagem 39 – Aqui, o tapete de folhas forma uma dupla inusitada e alto astral com o sofá vermelho.
Imagem 40 – Na dúvida, combine o vermelho com cores quentes, como o laranja, o amarelo e o rosa. Não tem erro!
Imagem 41 – Um papel de parede botânico para trazer o vermelho de modo discreto e orgânico para o décor.
Imagem 42 – Um luxo esse banheiro moderno rústico decorado em tons de vermelho e texturas naturais.
Imagem 43 – E o que acha de uma parede azul claro para valorizar o sofá?
Imagem 44 – Amarelo de um lado, vermelho do outro.
Imagem 45 – Banheiro sem graça nunca mais nessa vida
Imagem 46 – Aqueles detalhes que aparecem sutilmente, mas fazem toda diferença.
Imagem 47 – Uma roupa de cama vermelha para mudar o décor do quarto num zás-trás.
Imagem 48 – Quanto mais cor, melhor!
Imagem 49 – Topa uma cozinha de armários preto e vermelho? Para finalizar, um piso azul.
Imagem 50 – Já aqui, o fundo amadeirado garantiu um clima acolhedor e natural para a sala de jantar.