Sol, alegria, descontração, calor. Não, não estamos falando de um dia na praia. Essas são na verdade algumas das principais características das cores quentes e o mais bacana disso é que você pode reproduzir essas sensações dentro da sua casa. Pensou como seria ter um dia de verão na sala? Ou então na cozinha?
Existem dois grupos principais nos quais as cores são divididas: o das cores quentes e o das cores frias. E quais são essas cores? As três principais cores quentes são o vermelho, o laranja e o amarelo. As tonalidades resultantes dessas cores, como o rosa e o vermelho alaranjado também estão incluídos nessa lista. Já as cores frias são representadas pelo azul, verde e o roxo.
O psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920) foi o responsável por essa catalogação das cores. Wundt as dividiu de acordo com as sensações que elas despertavam no ser humano. Segundo ele, as cores quentes estão associadas ao fogo, ao calor, ao dia e ao sangue. Elas são dinâmicas e estimulantes expressando vitalidade, força, excitação e movimento. Enquanto, por outro lado, as cores frias são estáticas, suaves, tranquilizantes e se relacionam com a água e a noite.
Saber distinguir corretamente as cores quentes das cores frias é requisito indispensável para todo profissional de interiores, como decoradores, designers e arquitetos. O equilíbrio e a proporção correta entre cores quentes e frias resultam em ambientes harmônicos, equilibrados e aconchegantes.
Confira agora mais detalhadamente o significado e o efeito de cada uma das três principais cores quentes:
Vermelho
O vermelho é uma cor primária diretamente relacionada com a paixão, a força, os impulsos humanos, os desejos e o poder. O vermelho também é a cor do dinamismo e da energia.
Um ambiente decorado com a cor vermelha é forte, estimulante e alegre. A cor expande as relações e provoca alegria. Essas características tornam o vermelho a cor ideal para salas de estar, salas de jantar e cozinha, pois elas favorecem os relacionamentos pessoais e familiares.
No entanto, por ser muito dinâmica, a cor deve ser evitada em ambientes de descanso e que pedem concentração, como quartos, bibliotecas e escritórios. O vermelho também é uma cor impulsiva e estudos afirmam que o excesso da cor pode gerar sentimentos de raiva, violência e confusão.
Na dúvida, a dica é use o vermelho com moderação combinando-a com outras cores, como o branco (para uma decor mais suave) ou se preferir algo mais impactante, vá na combinação entre o preto e o vermelho, mas cuidado para não sobrecarregar o ambiente com essa dupla.
Amarelo
A segunda cor quente é o amarelo. Assim como o vermelho, o amarelo integra o trio de cores primárias. Associada ao sol, a riqueza e a prosperidade, o amarelo emana coisas boas e sentimentos de plenitude.
O amarelo também é considerada a cor do intelecto, da criatividade e da mente ativa. Todas essas características tornam a cor ideal para uso em escritórios e locais de estudo por promover a concentração e as atividades cerebrais. Na cozinha, na sala de jantar e de estar, o amarelo favorece os relacionamentos e as sensações de acolhimento, aconchego e conforto.
Mas cuidado! O amarelo também expressa algumas sensações desconfortáveis. Não é por menos que os avisos de trânsito são feitos com a cor. Além do mais, o amarelo pode provocar ansiedade e causar sensações de covardia (lembra da expressão “amarelo de medo” ou “amarelou”?) e cinismo (“sorriso amarelo”).
Na decoração o amarelo pode ser combinado com a sua cor complementar, o azul, ou com cores neutras, especialmente o branco e os tons de Off White. Outra opção é apostar no preto, para uma decoração mais marcante e ousada.
Laranja
O laranja é uma cor secundária resultado da mistura entre vermelho e amarelo. Ou seja, ela carrega um pouco de cada uma dessas cores. As principais características do laranja é a vitalidade, o dinamismo, o sucesso e a alegria.
A cor também está ligada a comunicação, expansão das ideias, entusiasmo e espontaneidade. Contudo, assim como as suas cores mães, o laranja pode provocar ansiedade, nervosismo e irritabilidade se usada em excesso.
Os melhores ambientes da casa para usar o laranja são a sala de estar e de jantar, além da cozinha.
Na hora de combiná-la experimente sua cor complementar, o roxo, para um ambiente vibrante e cheio de personalidade. Se preferir algo mais clean e luminoso, aposte no branco e laranja. Já se a intenção é obter o máximo de conforto e aconchego, invista no laranja com tons terrosos ou amadeirados.
As cores quentes são a melhor pedida para quem deseja criar ambientes acolhedores, confortáveis e que favoreçam os relacionamentos. Mas é preciso saber usá-las de modo adequado para não criar a sensação inversa. Por isso selecionamos 60 imagens de ambientes decorados com cores quentes para você compreender melhor de que forma essas características tão positivas podem ser aproveitadas. Vem conferir com a gente:
60 ideias de decoração e ambientes com cores quentes
Imagem 1 – O tom suave, mas ainda assim quente e acolhedor, do cor de rosa quebrou a monotonia do branco.
Imagem 2 – Na cozinha, o amarelo instiga o paladar e torna o ambiente mais receptivo.
Imagem 3 – Um toque discreto de laranja em meio a cozinha marrom.
Imagem 4 – A luz vermelha deixa a sala mais ‘quente’ e propicia bons momentos de convívio com a família.
Imagem 5 – O tom de vermelho, quase magenta, realça a proposta de nobreza que a penteadeira e o design da cadeira emanam.
Imagem 6 – Em meio a sala branca, o sofá amarelo é puro contraste e enche o ambiente de alegria.
Imagem 7 – O tom mais fechado de rosa, próximo ao roxo, traz acolhimento na medida certa para o quarto.
Imagem 8 – A cozinha preta apostou e teve sucesso com o piso de tons vermelho e rosa; as cores trouxeram alegria e descontração.
Imagem 9 – As cores quentes não precisam dominar o ambiente, elas podem estar presentes em apenas alguns detalhes.
Imagem 10 – Como aqui, por exemplo, onde apenas o corrimão laranja já foi suficiente para dar aquele up no visual do ambiente.
Imagem 11 – Romântica e delicada, a cor rosa também traz quentura e acolhimento, mas de modo mais suave que o vermelho.
Imagem 12 – Amarelo para estimular o intelecto e a criatividade no home office.
Imagem 13 – Já a decoração de influência étnica apostou na vibração e dinamismo do laranja.
Imagem 14 – Detalhe notável de amarelo na cozinha.
Imagem 15 – Já nesse escritório, apenas uma cadeira amarela dá conta de imprimir as sensações da cor.
Imagem 16 – Pinceladas de vermelho na cozinha branca.
Imagem 17 – Quer uma entrada de casa mais convidativa do que essa com a porta laranja?
Imagem 18 – Os detalhes cor de rosa se harmonizam com os tons terrosos do quarto trazendo conforto e aconchego redobrado ao ambiente.
Imagem 19 – Quer uma cor quente moderna? Escolha o amarelo, especialmente quando ela vem combinada a elementos metálicos.
Imagem 20 – Cadeiras cor de rosa para descontrair o ambiente.
Imagem 21 – Quarto juvenil moderno apostou na combinação complementar entre amarelo e roxo, garantindo estilo e personalidade a decoração.
Imagem 22 – Cozinha laranja para estimular os sentidos.
Imagem 23 – Bancada amarela trouxe contraste e vida para o banheiro de fundo cinza.
Imagem 24 – No quartinho infantil as cores quentes devem ser usadas com moderação para não estimular demais os pequenos.
Imagem 25 – Aquele detalhe que faz toda a diferença.
Imagem 26 – Para não carregar demais o quarto, a opção aqui foi usar um tom suave e delicado de amarelo, capaz de aquecer o espaço, mas sem pesar no visual.
Imagem 27 – Já a cozinha branca soube como tirar proveito das cadeiras laranjas.
Imagem 28 – Para um banheiro de estilo retrô, bancada laranja e piso preto e branco.
Imagem 29 – Nessa cozinha, o amarelo foi usado a conta gotas nos tijolinhos na bancada da pia, dentro dos nichos e na chaleira.
Imagem 30 – Vermelho na medida certa para trazer entusiasmo e energia para o quarto.
Imagem 31 – Cores fechadas também podem ser quentes.
Imagem 32 – Para essa sala de jantar, a opção foi usar o tom sobre tom da paleta de vermelhos.
Imagem 33 – Quartinho rosa, mas sem ser clichê.
Imagem 34 – Todas as cores quentes no mesmo espaço é possível? Sim, dentro das devidas proporções.
Imagem 35 – O tom cítrico de laranja se ajusta muito bem com tonalidades terrosas.
Imagem 36 – Vermelha, rústica e acolhedora.
Imagem 37 – Já aqui, o amarelo imprime modernidade e alegria.
Imagem 38 – Sem medo de ousar, o quarto do casal mergulhou de cabeça no laranja; para balancear a cor, o fundo branco.
Imagem 39 – Banheiro branco, mas dinâmico e cheio de vida, graças a combinação marcante entre laranja e rosa.
Imagem 40 – Quando você já não sabe mais o que fazer com aquele espaço neutro e sem graça da casa, busque socorro nas cores quentes.
Imagem 41 – E mesmo que elas apareçam em tons suaves, a decoração ganha um novo fôlego.
Imagem 42 – Amarelo e luz natural: uma bela combinação para o quarto do bebê.
Imagem 43 – Um contraste digno de ofuscar a visão.
Imagem 44 – Até a área de serviço entra na proposta de decoração com cores quentes.
Imagem 45 – Como ser moderno usando cor de rosa: mescle a cor com o branco e o preto.
Imagem 46 – Para o ambiente integrado foram usados amarelo, cinza e preto intercalado com o tom amadeirado dos móveis.
Imagem 47 – Nada como uma sala aconchegante para se jogar depois de um longo dia.
Imagem 48 – Os quartos infantis permitem brincar com diferentes possibilidades de cores.
Imagem 49 – Neutra, mas pra lá de charmosa.
Imagem 50 – Um pouco de amarelo aqui, outro ali, até a decor ficar completa.
Imagem 51 – Combinação quente, mas suave de cores.
Imagem 52 – Laranja e tons de madeira: não tem erro com essa combinação.
Imagem 53 – As cores quentes ficam ainda mais bonitas na presença de luz natural .
Imagem 54 – Cadeiras amarelas para deixar a sala de jantar pronta para receber os amigos e familiares no maior conforto.
Imagem 55 – Sobre a parede de concreto aparente armários laranjas.
Imagem 56 – Mude o visual do seu banheiro aplicando detalhes em amarelo.
Imagem 57 – Valoriza ainda mais a cor quente com uma iluminação indireta.
Imagem 58 – Cores quentes distribuídas de modo harmônico pelo quarto.
Imagem 59 – Decoração marcante e cheia de estilo com a combinação entre amarelo e preto.
Imagem 60 – Azul e rosa: equilíbrio entre cores quentes e frias na decoração.