Se você tem escadas na sua casa, então provavelmente você tem ou precisará ter um corrimão. Esse acompanhante indispensável da escada é importantíssimo para garantir a segurança e a acessibilidade de quem circula pelos espaços da casa, especialmente crianças e idosos.
E já que esse elemento é indispensável, porque não então encaixá-lo na decoração e dar a ele uma função decorativa também?. Esse é objetivo do post de hoje: ajudar você a escolher o corrimão ideal para sua casa, levando em consideração tanto o aspecto funcional, quanto o decorativo. Bora lá saber tudo sobre corrimão?
Tipos de corrimão e onde usar cada um deles
Existe atualmente no mercado uma grande variedade de materiais com que os corrimões são produzidos, indo desde os mais tradicionais até os mais arrojados e modernos. Listamos abaixo alguns dos mais populares e acessíveis:
- Madeira: o corrimão de madeira é um dos mais utilizados, seja pela sua beleza, seja pela resistência e durabilidade do material. Outra vantagem da madeira é que ela permite a criação de corrimões de estilos e formas variadas, encaixando assim em diferentes propostas de decoração. O corrimão de madeira pode ser usado tanto em áreas internas, quanto externas.
- Vidro: o vidro é o material preferido quando a proposta é criar ambientes modernos e clean. Apesar da aparência frágil, o vidro utilizado para essa finalidade é resistente e durável, sendo assim pode ser usado sem medo de comprometer a segurança. Contudo, o corrimão de vidro deve ser utilizado preferencialmente em áreas internas.
- Alumínio ou aço inox: tanto o alumínio, quanto o aço inox são muito indicados para corrimões, pois ambos os materiais são resistentes, duráveis e praticamente não necessitam de manutenção. Com eles também é possível criar formas e volumes diferenciados, adequando o corrimão ao projeto de interiores. O alumínio e o aço inox podem ser usados tranquilamente em áreas internas e externas.
- Ferro: os corrimões de ferro possuem um ar retrô irresistível, mas podem ser usados em outros tipos de decoração também. O ferro é um material altamente resistente e que permite a criação de diferentes modelos de corrimão. Na parte interna da casa ele tende a sofrer menos desgastes e, consequentemente, a manutenção será menor.
- Corda: a ideia de usar cordas como corrimão é uma tendência na decoração de interiores, especialmente nas propostas mais modernas e despojadas. As cordas podem ser de fibra natural ou de aço, dependendo da proposta. Dê preferência para usar esse tipo de corrimão nas áreas internas.
Como combinar beleza com funcionalidade e segurança
É comum olhar para um projeto e se encantar por ele. Mas eis que a decepção pode surgir logo em seguida, especialmente porque na maioria dos casos o projeto não atende as necessidades e o estilo da casa.
Por isso antes de querer copiar um modelo que você viu por aí atente-se para o que você realmente necessita. E se tratando de corrimão é importante considerar alguns aspectos.
Um deles é se a casa possui crianças. Nesse caso, o corrimão não pode conter linhas horizontais, já que esse formato pode induzir os pequenos a se pendurar no corrimão, muito menos vãos e espaços vazados que podem provocar quedas e outros acidentes.
Outro detalhe: o corrimão precisa estar distanciado da parede, no mínimo, quatro centímetros. Esse é o vão ideal para que a mão de um adulto possa segurar confortavelmente o corrimão.
O corrimão pode ser instalado no piso da escada ou na parede, contudo é importante que ele se inicie e termine a 30 centímetros da escada. Essa distância garante que todo o percurso da escada seja acompanhado por ele.
A altura do corrimão também é importante. De acordo com a legislação da NBR nº 9077, o ideal é que o corrimão tenha entre 80 a 92 centímetros de altura, já para atender as normas de acessibilidade é recomendada a instalação de outro corrimão a uma altura de 70 centímetros.
Limpeza e manutenção
A maior parte dos corrimões citados aqui é de fácil limpeza e manutenção. Os corrimões de madeira, no entanto, exigem uma manutenção mais frequente que inclui a aplicação de produtos para proteção contra insetos, como o cupim, e a impermeabilização feita geralmente com verniz.
O corrimão de ferro também necessita de manutenção periódica a fim de evitar ferrugens e corrosões. Já os corrimões de vidro, corda, alumínio e aço inox praticamente não pedem manutenção, apenas limpeza regular.
Para limpeza, o mais recomendado é sabão neutro e um pano levemente umedecido com água. Mas você também pode optar por produtos próprios para cada um desses materiais, como óleo de peroba e limpa vidros, por exemplo.
Qual o valor do metro de um corrimão?
O preço de um corrimão varia bastante dependendo do material escolhido, do tamanho e do formato. De modo geral, o modelo mais barato são os de alumínio, especialmente aqueles que possuem apenas um tubo de alumínio fixado na parede. O metro linear desse tipo de corrimão custa cerca de R$ 60 em sites como o Mercado Livre.
Os corrimões de madeira e vidro estão entre os modelos mais caros e requerem mão de obra especializada para colocação.
Para todos os gostos e bolsos, o corrimão é um material versátil, extremamente funcional e que ainda pode ser um grande aliado da decoração. Por isso, selecionamos 60 imagens para você se inspirar com diferentes modelos de corrimão. Quem sabe um deles se encaixa perfeitamente com a sua casa? Confira:
60 projetos que usam o corrimão em diferentes propostas
Imagem 1 – Para realçar a parede cinza de tijolinhos, um corrimão amarelo vivo instalado diretamente na parede.
Imagem 2 – O elegante piso de mármore recebeu muito bem a proposta de um corrimão moderno de vidro.
Imagem 3 – O recorte na parede revela os tijolinhos usados na construção; são eles que guiam o caminho para o pequeno corrimão de alumínio
Imagem 4 – O corrimão embutido na parede de mármore foi realçado pela iluminação.
Imagem 5 – O corrimão de linhas verticais de madeira acompanha o formato sinuoso da construção e traz ainda algumas plantas suspensas, lembrando um mini jardim vertical.
Imagem 6 – A escada que começa em madeira segue com degraus e corrimão de ferro; um vidro quase imperceptível preenche os vãos e torna a escada mais segura.
Imagem 7 – Um jeito de aliar diversão com segurança é instalar um corrimão para subir e um escorregador para descer: as crianças agradecem
Imagem 8 – Um corrimão disfarçado de painel ou seria o contrário?
Imagem 9 – Corrimão de ferro pintado de amarelo para quebrar a sobriedade do cinza que predomina no ambiente.
Imagem 10 – Escada de madeira e corrimão de corda: uma combinação perfeita para propostas rústicas e descontraídas de decoração
Imagem 11 – A escada e o corrimão amarelo de ferro são os grandes destaques desse ambiente.
Imagem 12 – Uma escada minimalista também precisa de corrimão e de preferência que siga no mesmo estilo.
Imagem 13 – Corrimão de ferro não precisa ser tudo igual: esse aqui da imagem é um modelo simples, mas bem diferenciado; contudo deve ser evitado em casas com crianças.
Imagem 14 – Para deixar o corrimão mais elegante, revista-o com couro.
Imagem 15 – A proposta moderna dessa casa apostou em um corrimão que mescla madeira e aço.
Imagem 16 – Escada preta contornada por um corrimão dourado; destaque também para o formato diferenciado da peça.
Imagem 17 – Escada preta contornada por um corrimão dourado; destaque também para o formato diferenciado da peça.
Imagem 18 – A escada caracol apostou na dureza e rigidez do ferro e na elegância da madeira para compor um projeto espetacular.
Imagem 19 – Madeira e vidro para uma decoração, ao mesmo tempo, moderna e aconchegante.
Imagem 20 – Nessa escada para lá de moderna o corrimão de ferro foi fixado no teto, reforçando a sensação de que a escada está flutuando.
Imagem 21 – Já para uma proposta clean, elegante e moderna invista em um corrimão de vidro com detalhe em aço inox.
Imagem 22 – O corrimão dessa escada foi colocado diretamente sobre a mureta de concreto; destaque para o formato retorcido do material.
Imagem 23 – Parece uma confusão de linhas e formas, mas é só um projeto moderno de escada com corrimão de madeira.
Imagem 24 – A pequena escada de madeira que dá acesso ao mezanino ganhou um corrimão discreto de metal; contudo esse modelo não é indicado para casas com crianças – por causa do vazado – e idosos – pois não abrange todo o trajeto.
Imagem 25 – Tendência industrial aplicada na construção da escada e do corrimão.
Imagem 26 – Nessa escada é o contraste entre o luxo do dourado com a rigidez do ferro que se destaca.
Imagem 27 – Corrimão de ferro com desenho clean, ideal para projetos de estilo moderno, minimalista ou industrial.
Imagem 28 – Um simples corrimão de tubo de alumínio pode ganhar uma nova cara com a instalação de uma fita de LED sob ele; sem contar que a luz permite uma utilização mais segura da escada durante a noite.
Imagem 29 – Corrimão dourado para deixar o caminho mais elegante e sofisticado.
Imagem 30 – A proposta aqui também foi iluminar o corrimão, só que dessa vez com uma luz cor de rosa.
Imagem 31 – O corrimão preto se destaca sobre o vidro e em alguns momentos parece até que existe sozinho.
Imagem 32 – A escada em U faz uma combinação interessante de materiais, entre eles o vidro e a madeira usados no corrimão.
Imagem 33 – O bom e velho corrimão de ferro em um formato simples, funcional e seguro.
Imagem 34 – Corrimão embutido é clean e moderno, mas é importante se atentar para as medidas corretas do encaixe da mão
Imagem 35 – A escada de formato descontraído ganhou um corrimão dourado simples e um guarda corpo de cordas de aço.
Imagem 36 – Já esse outro modelo de corrimão embutido foi valorizado com uma moldura de madeira, a mesma utilizada na escada.
Imagem 37 – Para a escada branca, um corrimão preto; para valorizar ambos, a fita de LED.
Imagem 38 – Dois modelos de escada bem diferentes entre sim, mas com o mesmo corrimão.
Imagem 39 – Existem corrimões e corrimões de madeira; esse da imagem é daqueles que encanta qualquer um.
Imagem 40 – Não é preciso muito para fazer um corrimão diferente e original; esse da imagem foi construído com armações de ferro da construção civil.
Imagem 41 – Corrimão todo fechado de madeira com abertura apenas nas áreas que receberam iluminação
Imagem 42 – Desce, sobe, dá a volta: o corrimão da imagem é assim.
Imagem 43 – Um triângulo em formato de corrimão, criativa a ideia não?
Imagem 44 – Metal e vidro para fazer um corrimão cheio de classe e estilo.
Imagem 45 – O azul da escada segue no corrimão.
Imagem 46 – Corrimão de madeira contorna toda a escada que fica escondida pelo guarda-corpo de concreto
Imagem 47 – Corrimão embutido de madeira: uma proposta que pode ser rústica ou elegante.
Imagem 48 – Do mar para a parede da casa: esse corrimão de corda bem que parece aquelas usadas em navios.
Imagem 49 – Corrimão de madeira suspenso.
Imagem 50 – E o que acha de usar canos de PVC como corrimão de escada?
Imagem 51 – Escada caracol com corrimão fechado.
Imagem 52 – Contraste de materiais: a escada de cimento queimado ganhou um corrimão suspenso de madeira.
Imagem 53 – Simples, mas que atende todas as expectativas de funcionalidade e estética
Imagem 54 – Para combinar com os detalhes, o corrimão dourado.
Imagem 55 – O corrimão vazado recebeu a companhia charmosa de vasos de plantas.
Imagem 56 – Minimalista com Led.
Imagem 57 – Detalhes e acabamentos de um corrimão de madeira.
Imagem 58 – Guarda corpo de madeira e corrimão de ferro.
Imagem 59 – Corrimão de ferro marrom contorna a escada com graça e estilo.
Imagem 60 – Para quebrar o branco do ambiente, um corrimão amarelo.
Gostou destas ideias? Aproveite e confira também estas lindas salas pequenas decoradas.