Até há pouco tempo atrás a costela de adão era apenas uma entre tantas plantas que ficavam espalhadas pelos quintais das casas. Só que isso mudou e agora a planta saiu do anonimato para ganhar os holofotes do mundo da decoração e do design de interiores.
As folhas grandes, de verde intenso e recorte preciso, que de fato lembram uma costela – daí o nome, são os principais motivos para todo esse sucesso da planta. Você pode inseri-la na decoração de diferentes maneiras. A mais comum e tradicional é usar a costela de adão plantada no vaso, mas existe ainda a possibilidade de usar apenas uma ou duas folhas em um vaso de vidro solitário com água.
Além do modo ‘in natura’, outro modo de aplicar a costela de adão no paisagismo é optando por estampas da planta em papéis de parede, cortinas, capas de almofadas, quadros e onde mais a imaginação permitir! E não se surpreenda se você esbarrar com estampas em preto e branco ou coloridas das folhas da costela de adão. Isso porque a planta também ganhou versões em tons bem diferentes do original.
Toda essa versatilidade da costela de adão na decoração permitiu que a planta fosse usada nas mais diferentes propostas, desde as mais modernas até as mais clássicas.
Quer apostar nessa tendência também? Então confira as dicas abaixo para saber como plantar e cuidar da costela de adão. Vem ver!
Como plantar costela de adão?
A costela de adão, que também atende pelo nome cientifico de Monstera Deliciosa, é uma planta nativa do México, mas que se adaptou muito bem ao solo tupiniquim.
De origem tropical, a costela de adão gosta mesmo é de viver à sombra ou meia sombra. Por isso, antes mesmo de plantá-la certifique-se de que dispõe de um lugar apropriado para ela se desenvolver adequadamente.
O plantio da costela de adão é simples. Primeiramente, separe um vaso de tamanho adequado para a muda. Vale ressaltar que esse tipo de planta tem um crescimento rápido e acelerado, portanto fique ciente de que muito em breve será necessário replantá-la em um vaso maior.
Prepare a terra com uma mistura de adubo orgânico e fertilizantes. Em seguida, forre o fundo do vaso com pedriscos para garantir a drenagem da água. Coloque a terra, ajeite a muda no centro e complete com terra até atingir a borda do vaso. Logo depois, faça a rega.
A costela de adão precisa ser regada diariamente até que a muda pegue e comece a se desenvolver.
Como cuidar da costela de adão?
A costela de adão é uma planta que não exige muitos cuidados e é ideal para ser cultivada dentro de casa, já que não precisa de luz solar direta. Pelo contrário, a planta dever ser cultivada a meia sombra ou sombra recebendo apenas indiretamente os raios solares.
A rega da costela de adão deve ser frequente, sempre que a terra estiver seca, especialmente no verão. Já no inverno, as regas podem ser mais espaçadas. A adubação deve ser feita preferencialmente no início da primavera com adubo líquido.
Os meses de primavera também são os mais indicados para realizar as podas na costela de adão. A recomendação é cortar as hastes e galhos que estejam muito grandes.
Outro cuidado importante para manter a planta sempre bonita e saudável é limpar as folhas com uma esponja macia e umedecida com água.
Curiosidades sobre a costela de adão
- A costela de adão é tóxica. Por essa razão, é sempre aconselhável manusear a planta usando luvas. E tenha cuidado redobrado com crianças e animais de estimação próximos a ela;
- A plantinha gera um fruto que dizem ser muito saboroso, com gosto semelhante a fruta do conde. Esse é o motivo do seu nome cientifico ser Monstera Deliciosa. Contam por aí que a Princesa Isabel apreciava muito o fruto da costela de adão, sendo um dos seus preferidos;
- Assim como a folha, o fruto também é tóxico e só deve ser consumido após o período exato de maturação. Antes disso ele pode causar lesões na língua, garganta e estômago;
- Ficou curioso para provar o fruto da costela de adão? Pois saiba que ele é raro, difícil de encontrar e somente as plantas nascidas livres na natureza dão o fruto. Portanto, se a sua intenção é plantar uma no vaso para colher o fruto, desista;
- A costela de adão pode atingir até doze metros de altura quando plantadas ao ar livre;
- A planta também é classificada como uma espécie trepadeira, já que ela adere muito bem a paredes e outras superfícies verticais;
E então a costela de adão já conseguiu te surpreender? Sim, não, mais ou menos? Se você ainda não se rendeu aos encantos dessa planta deslumbrante, a seleção de fotos abaixo vai te fazer mudar totalmente de ideia. Agora se você já é um apaixonado por uma, prepare-se para se apaixonar ainda mais!
60 inspirações de costela de adão na décor e paisagismo
Imagem 1 – Para esse banheiro, duas folhinhas de Costela de Adão já foram suficientes para dar aquele toque de graça e frescor.
Imagem 2 – Se não der para levar a planta de verdade para dentro de casa, use-a em estampas.
Imagem 3 – A sala moderna em preto e branco apostou em uma singela folha de Costela de Adão para trazer cor e vida ao ambiente.
Imagem 4 – Um vaso de Costela de Adão na sala muda toda a energia do ambiente.
Imagem 5 – No vaso e no quadro: se você gosta das duas propostas use-as em conjunto, sem problemas.
Imagem 6 – Deixe o momento da refeição mais descontraído com um caminho de mesa estampado com folhas de Costela de Adão.
Imagem 7 – A Costela de Adão fica ótima quando acompanhada de outras plantas, especialmente aquelas de textura e tamanho diferentes.
Imagem 8 – Sonhos verdes: as plantas podem ser usadas até na cabeceira da cama.
Imagem 9 – O sucesso da Costela de Adão é tanto que as folhas da planta foram parar até na cerâmica.
Imagem 10 – Para decorar a bancada da cozinha uma combinação inusitada: folhas de Costela de Adão e orquídeas brancas.
Imagem 11 – Está pensando na decoração de alguma festa? Conte com a Costela de Adão.
Imagem 12 – O ponto visual dessa sala é o centro, seja pela exuberância da Costela de Adão, seja pelo tom dourado que se destaca.
Imagem 13 – Olha aí a Costela de Adão estampando o papel de parede; logo a frente, o vaso de antúrios tenta conquistar espaço.
Imagem 14 – E no jardim vertical elas também mostram sua força e beleza.
Imagem 15 – Combinação de tendências: Costela de Adão, flamingo e letreiro de LED.
Imagem 16 – Esse ambiente é um exemplo de que a Costela de Adão se encaixa em qualquer proposta de decoração.
Imagem 17 – O caminho de mesa também pode ser feito com folhas naturais, veja só!
Imagem 18 – Peça de cerâmica com a forma, cor e textura da Costela de Adão.
Imagem 19 – Tecido de cor crua pendurado na parede recebeu muito bem o tom vibrante de verde das folhas da Costela de Adão.
Imagem 20 – Junto ao papel de parede verde, a Costela de Adão quase passa despercebida…quase
Imagem 21 – Na varanda, a Costela de Adão recebe a luminosidade perfeita para o seu desenvolvimento.
Imagem 22 – Banheiro sofisticado todo em madeira também se rendeu ao encanto verde das folhas de Costela de Adão.
Imagem 23 – Banheiro moderno e minimalista ganhou um tom verde discreto com a Costela de Adão.
Imagem 24 – Nesse quarto, a Costela de Adão aparece em uma bela dobradinha.
Imagem 25 – Em qual formato você prefere ver a Costela de Adão? Ao natural ou estilizada no quadro?
Imagem 26 – A parede de tijolinhos recebeu muito bem o quadro com folhas em preto e branco de Costela de Adão.
Imagem 27 – As portas verdes desse armário de banheiro se ligam diretamente ao verde das folhas de Costela de Adão.
Imagem 28 – A sala de jantar moderna apostou no mix de texturas e padrões, entre eles o verde da Costela de Adão.
Imagem 29 – Um arranjo colorido e descontraído de Costela de Adão para decorar festas e outros momentos especiais.
Imagem 30 – Em meio a todas as outras plantas, a Costela de Adão reina soberana.
Imagem 31 – Aquele toque de tropicalismo que só a Costela de Adão consegue dar à decoração.
Imagem 32 – Na roupa de cama também? Também! Ela está em todo lugar.
Imagem 33 – Banheiro preto decorado com folhas de Costela de Adão: um modo para suavizar a decoração sem fugir da proposta.
Imagem 34 – Até feita de feltro a Costela de Adão fica bonita.
Imagem 35 – Como você se sentiria tomando banho envolvido pela presença da Costela de Adão? Confortável e aconchegante, no mínimo.
Imagem 36 – Se você deseja decorar apenas com as folhas de Costela de Adão não se esqueça de colocar água no vaso.
Imagem 37 – Um jeito diferente de unir o rústico ao chique: uma folha dourada de Costela de Adão fixada a uma placa rústica de madeira.
Imagem 38 – Na falta de folhas de verdade, use de papel mesmo.
Imagem 39 – Mandala de Costela de Adão para decorar a parede; original não é mesmo?
Imagem 40 – Mais um modelo de porta joia com formato de Costela de Adão para você se inspirar e quem sabe até tentar fazer aí na sua casa.
Imagem 41 – Base branca da decoração evidenciou o verde intenso das folhas de Costela de Adão no quadro.
Imagem 42 – Varalzinho de folhas e a Costela de Adão está lá no meio!
Imagem 43 – Se você deseja criar um jardim vertical não pense duas vezes: use Costelas de Adão.
Imagem 44 – Contraste de verdes nessa sala: o da parede e o do vaso de Costela de Adão.
Imagem 45 – Lembre-se que a Costela de Adão cresce rápido, por isso se a intenção é manter seu crescimento sob controle pode-a regularmente.
Imagem 46 – Nessa varanda, as folhas de Costela de Adão aparecem discretamente, mas cumprem seu papel decorativo com êxito.
Imagem 47 – O verde escuro das folhas de Costela de Adão dialoga com o tom de verde musgo das cortinas.
Imagem 48 – Um quarto clean, mas com inspiração botânica por todos os lados.
Imagem 49 – O ambiente de estilo industrial fica mais confortável visualmente com o vaso de Costela de Adão.
Imagem 50 – Um enfeite de mesa com folha de Costela de Adão, não poderia faltar!
Imagem 51 – Um lugar de destaque só para ela.
Imagem 52 – Vasos menores de Costela de Adão ficam muito bem quando colocados sobre mesinhas laterais.
Imagem 53 – A maior tendência de decoração dos últimos tempos: vaso de vidro com folhas de Costela de Adão.
Imagem 54 – Na cabeceira da cama, esse vaso de Costela de Adão consegue absorver toda a luz que precisa para se manter bonita e saudável.
Imagem 55 – Como a Costela de Adão é um tipo de planta trepadeira use um suporte no vaso para que ela possa se apoiar para crescer.
Imagem 56 – Não poderia ter lugar melhor para a Costela de Adão se destacar do que na frente de uma parede branca.
Imagem 57 – Sabe aquela sala onde tudo se encaixa perfeitamente e nada fica fora do lugar? Aqui é assim e a Costela de Adão é um dos maiores destaques.
Imagem 58 – O ambiente integrado em preto e branco evidencia um vaso grande de Costela de Adão sobre a mesa.
Imagem 59 – Já aqui é a combinação de duas plantas no mesmo vaso que se destaca.
Imagem 60 – Entre diferentes influências botânicas, a Costela de Adão foi a escolhida para compor a decoração da bancada de trabalho.
Imagem 61 – Um jardim dentro de casa só de folhagens, gostou?
Imagem 62 – Plantada ou apenas decorativa, a Costela de Adão nunca é demais.
Imagem 63 – Nada como uma ideia original para mudar o dia: nessa proposta, as Costelas de Adão saem diretamente do teto.
Imagem 64 – Quer usar Costela de Adão no quarto infantil? Só tenha cuidado para que as crianças não mexam na planta, pois ela é tóxica.
Imagem 65 – Nesse quarto, a estampa da parede se confunde com as folhas de verdade dentro do vaso.
Imagem 66 – Essa sugestão é para os verdadeiros apaixonados pela Costela de Adão.
Quer se aventurar pelo mundo botânico? Vem ver outras espécies de plantinhas tão deslumbrantes quanto: xanadu, espada de são jorge, ficus lyrata, pacová, pata de elefante.