A preferência nacional atende pelo nome de cozinha americana. Apesar da referência a um estilo gringo, a cozinha americana caiu no gosto popular dos brasileiros e hoje em dia já é praticamente uma unanimidade por aqui.
Tanto é verdade que 85% das pessoas que procuram imóveis para comprar preferem esse tipo de cozinha, segundo dados da Construtora Living.
A cozinha americana, para quem não entende muito bem o conceito, é um tipo de cozinha integrada com outros ambientes da casa, geralmente a sala de estar ou a sala de jantar. Nesse modelo de cozinha não existem portas, nem paredes. Tudo é parte de um mesmo espaço.
Outra característica bem marcante das cozinhas americanas é o balcão (ou bancada). E sobre ele que tudo acontece: as refeições, o preparo dos alimentos e até a decoração da cozinha.
E o que tudo isso tem de bom? Você vai descobrir nas próximas linhas desse post, continue acompanhando.
Vantagens da cozinha americana
Antigamente era comum que as cozinhas ficassem restritas, fechadas e isoladas. Mas com o passar do tempo e as necessidades da vida moderna, esse conceito caiu em desuso e, junto com a arquitetura moderna, surgiram também as cozinhas integradas.
Esse tipo de cozinha possui vantagens muito interessantes e você vai conhecer cada uma delas a seguir, confira:
Amplitude
Uma das maiores vantagens da cozinha americana é a sensação de amplitude que ela oferece. Por não possuir paredes, esse tipo de cozinha proporciona cômodos mais amplos, arejados e visualmente maiores. E isso é perfeito para casas e apartamentos pequenos.
Integração
A cozinha americana é a rainha da integração e interação social. Nunca mais você vai precisar cozinhar ou preparar alimentos sozinho, sem interagir com os convidados. A cozinha americana permite cozinhar em meio a um bate papo descontraído.
Praticidade
A cozinha americana é prática e funcional, perfeita para quem tem uma vida corrida e agitada. Isso porque ela permite refeições rápidas sobre o balcão, além da facilidade de preparar alimentos tendo tudo bem a mão.
Modelos de cozinha americana
Cozinha americana totalmente integrada
A cozinha americana totalmente integrada é aquela que não possui bloqueios ou limitações físicas ou visuais. Cozinha e sala ficam completamente unidas e compartilham do mesmo espaço, sendo ideais para casas e apartamentos pequenos. No entanto, esse tipo de cozinha possui menos espaço de armazenamento e, por isso, será necessário um bom planejamento para que você consiga guardar tudo o que precisa contando com apenas uma parede.
Cozinha americana parcialmente integrada
A cozinha americana parcialmente integrada é aquela versão mais famosa e conhecida que traz um balcão ou bancada entre os ambientes. A vantagem dessa cozinha é que ela delimita e marca visualmente cada um dos espaços, além de oferecer um espaço para refeições e até mesmo para colocação de um armário. Muito indicada para quem utiliza a cozinha diariamente e tem necessidade de guardar e armazenar uma quantidade maior de mantimentos e utensílios.
A cozinha americana pode ser parcialmente integrada por móveis. Nesse caso, aparadores, buffets e até o sofá da sala podem servir como demarcadores de espaço.
Cozinha americana com ilha
A cozinha americana com ilha é o sonho de consumo de muita gente. Cheia de estilo e super moderna, esse tipo de cozinha traz uma bancada central, conhecida como ilha, e que pode ser usada para dispor o cooktop, a pia e, ainda, servir como armário e oferecer nichos e prateleiras. Só tem um probleminha: para ter esse tipo de cozinha você vai precisar contar com, pelo menos, 9 metros quadrados. Menos do que isso, a cozinha perde espaço e funcionalidade.
Cozinha americana planejada
Outro modelo de cozinha muito procurada é a planejada. Nesse tipo de cozinha quem se destaca são os móveis feitos sob medida e que se ajustam perfeitamente as medidas do espaço. Outra vantagem das cozinhas planejadas é que elas podem contar com projetos únicos e exclusivos, além de móveis multiuso e super funcionais.
Cozinha americana com balcão ou bancada
A cozinha americana com balcão ou bancada é aquela conhecida também como parcialmente integrada. Esse modelo pode receber o balcão de alvenaria com tampo de madeira ou pedra, de acordo com o projeto. Nesses casos, geralmente utilizam-se banquetas altas para acompanhar a altura do balcão. Para quem está pensando em integrar a cozinha com a sala de jantar pode aproveitar o balcão para acoplar a mesa.
Dicas para montar a cozinha americana
Avalie a estrutura
Antes de mais nada, se você mora em uma casa ou apartamento antigo é fundamental contar com a ajuda de um arquiteto ou engenheiro para determinar se a estrutura da casa permite a retirada de uma ou mais paredes para a construção da cozinha americana.
Planeje
Depois de verificada as possibilidades estruturais comece o planejamento da cozinha americana. Determine as necessidades dos moradores da casa e como a cozinha pode atender a todos de modo prático e eficaz. Isso significa, entre outras coisas, avaliar a necessidade de um balcão ou da integração com mais de um ambiente, além da sala de jantar, por exemplo.
Pense nas desvantagens
Apesar de contar com muitas vantagens, a cozinha americana também apresenta desvantagens é importante você ter todas elas em mente na hora de bater o martelo e tomar sua decisão.
Uma das principais desvantagens desse tipo de cozinha é que os odores, fumaça e gordura não ficam mais restritos apenas a cozinha, mas a todos os ambientes que integram o espaço. Ou seja, você vai ter que saber lidar com o cheiro de fritura invadindo a sala. Mas existe uma solução para isso e o nome dela é coifa.
Outra desvantagem é que a integração acaba revelando aquela baguncinha que toda cozinha tem, como a louça suja na pia, as embalagens de comida e a lixeira, impactando no visual dos demais ambientes da casa. Por isso, recomenda-se sempre que você mantenha a cozinha sempre limpa e organizada.
Armazenar é preciso
Falando em organização, a cozinha americana precisa contar com espaços bem planejados para o armazenamento de alimentos, louças e utensílios. A ausência de paredes acaba eliminando também os famosos armários aéreos e isso pode ser um problema para quem tem muito o que guardar. Por isso, a dica é aproveitar os espaços inferiores, especialmente sob o balcão e a ilha para criar prateleiras, nichos e armários. Carrinhos também são bem vindos.
Decoração da cozinha americana
A decoração da cozinha americana pode resultar em uma boa dor de cabeça para você. Isso porque muita gente fica na dúvida se deve ou não combinar a decoração entre os ambientes.
A resposta para isso é: depende. Isso mesmo, depende do tipo de projeto que você deseja criar. Ambientes e espaços modernos e arrojados não precisam seguir uma combinação a risca, já quem prefere um estilo mais clássico e elegante, a padronização é mais indicada.
Acompanhe a seguir mais algumas dicas para decorar a cozinha americana:
Piso
O piso da cozinha americana pode ou não ser o mesmo da sala de estar e da sala de jantar. A diferença está na percepção final do projeto. Por exemplo, um ambiente integrado com o mesmo piso reforça a sensação de amplitude e confere continuidade visual aos espaços. Já um piso diferenciado entre a cozinha e os demais ambientes provoca uma ruptura no padrão visual e, consequentemente, pode ser usado para demarcar visualmente o espaço pertencente a cozinha.
Iluminação
O projeto de iluminação é outro ponto que gera dúvidas. Por isso, a dica é apostar em uma iluminação mais reforçada na cozinha, já que ali você precisa manusear alimentos e preparar refeições e, para a sala de estar, investir em uma luz mais amena e suave, ideal para relaxar e descansar. Entre os cômodos a dica é usar pendentes, eles serão responsáveis pela transição de luz entre os ambientes.
Revestimentos
Você não precisa revestir completamente a cozinha com azulejos. Prefira usar revestimentos apenas na faixa de parede onde está a pia e o fogão, de modo a facilitar a limpeza. No restante do espaço, deixe as paredes “respirando”, dessa forma a integração entre os ambientes fica mais harmônica e suave.
Cores
A paleta de cores da cozinha não precisa ser a mesma da sala e vice versa. Mas é muito aconselhável que você combine cores que se complementam, seja pelo contraste, seja pelo tom sobre tom. Uma boa dica é pincelar detalhes da cor usada em um ambiente no outro. Por exemplo, se a cor que predomina na sala é o azul, então salpique pontos de azul na cozinha, mesmo que ela seja branca e preta.
60 ideias de cozinha americana incríveis para você se inspirar
Veja a seguir 60 fotos de cozinha americana para te ajudar a criar seu próprio projeto:
Imagem 1 – Cozinha americana com móveis pretos. Aqui, os armários aéreos dão lugar as prateleiras.
Imagem 2 – Cozinha americana com ilha. Para ter uma dessas você precisa de um espaço maior.
Imagem 3 – Cozinha americana com balcão. Ideal para refeições rápidas.
Imagem 4 – Cozinha americana com bancada e balcão integrados. O mármore trouxe um toque de sofisticação ao projeto.
Imagem 5 – Cozinha americana estreita, pequena e toda branquinha. Aqui, a solução para a pia foi o balcão mais baixo.
Imagem 6 – Balcão de mármore para as refeições rápidas do dia a dia.
Imagem 7 – Cozinha americana moderna com móveis sob medida em uma interessante combinação de azul com amadeirado.
Imagem 8 – Cozinha americana moderna e minimalista. O fogão de indução, super discreto, deixa a cozinha ainda mais clean.
Imagem 9 – Cozinha americana com mesa de jantar acoplada ao balcão.
Imagem 10 – Ampla, integrada e super elegante.
Imagem 11 – Cozinha americana integrada com a sala de jantar: solução para os pequenos espaços.
Imagem 12 – Nesse modelo de cozinha americana, os armários ficam limitados a apenas uma das paredes.
Imagem 13 – Projeto especial de iluminação para a cozinha americana pequena.
Imagem 14 – Cozinha americana com mesa de jantar acompanhando o layout e design da bancada.
Imagem 15 – Cozinha americana grande com ilha. O destaque aqui vai para o lustre de cristal sobre a ilha.
Imagem 16 – Que tal aproveitar o espaço embaixo da escada para fazer sua cozinha americana?
Imagem 17 – Cozinha americana integrada com a sala de estar. Repare que os tons claros favorecem a sensação de amplitude.
Imagem 18 – Aqui, a divisória de madeira demarca suavemente o espaço da cozinha.
Imagem 19 – Atenção na escolha das cadeiras para cozinha americana. Elas fazem toda diferença no projeto.
Imagem 20 – Cozinha americana em estilo industrial. As cores escuras prevalecem.
Imagem 21 – Móveis cinza para a cozinha americana moderna.
Imagem 22 – Cozinha americana em formato retangular muito bem aproveitada com armários aéreos.
Imagem 23 – Cozinha americana com ilha e mesa integradas.
Imagem 24 – Aqui, o balcão de concreto se estende e vira mesa de jantar.
Imagem 25 – Cozinha americana planejada para atender as necessidades dos moradores e otimizar o espaço disponível .
Imagem 26 – Aqui a pintura no teto é a responsável por setorizar a área da cozinha.
Imagem 27 – O armário laranja se destaca nesse projeto de cozinha americana.
Imagem 28 – Cadeiras altas para acompanhar a medida do balcão.
Imagem 29 – Aproveite o espaço da ilha da cozinha para inserir nichos, prateleiras e armários.
Imagem 30 – Cozinha americana em L com detalhes luxuosos de mármore e dourado.
Imagem 31 – Cozinha americana em preto e branco.
Imagem 32 – Que tal uma adega na ilha da cozinha?
Imagem 33 – Um toque de cor para alegrar a cozinha americana.
Imagem 34 – Já quem prefere projetos mais sóbrios, pode apostar em uma tonalidade de azul escuro para a cozinha.
Imagem 35 – Somente o necessário!
Imagem 36 – Cozinha americana simples, pequena, branquinha e linda de ver!
Imagem 37 – Aqui, a cozinha americana preta ganhou detalhes em inox para se iluminar.
Imagem 38 – O carrinho embaixo do balcão permite um uso mais funcional e prático para a cozinha americana.
Imagem 39 – Banquetas de madeira: um clássico das cozinhas americanas.
Imagem 40 – Pendentes rosé gold para trazer aquele toque a mais para a cozinha americana.
Imagem 41 – Cozinha com pé direito alto? Aproveite para fazer armários aéreos.
Imagem 42 – Essa cozinha americana banhada por luz natural apostou sem medo na cor preta.
Imagem 43 – Já aqui é a paleta de rosa, branco e dourado que se destaca, criando uma cozinha romântica, moderna e delicada.
Imagem 44 – Organização para manter a cozinha americana sempre bonita.
Imagem 45 – Piso vinílico na cozinha americana: conforto e aconchego extra no ambiente.
Imagem 46 – Cozinha americana integrada com a sala de estar. Repare que foi usada a mesma paleta de cores para os dois ambientes.
Imagem 47 – Cozinha americana para os fãs da decoração escandinava.
Imagem 48 – Um piso cheio de charme para compor a decoração dessa pequena, mas estilosa cozinha americana.
Imagem 49 – Cozinha americana pequena em tons de branco e madeira clara.
Imagem 50 – Cozinha americana parcialmente integrada pelo balcão de madeira. A cor alegre dos armários chama atenção por aqui.
Imagem 51 – Aqui, no entanto, é o tom amadeirado que toma conta do projeto.
Imagem 52 – O que acha de uma cozinha toda em inox?
Imagem 53 – Cozinha americana em madeira e detalhes em verde.
Imagem 54 – Cozinha americana em estilo corredor com a clássica e sempre bem vinda paleta branca e preta.
Imagem 55 – Prateleiras iluminadas para valorizar a cozinha americana.
Imagem 56 – E se ao invés de armários aéreos você optar por prateleiras?
Imagem 57 – Uma cozinha americana fora do comum. O tom suave de azul garantiu originalidade ao projeto.
Imagem 58 – Cozinha americana moderna em tons de branco e preto. Alguns toques de cor ajudam a dar ânimo e vida ao ambiente.
Imagem 59 – Elegância é a palavra que define esse modelo de cozinha americana integrada.
Imagem 60 – Amplitude e integração: um marco das cozinhas americanas.
O que achou? Que tal acompanhar mais ideias de cozinha com balcão?