Em terra de casas e apartamentos pequenos, a cozinha americana planejada reina absoluta. Ela já é a preferida de 85% dos compradores de imóveis e, mesmo quem já tem a casa própria, está investindo em reformas para adequar a cozinha nesse estilo mais moderno, prático e funcional.
Mas quer dizer então que cozinha americana planejada é coisa só de casa pequena? De jeito nenhum! Esse modelo de cozinha se encaixa perfeitamente tanto em propostas amplas e arejadas, quanto em cozinhas minúsculas e apertadas.
Se a cozinha americana planejada está nos seus sonhos, então continue acompanhando o post com a gente, vamos te contar tudo sobre elas, além, é claro, de te inspirar com projetos incríveis, vem ver:
Cozinha americana planejada: características
As cozinhas americanas são mundialmente conhecidas pela integração com os demais ambientes da casa. Ou seja, bye, bye paredes!
Esse conceito de cozinha surgiu nos Estados Unidos (daí o nome americana) no período pós guerra. Na época, as cozinhas se tornaram protagonistas dos espaços, surgindo por detrás das paredes que as guardavam. Essa simples mudança provocou grandes transformações nas relações sociais e familiares, uma vez que todos os indivíduos passaram a conviver no mesmo ambiente.
Enquanto o pai lia o jornal, por exemplo, o filho brincava na sala e a mãe preparava a refeição. Todos juntos!
A proposta deu tão certo que logo se espalhou pelos quatro cantos do globo e, hoje em dia, a cozinha americana já é parte integrante dos ambientes sociais da casa, deixando de ser aquela área destinada apenas a preparação de alimentos.
Outra grande característica desse tipo de cozinha é o uso do balcão. Esse elemento é praticamente o ícone das cozinhas em estilo americano. Ele ajuda tanto na organização do ambiente, quanto na marcação entre os espaços.
Vantagens da cozinha americana planejada
Mais espaço e amplitude
Espaço integrado é sinônimo de espaço maior. Isso porque ao eliminar as paredes a área útil e de circulação aumenta consideravelmente, sem contar que a amplitude visual também é maior.
Mais interação
A cozinha americana planejada também permite, como mencionado anteriormente, uma interação muito maior entre os moradores da casa e suas visitas. Ninguém mais precisa ficar de fora de um bate papo só porque vai preparar o jantar.
Mais modernidade
A estética da cozinha americana é modernidade pura. Inclusive, um dos pilares da arquitetura moderna é o conceito de integração. Portanto, se você deseja uma casa moderna, a cozinha americana é uma grande opção.
Mais praticidade
Cozinha americana também é sinônimo de praticidade, organização e funcionalidade. Isso graças ao layout moderno desse tipo de cozinha. Em um ambiente como esse você tem tudo a mão de forma rápida e acessível.
Como montar uma cozinha americana planejada?
Paredes para quê?
Vamos começar pelas paredes. Se você comprou ou está para comprar um imóvel novo, provavelmente ele já deve seguir o conceito das cozinhas americanas.
Agora, se você mora em um imóvel mais antigo, então provavelmente terá que acertar algumas coisas antes de ter a cozinha americana planejada. E o primeiro passo para isso é eliminando as paredes.
Tire as paredes do meio do caminho e abra sua cozinha para a sala de estar e a sala de jantar. Mas antes disso lembre-se de verificar se essa parede que será retirada não compõe a parte estrutural do imóvel ou, se ainda, não possui instalações hidráulicas.
Converse com um engenheiro primeiro para se certificar da segurança da reforma e, em caso de apartamentos, chame o sindico.
Balcão ou ilha
Paredes eliminadas? Então agora é a hora de começar a dar cara para sua cozinha americana. E como você faz isso? Com um balcão, é claro! Pode ser uma ilha também, contudo, nesse caso, a cozinha precisará ser mais ampla, uma vez que esse tipo de estrutura ocupa mais espaço.
O balcão – ou ilha – pode ser feito em diferentes materiais, indo da madeira à alvenaria sem problemas nenhum. Mas para ajudar você a definir o tipo de balcão ideal a dica é observar o estilo de decoração que reina no ambiente, ok?
Pisos e revestimentos
Os pisos e revestimentos não deixam de existir na cozinha americana, só que dessa vez eles precisam seguir critérios diferenciados na hora da escolha.
O mais comum é utilizar o mesmo piso da sala na cozinha, como forma de ampliar visualmente o espaço e garantir aquela sensação de continuidade.
Mas essa não é uma fórmula exata, pode ser modificada. E, nesse caso, a dica é usar pisos diferentes na área da cozinha e na área da sala, especialmente se a intenção for demarcar visualmente os espaços.
Já no que diz respeito ao revestimento, a melhor alternativa são os materiais fáceis de limpar, mas que também apresentam uma estética agradável, afinal, a cozinha agora é parte integrante da decoração da casa. Uma boa saída é usar pastilhas, porcelanato e os azulejos de metro, uma super tendência.
Lembrando ainda que as cores claras de pisos e revestimentos ajudam a ampliar o espaço, portanto, se a sua cozinha é pequena, abuse dos tons suaves, neutros e clarinhos.
Mesa, cadeiras e banquetas
Mesa, cadeiras e banquetas são elementos indispensáveis em qualquer cozinha. Mas na versão americana, eles ganham uma importância a mais, justamente por integrarem a parte social da casa.
Para quem tem pouco espaço, talvez não seja viável inserir uma mesa com cadeiras. A melhor opção seria usar o balcão com banquetas para as refeições. Uma outra alternativa possível é acoplar a mesa junto ao balcão, só que em uma altura mais baixa e, aí sim, usar cadeiras.
Outra dica é apostar na marcenaria planejada para otimizar todo o espaço e garantir o melhor conforto possível.
Paleta de cores
Pense na sua cozinha americana planejada como parte integrante do projeto de decoração e, por isso, ela deve estar de acordo com as demais cores utilizadas no local. Procure fazer uma harmonização de tons entre os ambientes. Vale ressaltar que as cores claras vão ampliar e iluminar a sua cozinha, ou seja, são as mais indicadas para ambientes pequenos.
Sem gordura, nem fumaça
Onde tem cozinha tem gordura e tem fumaça pairando no ar e, se tratando de cozinha americana, essa névoa de odor e gordura inevitavelmente vai acabar parando no seu sofá, na sua cortina, nas paredes e em quem mais estiver no ambiente. Por isso, não deixe de ter uma coifa na sua cozinha, tá?
Decoração
Por estar integrada aos demais ambientes, a cozinha americana precisa estar em harmonia com o mesmo tipo de material, cores e texturas utilizadas. Seguir o mesmo estilo de decoração também é importante, ou seja, se a sua sala de estar é moderna leve esse conceito para a cozinha, já se a tendência é por uma decor rústica, a cozinha deve estar nessa mesma sintonia.
Veja como não errar na decoração de uma cozinha planejada
60 ideias de cozinha americana planejada para você se inspirar
Tecnicamente você já tem todas as informações que precisa para montar a cozinha americana planejada dos seus sonhos. O que falta agora é inspiração. Mas não se preocupe, também temos isso aqui no post. Dá só uma olhada nas 60 imagens de cozinhas americanas que selecionamos a seguir:
Imagem 1 – Cozinha americana planejada simples com balcão: para diferenciar, uma inspiração botânica.
Imagem 2 – Iluminada, essa cozinha americana planejada apostou nos tons claros para valorizar a luz natural.
Imagem 3 – As luminárias pendentes garantem um charme extra a cozinha americana planejada.
Imagem 4 – Cozinha americana planejada com ilha. No lugar de mesa, um balcão largo com banquetas.
Imagem 5 – Cozinha americana planejada pequena. Note que o balcão também possui característica de ilha.
Imagem 6 – Cozinha americana planejada moderna, os tons neutros e sóbrios são o destaque por aqui.
Imagem 7 – O projeto de iluminação teve um peso importante nessa cozinha americana.
Imagem 8 – O azul celeste dá o toque de personalidade nessa cozinha americana.
Imagem 9 – Clean, moderna, minimalista e super iluminada!
Imagem 10 – O clássico e o moderno coexistem nesse modelo de cozinha americana planejada.
Imagem 11 – E que tal levar para a cozinha americana aquele charme retrô super descolado?
Imagem 12 – O destaque dessa cozinha americana é o teto pintado de preto.
Imagem 13 – A madeira traz conforto e acolhimento para essa pequena cozinha americana planejada.
Imagem 14 – A opção pelo mesmo piso em todo o ambiente garante a sensação de amplitude e continuidade.
Imagem 15 – Cozinha americana planejada com ilha: prática, funcional e linda!
Imagem 16 – Móveis planejados são uma ótima pedida para otimizar o espaço da cozinha americana.
Imagem 17 – O mármore usado como revestimento trouxe requinte e elegância para a cozinha planejada americana.
Imagem 18 – Peças de design arrematam a decor da cozinha americana, como é o caso dessas banquetas.
Imagem 19 – O grande nicho de madeira ajuda a setorizar os ambientes integrados.
Imagem 20 – Inspiração perfeita para quem busca um modelo de cozinha americana planejada grande.
Imagem 21 – O formato retangular dessa cozinha recebeu muito bem a mesa acoplada à ilha.
Imagem 22 – Aqui, a ideia é a mesma, só muda o formato da cozinha, que passa do retangular para o quadrado.
Imagem 23 – Uma ilha de mármore deixa qualquer cozinha mais sofisticada.
Imagem 24 – Mas se quiser algo mais moderno, opte por um balcão ou ilha de concreto.
Imagem 25 – Branco e madeira clara: a combinação que sempre dá certo!
Imagem 26 – Luzes embutidas para deixar a cozinha americana planejada mais charmosa e acolhedora.
Imagem 27 – Cozinha americana planejada em formato corredor.
Imagem 28 – Cozinha americana planejada em formato corredor.
Imagem 29 – E que tal apostar no clássico preto e branco?
Imagem 30 – Para quem deseja ousar um pouco mais pode investir na ideia de uma cozinha americana verde.
Imagem 31 – Em cozinhas americanas pequenas, o mais legal e adequado é usar os próprios utensílios para compor a decoração.
Imagem 32 – Cozinha americana planejada: repare que os elementos seguem o mesmo padrão de materiais e cores.
Imagem 33 – Versão moderna de um armário com porta de vidro para a cozinha americana.
Imagem 34 – Aqui, o destaque é a coifa! Elemento indispensável em uma cozinha americana.
Imagem 35 – Organização é fundamental na cozinha americana, uma vez que ela interage com os demais ambientes da casa.
Imagem 36 – Plantas são sempre bem vindas na cozinha americana.
Imagem 37 – Linda composição entre o preto e a madeira nessa cozinha americana pequena.
Imagem 38 – Já aqui, nessa outra cozinha americana, é o branco que se destaca na companhia das peças em inox.
Imagem 39 – Um pouco de cor e vida na cozinha americana não faz mal a ninguém.
Imagem 40 – Integração é a palavra de ordem na cozinha americana planejada.
Imagem 41 – Repare que aqui o balcão conta com uma altura bem menor do que estamos acostumados a ver.
Imagem 42 – A cozinha americana branca se tornou o pano de fundo perfeito para a inserção de peças coloridas.
Imagem 43 – A luminária sobre o balcão da cozinha americana decora e ilumina.
Imagem 44 – O branco dessa cozinha americana foi levemente contrastado pelos detalhes em preto e em tom de madeira.
Imagem 45 – A abertura da porta de vidro também ajuda a dissipar a fumaça e a gordura da cozinha.
Imagem 46 – Azulejos de metro! Aposte neles para uma cozinha americana moderna.
Imagem 47 – Cozinha americana planejada grande com ilha.
Imagem 48 – Marcenaria funcional e inteligente: tudo o que a sua cozinha americana planejada precisa.
Imagem 49 – Sofisticação e elegância nessa cozinha americana em tons de preto e madeira.
Imagem 50 – Como não se surpreender com essa luminária?
Imagem 51 – Dê uma atenção especial as cadeiras da sua cozinha americana planejada.
Imagem 52 – Cozinha americana grande com revestimento de pastilhas na parede da pia.
Imagem 53 – Ambientes integrados física e esteticamente.
Imagem 54 – Linda combinação entre o verde e o caramelo nessa cozinha americana com balcão.
Imagem 55 – Cansou da cozinha americana? É só fechá-la com a divisória de madeira que corre sobre o balcão.
Imagem 56 – Móveis brancos planejados para iluminar a cozinha americana.
Imagem 57 – As portas de vidro dos armários garantem um charme todo especial à decoração da cozinha americana.
Imagem 58 – Integrada, mas nem tanto: aqui, a cozinha ganhou paredes de vidro.
Imagem 59 – Ou quem sabe você prefira apenas uma divisória simples de vidro entre a sala e a cozinha.
Imagem 60 – O teto de madeira agregou conforto e beleza a essa cozinha americana planejada.
Como montar uma cozinha americana planejada
Queridinha do design de interiores, a cozinha americana planejada é uma combinação perfeita de estética e funcionalidade. Além de abertas, elas se conectam a outros espaços como a sala de jantar e de estar, promovendo interação social. E agora a sua pergunta é: como montar a cozinha americana planejada ideal? Vamos explorar este processo a seguir:
Planejamento
Em qualquer projeto de interiores, o planejamento é o alicerce e na sua cozinha, não é diferente. O recomendado é pensar com cuidado em tudo o que você quer usar no espaço, a atmosfera desejada e o orçamento disponível para executar o projeto.
Definição do espaço
A delimitação do espaço é outra etapa fundamental, inclusive nas cozinhas. Este tipo de ambiente é integrado e mesmo assim, é preciso manter uma distinção clara entre a cozinha e outros ambientes. Bancadas com ilhas ou até mesmo uma alteração na decoração podem servir como divisões suaves. Agora a dica é evitar portas e cortinas, visto que a ideia e promover a integração e a abertura entre os espaços.
Móveis
Os móveis desempenham um papel essencial na funcionalidade da cozinha. Gavetas, prateleiras e armários, todos devem ser escolhidos e planejados com cuidado. Neste quesito, o recomendado é apostar em móveis sob medida que garantem o melhor aproveitamento do espaço, apesar de terem um custo maior. Outra opção é apostar em cores audaciosas com diversidade de tons para trazer vida ao ambiente, fugindo um pouco do branco.
Eletrodomésticos
Quando falamos da cozinha americana planejada, os eletrodomésticos reinam! Eles são ótimos para otimizar o espaço com seu design fluído. Geladeira, fogão, micro-ondas e forno, eles devem ser escolhido de acordo com o espaço disponível, estilo da decoração (podem vir com acabamento padrão ou inox) e as suas necessidades culinárias. Opções no mercado não faltam, lembre-se apenas de levar em conta a eficiência energética na hora de comprar.